O que fazer em Interlaken, extraordinária região suíça

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

interlaken suiça

Ao planejar uma viagem à Suíça, você provavelmente incluirá um passeio de barco pelos lagos escandalosos de belos Thun e Brienz. Entre eles, fica Interlaken (=entre lagos), que além de atributos naturais de sobra, é a cidade com maior estrutura turística da região Berner Oberland e ponto de partida para lugares que nem seus sonhos conseguiram imaginar. Veja o que fazer em Interlaken e proximidades. Se você não a incluiu no roteiro pela Suíça, tenho certeza que agora vai!

Confira o roteiro de 14 dias na Suíça no verão, onde há informações de planejamento da viagem, e visite a página da Suíça aqui no Mulher Casada Viaja para dicas de outras cidades e lugares que visitei. Se não quiser ou puder organizar a viagem, entre em contato para um roteiro personalizado com consultoria

Interlaken

Interlaken pode não ser tão popular entre os brasileiros quanto as grandes cidades suíças Lucerna, Zurique ou Berna, eu só a conheci durante o planejamento da viagem. Mas não deveria, é uma cidade entre as maiores montanhas da Suíça, os Alpes Berneses. Fica entre dois grandes lagos, Thun a oeste e Brienz a leste, é cortada pelo rio Aar.

Para não fazer feio diante das belezas naturais, o homem soube fazer de Interlaken uma cidade encantadora em sua arquitetura, com prédios luxuosos e outros tipicamente alpinos, canteiros e jardineiras impecáveis em quase todo canto, um parque (Hohenmatte) com vista para nada menos que o Jungrau, onde pousam os parapentes.

Com pouco mais de 5 mil habitantes, a história do turismo de Interlaken começa apenas no início do século 19, atendendo à busca por ar puro de montanha e spas, o que resultou na inauguração de hotéis de luxo e da construção da linha férrea. Até hoje o turismo é a atividade econômica principal de Interlaken.

Confira o que fazer em Interlaken e região. Fiz boa parte das atividades sugeridas, mas pesquisei também outras para você, caso tenha mais tempo do que eu tive.

Como Chegar a Interlaken

De avião

Os aeroportos mais próximos são de Berna e Zurique. Zurique recebe voos provenientes do Brasil, e de lá são 2 horas de trem até Interlaken.

De carro

Como eu viajei sozinha pela Suíça, não aluguei carro, mas estou louca para ir novamente e conhecer a Suíça assim, pois acho que é uma viagem totalmente diferente. Assim, não tenho dicas em primeira mão. Mas sei que os carros alugados já vêem com o vignette, o selo-pedágio, e que é preciso pagar estacionamento em quase todo canto. Sempre alugo no site de buscas de preços e reservas Rentcars, confira os valores e condições.

De trem

Achei muito prático usar os limpos, seguros, pontuais, maravilhosos trens suíços. Há duas estações de trem em Interlaken, a Interlaken West e a Ost. A pé, a distância entre elas é de 20 minutos, mas cada uma distribui linhas para lados opostos, como deixa claro seus nomes. Além dos trens que vão a Oeste, da estação West partem trens para o Vale de Lauterbrunnen e Grindelwald.

Desde dez/22, há trem direto do aeroporto de Zurique a Interlaken, facilitando o acesso e diminuindo custos.

Baixe o app SBB Mobile e você terá como conferir valores, horários e preço de bilhetes de trem. Mas não se esqueça de que é muito vantajoso comprar o Swiss Travel Pass, que além do transporte inclui gratuidade em todos os museus e em muitos picos (o Harder Kulm não é um deles).

Trem na Suíça: tudo sobre a melhor forma de viajar
Swiss Travel Pass vale a pena? Preços 2023 e outras dicas
Passes Regionais na Suíça para economizar

Onde Ficar em Interlaken

A oferta de hotéis e pousadas é boa em Interlaken, mas comece as pesquisas com meses de antecedência, e faça reservas com cancelamento gratuito, assim se encontrar uma oferta melhor, pode agarrá-las. Só não se esqueça de reservar por aqui, privilegiando quem está te ajudando na viagem ehehe.

