Um show de flamenco na Espanha já é algo a não se perder, então quando visitamos a Andaluzia, fiz questão de pesquisar qual seria o melhor show de flamenco de Sevilha. E deixo aqui minhas impressões – que não podiam ser melhores – e dicas para você também curtir este espetáculo – literalmente.
Viajantes com 27 países no currículo, ficamos encantados com Sevilha. Mesmo que a gente veja fotos, vídeos, leia a respeito, nada, nada vai chegar perto de viver a experiência de viver o lugar. E uma dessas coisas imateriais que somam pontos positivos a uma cidade é o flamenco.

Escolher um bom show de flameco pode ser difícil devido à larga oferta, e você pode pensar que nem precisa de um, visto que dançarinos se apresentam pelas ruas de graça, em troco de um troco. Mas acredite: a experiência de um show de flamenco em Sevilha vai ser totalmente diferente. Meu marido que não se empolga muito com dança diz que o espetáculo aque assistimos foi das melhores coisas desta viagem à Andaluzia – e olhe que tem coisas boas!
Confira nosso Roteiro de 10 dias pela Andaluzia, a Espanha mourisca, e dicas de viagem
Depois de ler avaliações e muuuitos blogs de viagem, gostei da indicação do Museo del Baile Flamenco, numa ruela estreita do Casco Antigo, o centro histórico de Sevilha. Comprei online na Civitatis, uma das fornecedoras aqui do Mulher Casada Viaja, que indico aos leitores, seguidores e clientes da agência de viagem. Mais informações no final deste artigo.
Vou tentar descrevê-lo, porque não é permitido filmar ou fotografar o espetáculo (as fotos são da Civitatis). Nestes tempos é um exercício e tanto, mas libertador, porque focamos completamente no show de flamenco em seu berço, que é Sevilha.
Show de flamenco no Museo del Baile Flamenco
Pra começar, o show é intimista e parece que estamos na casa de algum dançarino que ofereceu um jantar e juntou as cadeiras para se apresentar com os amigos. Mas passa longe do improviso, tudo é organizado e não se vê amadorismo: os dançarinos se revezam no palco, com apresentações aos pares ou solo, e há momentos em que o destaque fica para os violeiros – espetacular!
A proximidade do palco permite observar as expressões no rosto dos dançarinos, ver gotas de suor em seus corpos, faz a gente querer bater palmas e pés junto com os artistas, e comprar uma castanhola – é contagiante. Somando a iluminação, a acústica, a energia de todos presentes, não tem como não gostar. Eu não fui a outros espetáculos, mas talvez este seja mesmo o melhor show de flamenco de Sevilha.

Não tem lugar marcado, mas todos os assentos ficam pertinho do balco. Se quiser a primeira fila, chegue 30 minutos antes ou ainda mais cedo, tome uma bebida enquanto aguarda o início do show de flamenco. Durante o espetáculo, o bar fecha – como eu disse, foco total na performance.
Eles oferecem 3 shows de flamenco ao dia, e achei que o espetáculo tem a duração exata – dura 1 hora. Não fica enfadonho, mas deixa aquela sensação de que poderia ter mais – então é só repetir a experiência.
Pesquisando a respeito, descobri que há mais de 50 tipos de estilos do flamenco e que as danças não são ensaidas, o que me supreendeu.
Museo del Baile Flamenco
O museo del Baile Flamenco foi organizado pela aclamada dançarina Cristina Hoyos, e fica num edifício do século 18 na Calle Manuel Rojas Marcos, 3.
Você pode comprar seu ingresso combinado com o museu dedicado à dança, localizado no mesmo prédio. Infelizmente não conseguimos chegar cedo para conhecê-lo, pois escolhemos o show de flamenco das 20h45, e o museu fecha às 18h30. Conversei com a atendente da bilheteria a respeito, e ela fez uma anotação no nosso ingresso permitindo a entrada no dia seguinte. Mas tinha uma Sevilha inteira para conhecer, e não conseguimos voltar.


Onde comprar o ingresso
Como eu disse, comprei na Civitatis. Recebi por email o QR Code e o apresentei na bilheteria pouco antes do horário. Pagamos o equivalente a 25€/pessoa em 2024 para ver o show e o museu.
Caso queira comparar e comprar outro tipo de show de flamenco em Sevilha, a Get your Guide tem outras opções neste link, como o da Casa de la Memoria. É outro fornecedor de ingressos e tours que uso e indico.
Comprando pelos links indicados aqui no Mulher Casada Viaja, você retribui pelas dicas gratuitas recebidas, uma forma gentil de prestigiar o trabalho não remunerado do criador de conteúdo. Obrigada!
Ainda vou contar desta viagem, por favor veja a página-índice Espanha onde estão reunidas as dicas e impressões desta viagem linda à Andaluzia. Umas das coisas inesquecíveis de Sevilha, foi este show de flamenco.