O segundo dia em Nova York foi no Upper West Side, quando visitamos o Museu de Historia Natural e parte do Central Park. Sugiro que leia os demais posts relacionados a esta viagem cujos links estão no final desta publicação.
Entendendo a ilha de Manhattan
A Quinta Avenida (grudadinha no Central Park, essa área retangular verde aí no mapa) divide a cidade entre East (leste) e West (Oeste) e as ruas são, em sua maioria, numeradas em ordem crescente em direção ao Norte. Na parte mais antiga da cidade, ao Sul, até mais ou menos os bairros Greenwich e East Village, as ruas têm nomes e não são planejadas (paralelas), mas mesmo assim não é difícil se localizar.
– Central Park (parte oeste):
1. Strawberry Fields Forever – Central Park, próx. W 72nd Street
2. The Lake
3. Bow Bridge
– American Museum of Natural History – Central Park West com W79th st.
– Dakota Building – 1 w72nd st
– Columbus Circle
– Lincoln Center – W 65th St com Amsterdam (10th Ave.)
No segundo dia, sono atrasado pelo voo noturno, cansaço pelo bate perna do primeiro dia, mas quem é casada com quem acorda cedo, não tem jeito! Agradeci pelo marido casado viaja ter me acordado para ver o dia nascendo, levantei cambaleando, peguei a câmera, tirei uma única foto e voltei pra cama. A foto ficou “ótima”!
A manhã estava linda e aproveitamos para caminhar até o Museu de História Natural, usando as trilhas do Central Park West. Era dia 9 de outubro, aniversário de John Lennon, e eu queria ver o que rolava por lá. Um cara tocava canções dos Beatles e de John Lennon no violão em troca de moedas. Algumas pessoas depositavam flores no monumento Imagine, presente da cidade de Nápoles (Itália). Strawberry Fields, espaço de 2 acres no Central Park, foi restaurado para ser homenagem a Lennon, assassinado ali pertinho em 1980. Entre as plantas da área, estão arbustos de… morangos.
Continuamos pelo parque, admirando a paisagem verde e a de concreto. O som dos carros nas ruas próximas e eu ali entre as árvores do Central Park me trouxeram Simon and Garfenkul cantando: “The sounds of the city sifting through trees settle like dust on the shoulders of the old friends...” Que trilha sonora linda para um passeio no parque!
Quando o lago estreitar, é hora de pegar a trilha que sairá na W77th, onde fica o Museu Americano de História Natural. Você pode comprar o ingresso na hora e o autoatendimento é mais rápido, com pagamento em cartão. Adultos pagam $27 e crianças de 2 a 12 anos: $16. Não pegamos nenhuma fila.
Eu raramente compro City Pass quando viajo porque gosto de ficar mais pelas ruas do que em museus. Dizem que em Paris e Roma você não pega fila se está com esses passes, mas aqui havia uma fila para quem tinha o passe. Em Amsterdam e Paris vi a mesma coisa. Faça suas contas e veja se vale mesmo a pena comprar um passe, levando em conta o quanto vai usá-lo e o tempo de filas. Essa até que não era grande…
Se você dispõe de pouco tempo ou não quer ficar o dia todo no museu, visite o website oficial e planeje sua visita. E por falar em tempo, preste atenção a este relógio que compara a historia da Terra às 24h de nosso dia, muito didático.
Não se esqueça que anexo ao Museu há o Planetário Hayden, cujo ingresso você pode comprar no mesmo bilhete. Eu acho que com tanta tecnologia em nossas casas a apresentação do planetário não impressionou muito minha filha, mesmo tendo cadeiras que tremiam, muito escuro e barulho. Crianças pequenas podem ficar com medo, ouvi algumas chorando.
Quer ver mais imagens do Museu de Historia Natural? A Katarina do Outro Blog tem um post fotográfico dele e do Memorial 11 de Setembro.
Como deixamos o museu por volta das 17h (!), almoçamos por lá. Caso você tenha restrições alimentares ou se quiser dar uma espiada no menu de cada lanchonete (há 4 opções), visite o site clicando aqui.
Caminhamos em direção ao Columbus Circle, pela Central Park West, de onde avistamos o YMCA (Village People, gente!), o Dakota Building, o Twin Towers e até decoração de Halloween.
No número 55 da Central Park West, fica o prédio que foi cenário para o Caça-Fantasmas (Ghostbusters), filme dos anos 1980:
Também na Central Park West, mas com a 62th, as Twin Towers, de 1931, onde moraram Groucho Marx, Marilyn Monroe, Dustin Hoffman, Paul Simon e onde Madonna foi proibida de morar!
Depois desses parágrafos, a revista Caras vai me contratar! rsrsrs
Depois de um sorvete observando a Columbus Circle, discutimos se deveríamos passear de carruagem ou não. Não. Acho que é daquelas coisas mais legais em filmes do que na vida real, onde há coco e cheiro. Voltamos ao hotel para banho e saímos para jantar.
Se você não usou todo seu tempo no museu, pode entrar na W64th St até o Lincoln Center (W 65th St com Amsterdam (10th Ave.), complexo de espetáculos de dança e música. Dê uma olhada na programação no site oficial e programe uma peça off broadway ou um show. Se não, a visita pode garantir fotos muito bonitas no anoitecer.
Refeições
Café da manhã: Le Pain Quotidien (922 7th Ave.). Sabe quando você, mulher, vê aquele sapato lindo na vitrine e entra na loja imediatamente? Comigo é com pães. Como sofro em cidades onde não encontro pães do tipo francês ou italiano! Então entrei nesse restaurante como o Pica-pau atrás da nuvenzinha de cheiro. Pedi uma baker’s basket, que daria para uma família! Meu marido pediu uma fritspinach, uma espécie de omelete com espinafre, que não aprovou. E a Ju foi de waffle. 3 chocolates quentes. Achei o clima legal (embora muito ruidoso), com mesa grande que promove a convivência entre as pessoas, potes de geléia compartilhados, mas ninguém dirigia os olhos aos vizinhos, mantendo-os em seus grupos. Talvez seja legal para quem já está em grupo. Não foi uma refeição barata ($47 mais gorjeta), mas era muita comida!
Almoço: lanche no museu.
Jantar: Pazza Notte (1375 6th Ave.). Italiano, claro. O clima era de happy hour e extremamente ruidoso. Precisamos usar o celular para enxergar o cardápio (rsrsrs). Bom para azarar, vi muita paquera por lá!
Veja preços de refeições e de outros itens em Nova Iorque: Planejando sua Viagem.
Se gostou das dicas, convide um amigo para conhecer o blog. Se tem perguntas ou quer acrescentar dicas, deixe seu comentário logo abaixo. Até a próxima.
Posts Relacionados (clique sobre cada título para ir ao respectivo post)
Nova Iorque: planejando sua viagem
Outono em Nova Iorque e o Central Perk de Friends
Roteiro Nova Iorque – dia 3: Downtown
Roteiro NY – dia 5: Brooklyn Bridge e High Line Park
Roteiro Nova Iorque – dia 6: Central Park e seu zoológico