Grindelwald é o nome de um vilarejo entre as montanhas da região Jungfrau, de paisagens deslumbrantes e Grindelwald First é um dos picos dentre tantas montanhas. Fica a 2.186m e a subida se dá por moderno teleférico; são gôndolas, mas eu chamos de teletransporte ao paraíso! Grindelwald First tem atrativos que vão além de trilhas e lago, eu diria que as vistas e a Cliffwalk são os principais. Quem gosta de aventura com certeza não vai deixar esta montanha de fora.
Eu ainda não tinha publicado sobre ela porque só nesta última visita o clima estava perfeito, claro e ensolarado. Grindelwald e Lauterbrunnen são os dois lugares que mais causam dúvidas a quem está planejando uma viagem à Suíça – e aind tem Gimmelwald pra complicar ainda mais a vida, mas espero te ajudar.
Confira na página-índice Suíça os mais de 50 artigos sobre a Suíça. E se precisar de ajuda, sou certificada pelo órgão de turismo da Suíça e desenho roteiros personalizados e/ou consultoria de viagem para a Suíça – e outros países.


Grindelwald First está incluso no Swiss Travel Pass?
O Swiss Travel Pass é o passe mais usado por quem vai à Suíça e viajará por várias regiões, mas ele não dá gratuidade às gôndolas para alcançar Grindelwald First, apenas 50% de desconto. Desta vez viajei de carro, então não usei nenhum passe. Para evitar filas na bilheteria, comprei os ingressos pelo site da Get your Guide. Não precisei pegar fila, só escanear o QR code na catraca da estação do teleférico.
Se você vai ficar na região de Grindelwald por 3 dias, o Jungfrau Pass é a melhor escolha, pois dá gratuidade a todas as gôndolas e teleféricos da região, como o de First, além do melhor desconto para quem vai a Jungfraujoch. Este link é da Get your Guide, e ao reservar por ele eu recebo uma pequena comissão. Não te custa nada a mais e é uma forma gentil de retribuir pelas dicas. Além de ser um estímulo para brigar com o algorítmo e a IA ehehe. Se ainda assim preferir o Swiss Travel Pass, neste vídeo tem todas as dicas:
Onde se hospedar para visitar Grindelwald First?
Sugestões de hotéis e apartamentos em Grindelwald
O vilarejo de Grindelwald tem vários hotéis e muitas opções de apartamentos e chalés. É a melhor opção para chegar cedo à montanha Grindelwald First e muito boa para quem vai fazer Jungfraujoch.
A 450m da estação de teleférico de Grindelwald First, o Hotel Fiescherblick fica num típico chalé suíço, mas o interior é moderno e muito bem decorado. Tem nota 9.3 na Booking.com.
Ao lado da moderna Grindelwald Terminal, aposte no Eiger Lodge para acordar com vista para a linda montanha Eiger. Quem se hospedou por lá deu nota geral 8.7, de 10.
Sugestões de hotéis e apartamentos em Interlaken
Em geral, se hospedar em Interlaken é bem prático, mesmo para quem vai curtir a montanha First. A cidade fica a 20 km de Grindelwald, e tem grande oferta de hospedagem e comércio, além das duas estações de trem que a conectam a lugares a leste e oeste da Suíça e ao Vale de Lauterbrunnen.
Quando eu quis a maior praticidade da vida, fiquei no Bernerhof, a passos a estação Interlaken West. O atendimento foi muito simpático, café da manhã bom. Falo mais sobre ele no post O que fazer em Interlaken.
Um hotel econômico, onde algumas pessoas para quem fiz roteiro personalizado ficaram, é o Adventure Guesthouse Interlaken.
Para quem faz questão de academia e spa, o 3 estrelas Zentrum Artos fica a 1 km da estação Interlaken Ost.



