Uma das cidadezinhas mais visitadas do Garda, Sirmione tem atrativos que podem ser vistos em 1 dia. Confira também Que cidades visitar no Lago di Garda, onde há, entre outras, dicas de como chegar ao Lago di Garda, quantos dias ficar e onde.
Conheci essa cidade encantadora na primeira de muitas viagens à Itália, e já a visitei 3 vezes. Em cada uma delas fui a um lugar diferente, mas em 1 dia em Sirmione é possível conhecer todas.
Sirmione fica na porção sul do Lago di Garda, numa península estreita de 4 km e é possível fazer tudo a pé. A maior parte é plana, com exceção da ponta norte da península, aonde se chega subindo uma ladeirinha de 650m – ou tomando o trenzinho nas Termas de Catullo até as ruínas.

1. Caminhada pela Lungolago
Comece curtindo Sirmione mesmo antes de passar pelo castelo e entrar no centro hitórico: depois de estacionar no Parcheggio Monte Baldo, caminhe pelas alamedas arborizadas da Lungolago Armando Diaz.

2. Limonada em frente ao Castelo
Essa barraquinha é uma instituição de Sirmione, ahaha, um benvenutti para entrar no clima do Lago di Garda!

3. Castelo Scaligero
O castelo medieval Scaligero era e ainda é a única entrada terrestre para o centro histórico de Sirmione. Hoje é feita de pedra, mas era uma tradicional ponte levadiça. Pertencia à família Della Scala, que governou Verona de 1259 a 1387 (a Itália se tornou um país unificado apenas em 1848) e é um dos castelos mais bem preservados do país. Perdeu importância defensiva para a fortaleza de Peschiera del Garda no século 16. No 17, sob domínio austríaco, foi utilizado como depósito de armas e alojamento para tropas. Uma restauração em 1919 deu-lhe o aspecto atual. Pode ser visitado internamente (€6).


4. Centro histórico
Atravessando o castelo, perca-se pelas ruas e descubra lojas, restaurantes, edifícios de pedra, no centro histórico. Aqui, o melhor não é o que há para fazer em Sirmione, mas andar sem rumo e descobrir o charme em flores nas paredes de pedra emoldurando janelas,
O comércio é variado, eu sempre aproveito para comprar ao menos uma bolsa na Itália. No verão, as lojas têm muitos chapúes lindos, roupas de linho, aproveite! As cerâmicas lembram as da região da Costa Amalfitana, uma vez que o microclima particular do Lago de Garda permite o cultivo do delicioso limão que chamamos de siciliano.

5. Igreja Santa Maria Maggiore
Construída no século 15, possui alguns afrescos em seu interior e uma loggia na fachada posterior. Confesso que um dos motivos de ter entrado é na igreja é porque estava muito fresquinho ao abrigo do sol (rsrsrs).



6. Kiss please
Sirmione tem muitos cantinhos românticos, e fazer uma foto diante do da placa Kiss Please, que fica ao lado do Parco Grazia Deledda, é obrigatório, seja lá que tipo de beijo for!


7. Praia do Padre (Spiaggia del Prete)
Pegar praia não é uma das coisas que sugiro fazer se tiver só 1 dia em Sirmione, mas não deixe de espiar como os europeus curtem praia de pedrinhas. Eu sempre molho ao menos os pés em lagos e mar que visito, porque a água é muito gelada, mesmo no verão.

8. Termas de Catullo
Sirmione tem atrativos tão distintos para um espaço pequeno, e um deles são as águas termais. Sugiro reservar esta atividade se for a Sirmione em 1 dia mais fresco. Você pode comprar o pacote de 2 ou de 5 horas que dá direito a permanência com uso das piscinas em frente ao lago. Visite o site oficial do Terme di Siomione.

9. Sítio Arqueológico Grotte di Catullo
A vila romana construída no final do século 1 antes de Cristo é o exemplo mais importante de residência da alta classe romana não só em Sirmione, mas em todo norte da Itália. Além das ruínas, a gente caminha por um jardim grande de oliveiras e visita o museu que guarda objetos encontrados durante as escavações. O ingresso custa €10 e só aceitavam dinheiro quando fui, em junho de 2025. Como mencionei antes, a subidinha até sua entrada, nos meses quentes, pode ser cruel, então tome o trenzinho que sai da pracinha em frente ao Parco Don Lino Zorzi e das termas.


Uma parte do jardim de oliveiras tem um terraço de onde se avista a praia mais bonita de Sirmione, a Jamaica. Se preferir, pode ver a praia e o sítio arqueológico a bordo de uma lancha, tema do próximo item.

10. Passeio de barco
Há muitas opções de passeios de barco em todo o Lago di Garda. Quando conhecemos Sirmone em 2013, fizemos um em volta do castelo, apenas. Sugiro um mais completo, que chegue até o sítio arqueológico. Nosso parceiro Tiqets vende os ingressos antecipadamente, pelo mesmo preço do local.
Para conhecer melhor Sirmione a partir do lago, programe-se e compre com antecedência este passeio comercializado pela Get your Guide com 25 min de duração. Ele sai do porto em frente ao castelo, segue até o sítio arqueológico. Não é um tour com guia, é um passeio de barco.

Para quem tem mais que 1 dia em Sirmione: onde ficar?
Quem escolhe passar a noite em Sirmione e quer ter uma experiência 5 estrelas, a melhor opção é o Villa Cortine. Ambientes requintados de mármore e afrescos, quartos bem decorados e amplos e um jardim imenso com vista do lago. Já pensou sua lua de mel num lugar assim?!

Um pouco menos palacial, o Hotel Eden também tem bons atrativos e atende quem prefere decoração mais contemporânea – e preços mais baixos.

Onde comer em Sirmione
Não faltam opções, mas escolhemos o Ristorante San Lorenzo pelo ambiente. A média de custo dos primi piatti é de 18 euros.

Para quem tem apenas 1 dia em Sirmione e tem pressa, os sanduíches também não decepcionam. Provamos esse no Cristallo food & wine, e estava delicioso!

Caso você tenha mais que 1 dia em Sirmione, vale investir num jantar com terraço de frente para o lago, como o L’Arcimboldo Ristorante.
Já esteve em Sirmione? Se tiver alguma dica, deixe nos comentários, ela pode ajudar outros viajantes. Ou tire sua dúvida fazendo uma pergunta nos comentários. Boa Sirmione para você!