Na segunda viagem eu fiquei um final de semana em Interlaken, no Hotel Bernerhof, bem em frente à estação de trem West, muito prático. Os recepcionistas foram os mais atenciosos que já peguei na Europa, dando inclusive dicas de turismo. O café da manhã era bom, o quarto com uma varandinha com vista, mas o terraço tem uma vista ainda mais legal, aberto aos hóspedes. Tudo novinho, limpinho. E a proximidade com a estação não atrapalhou meu sono, desde que deixe a porta balcão fechada, claro.

estação Interlaken West vista do hotel

Se optar por ficar em um hotel em Interlaken você receberá o Interlaken Guest Card, com direito a usar gratuitamente os meios de transporte locais (em direção ao lago Brienz, vale até Iseltwald) e descontos no funicular do Harder Kulm, dentre outras vantagens.

Mesmo que você fique em Lauterbrunnen, Wengen, Thun Brienz, as paisagens são tão encantadoras e tranquilizantes que você não se incomodará de tomar o trem toda hora (desde que tenha uma passe de transporte, pois a Suíça é cara, lembra?) para ir a Interlaken, de onde saem a maior parte dos trens desta região.

O que Fazer em Interlaken

Ver Interlaken a partir do mirante Harder Kulm

o que fazer em Interlaken

Sempre presente na lista de o que fazer em Interlaken, tome o funicular (CHF 17) até o topo do Harder Kulm, a mais de 1.300 metros de altitude, para avistar a cidade, o rio Aar e os dois lagos, principalmente perto do horário do por do sol.

Para detalhes, por favor leia Harder Kulm, o mirante de Interlaken na Suíça.

Visitar o Alpenwildpark

Localizado ao lado da estação do Harder Kulm, o Alpenwildpark foi criado para reintroduzir o íbex alpino na Suíça, no século 19, depois de ter sido erradicado do país. Na segunda década do século 20 os primeiros filhotes nasceram e hoje a espécie está fora de perigo de extinção. A visita é gratuita e rapidinha, pois além dos íbex há apenas um cercadinho com marmotas, outra espécie dos Alpes.

o que fazer em Interlaken

Passear de barco pelo lago Brienz

interlaken passeio barco

Um dos passeios mais lindos que fiz na Suíça foi o de barco pelos lagos Thun e Brienz. Ambos têm seus atrativos, tente fazer os dois. É um programa para quem não tem pressa, o barco segue lento, mas podemos subir e descer nos portos mais interessantes.

A parada inicial fica no porto perto da estação de trem Interlaken Ost. Antes do embarque aproveitei para tomar uma bebida no Bistrô Pistache. A viagem completa dura cerca de 1h15m e os portos de parada são Brienz, Giessbach Falls, Oberried, Iseltwald, Niederried, Ringgenberg, Bönigen e Interlaken Ost.

Não deixe de descer em Giessbach Falls e tomar o funicular até o Grandhotel Giessbach. É o mais antigo da Suíça (1879) e custa CHF7. De lá se tem uma vista fantástica da parte inferior da cachoeira e do lago. Um dos trechos passa por detrás da cachoeira e por pontes (vá pelo menos até a segunda, vista fantástica!). Depois coma no restaurante do hotel, comida boa e preços acessíveis.

Aliás, brasileiros nunca associam cachoeiras à Suíça, mas o país tem muitas, veja em Trümmelbach e outras 7 cachoeiras.

Em minha segunda viagem à Suíça, tomei um ônibus de Interlaken West a Iseltwald e caminhei de Iseltwald a Giessbach, subindo ao hotel pela trilha. Iseltwald é uma parada bonita, mas só desça do barco se tiver tempo sobrando ou se for fã do dorama Crash landing on you. Outro ponto popular é a fofa Brienz, de onde sai o passeio de trem para a Rothorn.

Passear de barco pelo Lago Thun

O passeio pelas águas do lago Thun leva cerca de 2h10m e começa em Interlaken West e para na reserva natural Neuhaus, Cavernas st. Beatus, Beatenbucht, Spiez, Gunten, Oberhofen, Hilterfingen, Hünibach e Thun. Eu só tive tempo para descer em Spiez, onde conheci o castelo museu, e em Thun, quando visitei o castelo museu, a igreja e a linda cidade. Leia 8 lugares para visitar em Thun, Suíça

Para portadores do Swiss Travel Pass, os passeios nos lagos Brienz e Thun são gratuitos, e você pode descer em quantos pontos quiser e retornar a outro barco, só apresentando o passe. Para quem prefere comprar apenas o passeio, o passe diário pelos dois lagos custa CHF72 e você pode comprar com nosso Parceiro Tiqets.

