Antes de iniciar a busca por um hotel ou resort para as férias, é preciso conhecer um pouco sobre o destino para saber se vale ficar num mesmo hotel durante a viagem toda ou em vários. Foi o que fiz enquanto planejava nossa última viagem a Alagoas: ficamos 3 dias em Maragogi e 3 em Maceió. Neste post, faço uma seleção de hotéis e resorts em Maceió e mais adiante escreverei sobre o litoral norte de Alagoas, onde ficam municípios menores em tamanho e maiores em beleza, como Maragogi, Japaratinga e São Miguel dos Milagres.
atualizado em dez/21
Rodar 230 km, extensão do litoral alagoano, em 6 dias é moleza. Já fizemos muitos roteiros com quilometragem maior em menos tempo, mas as praias te convidam a sentar, beber algo gelado enquanto se fita o horizonte sem fim, então as dicas deste post são de 2 viagens diferentes.
De qualquer forma, se você gosta do estilo quicar ou pingar de praia em praia ou se tiver mais tempo pra curtir tudo com a calma que aquele mar verde hipnotizante merece, sugiro ficar em dois hotéis diferentes, um mais ao Norte, como nos arredores de Maragogi, e outro mais ao sul ou em Maceió mesmo, para evitar bate-voltas mais longos, quando a gente acaba chegando junto com todo mundo e tudo está mais lotado e, no caso das piscinas naturais, nem sempre chegando no horário da maré baixa.
Este post está dividido em duas categorias:
1. sugestões de resorts em Maceió
2. sugestões de hotéis em Maceió.
Para escolher um hotel que seja a sua cara, leia o post Maceió: o que Fazer além de Ser Hipnotizado pelo Mar, onde descrevo a estrutura de cada praia da capital alogoana.
Resorts em Maceió
Pratagy Beach
Em 2010, quando visitamos Maceió pela primeira vez, ficamos no resort Pratagy, que na época pertencia a um grupo italiano e por isso tinha 80% de hóspedes provenientes de lá, assim como a equipe de monitores. A estrutura era muito boa, com serviço de praia, caiaques gratuitos para brincar no rio Meirim, e toda noite tinha um show no teatro, que às vezes envolviam os hóspedes, integrando o pessoal. Minha filha adorou a equipe de monitores, e ora ficava com os brasileiros, ora com os italianos. Ficamos em regime all inclusive, uma delícia, na verdade um regime de engorda (desconfiei que iríamos pro abate ahaha) mas era muito bom estar na praia e receber frutas tropicais cortadinhas enquanto nos esticávamos entre os coqueiros…
Quando fomos num janeiro, o mar estava bastante agitado, e acabamos ficando mais nas piscinas, porque como toda paulista nossa filha adora uma – e eu fiquei mais tranquila, porque o mar só estava pra peixe!
Hoje o resort pertence à rede Wyndham, e em agosto/21 foi inaugurado o Pratagy Acqua Park, com acesso gratuito para os hóspedes deste resort em Maceió.
Como todo resort, é indicado para quem não vai sair do hotel ou, como nós, no máximo dois dias, porque se você for fazer muitos passeios, o que você paga pelo regime all inclusive não compensará.
Outra questão é que o hotel fica a 17km do centro de Maceió, o que pode ser bom para quem quer hibernar, ou ruim para quem gosta de curtir a noite ou fazer compras.
Saiba mais sobre o Pratagy Beach, que tem nota 8 no Booking.
Jatiuca Resort
Nesta viagem a Alagoas ficamos em dois hotéis diferentes para poder explorar o melhor do Sul e do Norte de Alagoas, e nos hospedamos no mais antigo resort de Maceió, o Jatiuca Resort. Localização excelente, porque fica a 5km da muvucada praia de Pajuçara, mas facilmente alcançável numa caminhada prazerosa pelo calçadão de Maceió – ou mesmo de carro.
O Jatiuca fica no único ponto de Maceió em que não há a avenida beira-mar, quer dizer, o hotel é pé na areia. Isso intrigava mesmo euzinha estando aproveitando todas as benesses de um pé na areia, então quando voltei fui investigar. Como eu disse, este é o hotel mais antigo de Maceió e na época em que foi construído, nos anos 1970, a região de Jatiuca era um lugar afastado e sem desenvolvimento, daí ser um resort. No entanto, não descobri nada que contasse a história da época da construção da avenida beira-mar e porque esta área do hotel não foi desapropriada para que a avenida seguisse sem precisar dar a volta no hotel. Mas eu faço uma ideia…
Alimentação é de qualidade superior, mas não gostei muito do jantar buffet. Até os pratos servidos no bar da piscina eram deliciosos e bem apresentáveis. Alguns mimos: o coco verde vinha num suporte de bambu, assim você podia colocá-lo sobre a mesa.
A área verde em meio às piscina ganha qualquer um. Coqueiros, uma lagoa, uma ponte coberta e com venezianas para nos proteger do sol, tendas com cortinas brancas dançando ao vento à beira das piscinas. Sim, precisava de tudo isso, porque competir com o mar de Maceió não é dadinho de tapioca!
