O que Fazer na Cidade do México durante conexão longa e como é seu aeroporto

Saiba o que fazer na Cidade do México durante conexão longa – ou para um roteiro de poucas hotas no centro. Encontre também informações sobre seu aeroporto, como chegar ao centro, como é a imigração e outras.

cidade do mexico que fazer

Aproveitamos uma conexão longa na Cidade do México para conhecer um pouco de seu centro histórico. A princípio ela aconteceria no voo de retorno do Canadá e seria de 10 horas. Esse tempo seria suficiente para conhecer as Pirâmides de Teotihuacan e talvez dar uma passadinha no centro histórico. Mas a Aeromexico cancelou nosso voo e depois de uma semana de tensão e algum bate-boca conseguimos finalmente que nos incluíssem num voo parecido com o que havíamos comprado. Apesar disso, perdemos a conexão longa – e o passeio às pirâmides.

Se você tiver tempo para ir ao sítio arqueológico de Teotihuacan, não perca esta chance. Caso prefira ir acompanhado de um guia, com traslado a partir do hotel, veja este tour da Get your Guide, com guia em espanhol ou inglês e duração de 9 horas. Confira outras atividades, como voar de balão sobre o sítio arqueológico

que fazer Cidade do México

O Aeroporto da Cidade do México

aeroporto cidade mexico

O aeroporto Aeroporto Internacional Benito Juaréz está localizado a 10 km do centro e possui 2 terminais. Um monorail gratuito liga os dois terminais a cada 10 minutos. As estações ficam no portão 6 do Terminal 1 e no portão 4 do terminal 2. Eu tinha feito direitinho minha lição de casa, mas estava tão nervosa por causa da semana estressante e do receio de não conseguir embarcar em cada um dos voos em que fomos realocados que esqueci desse monorail. Pedi informação a um funcionário que me indicou tomar um ônibus para ir ao outro terminal. Tenho a impressão de que fui enganada e não precisava ter pago 1 dólar para isso.

traslado cidade mexico

A área de desembarque me causou uma péssima impressão. Tudo sujo! Sério, sabe bolas de poeira rolando pelo chão igual a feno em filme western?. As filas de imigração eram enormes, mas isso a gente encara nos Estados Unidos, também. Placas de proibido isso ou aquilo (não vou entrar em detalhes de neurolinguística) também contribuem para uma recepção nada calorosa. Talvez por isso, quando cheguei horas depois em Calgary, quase dei uma de papa e beijei o chão! Tão lindo, imaculado, perfeito e com gente atenciosa e competente!

Mas há pontos positivos no aeroporto: grande oferta de lojas, serviços e restaurantes. Aliás, me diverti nas lojinhas, com os souvenirs de Frida Kahlo e das lutas livres mexicanas. Comprei um ímã (89 pesos) e uma caneca pra minha coleção de lembrancinhas.

Imigração na Cidade do México

No avião você recebe um formulário de imigração que deve ser carimbado pelo funcionário e guardado, para apresentar na reentrada no país. A fila não andava e calculo que gastamos quase 30 minutos nisso.

Visto para entrar no México

Não é preciso visto para permanências inferiores a 180 dias para quem visita o México, desde que seja apresentado o bilhete aéreo de ida e volta. Leia mais no site do Itamaraty

Bagagem em voos com conexão

Depois da liberação da imigração, retiramos nossas malas, que já estavam etiquetadas para o destino final. Não tivemos que fazer checkin novamente na Cidade do México, mas tivemos que levá-las a outra esteira.

Segundo a atendente da Latam no aerorporto de Guarulhos, não há um procedimento padrão de malas serem redespachadas ou irem ao destino final. Depende de as companhias aéreas terem firmado acordo de bagagem. Eu sempre me programo para quando tenho conexões longas em que vou aproveitar o passeio na cidade pesquisando sobre guarda volumes no aeroporto.

Lockers – Guarda volumes no aeroporto da Cidade do México

Eu havia pesquisado que os 2 terminais possuem serviço de guarda volumes que funciona 24 horas, no térreo, mas foi bom não precisar.

Livres da bagagem, trocamos algum dinheiro para comer algo e almoçar. Fazer câmbio no aeroporto nunca é aconselhável, mas como era apenas um troquinho não vimos problema.

Wifi no Aeroporto da Cidade do México

O aeroporto oferece 15 minutos gratuitos mediante cadastro de nome, telefone e email com a Telmex. O Starbucks como sempre oferece wifi gratuito para quem consome em uma de suas lojas nos terminais 1 e 2. A senha para acesso está impressa no recibo.

Caso você prefira sair do Brasil já com um chip (simcard), confira as opções de combinados da Travel Mobile

Como Chegar do Aeroporto ao Centro da Cidade do México

Metrô do aeroporto ao centro da Cidade do México

Levando em consideração o trânsito pesado da cidade, o metrô é a melhor opção, especialmente fora do horário de pico e em finais de semana. Siga as placas do térreo do terminal 1 e pegue a linha amarela. Desça em uma das estações Zócalo ou Belas Artes e estará perto de bons lugares turísticos do centro.

conexao longa cidade do mexico
nós, no metrô Bellas Artes – com portal parisiense!

Ônibus do aeroporto ao centro da Cidade do México

Nos terminais 1 e 2 você pode tomar ônibus de linha regular Metrobús que liga o aeroporto a regiões específicas da cidade: metrôs Buenavita, San Lazaro, rodoviária TAPO, centro histórico. O tempo do percurso vai depender do trânsito pesado da Cidade do México, mas programe ao menos 40 minutos para este trecho. Custa 30 pesos e é preciso comprar o cartão Metrobús nas máquinas dos terminais 1 e 2.

Taxi do aeroporto ao centro da Cidade do México

Ambos terminais de desembarque possuem guichês de companhias autorizadas e com preços tabelados, cerca de 230 pesos, e funcionam 24h. Levamos 40 minutos até o centro. Era um sábado, mas como era dia de fiesta, a cidade estava lotada!

Uber na Cidade do México

O aplicativo pode ser uma boa opção se o metrô estiver muito cheio e se você quiser mais conforto. Fiz uma simulação do trajeto aeroporto-Zocalo e o custo fica em torno de 150 pesos.

Dormindo no aeroporto da Cidade do México

A onda começou no Japão e eu pessoalmente acho que deveria existir em todos aeroportos: sleeping pods, cabines que são camas com conforto e serviços que variam de acordo com a empresa, mas em geral alugadas por hora. Já escrevi sobre isso no post Dormindo no Aeroporto.

No aeroporto do México, no terminal 1, o Izzzleep oferece cabines de 3m². Excelentes para quem tem conexão longa e não quer sair do aeroporto e precisa esticar o corpo ou dormir entre voos. Oferece banheiros, chuveiro (130 pesos) e toalhas. Oferece TV, guarda volumes, wifi e tomadas para recarga elétrica e serviço de despertar, além de ar condicionado, claro. Você pode reservar por hora ou pelo período de 1 noite (check in às 12h e check out às 10h), ao custo de 130 e 6505 pesos, respectivamente, sem os impostos.

Você pode reservar sua própria cápsula com cara de nave espacial no Booking.com. 

O que fazer na Cidade do México durante conexão longa

Não tinha a menor pretensão de conhecer a Cidade do México durante uma conexão longa. A gente não sente a cidade, tem apenas uma impressão extremamente ligeira. Por isso meus planos iniciais eram apenas visitar as pirâmides.

Dei alguma sorte porque chegamos num dia de festa, a Fiesta de Las Culturas Indígenas. Todo o centro estava tomado por pessoas de diferentes etnias e o Zólaco tinha tendas com comidas, artigos diversos e apresentações artísticas. Foi uma introdução legal, mas claro que se quiser dizer que conheço a Cidade do México, terei que voltar um dia.

cidade do mexico festas

Saltamos do taxi na Av. Juarez, uma alameda cheia de esculturas de um lado e com um parque do outro, o Alameda Central.