Sugestões de hotéis e apartamentos em Meireingen
Nós passamos 3 noites em Meiringen quando visitamos Grindelwald First, um vale lindo, cheio de cachoeiras, um pouco mais distante (47 km), mas ainda factível para conhecer Grindelwald First. Escolhi um apartamento muito aconchegante, o Church Street. Com 2 quartos, uma sala deliciosa, cozinha equipada e vaga de garagem, tivemos a impressão de estar vivendo na pacata Meiringen.
Nossos amigos ficaram no Hotel Dakota, ao lado do mercado Migros, a 2 quarteirões do nosso apartamento. O0 hotel foi recentemente reformado e adotou o tema aviação em referência ao pouso de emergência sobre a geleira Gauli, 3.300m acima do nível do mar, um feito histórico.


Veja o que fazer em Meiringen e como é se hospedar lá
O que fazer em Grindelwald First
As atividades mudam de acordo com a temporada. No inverno, além de esqui e snowboarding, tem descida de trenó para os menos esportistas.
Viagem de gôndola
Sobrevoar os chalés de Grindelwald a bordo das gôndolas para até 6 pessoas até o pico da montanha First é uma atração e experiência deliciosa! São 25 minutos de vistas de encher os olhos.

Cliffwalk
Cliff significa desfiladeiro, então cliffwalk é uma passarela metálica construída na rocha vertical da montanha. No meio, tem uma ponte, mas não balança muito, como outras suspesas que já atravessei, como a de Randa em Zermatt. Ao final da cliffwalk de Grindelwald First (tem a cliffwalk to Monte Titlis, também) uma fila demorada se forma na plataforma 45 metros acima do solo, pois todo mundo faz caras e bocas para fotos, querendo capturar o momento para sempre.





Trilha até o lago Bachalpsee
Uma trilha fácil de cerca de 1 hora leva ao Bachalpsee. Veja o post completo sobre a trilha nesse link.

Bergrestaurant First
No final da cliffwalk, o prédio com restaurante selfservice e serviço de mesa, lojas e sanitário, onde fica a estação das gôndolas, é um bom lugar para festejar o dia. Nos finais de semana de verão tem DJ animando o terraço ensolarado com uma das vistas mais lindas dos Alpes, como a face norte do Eiger.


Atividades extras de aventura
First Glider é uma tirolesa diferente, com a proposta de voar como um pássaro, pois a posição em que vamos é quase na horizontal. Alcança a velocidade de 83 km/h. A tirolesa tradicional, sentada na cadeirinha, First Flyer, alcanã 84 km/h durante o percurso de 800m.
First Mountain Cart é um triciclo que desce a montanha com a força da gravidade por 3 km. De lá você continua a descida de trottibike, uma mistura de bicicleta e scooter.
Atenção: estas atividades são bastante concorridas, e é preciso chegar cedo a Grindelwald, pois às 10h elas não estão mais disponíveis. Reserve o dia todo, pois as filas são longas. Caso opte por fazer todas as atividades, compre o Adventure Package. Confira também se no período de sua viagem elas estartão disponíveis. Há períodos em que as gôndolas e teleféricos da Suíça não funcionam, para manutenção.



Vale a pena ir a Grindelwald First?
Uma das tarefas mais difíceis do planejamento de uma viagem à Suíça é escolher quais montanhas visitar. São tantas, e com paisagens e atividades tão diferentes, que é quase impossível escolher uma só. Em 6 dias de viagem eu sugiro 2, dependendo das cidades-base. Com 15 dias dá pra visitar 5 ou 6. Se você gosta de montanhas como eu, vai querer subir uma por dia! Grindelwald First vale pelas vistas, mas isso você pode ter também em Männlichen pagando menos. Então eu vou a Grindelwald First pelas outras atividades. E você, te ajudei a decidir?
Quer saber o que mais fazer em Grindelwald? na região de Jungfrau? Na Suíça? Muito! Fale comigo pra gente elaborar um roteiro do seu jeitinho.