A 17 mile Drive é uma rota circular de 27 km dentro de um condomínio classudo entre Monterey e Carmel, um dos trechos mais bonitos da HWY-1, estrada litorânea da Califórnia. Neste post aponto os principais atrativos e dou dicas para você chegar lá sem surpresas ruins.
A primeira dica é que para rodar pela 17-mile Drive é preciso pagar uma taxa que atualmente custa $10.75 por veículo, abatida do consumo superior a $35 em um dos restaurantes do condomínio, se for o caso.
Para ter acesso à 17-mile dr., entre por uma das 4 portarias. Nós entramos pela Pacific Grove, a mais próxima de Monterey, e saímos pela Carmel. As portarias abrem do nascer ao por do sol, todos os dias, exceto quando há torneios de golfe. Confira as datas no site Pebble Beach.
Caso você não queira pagar a taxa, pode acessar a pé, pela praia Asilomar, e aí caminhar em direção à Spanish Bay, por exemplo, em pouco mais de 30 minutos. Ou alugar uma bike em Monterey com nosso parceiro Get your Guide e acessar qualquer portaria. As bicicletas são elétricas e eles fornecem também o capacete. Motocicletas não são permitidas.
Confira o que fazer nas cidades da Califórnia, leia relatos de passeios e outras dicas, como roteiro, informações para dirigir, etc, na página-índice Califórnia
O que ver na 17-Mile Drive
Mesmo que você não queira gastar pouco mais de 500 dólares para jogar golfe ali, ou mais de mil por noite para se hospedar neste exlcusivo pedacinho da Califórnia, vale a pena reservar 3 ou 4 horas para este roteiro pela 17-Mile Drive. Afinal, a natureza consegue ser mais atraente do que qualquer coisa feita pelo homem – ou deveria.
Entrando pela Pacific Grove Gate, siga em frente pela floresta de pinheiros e ciprestes até a segunda rua à direita, que te levará à praia Spanish Bay.
Listei os pontos mais interessantes, mas há outros, conforme mostra o mapinha abaixo:
Spanish Bay
Paramos o carro no estacionamento em frente à praia e caminhamos um pouco na passarela de madeira construída sobre a areia branquinha. A passarela tem 4,5km de extensão, uma boa opção para caminhar ou correr. É uma praia bonita, de areia branquinha e pedras claras, dominada por gaivotas.
Point Joe
Todos os mirantes têm identificação e contam um pouco sobre o local. A flora e fauna também ganham placas informativas (só em Inglês).
Um senhor muito simpático, provavelmente amante dos animais marinhos, ofereceu seu poderoso binóculo para avistarmos leões marinhos nas pedras distantes. Ao longo da HWY-1 veríamos muitos deles pertinho, principalmente em La Jolla, San Diego.
Este trecho entre Point Joe e Seal Rock tem mesas para piquenique, mas como as gaivotas dominam a região, leve alguma coisa para forrar a mesa.
Bird Rock
Um bom par de binóculos ajudariam a localizar as espécies que dividem a rocha: pelicanos, gaivotas, leões marinhos, e nas algas as espertas lontras.
Aproveite e use o único banheiro público da 17-mile drive em Bird Rock.
The Lone Cypress
Um dos lugares mais movimentados da 17-mile drive, é o observatório Lone Cypress, cipreste solitário. OK, é uma árvore centenária, está ali há 250 anos, sobreviveu a um incêndio em 1984. Mas realmente, não entendo por que tanta fama. Fizeram dela um símbolo de resiliência pois resistiu a um incêndio. Americano sabe vender. Penso em nossa linda Mata Atlântica, nas árvores majestosas da Amazônia. Que pena não sabermos vender turismo…
Os Ciprestes de Monterey já estiveram perto da extinção e agora são encontradas em muitos lugares. Atingem 20 metros e vivem até 300 anos.
Esta área tem bons assuntos para fotos, com os relevos e texturas, pena que o dia estava muito nublado.
The Lodge at Pebble Beach
As praias e mirantes são os principais atrativos, mas há quem curta avistar as casas de veraneio e os campos de golfe ou brincar de ser rico nos corredores do The Lodge, que é aberto ao público. Eu fui e saí rapidinho, só usei o banheiro. Afinal, até o relógio é Rolex!
O The Lodge é um complexo que reúne hotel (diárias começam em mil dólares), restaurantes, campos de golfe, lojinhas, tudo muito luxuoso. Na verdade paramos ali para abastecer o carro, mas sugiro que você faça isso em Monterey, pois foi mais caro.
Onde Comer na 17-Mile Drive (e reembolsar a entrada ehehe)
Caso você não queira fazer picninc, em Spanish Bay há dois restaurantes e no The Lodge at Pebble Beach há várias opções.
Vale a pena visitar a 17 Mile Drive?
Eu acho que vale, sim. Você não ‘perde’ muito tempo, nem muito dinheiro, e se gosta de fotografar natureza e belas paisagens com certeza vai gostar. É imperdível? Não. Se você tiver pouco tempo na Califórnia, é um lugar que dá pra riscar do roteiro.
Quando publiquei este texto, ainda não havia postado o HWY-1 Califórnia: a icônica roadtrip de São Francisco a Los Angeles, então por favor vá até a página-índice Califórnia e encontre atualizações.
Respostas de 11
Marcia, adoro ler seus posts . Quando já visitamos o destino é uma forma de matar as saudades e quando ainda não conhecemos é uma inspiração. Já percorri essa estrada 2 vezes e gostei demais de tudo : apreciar a natureza principalmente. Gostaria muito de revisitar a Califórnia. Beijocas
Obrigada Lílian, você é muito gentil. É uma delícia revisitar nossos destinos, mesmo que virtualmente. Abraços
A 17 Mile Drive é tão curtinha que não tem como deixar passar, né? Sobretudo com esse tanto de beleza juntinha em apenas 27km. Amei as dicas sobre os horários, acessos e valores. Tudo completinho !