O que fazer em Interlaken, extraordinária região suíça

interlaken suiça

Ao planejar uma viagem à Suíça, você provavelmente incluirá um passeio de barco pelos lagos escandalosos Thun e Brienz. Entre eles, fica a bela Interlaken (=entre lagos). Veja o que fazer em Interlaken e região próxima. Se você não a incluiu no roteiro pela Suíça, tenho certeza que agora vai!

Confira o meu roteiro de 14 dias na Suíça no verão, onde há informações de planejamento da viagem, e visite a página da Suíça aqui no Mulher Casada Viaja para ler sobre outras cidades e lugares que visitei.

Interlaken

Interlaken pode não ser tão popular entre os brasileiros quanto as grandes cidades suíças Lucerna, Zurique ou Berna, eu só a conheci quando comecei a planejar a viagem. Mas se perde em popularidade ganha em belezas naturais. Para começar, fica entre dois grandes lagos (e incrivelmente coloridos), Thun a oeste e Brienz a leste, é cortada pelo também colorido rio Aar, e é cercada pelos Alpes Berneses.

Para não fazer feio diante das belezas naturais, o homem soube fazer de Interlaken uma cidade encantadora em sua arquitetura, com prédios luxuosos e outros tipicamente alpinos, canteiros e jardineiras impecáveis em quase todo canto, um parque (Hohenmatte) com vista para nada menos que o Jungrau.

Com pouco mais de 5 mil habitantes, a história do turismo de Interlaken começa apenas no início do século 19, atendendo à busca por ar puro de montanha e spas, o que resultou na inauguração de hotéis de luxo e da construção da linha férrea. Até hoje o turismo é a atividade econômica principal de Interlaken.

Confira o que fazer em Interlaken e região. Fiz boa parte das atividades sugeridas, mas pesquisei também outras para você, caso tenha mais tempo do que eu tive.

O que Fazer em Interlaken

Ver Interlaken a partir do mirante Harder Kulm

o que fazer em Interlaken

Sempre presente na lista de o que fazer em Interlaken, tome o funicular (CHF 17) até o topo do Harder Kulm, a mais de 1.300 metros de altitude, para avistar a cidade, o rio Aar e os dois lagos, principalmente perto do horário do por do sol.

Para detalhes, por favor leia Harder Kulm, o mirante de Interlaken na Suíça.

Visitar o Alpenwildpark

Localizado ao lado da estação do Harder Kulm, o Alpenwildpark foi criado para reintroduzir o íbex alpino na Suíça, no século 19, depois de ter sido erradicado do país. Na segunda década do século 20 os primeiros filhotes nasceram e hoje a espécie está fora de perigo de extinção. A visita é gratuita e rapidinha, pois além dos íbex há apenas um cercdinho com marmotas, outra espécie que vive nos Alpes.

o que fazer em Interlaken

Passear de barco pelo lago Brienz

interlaken passeio barco

Um dos passeios mais lindos que fiz na Suíça foi o de barco pelos lagos Thun e Brienz. Comparando os dois, achei o do lago Thun mais interessante, mas é porque o dia já estava terminando e o barco fez o retorno pouco depois de sair do rio Aar. Com 14 quilômetros de extensão e profundidade de 250 metros (!), a parte do lago Brienz próxima a Interlaken é bem rural, com poucas ‘atrações’ além das águas turquesas e dos contornos das montanhas.

O porto fica perto da estação de trem Interlaken Ost. Antes do embarque aproveitei para tomar uma bebida no Bistrô Pistache. A viagem completa dura cerca de 1h15m e os portos de parada são Brienz, Giessbach Falls, Oberried, Iseltwald, Niederried, Ringgenberg, Bönigen e Interlaken Ost.

Não deixe de descer em Giessbach Falls e tomar o funicular até o Grandhotel Giessbach. É o mais antigo da Suíla (1879) e custa CHF5. De lá se tem uma vista fantástica da parte inferior da cachoeira e do lago, mas não deixe de fazer a trilha de apenas 1 lm e elevação de 950m. Um dos trechos passa por detrás da cachoeira e por pontes (vá pelo menos até a segunda, vista fantástica!). Depois coma no restaurante do hotel, comida boa e preços acessíveis.

Para portadores do Swiss Travel Pass, os passeios nos lagos Brienz e Thun são gratuitos, e você pode descer em quantos pontos quiser e retornar a outro barco, só apresentando o passe. Para quem não tem, o passe diário pelos dois lagos custa CHF70 e você pode comprar com nosso Parceiro Tiqets.

