Paris aconteceu para mim em um abril, Abril em Paris…
Como diz a música, Eu nunca conheci o charme da primavera, nunca a vi cara a cara, nunca soube que meu coração pudesse cantar ou o calor de um abraço até acontecer Abril em Paris. Em Inglês é mais bonito. Na voz de Ella Fitzgerald, enche meus olhos de lágrimas… Paris em Abril.
We’ll always have Paris, seja dito no aeroporto em Casablanca, seja em qualquer outro lugar do mundo.
Paris is always a good idea, disse Awdrey Hepburn em Sabrina.
Forget Paris!, chavão da comédia romântica de mesmo nome.
La vie en Rose, que tem a força de te transportar a Paris quando ouvida…
É. Estou no meu ano sabático vivendo a vida rosa. Escrevendo sobre viagens, curtindo minha casa e família. E todas essas imagens, canções e filmes surgem agora novamente, quando terei a chance de ver a única Paris mais uma vez.
Eu não falo Francês, infelizmente. Sei quase nada sobre sua cultura. Não sou apreciadora dos pratos mais elaborados. Não tenho dinheiro suficiente para gastar em suas lojas chiquérrimas. História, Arquitetura e Arte, sei o básico para fazer perguntas.
Mas Paris, ainda assim, é apaixonante…
Não foi amor à primeira vista, pois chegamos pelo aeroporto e aeroportos sempre ficam em regiões menos agradáveis aos olhos e algumas vezes às narinas.
A paixão veio aos pouquinhos. Na janela do hotel com sacada típica. No tintilar das garrafas de vinho sendo depositadas para reciclagem. Nos parisienses tirando uma soneca após o almoço nos Jardins de Luxemburgo. Nas barracas de queijo e de flores do Quartier Latin.
E na Torre. No Sena. Nos bistrôs. E…
Estou com medo. Medo de voltar a Paris e ver elementos que não enxerguei da primeira vez. Sentir incômodo com o cheiro de urina das ruas. Ou com a sujeira deixada pelos turistas. Ou com a falta de cortesia dos moradores. Ou algo outro que eu não tenha visto em 2009.
Ainda quero ser apaixonada por Paris…
Respostas de 4
Oi Márcia!!
Felizmente eu já pude passar alguns dias em Paris,
infelizmente nunca um Abril em Paris… rsrsrs
Primeiro fiquei 5 noites, depois mais 4 noites, isso aconteceu em 2009 também (coincidência)!
E no ano passado fiquei mais 6 noites, se vc for como eu, continuará amando Paris… Paris é tudo, Paris é um sonho…
Notei algumas mudanças de 2009 pra cá, um exemplo é o metrô mais cheio, mais turistas ainda!!! Ciganos romenos pedintes pelas ruas, morando nas ruas… E até um cara tentou me dar o golpe da aliança que cai no chão quando eu entrava no metrô, coisas que acontecem quando há grande aglomeração de gente que se forma em grandes centros turísticos, mas nada que consiga acabar com o encanto de Paris…
Pois o Crème Brulée, a Sopa de Cebola, o Vinho e tudo mais continuam maravilhosos… A arquitetura continua divina e principalmente o ar parisiense consegue renovar o que há de mais fundo na nossa alma…
Boa viagem, divirta-se muito e apaixone-se novamente!!!
Um beijo,
Andreia
Obrigada, Andreia! hum, já deu água na boca, não falei da comida! Pronto, medo afastado rsrsrs
Oi Márcia, sabe sobre Paris em fevereiro? Poucas flores?
Confesso que nunca fui à Europa no inverno e a única vez em que comprei bilhete para março acabei alterando para junho, porque ainda faz frio, mas acho que todas as estações têm sua beleza. Mas flores não rolam, não.