Como amenizar desconfortos durante o voo

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Viajar é uma experiência enriquecedora, e via de regra quanto mais longe, maiores as chances de vivenciar culturas diversas. Mas voos longos podem trazer desconfortos físicos e psicológicos. Nem tudo pode ser evitado, mas certamente amenizado.

Primeiro, sabemos que cada corpo reage de uma maneira diferente a experiências diversas, e durante um voo não é diferente. Além disso, a qualidade da aeronave, a localização da poltrona, a companhia aérea, tudo isso influencia para que tenhamos mais ou menos conforto, mesmo dentro da mesma classe de bilhete. Assento mesmo dentro da mesma classe econômica têm variações e alguns podem não reclinar ou ser mais estreitos. Já tomei voo transatlântico em poltrona que tinha uma caixa de metal no assento da frente, e meus pés sentiram a falta de espaço.

Aqui no Mulher Casada Viaja já publiquei dicas para uma primeira viagem de avião, documentos necessários para viajar de avião, o que se pode pegar do avião após o voo

Não sou médica ou especialista, mas os anos de viagem me ensinaram algumas coisinhas que compartilho aqui para amenizar desconfortos durante o voo.

desconfortos durante o voo

Sob Pressão

É fato que para todos, durante o pouso e a decolagem, alterações na pressão causam desconforto nos ouvidos. Para amenizar, engula saliva ou masque chiclete. Se estiver viajando com crianças pequenas, um pirulito ajuda nessas horas e pode ser uma boa hora para amamentar bebês. Já li a respeito de pessoas que mesmo após o voo continuam com ‘ouvido tampado’ e precisam ir a um médico para resolver a questão.

Como no deserto

Em voos longos, em geral para outros continentes, nosso corpo fica mais exposto à secura provocada pelo ar condicionado, então não deixe de se hidratar e reaplicar creme hidratante ao menos nas áreas expostas, como as mãos e o rosto. Algumas companhias aéreas oferecem uma garrafinha de água, além do serviço de bordo, mas não se acanhe e peça mais água, sempre que precisar.

Eu também levo na bolsa um spray nasal, que ajuda a respirar e dormir com mais conforto em voos longos.

Desconforto sonoro

Se viajar em classe econômica, leve plugs para os ouvidos. Eles ajudam muito a reduzir o barulho produzido pelo avião e pela tripulação e passageiros. Caso você não se incomode de dormir com algum som, pode usar seus fones de ouvido e curtir sua playlist favorita.

Os assentos perto das turbinas são os mais barulhentos. Os das primeiras fileiras costumam ser reservados a bebês e crianças de colo, que em voos diurnos podem ficar bem ativos e barulhentos.

desconfortos durante o voo

Foi com medo de avião…

Para quem tem medo de voar, sugiro tomar um medicamento para dormir. Meditação também ajuda bastante caso prefira ficar acordado/a. E se você nunca fez, comece fechando os olhos e apenas respirando profundamente e concentrando-se no ato de aspirar e expirar. Mas é claro que o ideal é tratar o medo com ajuda psicológica.

Estica e puxa

As longas horas que permanecemos na mesma posição contribuem para o inchaço das pernas. Alongue a panturrilha, faça movimentos com os pés para cima e para baixo. Quando o sinal de desatar os cintos estiver verde, e não tiver carrinho de refeições pelo corredor, aproveite para levantar a caminhe um pouco, alongando as pernas.

O pescoço também sofre quando a gente dorme: a pouca inclinação da classe econômica faz com que a cabeça fique pendendo de um lado para outro, principalmente em aeronaves que não têm o encosto de cabeça com suporte móvel nas laterais. Um travesseiro de pescoço bom ajuda a manter o pescoço mais ereto e alongamentos circulares e para cima e para baixo também são bem-vindos.

Shake, baby, shake

Mais do que desconfortos durante o voo, turbulências podem ser terríveis, principalmente para quem tem medo de voar. Podem chacoalhar o avião e fazê-lo descer alguns metros, dando aquela sensação de montanha russa. Em geral ocorrem quando o avião entra numa nuvem, mas pode acontecer em céu claro, também, afinal acontecem devido a trajetórias irregulares do fluxo de ar.

São mais sentidas na parte traseira, então prefira assentos próximos às asas. Não há muito o que fazer durante turbulências, a não ser manter os cintos apertados, fechar a mesa auxiliar, e respirar fundo e lentamente para relaxar. Afaste pensamentos negativos e aquelas cenas de acidentes de avião da cabeça. Não há pior hora para elas se instalarem na sua mente do que durante uma turbulência, concorda?

desconfortos durante o voo

No maior gás

Cuidar da alimentação também é importante para evitar a formação de gases, o que pode não apenas ser um desconforto físico, mas social. Evite também o refrigerante servido a bordo, e aceite muita água.

Não é um desfile de modas

Uma viagem de avião pode ser um momento importante, mas não requer seu melhor traje. Também não precisa exagerar e vestir pijamas, há várias roupas de tecidos molezinhos e elásticos e que não amassam, perfeitas para usar durante o voo, especialmente voos longos e intermináveis na classe econômica.

Quanto aos calçados, eu uso sempre algo fácil de tirar e colocar, com uma forma bem larga pois os pés incham durante o voo, e já ouvi relatos de gente que não conseguiu calçar os sapatos de novo após a aterrissagem.

Risco de morte e outros problemas sérios

Viajar é um enorme prazer e todos os desconfortos do voo são compensados com as experiências que vivemos. Enquanto não houver teletransporte, é o meio mais efetivo e rápido para nos levar a outros mundos – e estatisticamente o meio de transporte mais seguro.

Mas, além dos desconfortos durante o voo, há riscos, embora raros e em casos bem específicos. Meu pai, por exemplo, foi impedido pelo cardiologista de voar para a Europa sob o risco de ter um infarto. Depois de uma cirurgia cardíaca foi liberado, voou, viajou e não teve nenhum problema.

Esse exemplo pessoal mostra a importância de realizar um checkup como parte do planejamento da viagem, principalmente no caso de pessoas que têm ou tiveram problemas de saúde recentemente, ou que passaram por cirurgia, idosos, grávidas, obesos.Mesmo sem viajar checkups são importantes, não é?

Não se esqueça de contratar um seguro viagem. Eu compro um em viagens para o exterior, mesmo que meu cartão de crédito inclua este benefício. Uso o site comparativo de preços e benefícios Real Seguros, gostei do serviço deles.

A trombose é um dos problemas mais comuns, que pode ocorrer em voos superiores a 4 horas. Os exercícios de alongamento de que falei acima e o uso de meias de compressão podem prevenir o problema.

Para uma lista completa de doenças restritivas ao voo ou problemas que podem ocorrer a bordo, veja a cartilha Doutor posso viajar de avião? da Santa Casa de São Paulo.

E você, já teve desconfortos em voo e tem uma dica legal que gostaria de compartilhar?

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.