Passear de barco pelo Lago Thun

O passeio pelas águas do lago Thun leva cerca de 2h10m e começa em Interlaken West e para da reserva natural Neuhaus, cavernas st. Beatus, Beatenbucht, Spiez, Gunten, Oberhofen, Hilterfingen, Hünibach e Thun. Quem comprou o Swiss Travel Pass navega pelo Lago Thun de graça.

Quando publiquei este post ainda não tinha escrito sobre meu passeio, que incluiu visita a dois castelos (Thune e Spiez) e pela pitoresca cidade de Thun, então te peço que procure por atualizações na página da Suíça.

Caminhar pela avenida principal de Interlaken

Confesso que me admirei com o movimento na Höheweg, a principal avenida de Interlaken, pois a cidade é pequena, mas no final do dia havia muitos turistas, muita gente desfilando, a pé e em carros cujo nome nem sei. E muitas, muitas lojas de souveniers, relógios, etc.

Ao mesmo tempo, canteiros floridos, arquitetura encantadora, e uma praça enorme, toda gramada, que é campo de pouso de paragliders. Não é um lugar surpreendente?!

interlaken

Talvez você queira dar uma espiada nos posts sobre Zermatt, e da ponte suspensa Charles Kuomen, que tive o prazer de cruzar, em Randa, pertinho de Zermatt.

Radicalizar!

o que fazer em interlaken

Observei os parapentes com muuuuita inveja (inveja inocente e admiradora) daqueles que se penduravam em cordinhas ao sabor dos ventos, numa paisagem incrível como a região de Interlaken. Infelizmente quando eu era jovem – portanto destemida/menos responsável – não tive oportunidade de experimentar um voo de parapente, e agora morro de medo. Se você não tem medo, ou se tem um medo controlado, não deixe de fazer um voo ali ou no Vale de Lauterbrunnen, outro lugar igualmente incrível para a experiência. Confira abaixo as experiências radicais oferecidas pela Viator, empresa parceira do Mulher Casada Viaja:

Remar nas águas turquesas do Lago Brienz

Em vez de tomar o barco para navegar pelo Lago Brienz, que tal queimar as calorias do monte de queijos e chocolates consumidos nesta viagem à Suíça? Pode ser num caiaque ou num SUP e o ponto de partida e chegada fica na Lütschinenstrasse 24, Bönigen.

O que fazer perto de Interlaken

Como você viu, a lista de coisas para fazer em Interlaken não é longa, mas se você ficar em Interlaken terá muitas opções de passeio nos arredores, e por isso ela é tão procurada.

Conhecer Jungfraujoch, o Topo da Europa

Estação de trem de maior altitude da Europa (3.454 metros), Jungfrau é uma das maiores atrações da Suíça. Você pode chegar a partir de Interlaken Ost, tomando o trem para Lauterbrunnen-kleine Scheidegg-Eigergletscher ou Interlaken Ost-Grindelwald-Eigergletscher-Jungfraujoch. De Interlaken, são duas horas de viagem, então o ideal é reservar o dia todo apenas para este passeio.

Quem tem o Swiss Travel Pass tem gratuidade apenas até Lauterbrunnen e/ou Grindelwald. De lá, é preciso comprar um bilhete de CHF91 e são mais 45 minutos de viagem.

Tomar o trem Maria Fumaça Rothorn, em Brienz

Na ponta extrema do lago Brienz, é possível tomar um trem a vapor que sobe a 2.350 metros e se deliciar com quase 700 picos de montanhas. E apreciar a vista incrível no restaurante local, quem sabe comendo uma raclette, Rösti ou os deliciosos queijos.

o que fazer em Interlaken

Caminhar pelas ruas de Iseltwald, no lago Brienz

Um dos lugares mais valorizados do lago Brienz, Iseltwald tem chalés de madeira e pedra, uma alameda à beira do lago que rende fotos incríveis, mas é mais conhecida pelas imagens instagramáveis do Schloss Seeburg, localizado numa península. De barco, são 45 minutos de viagem a partir de Interlaken, e de carro apenas 10. Reserve em torno de 2 a 3 horas para explorar a área.

o que fazer em Interlaken
foto de Tom Ulrich 

Esticar até o Vale de Lauterbrunnen

Em menos de 30 minutos de trem você chega a este vale encantado, que parece ter parado no tempo. Reserve o dia inteiro, pois além de ver as cachoeiras, de lá é possível tomar o trem para Wengen e Murren, vilarejos acima dos paredões rochosos do vale. No fundo do vale, há uma série de teleféricos para alcançar picos como Birg e Schilthorn, de onde se tem uma vista incrível dos maiores picos suíços, como mostra a foto abaixo. Clique no link acima para saber mais sobre estes picos a partir de Murren.