Monitoria: vi as crianças se divertindo e participando assiduamente das atividades, mas minha filha já é adolescente então não participou. Aliás, profissionais de hotelaria, por que não fazem um espaço e atividades para integrar adolescentes, também, hein? Essa turma precisa de ajuda, porque só sabem se relacionar através de eletrônicos!!!
Os adultos tinham atividades na piscina como alongamento, step, e outras atividades. Ah, quer praticar espanhol? fique ali. Acho que 80% dos hóspedes eram provenientes da América Latina.
Olha, difícil encontrar algum ponto negativo neste que deve ser o melhor dos resorts em Maceíó. Os funcionários são muito bem treinados, mas o atendimento não ficou engessado e é bem simpático. A manutenção é sempre presente e não achei nada quebrado, sujo ou que necessitasse ser trocado.
Veja preços e condições para reserva do Jatiuca no Booking.com, cujos hóspedes o avaliaram com nota 9,2.
Dica de ouro sobre o resort em Maceió – Para usufruir de toda esta estrutura, você pode reservar o hotel ao lado, onde não é preciso ficar em regime de meia pensão (café+jantar) e por isso a diária fica um pouco mais barato. Falo sobre ele no próximo parágrafo.
Jatiuca Suites Resort by Slaviero
Bem, não é só o custo do jantar que diferencia os dois Jatiuca. Eu achei os funcionários do Suites, embora simpáticos, menos profissionais do que os do Resort.
O quarto era de tamanho excelente e ficamos com bastante conforto, pois era um duplex, com lavabo e sala embaixo e no andar de cima uma suíte, o que permitiu privacidade tanto para o casal como para a adolescente. A vista pro mar vale o investimento, porque vê-lo do alto renova as energias de qualquer estressado. De quebra, vai dar aquela vontade básica de se mudar para o Nordeste.
Para poder aproveitar a estrutura do Resort, ganhamos 2 pulseiras: uma eletrônica de borracha leve e macia onde todas as despesas do bar e restaurante são lançadas e uma de plástico simples para indicar que somos hóspedes do Suites.
Ponto negativo: Pra dizer que achei um: o acabamento do hotel é um pouco ruim. Não que seja de qualidade inferior, mas o problema parece ser de mão de obra, mesmo. De qualquer forma, nada que atrapalhe sua hospedagem.
Veja preços e condições de reserva no Jatiuca Suites Resort by Slaviero no Booking.com
Salinas Maceió
Embora o Salinas Maragogi seja seu irmão mais famoso, Maceió também tem Salinas all inclusive – mas fica a 20km do centro, então não se engane pelo nome. Não vou fazer uma avaliação porque só passei em frente, mas se você quiser ver as avaliações dos hóspedes que já ficaram nele, visite o site do Salinas no Booking.com, onde ele conseguiu nota 8.8.
Hotéis em Maceió
Bem, como só nos hospedamos em resorts em Maceió, deixo a lista dos hotéis que estavam na minha pré-seleção. O motivo de não terem sido escolhidos foi porque não quis ficar em praia no centro, pois apesar de a região ter uma oferta grande de restaurantes e bares, é muito cheia. Mas muita gente até prefere o centro e suas facilidades.
O Ritz Lagoa da Anta tem boa localização – fica em Jatiúca, ao lado do Jatiuca Suites Resorts by Slaviero, e é um dos mais reservados pelo Booking. Vou falar dos pontos negativos que vi, porque os positivos são facilmente encontrados nos sites de venda. O movimento de carros na avenida em frente ao mar no final do dia pode atrapalhar um pouco o sossego, mas passa rápido – e talvez você nem esteja no hotel na hora do rush. A área de piscina, em frente ao mar, fica sombreada no período da tarde. Nota 8,5 no Booking.
Para quem prefere ficar no centro, o Best Western Premier Maceió é uma boa opção. A área de piscina fica na cobertura e dá uma linda vista para o mar e as jangadas que vão até as piscinas naturais de Pajuçara. Tem uma nota 9.4 no Booking.
Confira outras opções de hotéis em Maceió
E você, se já esteve em Maceió? onde ficou e o que achou da hospedagem? Deixe suas dicas, elas podem ser úteis para outros leitores.
Respostas de 15
Eu preciso contemplar essas praias de Alagoas o quanto antes e uma boa hospedagem completa essa experiência, gostei bastante das suas dicas.
Olá, tudo bem? Irei em janeiro, o que indica? Ficar primeiro em Maceió e depois Japaratinga, ou o contrário? Pensei primeiro em Maceió, pois o voo de volta para SP é só no final da tarde… Mas a estrada é boa ou melhor prevenir? Obrigada
Oi, Patrícia. Voltar de Japaratinga e pegar voo no mesmo é possivel, mas eu acho que twm tanros lugares pea parar no caminho que ou vc se atrasa ou nao os faz. Além disso, tem balsa pra pegar ou uma estrada mais longa. Eu ficaria em Maceió depois.