Parque Alameda Central

Percorremos uma parte deste belo parque com fontes, jardins e esculturas, que existe desde 1592, o mais antigo das Américas. O monumento em homenagem a Benito Juarez Hemucycle é de 1910, fica no meio do parque, na av. Juarez, e é ponto de encontro para marchas e protestos.

cidade do mexico que fazer
cidade do mexico atracoes

Palacio de Bellas Artes

O principal teatro da cidade foi construído para comemorar o centenário da independência do México. O acesso ao lobby é gratuito. Paga-se para ver as exposições (60 pesos), que incluem obras de Diego Rivera, mas aos domingos é gratuito.

cidade do mexico pontos turisticos

Passando o Bellas Artes, pegue a av. 5 de Mayo e no primeiro quarteirão à direita verá a Casa de los Azulejos. Edifício histórico que foi residência de condes nos séculos 17, 18 e 19, onde hoje funciona um elegante resturante.

cidade mexico centro historico
cidade mexico centro historico

Ao longo desta avenida, note a arquitetura dos edifícios, às vezes escondida em ruas estreitas, noutras escancarada, notadamente cobertas de fuligem.

Zocalo

Alguns quarteirões depois você chega à Plaza de la Constitucion, a popular Zócalo. A a grande praça onde ficam a catedral metropolitana, o Palácio Nacional, que é sede do governo federal.

Catedral Metropolitana

Na lista do Patrimônico Mundial da Humanidade da Unesco desde 1987, sua fachada é tão grande que não se enquadra nas lentes, são 100 metros de largura! É fácil notar a diferença dos estilos arquitetônicos, resultado dos anos que levou para atingir a forma atual.

cidade mexico centro historico

Seu interior impressiona pelo tamanho, pela riqueza da arquitetura e pela fé das pessoas que por ali passam. O altar é todo em ouro, assim como a primeira capela logo na entrada. Um contraste de riqueza material enorme com o povo que tomava a praça naquele dia.

cidade mexico catedral

O órgão é um dos mais impressionantes que já vi, e considere quantas catedrais eu já visitei na Europa!

cidade mexico catedral

Que cada um possa expressar sua fé! Em frente à cadetral católica, dançarinos astecas e benzedeiros (usei este termo na falta de conhecimento de um apropriado) faziam suas mandingas aos passantes interessados.

Como eu disse, era dia de festa e aproveitamos para zanzar entre as barracas e espiar os produtos em exposição, que iam de tranqueiras da China, artesanato local e alimentos.

cidade mexico conexao longa

Vencidos pelo calor e pelo movimento intenso, tomamos novo taxi para voltar ao aeroporto. Desta vez o motorista era tão animado que se sentiu o digital influencer quando comecei a gravar o percurso. Mandou abraços a todos os brasileiros! ahaha, México…

Lembre-se que tivemos pouco tempo, então confira outras atividades na Cidade do México. Visitar o Museu de Antropologia, conhecer a cidade a bordo de um ônibus turístico ou assistir a uma clássica luta livre. Veja no final deste post mais atividades.

Procedimentos de Segurança no retorno ao aeroporto

Não foi preciso retirar os calçados, mas deposite nas bandejas eletrônicos de qualquer espécie (celulares, tablets, laptops, câmeras) e jaquetas, casacos, cachecol, cintos com fivelas metálicas. Como em todos os aeroportos, não é permitido embarcar com nenhum objeto que contenha líquido ou gel em quantidade superior a 100ml.

Quando chegamos no balcão da Westjet, para o checkin do voo para Calgary, uma fila enorme e que não andava estava formada num saguão quente e mal cuidado. Um pobre funcionário tinha que pegar as malas e arrastá-las porque as esteiras do checkin não funcionavam! Não havia nenhum funcionário de apoio e quando vi que iríamos perder nosso voo me dirigi ao balcão e expliquei o caso do cancelamento do voo e que por isso não tivemos como fazer check-in antecipado. A abençoada nos tirou da fila e nos atendeu na hora. Só contei isso para expor a situação precária de instalação do aeroporto. Em Calgary, o atendimento da Westjet foi de causar inveja às melhores companhias. Mas era no Canadá…

Para aproveitar uma conexão igual ou superior a 6 horas, considere o tempo que vai levar no desembarque e imigração (em geral, de 1 a 2 horas) e bagagem, traslado aeroporto-cidade-aeroporto e procedimentos de segurança no retorno. Veja se o que sobra é razoável para sair do aeroporto e passear na cidade. Londres, Nova Iorque, Paris, as grandes cidades são exemplos onde, na minha opinião, não vale a pena aproveitar conexão, especialmente se você ainda não as conhece. Vai bater uma frustração não ter sentido a cidade como ela merece. Eu não senti a Cidade do México, mas entre ficar no aeroporto por horas infindáveis e zanzar pelo centro, fico com a segunda opção.