Como Chegar a Interlaken

interlaken

De avião

Os aeroportos mais próximos são de Berna e Zurique. De Zurique, que recebe voos provenientes do Brasil, são 2 horas de trem.

De carro

Como eu viajei sozinha pela Suíça, não aluguei carro, mas estou louca para ir novamente e conhecer a Suíça assim, pois acho que é uma viagem totalmente diferente. Assim, não tenho dicas em primeira mão. Mas sei que os carros alugados já vêem com o vignette, o selo-pedágio, e que é preciso pagar estacionamento em quase todo canto. Sempre alugo no site de buscas de preços e reservas Rentcars, confira os valores e condições.

De trem

Achei muito prático usar os limpos, seguros, pontuais, maravilhosos trens suíços. Há duas estações de trem em Interlaken, a Interlaken West e a Ost, a principal. A pé, a distância entre elas é de 20 minutos.

Baixe o app SBB Mobile e você terá como conferir valores, horários e preço de bilhetes de trem. Mas não se esqueça de que é muito vantajoso comprar o Swiss Travel Pass, que além do transporte inclui gratuidade em todos os museus e em muitos picos (o Harder Kulm não é um deles).

o que fazer em Interlaken

Visto e seguro

Não é necessário visto para entrar na Suíça, mas como a Suíça é signatária do tratado de Schengen, é obrigatória a contratação de um seguro viagem de no mínimo 30 mil euros. Confira as condições de nosso parceiro Seguros Promocom descontos para leitores do Mulher Casada Viaja.

Onde Ficar em Interlaken

Eu quase me hospedei em Interlaken, mas não resisti à tentação de ficar no Vale de Lauterbrunnen. Entretanto, a oferta de hotéis e pousadas é bem maior em Interlaken, e a cidade é mais centralizada do que Lauterbrunnen. Mas é tudo tão perto que é como ir de um bairro a outro em uma cidade grande como São Paulo ou rio de Janeiro. Para exemplificar, fiz o passeio de barco num bate-volta de Berna, onde estava hospedada. São 30 minutos de viagem. O Harder Kulm eu visitei num final de tarde, depois de conhecer Mürren e os picos Birg e Schilthorn, a montanha do 007, acima do Vale de Lauterbrunnen. Em 22 minutos estava em Interlaken. Você também pode estar hospedado em Lucerna ou Berna e fazer bate-volta.

Se optar por ficar em um hotel em Interlaken você receberá o Interlaken Guest Card, com direito a usar gratuitamente os meios de transporte locais e descontos de 11 a 25% no funicular do Harder Kulm, dentre outras vantagens.

Qualquer acomodação perto do rio Aar, ou perto da estação Interlaken Ost, e claro no centro, é bem localizada.

o que fazer em Interlaken

Confira aqui acomodações com nota 8 ou superior no Booking.com, com diárias entre CHF55 e CHF110.

Para diárias entre CHF110 e CHF165, clique aqui, e aqui para diárias entre CHF165 e CHF 220.

Melhor época para visitar Interlaken

Os meses mais quentes, com médias entre 20 e 25 graus, são Junho, Julho e Agosto. Também são os meses com dias mais longos e com maior volume de chuva, mas estive na região vários dias e no pior dia tive apenas céu nublado. Afinal, Julho é o mês com mais dias de sol.

No inverno, a neve cai de novembro a início de março, e às vezes pode nevar um pouco em abril, quando cerejeiras e magnólias já estão em flor. A temperatura média no inverno fica em torno de -4.

Que língua se fala em Interlaken

Nesta região da Suíça, fala-se alemão suíço, mas usei o inglês em lojas e restaurantes sem problema. Interessante que Português é a segunda língua mais falada, mas representada por apenas 4% da população.

Escrever este post me deu uma vontade louca de voltar. Espero que este post tenha te ajudado a entender o que fazer em Interlaken, mas se tiver alguma pergunta, deixe ns comentários que terei prazer em te ajudar.

interlaken
dentro do trem, ao final de um dia lindo na região de Interlaken

Organize sua Viagem com nossos Parceiros

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode contribuir com a manutenção do blog e consequentemente para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:
Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B
Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% em seguro viagem para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu chip e receba em casa antes de sua viagem

22 COMENTÁRIOS

  1. Adoro viajar através dos seus posts, Marcia! A Suíça é mesmo linda e as paisagens de Interlaken parecem cartões postais. Fiquei encantada com o lago Brienz, maravilhoso!

    • Só viajamos assim ultimamente, né Cintia? Sim, lagos maravilhosos, que no verão fazem as vezes de mar, viram praias cheias de vida!

  2. Que prazer ler um post tão bem escrito ! Conheço poucas cidades na Suíça mas tenho muita vontade de fazer uma viagem pela Suíça e esse post sobre o que fazer em Interlaken mostra que é realmente uma extraordinária região.
    Que paisagens lindas! Como é prazeroso passear numa cidade bem cuidada. Na Europa só viajo de trem e adoro. Beijocas

    • Você sempre gentil, Lilian, obrigada pelo comentário. Confesso que é difícil escolher qual região é a mais bonita da Suíça, mas esta está entre elas, com certeza, e foi a de que mais gostei, por ser menos urbana e ter montanhas tão pertinho.
      Se você gosta de viajar de trem, vai ver que na Suíça é outro nível. E mesmo na alta temporada é bem tranquilo, só alguns trechos ficam cheios, como o que vai pra Zermatt ou ou pra cruzar a fronteira com Itália.

  3. Ainda não conheço nada da Suíça, mas já havia escutado dicas de algumas cidades, mas adorei muito saber o que fazer em Interlaken, porque não tinha noção da existência e já estou toda apaixonada por lá! Difícil inclusive saber o que mais gostei do seu post, arrasou muito!

    • A Suíça é super low profile, apesar de ser um país lindooooo! Agora parece estarem mais interessados em divulgar o turismo, o tenista Rober Feder foi eleito embaixador do turismo na Suíça e as campanhas já começaram. A primeira é com Robert de Niro, dizendo que não acieta fazer um filme na Suíça porque ela é perfeita demais para Hollywood rsrs. Nada mais verdadeiro!

  4. Ai que vontade de viajar!!! Já estava começando a preparar minha viagem para a Suíça em 2020 quando a pandemia começou… Ao mesmo tempo que fiquei triste de ver tudo que deixei de visitar no ano passado lendo teu post, fiquei feliz com esse guia completo do que fazer em Interlaken, que já vou favoritar, porque afinal, um dia essa pandemia vai passar e poderemos retomar os planos deixados pela metade!

  5. A Suíça nunca foi uma das minhas prioridades de viagem, mas é impossível ver todos estes lugares para conhecer em Interlaken e não querer fazer as malas agora mesmo.

    Ainda não tenho planos de ir a Europa, mas vou considerar passar alguns dias por lá. Vamos ver se consigo organizar meu roteiro para fazer todos estes passeios em Interlaken.

    Muito obrigado pelas dicas!

    Abraço

    • A Suíça é super low profile e acho que por isso poucos a visitam, apesar de ser um país lindooooo! Agora parecem estar mais interessados em divulgar o turismo, o tenista Rober Feder foi eleito embaixador do turismo na Suíça e as campanhas já começaram. A primeira é com Robert de Niro, dizendo que não aceita fazer um filme na Suíça porque ela é perfeita demais para Hollywood rsrs. Nada mais verdadeiro!

    • Sim, o problema é que tem tanto pra ver e fazer na Suíça que a gente acaba reduzindo o tempo em cada uma das cidades. Motivo pra voltar!

  6. Quantos lugares incríveis você conhece mulher! E Interlaken não poderia ser diferente! Uma paisagem mais surpreendente que a outra! Uma curiosidade, é um lugar muito frio?

  7. Até ler seu post, não tinha visto nenhum roteiro em Interlaken e região. A Suíça deve ser ainda mais linda de perto, só de ver as fotos as gente já fica com vontade de se teletransportar, rs.

    • Fabíola, tua família iria adorar as atividades no alto das montanhas, como tirolesas, pontes suspensas, tobogãs… Ah, teletransporte seria bom, hein?

  8. Fico encantada com cada post seu sobre a Suíça. Interlaken é linda demais e fiquei morrendo de vontade de conhecer, em especial passear nos lagos. Mas acho que não iria fazer os dois passeios de barco. Iria seguir a sugestão de curtir com caiaque. Achei super interessante isso!

    • É no mesmo dia achei cansativo fazer os dois lagos, e nem deu tempo de ver ou fazer as principais atrações de cada um. O ideal é fazer um por dia, de barco, caiaque ou por terra.

  9. Há uns bons anos fui a uma festa de casamento em Inrterlaken, e o brinde com os convidados foi um passeio de barco pelo lago Brienz. Uma das coisas mais lindas do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui