Para os não iniciados na cultura árabe, como eu era até visitar o Catar, souqs são os tradicionais e milenares centros comerciais em cidades do Oriente Médio e Norte da África. O Souq Waqif de Doha é, na minha opinião, o lugar mais legal da cidade e neste post vou mostrar tudo o que há pra fazer por lá, onde comer e ficar.
Mistura da organização impecável do Catar com a perfeição estética dos parques da Disney, e em algumas áreas a baguncinha da Rua 25 de Março ou Saara, respectivamente regiões de comércio popular em SP e Rio. Esta é a minha definição do Souq Waqif. Mas continue lendo e tenha mais do que uma definição.
O centenário souq de Doha leva este nome porque os vendedores exibiam seus produtos em pé (waqif = ficar em pé) nas entradas dos mercados. Quando era um mercado tradicional, o Souq Waqif reunia beduínos e locais para troca de produtos e socialização, facilitados pelo então acesso direto ao mar.
Em 2003 um incêndio destruiu a maior parte do mercado mais antigo do Catar, que já estava em desuso devido aos shopping centers modernos. Foi a deixa para uma reforma profunda, mas que se parecsse com o original do século 19, sem perder o tempero dos mercados árabes. Literalmente – aquele estereótipo de sacos de temperos multicoloridos pode ser encontrado ali, rendendo fotos lindas, cheias de cores, que servirão para relembrar os momentos de um dia em Doha.
Mas as cores se exibem também em vestidos, tecidos, tapeçarias. Os brilhos surgem nas jóias de ouro e prata. Mas quem brilha mesmo são os objetos expostos na área de artesanato, onde adagas, jarros, lanternas encantam principalmente os turistas.
Como assim? A maioria não é de turistas? Sim e não. À noite é certo encontrarmos mais turistas, principalmente na área dos restaurantes, mas encontramos muitos ‘locais’ circulando e fazendo compras de roupas e tecidos e nos arredores dos estábulos.
Ao caminhar pelo Souq Waqif você se lembrará da cena em que Aladdin foge da guarda real e usa as vigas de madeira sobressalentes das fachadas para escapar. Ou devido à textura e cores pálidas. Ou pelo labirinto de ruelas estreitas. Só que tudo incrivelmente limpinho e seguro. E o que está mais com cara de velhinho é proposital, como as luminárias dos corredores cobertos e estreitos.
Leia também: O que Fazer em Doha e outras dicas
Hotel no Souq Waqif
Sim, tem opção de hospedagem ali dentro, o Souq Waqif Boutique Hotels by Tivoli, onde ficamos. Além da ótima localização, os quartos são decorados em estilo árabe, assim como a arquitetura. Não é apenas um prédio, mas vários.
Pra mim a primeira noite foi mágica. O quarto tinha janela dupla, na parte interior era de vidro e na exterior de treliça de madeira, estilo típico árabe, para preservar a imagem das mulheres. E a vista era esta da foto abaixo, o Souq Waqif de madrugada.
Falo mais sobre o hotel e outras sugestões no artigo
Onde ficar em Doha, Catar: seleção de hotéis bairro a bairro com preço$
O que comprar no Souq Waqif
Você encontrará objetos bem legais em lojas de antiguidade, como jarros, lâmpadas do tipo das de Aladdin, luminárias de mosaico maravilhosas. Muitos cachecóis de seda e cashemere, tapetes, tecidos, roupas ocidentais e tradicionais. E é surreal ver as joalherias, com peças lindas, algumas enormes, que chegam a pesar 1 kg, em geral oferecidas como presente de casamento.
E o melhor, é tudo setorizado: área têxtil, de pets, de jóias, restaurantes, aves, cavalos. A foto abaixo dá uma ideia de como é uma rua interna do souq, com luminárias antiguinhas e forro de palha.
Nós compramos lembrancinhas lá, como echarpes de pashmina, deliciosas tâmaras e baklawa, doces típico árabe, no Al Hallab Sweets. Como ainda iríamos para o Egito e lá nossa franquia de bagagem nos voos domésticos seria de apenas uma mala, não pudemos comprar nada que fizesse volume.
Mapa do Souq Waqif
O mapa abaixo mostra toda a área do Souq, a localização de hotéis, tipos de comércio e área de restaurantes. Estacionamento é no subsolo e os pontos de taxi estão sinalizados em azul claro.
Mas eu fiz um mapa com as principais atrações de Doha onde estão demarcadas as estações de metrô e do tram e os estádios de futebol onde acontecerão os jogos da Copa do Mundo 2022. Para recebê-lo gratuitamente e salvar na nuvem para usar por lá, assine o Mulher Casada Viaja e deixe o comentário ao final deste post:”quero receber um mapa exclusivo de Doha!”.
O que Fazer no Souq Waqif
Além de se perder – literalmente – pelos becos do mercado, para olhar os produtos ou comprar souvenirs, confira o que fazer no Souq Waqif.
Centro de Artes do Souq Waqif
Instalado na área dos restaurantes, não deixe de entrar no estonteante corredor deste centro. Trata-se de uma galeria de arte onde estão expostas obras de pintura e escultura e não é difícil encontrar algum artista trabalhando no local. Os azulejos das colunas e paredes são lindos, mas o destaque fica para o corredor de pé direito duplo decorado com lustres de mosaicos de vidro.
Le Pouce, de César Baldaccini
A exemplo da escultura do polegar gigante do artista francês César Baldaccini fincado no distrito la Défense de Paris, na rua dos café e restaurantes do Souq Waqif você encontrará um dedão do mesmo artista. Eu não gosto, confesso, mas não tem como passar por ali e não notá-lo. Aliás, Doha tem várias esculturas meio esquisitas para meu gosto. Eu queria muito ter visto uma série de esculturas chamadas The Miraculous Jorney, que apresenta o processo intrauterino de desenvolvimento humano.
Fotografar os artigos típicos
Vestidos típicos, jarros, lamparinas (como as do Aladin!), garrafas de vidro de Coca-Cola em árabe, luminárias de mosaico de vidro, temperos, um mundo novo para aqueles que nunca estiveram em um país árabe.
Comer nos cafés e restaurantes no Souq Waqif
O Souq Waqif é também o melhor lugar para escolher um restaurante em Doha, devido à oferta e concentração deles. E não tem restaurante de rede ocidental, não! Foi tão bom estar num lugar novo com a sensação de tudo ser novo. Nem um Mc, nem um Starbucks (eu pelo menos não vi)! Além disso, é um lugar onde as culturas se misturam, e tem gente de todo o mundo, inclusive do Catar ehehe.
Os restaurantes abrem para almoço e fecham por volta das 23h. A happy hour é de shisha, o narguilé, pois álcool só é oferecido nos restaurantes de hotéis, que têm licença para isso. É preciso apresentar o passaporte e pagar mais caro, reflexo da permissão concedida pelo governo.
Não deixe de ler Viagem ao Catar: dicas essenciais e evite perrengues. O Catar é um país muçulmano conservador e tem regras rígidas.
Fizemos reserva num restaurante iraniano, que não tinha me fisgado pelo estômago, mas pelos olhos. O Parisa é lindo, todo colorido e brilhante. Mas cancelei a reserva porque no dia o jetlag bateu forte e fomos cedo para a cama. A sorte é que eu tinha passado lá durante o dia e fiz umas fotinhos.
Muitos restaurantes e cafés têm mesas externas, e vi aparelhos grandes de ar condicionado para aproveitar esse espaço mesmo no verão. Nós comemos num desses, o Al Adhamiyah Iraqi. Gastamos QAR106 em uma entrada com pão pita e as tradicionais pastas parabes(QAR 45), suco de laranja (QAR18x2) e uma porção de 3 kibes, que lá se fala kobba, saiu por QAR25.
Dar uma passadinha no Falcon Souq (Mercado dos Falcões)
Uma parte do Souq Waqif que não gostei é a dos falcões, onde esses pássaros são comercializados, bem como produtos e serviços relacionados. Tem até um hospital para falcões! Algumas dessas aves ficam no meio da praça, com a cabeça coberta sob o sol inclemente, presos a uma curta corrente e encapuzados. Que dó. Outros ficam dentro de lojas, como os da foto abaixo:
Mas tanto como os camelos e cavalos, os falcões fazem parte da histórida do Catar, então é natural que o pássaro também estivesse no Souq Waqif, onde inclusive ocorrem eventuais leilões onde são comercializados por milhares de dólares.
As primeiras dicas de Doha eu pesquisei com o Fabrício do blog Vou na Janela, mas recorri a sites gringos, também. Vou contar uma história rápida. Lendo em Inglês, um artigo dizia que quase todo homem no Catar já teve ou tem um Falcon (= falcão). Adivinha se eu primeiro não pensei no boneto Falcon e achei mega estranho homens adultos terem um boneco barbudo estilo Rambo! OK, tem um motivo justo: em sempre usei a palavra hawk para falcão. Convenci? rsrs
No Souq Waqif tem uma área dedicada a outros pássaros e animais pequenos e grandes, como camelos e cavalos.
Como Chegar ao Souq Waqif
A linha de metrô mais próxima do souq é a Gold Line, e você desce na estação Souq Waqif. Nós andamos bastante de Uber, uma boa opção, já que é bem econômico. Leia mais sobre como se deslocar em Doha em O que fazer em Doha.
Melhor Hora para Visitar o Souq Waqif
Mesmo que você não compre nada, reserve uma horas ao final do dia para passear no Souq Waqif, quando as ruas ficam mais movimentadas. Aproveite também para jantar, pois há muitas opções, e o Souq Waqif fica lindo à noite. Pela manhã quase tudo está fechado, evite. Como estávamos hospedados ali, estivemos lá mesmo nesse horário. Abaixo, estou sentada perto do mercado de falcões, me recuperando de um episódio de pressão baixa, devido ao calor intenso.
Espero que você tenha tido uma ideia de como é o Souq Waqif. Não deixe de visitá-lo quando for a Doha, nem que seja por apenas algumas horas, aproveitando uma conexão longa.
Respostas de 30
A linha de metrô mais próxima do souq é a Gold Line, e você desce na estação Souq Waqif.
”quero receber um mapa exclusivo de Doha!”.
Oi, Bruno, mapa enviado para seue email
Oi Marcia, parabéns pelo conteúdo!
Sabe me informar como posso fazer reserva para jantar no Parisa Souq Waqif?
Obrigado
Oi, Renato, fui buscar na minha caixa de emails, este aqui: dining.sharq@ritzcarlton.com
O cardápio eles enviaram neste link:: https://bit.ly/ParisaSharq
Olá! Gostaria de receber o mapa de Doha.
Enviado, Beatriz