Castelo Miramare e um dos jardins mais belos da Itália

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Castelo Miramare

Tem melhor forma de aprender ou rever História do que durante as viagens? Tudo fica tão mais compreensível e significativo não? Visitar o Castelo de Miramare, em Trieste, cidade do nordeste italiano, é lembrar que esta parte da Bota também pertenceu ao Império Austro-Húngaro, no século 18, retornando à Itália após o final da Primeira Guerra Mundial. Deste domínio austríaco, além do significativo crescimento comercial, cultural e educacional, surgiu o Castelo Miramare.

Um Palácio À Beira Mar pra chamar de seu

Era uma vez um casal real. Ele, Ferdinand Maximilian de Habsburg, irmão mais novo do imperador austríaco Franz Joseph. Ela, Carlota, filha do rei da Bélgica. Decidiram construir entre 1856 e 1860 sua casinha de veraneio, tendo de um lado o mar Adriático e de outro jardins com espécies coletadas durante suas viagens pelo mundo, inclusive Brasil, quando visitou seu primo D Pedro II.

O Castelo Miramare é também um reflexo do interesse de Maximiliano e Carlota pela cultura e pelas artes. Eles reuniram uma impressionante coleção de obras de arte e objetos valiosos que ainda podemos ver nas salas do castelo. Quando estivemos lá, conferimos uma exposição incrível de livros botânicos, verdadeiras obras de arte.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial e o retorno do norte para a Itália, o complexo passou para a administração estatal italiana, abrindo ao público em 1929. Mas apenas 3 anos depois voltou à realeza como residência de Amadeo di Savoia–Aosta, que ali viveu 7 anos, modificando seus apartamentos de acordo com o estilo da época. Voltou a ser museu em 1955.

Castelo Miramare

COMO É A VISITA AO CASTELO MIRAMARE

A visita aos jardins é gratuita, mas paga para o interior do castelo (dicas práticas da visita ao final), onde se vêem 20 salas decoradas e mobiliadas como o original do século 19. Muitos ambientes são pequenos em comparação a palácios como Versailles ou Schönbrunn, mas não menos ricos.

O caminho do portão ao castelo é lindo, ladeado de árvores e com a brisa do mar é um alívio para os dias quentes. Olhando o mapa agora, vejo quanto deixei de conhecer, por isso reserve 4 horas ou mais.

Assim como nossas casas, palácios têm características bem particulares de seu proprietário. O alemão Lichtenstein é uma ode à era medieval e seus cavaleiros, tipo de literatura preferida de Ludovico . No Miramare, uma sala pequena demais para um palácio, com colunas redondas finas sob um pé direito baixo, toda forrada com madeira escura e num canto uma cama com cortineiro parecendo um beliche. Só depois de ler a explicação entendo que Maximiliano quis reproduzir ali sua via no mar.

Castelo Miramare

As demais salas são mais tradicionais, com pé direito alto e amplas, ricamente decoradas com peças de várias partes do mundo.

Castelo Miramare
encantada com o forro da sala de jantar

O Castelo Miramare no século 20

Como mencionei antes, o contraste da decoração da ala Hasburgo com a ala Savoia em tão poucas décadas é marcante. Além da decoração, foram instalados elevadores, sistema de aquecimento, novos banheiros. A ala tradicional ficou reservada a concertos, cerimônias e recepções.

Castelo Miramare

Chegamos ao castelo no início da tarde, depois de ter conhecido outro castelo-fortaleza de Trieste, o Castel San Giusto. Quando publiquei este post, ainda não havia escrito o relato da visita, por favor procure-o na página Trieste

Os Jardins do Palácio

Mais que jardins, Castelo Miramare oferece um grande parque de 22 hectares, aberto ao público e gratuito, usado tanto por turistas quanto por moradores. Que sorte a deles!

Mas quando da construção do castelo, a área era totalmente desprovida de vegetação. Surgiu como uma zona experimental de reflorestamento e aclimatação de espécies botânicas raras, Não me recordo agora de tudo, mas uma par de árvores me chamou à atenção: sequóias, as árvores gigantes nativas da Califórnia e Oregon, nos Estados Unidos.

Castelo Miramare

Caminhamos apenas na área mais próxima ao mar, que tem ‘pracinhas’ como da foto acima, mas também há outras construções como a capela de San Canciano, terraços com estrutura de ferro que se abre para o mar, o Casteletto. A estufa do século 19 está em fase de restauração, e não pudemos visitá-la por dentro.

Castelo Miramare

Se há um a coisa que não gostei nesta visita foi não ter uma boa opção de onde comer. Em geral os castelos-museus europeus têm um restaurante ou ao menos um café. Encontrei um num jardim lindo, mas as opções eram muito ruins, somente produtos industrializados do tipo salgadinho de pacote e picolé, uma pena.