Enfim, vale a pena voo com conexão longa?

Depende. Se você não tem muito interesse em conhecer mais profundamente a cidade de conexão, ou porque já a conhece, vale a pena, pois não há custo. Caso contrário, prefira uma combinação de voos com conexão menor, 2 horas, pelo menos. Eu queria muito a conexão longa na Cidade do México por causa do sítio arqueológico, mas ficou para uma próxima. Obrigada, Aeromexico, nunca mais voo com você.

Confira Conexao longa em Lisboa e Roteiro em Munique e Dicas para Conexão Longa

E você, já aproveitou conexões longas para conhecer alguma cidade? Conta pra gente!

Assine a nossa Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba dicas imperdíveis de viagem!

16 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal fazer uma viagem durante conexão longa, né? Nós ainda não conhecemos a Cidade do México, mas adoraríamos aproveitar a oportunidade.

  2. A Cidade do México passou a ficar nos meus planos!Apesar das condições, como a situação do banheiro, é um lugar a não perder!

  3. Isso que é aproveitar o tempo de escala, já sei o que poderei fazer na Cidade do México, na minha escala da próxima viagem

  4. Isso que é aproveitar o tempo de escala, já sei o que poderei fazer na Cidade do México, na minha escala da próxima viagem

  5. Oi Marcia. Melhor mesmo zanzar pelo Centro a ficar no aeroporto aguardando por horas e horas. Achei simplesmente magnífico órgão da Catedral Metropolitana. Eu amo órgãos.
    Muito completo este post sobre o que fazer na Cidade do México durante uma conexão longa. Parabéns.
    Abraços,
    Carolina

  6. Eu tenho a maior vontade de passar uns dias na Cidade do México. Para ser mais precisa, quero ver a Festa de los muertos. Mas gostei bastante de ler sobre a sua experiência na conexão longa e o que dá pra fazer em poucas horas por lá. Fiquei abismada com o banheiro de deficientes com escada! Eu não sou religiosa, mas adoro visitar igrejas e gostei de saber da Catedral Metropolitana – linda!

    • Também tenho muita vontade de estar lá durante a festa dos Mortos, apesar de ela ter virado algo mega turístico. Talvez procurar uma vila pequena traga uma experiência mais autêntica. Talvez fazer as duas coisas seja perfeito!

  7. O meu primeiro contacto com Madrid, onde já tinha estado várias vezes antes, mas apenas no aeroporto, foi precisamente graças a uma longa conexão de voos. Temos que aproveitar o que a vida nos dá.
    Apesar dos contratempos, vocês conseguiram aproveitar alguma coisa e, um dia, regressam para visitar as Pirâmides de Teotihuaca. Esse passeio de balão deve ser o máximo!
    Beijinhos

    P.S. vc já alguma vez experimentou essas cápsulas para dormir no aeroporto?

  8. O meu primeiro contacto com Madrid, onde já tinha estado várias vezes antes, mas apenas no aeroporto, foi precisamente graças a uma longa conexão de voos. Temos que aproveitar o que a vida nos dá.
    Apesar dos contratempos, vocês conseguiram aproveitar alguma coisa e, um dia, regressam para visitar as Pirâmides de Teotihuaca. Esse passeio de balão deve ser o máximo!
    Beijinhos

    P.S. vc já alguma vez experimentou essas cápsulas para dormir no aeroporto?

  9. Acompanhei essa sua viagem, achei bem legal os pontos que visitou durante tão pouco tempo. Com certeza vale a pena sair do aeroporto e explorar a cidade.
    Todos que conheço que fazem uma escala assim e saem falam muito bem e me deixam com vontade de conhecer o México, quem sabe logo menos haha.

  10. Adorei seu post! Também fiz uma conexão longa na cidade do México quando fui para o Canadá! Contratamos um motorista de lá e passamos o dia conhecendo o centro histórico e a casa da Frida. Nós também tivemos uma péssima impressão do aeroporto Benito Juaréz , no meio da gigantesca fila da imigração uma ratazana, do tamanho de um gato, começou a andar pelo meio das pessoas. Foi uma gritaria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui