17 Mile Drive, rota panorâmica na HWY-1


A 17 mile Drive é uma rota circular de 27 km dentro de um condomínio classudo entre Monterey e Carmel, um dos trechos mais bonitos da HWY-1, estrada litorânea da Califórnia. Neste post aponto os principais atrativos e dou dicas para você chegar lá sem surpresas ruins.

A primeira dica é que para rodar pela 17-mile Drive é preciso pagar uma taxa que atualmente custa $10.75 por veículo, abatida do consumo superior a $35 em um dos restaurantes do condomínio, se for o caso.

Para ter acesso à 17-mile dr., entre por uma das 4 portarias. Nós entramos pela Pacific Grove, a mais próxima de Monterey, e saímos pela Carmel. As portarias abrem do nascer ao por do sol, todos os dias, exceto quando há torneios de golfe. Confira as datas no site Pebble Beach.

Caso você não queira pagar a taxa, pode acessar a pé, pela praia Asilomar, e aí caminhar em direção à Spanish Bay, por exemplo, em pouco mais de 30 minutos. Ou alugar uma bike em Monterey com nosso parceiro Get your Guide e acessar qualquer portaria. As bicicletas são elétricas e eles fornecem também o capacete. Motocicletas não são permitidas.

Confira o que fazer nas cidades da Califórnia, leia relatos de passeios e outras dicas, como roteiro, informações para dirigir, etc, na página-índice Califórnia

O que ver na 17-Mile Drive

Mesmo que você não queira gastar pouco mais de 500 dólares para jogar golfe ali, ou mais de mil por noite para se hospedar neste exlcusivo pedacinho da Califórnia, vale a pena reservar 3 ou 4 horas para este roteiro pela 17-Mile Drive. Afinal, a natureza consegue ser mais atraente do que qualquer coisa feita pelo homem – ou deveria.

Entrando pela Pacific Grove Gate, siga em frente pela floresta de pinheiros e ciprestes até a segunda rua à direita, que te levará à praia Spanish Bay.

Listei os pontos mais interessantes, mas há outros, conforme mostra o mapinha abaixo:

Spanish Bay

Paramos o carro no estacionamento em frente à praia e caminhamos um pouco na passarela de madeira construída sobre a areia branquinha. A passarela tem 4,5km de extensão, uma boa opção para caminhar ou correr. É uma praia bonita, de areia branquinha e pedras claras, dominada por gaivotas.

17 Mile drive

Point Joe

Todos os mirantes têm identificação e contam um pouco sobre o local. A flora e fauna também ganham placas informativas (só em Inglês).

Um senhor muito simpático, provavelmente amante dos animais marinhos, ofereceu seu poderoso binóculo para avistarmos leões marinhos nas pedras distantes. Ao longo da HWY-1 veríamos muitos deles pertinho, principalmente em La Jolla, San Diego.

17 Mile drive
17 Mile drive
Minha filha enganando um esquilo, que provavelmente recebe muita comida dos turistas

Este trecho entre Point Joe e Seal Rock tem mesas para piquenique, mas como as gaivotas dominam a região, leve alguma coisa para forrar a mesa.

17 Mile drive

Bird Rock

Um bom par de binóculos ajudariam a localizar as espécies que dividem a rocha: pelicanos, gaivotas, leões marinhos, e nas algas as espertas lontras.

Aproveite e use o único banheiro público da 17-mile drive em Bird Rock.

17 Mile drive

The Lone Cypress

Um dos lugares mais movimentados da 17-mile drive, é o observatório Lone Cypress, cipreste solitário. OK, é uma árvore centenária, está ali há 250 anos, sobreviveu a um incêndio em 1984. Mas realmente, não entendo por que tanta fama. Fizeram dela um símbolo de resiliência pois resistiu a um incêndio. Americano sabe vender. Penso em nossa linda Mata Atlântica, nas árvores majestosas da Amazônia. Que pena não sabermos vender turismo…

17 Mile drive

Os Ciprestes de Monterey já estiveram perto da extinção e agora são encontradas em muitos lugares. Atingem 20 metros e vivem até 300 anos.

Esta área tem bons assuntos para fotos, com os relevos e texturas, pena que o dia estava muito nublado.

The Lodge at Pebble Beach

As praias e mirantes são os principais atrativos, mas há quem curta avistar as casas de veraneio e os campos de golfe ou brincar de ser rico nos corredores do The Lodge, que é aberto ao público. Eu fui e saí rapidinho, só usei o banheiro. Afinal, até o relógio é Rolex!

O The Lodge é um complexo que reúne hotel (diárias começam em mil dólares), restaurantes, campos de golfe, lojinhas, tudo muito luxuoso. Na verdade paramos ali para abastecer o carro, mas sugiro que você faça isso em Monterey, pois foi mais caro.

Onde Comer na 17-Mile Drive (e reembolsar a entrada ehehe)

Caso você não queira fazer picninc, em Spanish Bay há dois restaurantes e no The Lodge at Pebble Beach há várias opções.

Vale a pena visitar a 17 Mile Drive?

Eu acho que vale, sim. Você não ‘perde’ muito tempo, nem muito dinheiro, e se gosta de fotografar natureza e belas paisagens com certeza vai gostar. É imperdível? Não. Se você tiver pouco tempo na Califórnia, é um lugar que dá pra riscar do roteiro.

Quando publiquei este texto, ainda não havia postado o HWY-1 Califórnia: a icônica roadtrip de São Francisco a Los Angeles, então por favor vá até a página-índice Califórnia e encontre atualizações.

Planeje sua Viagem aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – e posts como este levam muitas horas e às vezes dias até serem publicados.

Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B
Passagens Promo: pesquise e reserve passagens aéreas nacionais e internacionais
Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% em seguro viagem para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu simcard internacional e receba em casa antes de sua viagem
– para ingressos de atrações, excursões e tours, temos 2 opções para você escolher: a Get your Guide e a Tiqets.


11 COMENTÁRIOS

  1. Ai, que sonho viajar pela Califórnia, iríamos fazer esta viagem em 2020, mas com a pandemia deu ruim, infelizmente.
    Vi seu vídeo chegando ao Yosemite Park e adorei seu grito de alegria e animação, ainda hei de realizar este sonho também.
    Com certeza irei incluir a 17 mile drive, rota panorâmica na HWY1 em nosso roteiro, depois de ler este post, que delícia de inspiração.

    • Yosemite é um lugar para onde eu voltaria sempre, se pudesse. Vai dar certo agora, Gisele, com a vacina estamos mais seguros. Sim, não deixe de fazer a HW-1 no sentido San Fran-LA.

  2. Que post incrível, já estive na Califórnia a muitos anos atrás, morro de vontade de voltar e com certeza dessa vez incluiria a 17 mile drive ☺️

  3. Que lugar incrível na Califórinia! Eu amei a árvore centenária, achei maravilhosa! E fiquei com dó do esquilo enganado haha!

    • Tadinho, né? Minha filha adora bichinhos, mas como a gente evita alimentá-los, foi o jeito que ela encontrou de se aproximar.

    • Sim, é bem bonito, Adriana, ainda mais ao vivo, mas para quem tem pouco tempo na Califórnia, existem outros lugares para favorecer.

  4. Marcia, adoro ler seus posts . Quando já visitamos o destino é uma forma de matar as saudades e quando ainda não conhecemos é uma inspiração. Já percorri essa estrada 2 vezes e gostei demais de tudo : apreciar a natureza principalmente. Gostaria muito de revisitar a Califórnia. Beijocas

    • Obrigada Lílian, você é muito gentil. É uma delícia revisitar nossos destinos, mesmo que virtualmente. Abraços

  5. A 17 Mile Drive é tão curtinha que não tem como deixar passar, né? Sobretudo com esse tanto de beleza juntinha em apenas 27km. Amei as dicas sobre os horários, acessos e valores. Tudo completinho !

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui