Würzburg é uma cidade que deve ser incluída em qualquer roteiro pela Rota Romântica Alemã por sua história, charme e tradições vinícolas, e a Fortaleza de Würzburg é uma de suas atrações principais. Neste post conto como foi nossa visita aos jardins e ao interior do palácio, que abriga um museu com obras de artistas da Francônia.
Denominada Festung Marienberg, como toda fortaleza fica no alto de uma colina, observando a cidade, o rio Meno e a bela ponte velha (Alte Mainbrücke). Sua historia começou ainda na época dos celtas e com o domínio do cristianismo foi fundada uma igreja no ano de 704. Algumas construções ainda visíveis datam do século 13. Passou por transformações ao longo dos séculos em sua arquitetura e utilidade e hoje recebe turistas de todo o mundo.
Nossa primeira impressão de Würzburg não poderia ter sido melhor. Como escolhemos visitar a Fortaleza antes mesmo de fazer o checkin no hotel, seguimos ao longo do rio Meno, observando as torres de igrejas e a colina onde fica a fortaleza, estupefados pela beleza da cobertura verde sobre as encostas: videiras!
Deixamos o carro no estacionamento (que desconfio tenha sido o antigo fosso) e passamos pelo primeiro arco através da grande muralha, quando nos deparamos com uma cena linda de outono e de cara eu achei que já tinha valido a pena ir até a fortaleza, afinal, quem acompanha o blog sabe que há duas coisas que amo em se tratando de viagens: o outrono e as montanhas.
Depois de tirar muitas fotos com fundo amarelado, passamos por uma edificação barroca que funcionava como arsenal e hoje abriga o Museu de Arte da Francônia, mas o tempo era curto e seguimos direto para o pátio interno do castelo, onde fica a bilheteria e uma nova entrada ladeada por torres de vigilância medieval, o Scherenbergtor, cuja ponte data do século 17, com uma imagem de Maria e o brasão do príncipe-bispo Rudolf von Scherenberg.:
Chegamos a um novo pátio, onde ficam a igreja de Santa Maria (Mairenkirche), que infelizmente passava por restauro, uma torre de vigilância do século 14 (Bergfried). Entramos ali, mas era tão escuro que mal consegui ler a placa informativa nem encontrar acesso a degraus. Espero que os trabalhos de restauro que têm sido realizados e que prometem entrega em 2026 reveja isto.
O Fürstenbaumuseum, museu onde está exposto o mobiliário, pinturas, tapeçaria e esculturas dos aposentos do príncipe-bispo, fica no primeiro andar da fortaleza.
Leia também Würzburg: entrada ou sobremesa na Rota Romântica Alemã e Palácio de
Würzburg na Rota Romântica Alemã
Caminhar por corredores de uma antiga fortaleza é sempre um exercício criativo, mas confesso que não foi uma experiência tão incrível quanto eu esperava, talvez porque não visitamos os aposentos do príncipe-bispo?
Mas dois elementos da exposição me impressionaram: as maquetes da cidade antes e depois do bombardeio de 1945. Não há como visitar a Alemanha e não se impressionar com a reconstrução do país no pós guerra. Cidades como Würzburg, aniquiladas pela guerra, conseguiram se reerguer dos escombros e hoje apresentam edifícios históricos em estado de conservação de fazer inveja a nosso casario colonial, muitas vezes com azulejos esfarelando e soltando das fachadas, como vi em Salvador e Santos.
Se você tiver pouco tempo, sugiro que vá direto aos jardins, de onde você terá uma vista completa da charmosa cidade de Würzburg. Não espere um Versailles, o espaço é pequeno, mas com elementos que rendem boas fotos, como fontes, escadaria, terraços – e a vista, claro.
Confira as dicas de outras cidades da Rota Romântica Alemã
Voltamos pelo mesmo caminho e percorremos a ala sul da fortaleza, um lugar ótimo para fazer picnics ou apenas deixar o tempo passar.
Aproveitamos para comer um delicioso hot dog acompanhado de cerveja no biergarten que fica dentro da Fortaleza de Würzburg. Era final de setembro, e nenhum biergarten que visitamos tinha a vivacidade usual do verão alemão. Gostaria de ir em um julho ou agosto para participar disso, mas as cores do outono me seduzem mais.
Visitamos outros 6 castelos e palácios, confira na página-índice Castelos e Palácios da Alemanha
Fortaleza de Würzburg – serviço
Como chegar – Chegamos dirigindo de Rothemburg ob der Tauber, e fomos direto à Fortaleza, que tem estacionamento no local pago. Se você chega a partir de Frankfurt ou Nuremberg, são 120 km de distância. Da estação de trem de Würzburg, são uns 45 minutos de caminhada. Estando no centro, siga o caminho pela ponte velha (Alte Mainbrücke).
Ingresso – Fizemos a visita pelo interior por conta, mas há tours guiados em Inglês de abril a outubro, aos sábados, domingos e feriados. Compramos os ingressos na loja do museu, que custaram €4.50. Se não quiser visitar o interior, você pode circular pelos pátios e jardins gratuitamente. Ehehe, deixei a melhor dica para o final!
Horário de funcionamento – abre das 9h às 17h30, mas apenas de Abril a Outubro. Se você for no inverno, a maior parte das atrações estarão geschlossen e você vai aprender esta palavra da pior maneira.
Espero que eu tenha te convencido a incluir a Fortaleza de Würzburg em seu roteiro pela Rota Romântica alemã ou a fazer um bate-volta a partir de Frankfurt. Würzburg merece.
Respostas de 13
Würzburg é lindo demais! Por sinal, toda a Rota Romântica é maravilhosa!! Também não resisto às cores do outono, acabo sempre viajando nessa época.
Eu gostava da primavera, mas o outono me seduziu pelas cores!
Eu também acho o Outono um charme, com a vantagem de não ter que enfrentar um calor ou frio avassaladores, nem uma multidão de turistas! É a meia idade, acho! Ficaram lindas as fotos, entendo porque lhe chamam rota romântica
Ah, Ruthia, a meia idade já está me escapando, duvido que eu chegue aos 100, mas se chegar, quero estar fazendo checkin e não checkup – ahaha
Márcia, já quero conhecer! Amei a dica!!! Essa cidade parece ser maravilhosa! Final do ano vou para Europa, quem sabe consigo colocar no meu roteiro! Bjs
Que legal, Carol, o Sul da Alemanha é mesmo lindo, pode colocar no roteiro sem receio de ser feliz. bj
Confesso que desconhecia Wurzburg. Já me tinham falado, mas não tinha qualquer referência especial. Adorei a fortaleza e os jardins. Bela partilha!