A primeira vez que vi Riva del Garda foi assim: do alto, da estrada, depois de passar o dia em Sirmione e Limone sul Garda (links para os artigos com dicas desses e de outros lugares do Lago di Garda ao final deste post). Sem tempo, seguimos adiante até Ortisei, nas Montanhas Dolomitas, e apenas 6 anos depois conseguimos retornar a Riva, conhecer um pouco dela, e agora deixo dicas para você ir, também.

O que fazer no centro histórico de Riva del Garda
Riva tem um belo centro histórico, exclusivo para pedestres e completmente plano. Percorrer suas ruas é como uma caça ao tesouro: vamos reconhecendo vestígios arquitetônicos de períodos e povos que dominaram a região, como os Scala, os Visconti, o reino Veneziano e o império austro-húngaro.



Nesta busca, às vezes a gente se engana, como aconteceu na Piazza delle Erbe. Embora lembre um mercado medieval, é de 1928, reproduzindo elementos como o pórtico com arcos e fonte. Foi construída no lugar de casas demolidas por danos sofridos durante a guerra.

Ao redor da Piazza 3 Novembre, fica a Torre Apponale, construída em 1220, e os palazzo Pretorio e del Comune, além da fortaleza La Rocca. Se tiver fôlego, suba os 165 degraus da Torre Apponale (€2) para ver Riva do alto e o belo lago di Garda.
A Rocca di Riva é um castelo medieval (1124) localizado em ilha artificial ligada por uma ponte. Hoje abriga o MAG (Museu Alto Garda). Seu acervo inclui objetos arqueológicos e de arte regional, e o site tem visita virtual.


Porta San Giuseppe foi uma igreja, mas hoje a porta serve como passagem entre o centro históricoe a área moderna de Riva. No interior, colunas de mármore e um afresco na abóbada do teto.
A poucos metros, na Piazza Cavour, fica a porta di San Michele, atravesse-a para mais duas coisas que não se deve deixar de fazer em Riva del Garda.


Da porta já é possível avistar a igreja dell’Inviolata, do início do século 17, considerada uma das igrejas mais bonitas de Trentino.

Poucos metros antes da igreja, você verá à esquerda uma cobertura baixa cercada por grades, que visam proteger um tesouro arqueológico: ruínas de termas romanas descobertas durante a construção do estacionamento subterrâneo.
O que fazer em Riva del Garda fora do centro histórico
Fortes e fortalezas
A apenas 3 km do centro de Riva del Garda, interessados em História da Primeira Guerra Mundial podem conferir numa visita guiada o Forte Garcia, construído pelo império austro-húngaro no Monte Brione.
Séculos mais antigo é o Bastião de Riva, uma fortaleza do século XVI na colina, que pode ser alcançada em trilha de 30 minutos ou funicular (8€ ida e volta). Abre de meados de março a meados de novembro e tem entrada gratuita. Estava na minha lista de coisas para fazer em Riva del Garda, mas acabamos optando por conhecer dois lagos ao norte de Riva.

Lagos perto de Riva del Garda
Mesmo que você tenha apenas poucas horas em Riva del Garda, se estiver de carro sugiro um passeio até o lindo Lago di Tenno. São apneas 12 km, e você pode ir pela estrada SP 37 e voltar pela 421, para curtir paisagens diferentes, passando por pequenas fazendas e vilarejos autênticos, como o Canale di Tenno. Chegamos no final de tarde, estava bem vazio, mas não tive tempo de curtir a ponte suspensa de 120 metros que fica na margem norte do lago. Saiba que há uma escadaria para chegar ao nível do lago.
Se tiver uma tarde inteira, dá pra esticar até outro lago maravilhoso, já aos pés das Montanhas Dolomitas, o Lago Molveno. Este é maior que o Teno, e fica na cidade de mesmo nome, com boa estrutura hoteleira e de restaurantes. O link acima tem dicas de nosso passeio.


Trilhas em Riva del Garda
Um bom motivo para eu voltar a Riva del Garda é para percorrer os 11 km do Sentiero del Ponale, aberto a ciclistas e pedestres. E se você é praticante de trilhas mais ddesafiadoras, dê uma olhada na Punta Larici. Veja detalhes no site Outdooractive.

Parques perto de Riva del Garda
A Cascate del Varone é uma atração popular do Garda. Trata-se de um jardim botânico com uma passarela que leva a cascatas.
Outas dicas de Riva del Garda
- Para chegar: alugar um carro é a maneira mais fácil para se locomover pelo Lago di Garda e aproveitar bem o dia.
- A balsa que navega o Lago di Garda também pode ser usada para chegar a Riva. De Peschiera del Garda, ao sul do lago, são mais de 4 horas de viagem. De Limone são apenas 50 minutos.
- Estacionar: tem vários estacionamentos públicos (pagos) em Riva del Garda, tente o Terme Romane ou o Parkplatz Riva Centro. O Monte Oro, que fica perto do funicular para o Bastião é bastante procurado.
- O Hotel centrale é uma boa opção para ficar, tem ótimas localização e avaliações. Para uma estadia 5 estrelas, aposte no Lido Palace.
Mais dicas do Lago di Garda
- Sirmione em 1 dia: 10 coisas para fazer e outras dicas
- Limone sul Garda, aquela da ciclovia
- Que cidades visitar no Lago di Garda
- Malcesine
Ficou com vontade de conhecer Riva del Garda? Confesso que não é a cidade mais charmosa do Lago di Garda que conheci, mas eu voltaria se tivesse a chance.