Caminhar pela avenida principal de Interlaken

Confesso que me admirei com o movimento na Höheweg, a principal avenida de Interlaken, pois a cidade é pequena, mas no final do dia havia muitos turistas, muita gente desfilando, a pé e em carros cujo nome nem sei. E muitas, muitas lojas de souveniers, relógios, etc. Eu que prefiro fazer retiro nas aldeias alpinas, achei o zoom zoom zoom um pouco demais.

Ao mesmo tempo, canteiros floridos, arquitetura encantadora, e uma praça enorme, toda gramada, que é campo de pouso de paragliders. Não é um lugar surpreendente?!

interlaken

Talvez você queira dar uma espiada nos posts sobre Zermatt, Berna, Zurique e Lucerna

Radicalizar!

o que fazer em interlaken

Observei os parapentes com muuuuita inveja (inveja inocente e admiradora) daqueles que se penduravam em cordinhas ao sabor dos ventos, numa paisagem incrível como a região de Interlaken. Infelizmente quando eu era jovem – portanto destemida/menos responsável – não tive oportunidade de experimentar um voo de parapente, e agora morro de medo. Se você não tem medo, ou se tem um medo controlado, não deixe de fazer um voo ali, em Grindelwald ou no Vale de Lauterbrunnen.

Confira abaixo experiências radicais e outros passeios oferecidos pela parceira Civitatis. Qualquer dúvida, pode entrar em contato que eu ajudo:

O que fazer perto de Interlaken

Como você viu, a lista de coisas para fazer em Interlaken não é longa, mas se você ficar em Interlaken terá muitas opções de passeio nos arredores, e por isso ela é tão procurada.

Conhecer Jungfraujoch, o Topo da Europa

Estação de trem de maior altitude da Europa (3.454 metros), Jungfrau é uma das maiores atrações da Suíça. Você pode chegar a partir de Interlaken Ost, tomando o trem para Lauterbrunnen-kleine Scheidegg-Eigergletscher ou Interlaken Ost-Grindelwald-Eigergletscher-Jungfraujoch. De Interlaken, são duas horas de viagem, então o ideal é reservar o dia todo apenas para este passeio.

Quem tem o Swiss Travel Pass tem gratuidade apenas até Lauterbrunnen e/ou Grindelwald. De lá, é preciso comprar outro bilhete e são mais 45 minutos de viagem. O Berner Oberland Pass e o Jungfrau Pass oferecem descontos maiores e maior cobertura de linhas de tren e teleféricos.

Leia Passes Regionais na Suíça para economizar

trilha em Grindelwald

Tomar o trem Maria Fumaça Rothorn, em Brienz

Na ponta extrema do lago Brienz, é possível tomar um trem a vapor que sobe a 2.350 metros e se deliciar com quase 700 picos de montanhas. E apreciar a vista incrível no restaurante local, quem sabe comendo uma raclette, Rösti ou os deliciosos queijos.

o que fazer em Interlaken

Fazer um passeio de trem de cremalheira até o Schynige Platte

Fiz este passeio em 2023 e amei! O restaurante tem vistas incríveis dos vales de Lauterbrunnen e Grindelwald, da motanha Niesen e um monte que eu ainda não conheço. Uma trilha fácil te leva à crista da montanha de onde se vêem de um lado Interlaken e os lagos Brienz e Thunm e de outro as montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau. Além disso, das 11h às 15h tocadores de corneta alpina se apresentam e pousam para fotos. É um passeio de dia todo, se fizer trilha. Vou escrever em detalhes sobre ele. Veja na página Suíça.

Esticar até o Vale de Lauterbrunnen

Em menos de 30 minutos de trem você chega a este vale encantado, que parece ter parado no tempo. Reserve o dia inteiro, pois além de ver as cachoeiras, de lá é possível tomar o trem para Wengen e Murren, vilarejos acima dos paredões rochosos do vale. No fundo do vale, há uma série de teleféricos para alcançar picos como Birg e Schilthorn, de onde se tem uma vista incrível dos maiores picos suíços, como mostra a foto abaixo. Clique no link acima para saber mais sobre estes picos a partir de Murren.

Depois da minha segunda viagem, quando me hospedei em Wengen e fiquei na região 6 dias, tive a chance de conhecer muitos outros lugares incríveis. Veja na página Suíça as atualizações.

Outras dicas de Interlaken

Visto e seguro

Não é necessário visto para entrar na Suíça, mas como a Suíça é signatária do tratado de Schengen, é obrigatória a contratação de um seguro viagem de no mínimo 30 mil euros. Em geral, se você compra o bilhete aéreo com o cartão de crédito, a administradora fornece esta carta gratuitamente. Mesmo assim, confira as coberturas para caso de doenças e acidentes.

o que fazer em Interlaken

Melhor época para visitar Interlaken

Os meses mais quentes, com médias entre 20 e 25 graus, são Junho, Julho e Agosto. Mas com o aquecimento global e o El Niño, em 2023 as temperaturas foram na marca dos 30 graus. Também são os meses com dias mais longos e com maior volume de chuva, mas estive na região vários dias e no pior dia tive apenas céu nublado.

No inverno, a neve cai de novembro a início de março, e às vezes pode nevar um pouco em abril, quando cerejeiras e magnólias já estão em flor. A temperatura média no inverno fica em torno de -4.

Baixe o app MeteoSwiss, essencial para planejar passeios e trilhas ao ar livre.

o que fazer em Interlaken

Que língua se fala em Interlaken

Nesta região, fala-se alemão suíço, mas usei o inglês em lojas e restaurantes sem problema. Interessante que Português é a segunda língua mais falada, mas representada por apenas 4% da população.

Comércio em Interlaken

Quem gosta de fazer compras ou olhar vitrines vai adorar Interlaken. É uma cidade bem diferente dos calmos vilarejos vizinhos e me admira ver um Hooters ao lado do tradicional hotel 5 estrelas Victoria.

Mas se eu posso reclamar de uma coisa da Suíça, além do custo, é que os passeios encerram muito cedo, e às 17h já não há muito o que fazer. Teleféricos, passeios de barco, e até o comércio, tudo fechado, inclusive aos domingos de dia. Menos em Interlaken. Algumas lojas de souvenir e o Harder Kulm funcionam à noite.

Onde comer em Interlaken (com preços)

Há várias opções de restaurantes, muitos de hotéis com mesas na varanda. Eu jantei nos restaurantes mais próximos do hotel, por causa do cansaço, na Bahnhofstrasse. Durante o dia eu estava em passeios.

O Bebbis recebe muitos grupos de turistas e acaba sendo divertido para quem como eu viajou sozinha. O gerente é uma figura e brinca o tempo! Pedi um schitzel e uma cerveja (32 CHF) e estava OK, porção bem servida, deixei metade.

o gerente do Bebbis tocando a corneta alpina em frente ao restaurante

Noutra noite eu não tinha fome e estava atrás de uma torta doce, mas optei por um fondue (de toblerone!) de frutas no restaurante do Hotel Krebs (15 CHF).

Para economizar, Interlaken tem McDonalds na Bahnhofstrasse (rua da estação West). Se você já leu um pouco sobre a Suíça, sabe que o turista econômico compra pratos prontos no mercado Coop ou Migros.

interlaken
dentro do trem, ao final de um dia lindo na região de Interlaken

Tem muito mais coisas para fazer na região de Interlaken, então visite a página-índice Suíça para ver os demais posts. E se houver alguma pergunta sobre o que fazer em Interlaken, deixe-a abaixo que terei prazer em ajudar.

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

22 respostas

  1. Há uns bons anos fui a uma festa de casamento em Inrterlaken, e o brinde com os convidados foi um passeio de barco pelo lago Brienz. Uma das coisas mais lindas do mundo.

  2. Fico encantada com cada post seu sobre a Suíça. Interlaken é linda demais e fiquei morrendo de vontade de conhecer, em especial passear nos lagos. Mas acho que não iria fazer os dois passeios de barco. Iria seguir a sugestão de curtir com caiaque. Achei super interessante isso!

    1. É no mesmo dia achei cansativo fazer os dois lagos, e nem deu tempo de ver ou fazer as principais atrações de cada um. O ideal é fazer um por dia, de barco, caiaque ou por terra.

  3. Até ler seu post, não tinha visto nenhum roteiro em Interlaken e região. A Suíça deve ser ainda mais linda de perto, só de ver as fotos as gente já fica com vontade de se teletransportar, rs.

    1. Fabíola, tua família iria adorar as atividades no alto das montanhas, como tirolesas, pontes suspensas, tobogãs… Ah, teletransporte seria bom, hein?

  4. Quantos lugares incríveis você conhece mulher! E Interlaken não poderia ser diferente! Uma paisagem mais surpreendente que a outra! Uma curiosidade, é um lugar muito frio?

    1. Sim, o problema é que tem tanto pra ver e fazer na Suíça que a gente acaba reduzindo o tempo em cada uma das cidades. Motivo pra voltar!

  5. A Suíça nunca foi uma das minhas prioridades de viagem, mas é impossível ver todos estes lugares para conhecer em Interlaken e não querer fazer as malas agora mesmo.

    Ainda não tenho planos de ir a Europa, mas vou considerar passar alguns dias por lá. Vamos ver se consigo organizar meu roteiro para fazer todos estes passeios em Interlaken.

    Muito obrigado pelas dicas!

    Abraço

    1. A Suíça é super low profile e acho que por isso poucos a visitam, apesar de ser um país lindooooo! Agora parecem estar mais interessados em divulgar o turismo, o tenista Rober Feder foi eleito embaixador do turismo na Suíça e as campanhas já começaram. A primeira é com Robert de Niro, dizendo que não aceita fazer um filme na Suíça porque ela é perfeita demais para Hollywood rsrs. Nada mais verdadeiro!

  6. Ai que vontade de viajar!!! Já estava começando a preparar minha viagem para a Suíça em 2020 quando a pandemia começou… Ao mesmo tempo que fiquei triste de ver tudo que deixei de visitar no ano passado lendo teu post, fiquei feliz com esse guia completo do que fazer em Interlaken, que já vou favoritar, porque afinal, um dia essa pandemia vai passar e poderemos retomar os planos deixados pela metade!

  7. Ainda não conheço nada da Suíça, mas já havia escutado dicas de algumas cidades, mas adorei muito saber o que fazer em Interlaken, porque não tinha noção da existência e já estou toda apaixonada por lá! Difícil inclusive saber o que mais gostei do seu post, arrasou muito!

    1. A Suíça é super low profile, apesar de ser um país lindooooo! Agora parece estarem mais interessados em divulgar o turismo, o tenista Rober Feder foi eleito embaixador do turismo na Suíça e as campanhas já começaram. A primeira é com Robert de Niro, dizendo que não acieta fazer um filme na Suíça porque ela é perfeita demais para Hollywood rsrs. Nada mais verdadeiro!

  8. Que prazer ler um post tão bem escrito ! Conheço poucas cidades na Suíça mas tenho muita vontade de fazer uma viagem pela Suíça e esse post sobre o que fazer em Interlaken mostra que é realmente uma extraordinária região.
    Que paisagens lindas! Como é prazeroso passear numa cidade bem cuidada. Na Europa só viajo de trem e adoro. Beijocas

    1. Você sempre gentil, Lilian, obrigada pelo comentário. Confesso que é difícil escolher qual região é a mais bonita da Suíça, mas esta está entre elas, com certeza, e foi a de que mais gostei, por ser menos urbana e ter montanhas tão pertinho.
      Se você gosta de viajar de trem, vai ver que na Suíça é outro nível. E mesmo na alta temporada é bem tranquilo, só alguns trechos ficam cheios, como o que vai pra Zermatt ou ou pra cruzar a fronteira com Itália.

  9. Adoro viajar através dos seus posts, Marcia! A Suíça é mesmo linda e as paisagens de Interlaken parecem cartões postais. Fiquei encantada com o lago Brienz, maravilhoso!

    1. Só viajamos assim ultimamente, né Cintia? Sim, lagos maravilhosos, que no verão fazem as vezes de mar, viram praias cheias de vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.