A foto abaixo mostra a área superior do parque, que não conhecemos, vista do castelo.

jardins Castelo Miramare

O complexo do Castelo Miramare conta ainda com estábulos, que perderam o uso com a chegada dos automóveis e hoje abriga o museu Biodiversitario Marino. Entrada para à parte.

Alas recém abertas ao público

Desde junho de 2023 o Casteletto, usado como residência temporária de Maximilian e Carlota durante a construção do Miramare, e as cozinhas do palácio foram abertas à visitação, mediante ingresso à parte.

E se você curte palácios e castelos, já escrevi sobre o Palácio Ducale de Veneza, o Pitti de Florença e muitos Castelos da Alemanha

FOFOCAS REAIS

Diz-se que a mãe do imperador Franz Joseph e do proprietário do Castelo Miramare, Ferdinand Maximilian, Sofia da Baviera, era amiga íntima de Napoleão II e que Ferdinand seria seu filho bastardo.

Maximilian foi noivo da princesa Maria Amélia de Bragança, filha de D. Pedro I, mas a jovem morreu de tuberculose, deixando o arquiduque desconsolado.

A primeira é só uma fofoca mesmo (ou não, já que a França foi responsável por enviar Maximilian ao México), mas a segunda informação é relevante para a história do castelo de Miramare. Maximiliano manteve luto por muito tempo e segundo rolou no whatsapp da época só se casou com Carlota da Bélgica, filha de Leopoldo I, um dos homens mais ricos da Europa, para saldar a dívida com o programa Meu Palácio Minha Vista. O casal desfrutou do belo castelo por apenas quatro anos antes de investir na aventura mexicana.

E qual foi minha surpresa ao encontrar um retrato d D Pedro II no Castelo Miramare! Depois me lembrei dos tempos de escola: a família real brasileira tinha laços sanguíneos com os Hasburgos.

d pedro II Castelo Miramare

A VIDA TRISTE DA PROPRIETÁRIA DO CASTELO MIRAMARE

Não sei se peco ao dizer que Carlota não foi exatamente feliz, porque tudo o que tenho são fatos espaçados de sua vida. Talvez fosse mais acertado dizer que ela teve uma vida difícil. Apesar de a pintura mostrar uma calorosa recepção à imperatriz Sissi, invejava sua beleza e sua posição. Carlota nunca conseguiu engravidar. Regressou ao Castelo Miramare depois de enviuvar aos 27 anos como imperatriz do México, e lá viveu em solidão. Faleceu na Bélgica aos 86 anos depois de sofrer anos por problemas mentais.

Castelo Miramare Sissi
A imperatriz Sissi é recebida no Miramare, em 1861

O IMPERADOR DO MÉXICO

Esta eu não aprendi na escola: Maximilian e Carlota deixaram o Miramare para viver no México, onde reinaram no segundo império mexicano e onde ele foi fuzilado anos depois. Mas este capítulo é longo demais – e interessante -, então te sugiro a leitura na BBC.

OUTRAS DICAS PARA SUA VISITA

  • O Castelo Miramare abre diariamente das 9h às 19h, exceto 25 dez e 1 jan
  • O parque tem entrada gratuita, e no inverno abre das 8h às 16h; na primavera e verão até as 19h; e no outono entre 17h e 18h
  • O castelo Miramare fica 7 km ao norte do centro de Trieste. Para chegar de transporte público: da estação Trieste Centrale, tome o ônibus 6 ou 36 em direção a Miramare-Grignano. Sente-se do lado esquerdo para melhores vistas. Há também opção de chegar de trem das linhas Udine-Trieste, Trieste-Veneza ou Trieste-Viena, descendo na estação Miramare.
  • Serviços pagos à parte: guias de áudio, visitas guiadas, carrinho elétrico pelo parque, e áreas recém restauradas que citei.

Tenho certeza que te deixei curioso a respeito do Castelo Miramare e de sua intrigante história, mas também que falhei enormemente na tarefa de mostrar como é lindo, então você terá que ir e conferir com seus próprios sentidos.

Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

5 respostas

  1. O Castelo de Miramare e os seus jardins parece ser absolutamente incrível. Ao ver as suas fotos lembrei-me de um dos locais que mais gosto aqui em Portugal, o Palácio da Pena. Conhece?

  2. A Itália sempre encantando com cenários de tirar o fôlego. O Castelo Miramare sem dúvida tem um dos jardins mais belos do país. Já visitei outros que me encantaram (como o Jardim de Boboli do Palazzo Piti em Florença), mas esse aqui me pareceu ainda mais impressionante. Amei a dica!

    1. Oi, Lulu, também estive no Boboli, são bem diferentes. Acho que o do Miramare tem a vantagem de ser aberto ao público e ter o mar como vizinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.