atualizado em agosto/22
Desculpe se você chegou aqui imaginando que eu daria dicas do tipo: “leve uma manta e estique-a num cantinho da sala de embarque para deitar-se e durma agarrado a seus pertences”. Nos meus vinte anos estava ocupada trabalhando e estudando, nos 30 somei à rotina insana a criação de uma filha e hoje, nos 40, meu corpo pede conforto e segurança, e não me vejo dormindo no aeroporto, embora já tenha feito isso – e claro odiei, porque não tive estas opções que compartilho aqui. E tenho como provar, olha eu dormindo no aeroporto de Santiago, quando tive a sorte de achar duas poltronas sem descanso de braço:
Você verá que as opções para dormir no aeroporto vão além de um hotel perto do terminal. São cápsulas, cabines ou pequenos quartos onde você pode dormir com privacidade e segurança – e algum conforto. O nome para este tipo de “comodidade” pode variar, assim como os preços, tamanhos e serviços prestados. Alguns são claustrofóbico, outros meras poltronas reclináveis com uma cobertura, enquanto outros assemelham-se a quartos de hotel simples, com TV, banheiro privativo e serviço de despertar. O que todos têm em comum é o fato de o custo ser calculado por hora, não por diária, como em um hotel – e todos ficam a passos do portão de embarque. Algumas têm isolamento acústico e as “5 estrelas” possuem uma música que potencializa o tempo de sono, garantem os desenvolvedores.
Segue a relação dos aeroportos que disponibilizam este tipo de serviço, com links para páginas onde você encontrará todas as informações de que precisa (em Inglês). Basta clicar sobre a cidade.
Onde dormir em aeroporto na Europa
Em geral, os aeroportos internacionais da Europa ou estão bem próximos do centro ou têm transporte público que facilitam o acesso ao centro da cidade, e eu acho uma ótima maneira de passear durante uma conexão longa. Mas se você preferir descansar, veja onde pode esticar o esqueleto.
Na Alemanha, a rede NapCabs é bem legal porque não exige a antecedência do horário de checkout, desde que limitado a 24 horas de uso. Eles estão nos aeroportos de Munique, Frankfurt e Berlin, na Alemanha.
Para quem tem longas horas entre um voo e outro nos aeroportos de Amsterdã, Londres (Gatwick), Paris ou Istambul, pode optar por uma das cabines do YotelAir.
A rede Zzzleepadgo tem cabines no Aeroporto Malpensa, em Milão, que você pode reservar pelo Booking.com.. Os aeroportos de Verona, Torino e Orio também dispõem desta comodidade.
Onde dormir no aeroporto nos Estados Unidos e México
A Minute Suites está presente em vários aeroportos: Atlanta, Baltmore, Dallas, La Guardia (Nova Iorque), Nashville, Detroit e Philadelphia. São pequenas cabines, mas muito mais confortáveis que as cápsulas, veja foto abaixo:
O terminal 5 do JFK, de Nova Iorque, conta com cápsulas da Go Sleep.
Se você tiver uma conexão longa e não puder ou não quiser sair do aeroporto da Cidade do México, as cápsulas super futuristas do Izzzleep estão no terminal 1. Mas caso você tenha umas 5 horas de conexão, saiba O que Fazer na Cidade do México durante conexão longa e como é seu aeroporto.
Dormindo em Aeroporto na Ásia
A rede Sleep’n Fly tem diferentes opções de acomodação que vão de cabines individuais ou familiares a cápsulas. É possível fazer a reserva online para os aeroportos de Dubai e Doha.
Leia também: Onde ficar em Doha, Catar: seleção de hotéis bairro a bairro com preço$
Se você tiver uma conexão longa em Singapura, confira as opções do YotelAir, que vão de cabines com 10m2 a 21m2.
Dormindo nos aeroportos brasileiros
O Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo) dispõe de cabines no terminal 2 (desembarque doméstico), da rede Slaviero, o Fast Sleep.
Durante a pandemia Covid-19, as cabines do mezanino do terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos estavam desativadas, mas mesmo assim eu fiz um registro:
Os aeroportos da cidade maravilhosa não dispõem de cabines ou cápsulas, mas há um hotel simples dentro do Galeão.
A rede Siestabox conta com cabines nos aeroportos de Brasília, Campinas e Recife
Lembre-se de confirmar no site se a opção de cápsula ou cabine ainda existe. Da época em que publiquei este post(2016) até sua atualização em 2022, alguns aeroportos tinham desativado o serviço e outros o receberam.
Você já se viu em uma cápsula ou cabine dormindo no aeorporto? Eu evito conexões longas durante a noite ou quando não há possibilidade de visitar a cidade, mas acho uma ótima opção para descansar entre um voo e outro.
Respostas de 4
dormi nas cabines sonecas em Recife na rodoviária e no aeroporto, achei excelente, ar cond, tv, internet, cama confortável… se pensar que para sair do aeroporto nas cidades brasileiras e se arriscar num táxi ou perder o voo ou a conexão, é bem melhor ir para as cabines.
Paulo, muitas vezes é melhor mesmo ficar no aeroporto. Obrigada por seu comentário. Tenho certeza que ajudará outros viajantes.