Alagoas: Praias ao Norte de Maceió – roteiro e dicas

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Saiba como são as praias do litoral norte de Alagoas, onde ficam algumas das mais lindas do Brasil, como Maragogi e São Miguel dos Milagres. Confira nosso roteiro e dicas: onde ficar, como chegar, o que fazer, para que suas férias em Alagoas sejam redondinhas.

sao miguel dos milagres como chegar

atualizado em março de 2023

Litoral norte de Alagoas: aeroporto de Maceió ou Recife?

Se você ainda não comprou passagem aérea, saiba que para conhecer as praias ao norte de Maceió há duas opções: desembarcar em Maceió ou na capital vizinha, Recife, cujas distâncias até Maragogi são similares, em torno de 130, 135 km. Na primeira viagem a Maragogi, desembarcamos em Maceió porque ficaríamos também hospedados a capital, mas depois de conhecer Maragogi só quero ir para lá! E em janeiro de 2023 desembarcamos em Recife e nos hospedamos na praia de Antunes.

As duas viagens aconteceram na mesma época, final de janeiro, e achei a viagem de Recife a Maragogi mais tranquila, prazerosa e fácil do que a de Maceió a Maragogi.

Veja os detalhes sobre as estradas e a balsa no post Maceió-Maragogi: como chegar, aluguel de carro, paradas e outras dicas e em Maceió: o que fazer além de ser hipnotizado pelo mar você encontra a relação de praias da capital  

praia de Antunes

Aluguel de Carro ou traslado para o litoral norte de Alagoas?

Você terá mais liberdade para explorar as praias se estiver sobre suas próprias rodas. Nós alugamos com a Localiza, através da RentCars, e retiramos e devolvemos no aeroporto de Maceió.

Se estiver no ponto de querer se internar num resort ou mesmo pousada (afinal, elas estão cada vez mais eficientes na técnica de nos receber bem) e a única coisa que você quer explorar é uma – ou várias – bebida gelada, sombra e brisa do mar, pode ser mais barato contratar um traslado de uma agência. A Lucky tem loja no aeroporto e em dez/18 cobrava R$150 por pessoa o trecho Maceió-Maragogi para janeiro/19.

Caso você só tenha um dia para conhecer Maragogi, saindo de Recife a excursão da Civitatis a partir de hotel em Boa Viagem e Piedade até Maragogi em micro-ônibus pode ajudar. Sai por R$ 125. E esta a partir de Porto de Galinhas pelo mesmo valor.

Para curtir estas praias ao norte de Maragogi sem carro, pergunte no centro sobre as vans que fazem o trajeto até Peroba, já na divisa com Pernambuco.

piscinas naturais de Maragogi
piscinas naturais de Maragogi

As praias do Litoral Norte de Alagoas

Veja no mapa abaixo que são muitas praias, então falarei sobre as que conhecemos. Fizemos o trecho Maceió-Maragogi de duas maneiras: na chegada à noite, pela AL-105, e durante o dia pela costa, passando pela chamada Rota Ecológica e parando nas praias ao longo do dia a caminho de Maceió.

Outra questão a considerar em seu planejamento é dividir sua estadia em 2 ou 3 pontos, que podem ser Maragogi e Maceió ou Japaratinga e Maceió. No meio, se quiser/puder, São Miguel dos Milagres. Evite fazer bate-voltas para o litoral norte a partir de Maceió. No máximo, vá até a Praia do Carro Quebrado.

praias Maceió a MAragogi

Roteiro pelas Praias ao Norte de Maceió

  • Dia 1: Praias de Maragogi: Burgalhau (almoço), Barra Grande e Antunes
  • Dia 2: Piscinas Naturais de Maragogi, Mirante de Maragogi (almoço) e tarde no hotel
  • Dia 3: praias entre Maragogi e Maceió: Japaratinga, São Miguel dos Milagres (almoço) e mirante da Praia Carro Quebrado no pôr do sol

Onde Ficar em Maragogi

No centro de Maragogi

Maragogi é o município mais famoso do litoral norte de Alagoas, e chegamos lá com grandes expectativas, esperando um paraíso – e nada mais gostoso do que se hospedar no paraíso, então reservei 3 noites no Hotel Areias Belas, em frente ao mar, com uma área de lazer aconchegante de dia e noite, e um café da manhã caprichado. A mais famosa opção de hospedagem é o resort Salinas de Maragogi. Veja também outras opções de pousadas e hotéis em Maragogi.

onde ficar em Maragogi
vista do quarto do Hotel Areias Belas em Maragogi

Mas neste caso o paraíso é urbano demais e achei a orla urbana de Maragogi feinha, com restaurantes e lojas erguidos na areia (!), área pertencente à Marinha e que segundo me informei está há anos em processo para desocupação. Nos finais de semana a avenida da orla é fechada para pedestres, o que achei mais que adequado, mas nos demais dias não.

Ficamos na porção urbana de Maragori, então se você gosta de movimento talvez queira ficar por ali. A escolha do local não nos agradou muito pelo que descrevi acima, mas nos garantiu uma boa espiada na vida real local: ainda há casas de pescadores, daquelas coloridas, de janelas e portas pequenas, cujos ocupantes passam a noite sentados em suas cadeiras, praticando a antiga arte da conversação olho no olho.

Maragogi cidade
a avenida da orla, no centro de Maragogi

Uma vantagem de se hospedar ali é a oferta de restaurantes, mas confesso que não provei nenhum prato que tenha valido a pena. 

atualização: Em janeiro de 2023 almoçamos no Restaurante Odoiá e aprovamos a localização, preços e o sabor. É um pequeno restaurante, com mesas internas e na areia, sombreadas por árvores e ainda tem espreguiçadeiras para você curtir a vista do inigualável mar de Alagoas.

Na Praia de Antunes

Na segunda viagem a Maragogi, escolhemos o hotel Hotel Maragogi Brisa Exclusive , um pé na areia com sotaque de resort e sistema de meia pensão na Praia de Antunes, assim conseguimos conhecer melhor a região. Veja as dicas completas em Praia de Antunes em Maragogi: onde ficar e outras dicas preciosas.

Piscinas Naturais de Maragogi

Foi em Maragogi que fizemos o passeio até as piscinas naturais. Na minha cabeça, eu iria numa jangada, mas isto só em Maceió, mesmo. Em Maragogi as piscinas estão a 6km de distância da praia, então você pode contratar lancha ou catamarã, diretamente com o proprietário ou em uma das agências locais. É aconselhável que se reserve antes, e que se consulte a Tábua das Marés, informação imprescindível neste tipo de passeio. Se a maré estiver muito alta, não rola. Se estiver muito baixa, a água fica mais turva pela areia que sobe ao pisar dos pezinhos. Por isso é muito desaconselhável o bate-volta, pois a maré baixa pode não coincidir com o horário que voce estiver lá.

litoral norte alagoas

Não há pier, então é preciso entrar no mar para embarcar. Como contratamos uma lancha (éramos 3 e mais um casal), não foi difícil, mas leve sacos tipo ziploc para guardar celular e carteira, just in case.

Há um número limitado de pessoas e embarcações na área restrita das piscinas e depois de fazer a travessia praia-piscina tivemos que esperar um pouco nossa vez de ‘entrar’. O percurso foi divertido, com a lancha rápida sobre as ondas e o vento forte, e a espera, apesar de ter parecido longa, não foi desagradável, tendo aquele marzão por onde quer que se olhasse. O proprietário da lancha nos informou que a fiscaliação é rígida, que há sempre fiscais garantindo a restrição de barcos nesta área de preservação ambiental, assim como existe um rodízio da área a ser explorada pelos turistas.

Foi tranquilo flutuar e mergulhar, e também caminhar, pois há áreas apenas com areia, livres de corais. Vi muitos ouriços e várias espécies de peixes, mas menos do que esperava. Um rapaz se ofereceu para fazer as tradicionais fotos subaquáticas, mas confesso que algumas coisas me incomodaram nesta vidinha de turista consciente e uma delas foi o fato de o rapaz disfarçadamente jogar ração para os peixes. Ou seja, é bem fake e não significa que haverá um cardume nadando junto a você, como as fotos mostram.

piscina natural Maragogi

Mirante de Maragogi

Um dos lugares que visitamos em Maragogi é o mirante que fica no restaurante e pousada Alto do Cruzeiro. É um lugar bem simples, mas com uma vista linda, confira:

https://www.instagram.com/p/Bef_8vgn2mW/
Letreiro Maragogi
o letreiro, no Mirante

Praias de Maragogi

A praia Burgalhau é a primeira ao Norte de Maragogi e é bonita como as demais da região, mas o diferencial fica no encontro do rio com o mar, no Pontal do Maragogi, uma chance de caminhar com tranquilidade observando o mangue, tomar banho de rio e ainda aproveitar os bancos de areia mar adentro. 

Logo depois de nos esticar na espreguiçadeira do restaurante Burgalhau, a manhã ganhou um céu escuro e típica chuva forte e rápida de verão, mas isso não tirou a beleza da praia. Chegue cedo se quiser ficar em uma das tendas ou pegar espreguiçadeiras. 

Burgalhau praia perto Maragogi
praia perto maragogi Burgalhau
Maragogi o que fazer
esfoliando os pés na praia de Burgalhau

Seguindo pela AL-101, a próxima praia é a de Barra Grande, que tem do lado direito um ponto mais selvagem, com poucas barracas/restaurantes. O mar é bem tranquilo, bom para crianças e terceira idade.

Atualização: Em janeiro de 2023 levei um susto ao ver o quanto apraia de Barra Grande tinha crescido = estava tomada por cadeiras de restaurantes pé na areia, muitas barracas de chapéus e saídas de praia, e uma grande número de barcos. Não curti. Desconfio que a culpa da popularidade sejam as imagens lindas do Caminho de Moisés, que fica nesta praia.

Barra Grande Alagoas

O blog Mundo Viajante tem um post inteirinho sobre a Praia de Barra Grande em Maragogi.

Seguindo pela areia mesmo, quando a maré está baixa, chega-se à Praia do Antunes, cuja característica turística principal são os coqueiros inclinados, os balanços enfeitados e as redes coloridas no mar super instagramáveis.

praia Antunes Alagoas

atualiação: em janeiro de 2023 nos hospedamos na Praia de Antunes e ela ainda era tranquila. Corra antes que acabe!

Veja as dicas da Praia de Antunes em Maragogi: onde ficar e outras dicas preciosas

As praias seguintes têm nomes diferentes, mas na verdade são apenas uma longa extensa faixa de areia. A Praia do Xaréu é também muito bonita e ainda tranquila, muito próximo dos arrecifes e consequentemente das piscinas naturais.

O mar avança sem ondas e forma um espelho d’água no trecho da Xaréu conhecida como Praia da Bruna. O Google Maps marca o local como “Curvinha da Felicidade”. No final de tarde a praia ganha um espelho d’água e a gente suspira por estar num lugar desses, cheio de gratidão. Ainda tem 2 ou 3 praias neste litoral norte de Alagoas, mas ficarão para uma próxima vez.

Praias ao sul de Maragogi

Partimos de Maragogi no terceiro dia em direção a Maceió, e logo em seguida tivemos que parar para fotografar um trecho lindo da estrada e da praia sem interferências construídas que atrapalhasem a vista do mar da janela do carro. 

maragogi a maceió

A próxima parada foi Japaratinga, no mirante Aruanã, lindinho e à beira da estrada onde se vê o letreiro ‘eu amo Japaratinga’, não tem como perder. Mas gostei mesmo foi de rodar pela estrada deste trecho do litoral norte de Alagoas que vai até Porto das Pedras, não se vê o mar muitas vezes, mas a estrada com curvas e vegetação tropical é um presente para os sentidos.

japaratinga litoral norte alagoas
mirante de Japaratinga

Se você optar por se hospedar em Japaratinga, uma pousada maravilhosa é a Pousada do Alto, com uma vista incrível, piscina de borda infinita, e nota 8,7 no Booking.com. Eu vi a dica no blog Viagens Cinematográficas e fiquei louca pra ter minhas próprias fotos lá, embora seja difícil bater as fotos dos caras – ahaha. Confira outras opções de hospedagem em Japaratinga aqui.

Japaratinga onde ficar
A Pousada do Alto, em Japaratinga. Foto divulgação

Em Porto das Pedras a AL-101 é interrompida pelo rio Manguaba e é preciso tomar a balsa (R$15/carro), que funciona das 6h à meia-noite. Há barraquinhas vendendo bebidas, salgadinhos industrialiados, produtos praianos, e a água de coco mais deliciosa que já tomei na minha vida.

balsa Boqueirão rio pedras

Neste trecho de pouco menos de 20 km entre Porto das Pedras e São Miguel dos Milagres, a estrada passa quase sempre dentro das cidades, com muitas lombadas e limite baixo de velocidade, o que torna a viagem bem longa. Mas calma, porque novo paraíso te espera! Use o GPs para localizar a entrada, pois não havia placas indicando nem a cidade, nem a direção da praia.

A expectativa era grande e São Miguel dos Milagres não decepcionou!  Diferente de Maragogi, a cidade não passa uma impressão ruim, as casas são simples, mas parece haver mais qualidade de vida e ainda há muito verde, muitos coqueiros. Que permaneça assim! 

litoral norte alagoas sao miguel dos milagres

Como São Miguel dos Milagres fica no meio do caminho entre Maragogi e Maceió, é uma ótima opção para montar um roteiro de 1 semana: 3 noites em Maragogi, 2 em São Miguel, 2 em Maceió! Confira as sugestões de hotéis e pousadas em São Miguel dos Milagres.

alagoas sao miguel milagres

Infelizmente não tínhamos reservado nada ali, e ficamos apenas para o almoço, sendo depois literalmente expulsos pela maré que subia e derrubava as cadeiras e mesas do restaurante/barraca da Ritinha, sob sombra generosa de árvores, com estrutura (precária) de banheiros-cabines de madeira.

sao miguel milagres litoral norte alagoas

Confira o roteiro e dicas da Rota Ecológica dos Milagres do blog Mundo Viajante

Trocamos a areia e a vista do mar pelo asfalto mais uma vez e nossa próxima parada foi em Barra de Santo Antonio, onde você encontra muita tranquilidade na praia do Carro Quebrado, por seu acesso difícil e porque a maré alta toma conta da faixa de areia. Então confira a tábua de marés para ir no melhor horário. Na primeira vez em que fomos, contratamos uma agência para nos levar em um 4X4 e visitamos a praia deserta, sem infraestrutura, mas hoje parece haver barraquinhas. 

litoral norte alagoas
Julia bem criança na Praia do Carro Quebrado

Na penúltima viagem ao litoral norte de Alagoas visitamos não a praia do Carro Quebrado, mas a vimos do alto, do mirante que fica depois de uma estrada buraqueira que mais parecia cenário de guerra. Sério, não eram buracos, eram crateras. E as costelas de vaca pareciam mais costelas de T-Rex! Não é muito fácil chegar lá pois não há qualquer sinalização. Jogamos no Google Maps “mirante da Praia do Carro Quebrado”, mas foram trabalhadores rurais que nos indicaram o caminho, pois o GPS num ponto se perdeu.  

como chegar praia carro quebrado
trecho não tão ruim, que permitiu uma foto sem tremor

É mais fácil conhecer a Barra de Santo Antonio se você está hospedado em Maceió (47 km). De Maragogi são quase 100km, mas foi assim que fizemos desta vez porque estávamos voltando a Maceió. E se decidir ficar hospedado por ali, confira as opções de pousadas em Barra de Santo Antonio.

litoral norte alagoas
Mirante da praia do Carro Quebrado

E se você estiver se perguntando o porquê do nome Carro Quebrado, a lenda urbana praiana diz que um carro atolou na areia e quando a maré subiu não conseguiu mais ser recuperado. A outra lenda conta a historia de um casal que foi namorar na praia à noite e o carro quebrou. Eu fico meio decepcionada com a criatividade desse povo, os índios têm muito mais emoção em suas lendas!

A Barra de Santo Antonio é outro município onde fica outro encontro lindo de rio com o mar. Paramos lá depois de conhecer a praia do Carro Quebrado, e não me lembro exatamente onde almoçamos, mas a vista da mesa era esta:

litoral norte alagoas

E conversamos com um grupo de mulheres que catavam um molusco (?) para vender aos restaurantes da região. Eu mal entendia o que ela falava, pelo sotaque e pelo cachimbo dependurado na boca, mas disse que precisava de um balde completo para garantir o jantar da família.

litoral norte alagoas

Naquela primeira viagem a Alagoas, nos hospedamos na Praia de Pratagi, onde fica o resort Pratagy Beach, mas a praia tem acesso e atendimento a não hóspedes, também. É uma praia muito bonita, com uma faixa de areia entre o mar e o rio Meirim. 

litoral norte alagoas
O Pratagy Beach resort

Como você viu no mapa acima, existem muito mais praias no litoral norte de Alagoas. Compartilhei as que conhecemos para você se inspirar e ter uma ideia de onde parar para uma visita rápida ou para ficar. Uma que não conheci e quem traz dicas é a Sonia do Existe um Lugar no Mundo, a Praia da Garça Torta, que fica a apenas 11 km da praia de Ponta Verde, a praia central de Maceió.

Foi um prazer rever estas viagens e compartilhar aqui as praias do litoral norte de Alagoas. Se você já esteve em alguma que não está na lista, deixe aí nos comentários para ajudar quem ainda vai conhecer este nosso caribe brasileiro.

Não deixe de ler os demais posts sobre Alagoas: 
Resorts e Hotéis em Maceió: minha seleção
o que Fazer em Maceió além de Ser Hipnotizado pelo Mar
Maceió-Maragogi: como chegar, aluguel de carro, paradas e outras dicas
Alagoas: melhores praias ao Sul de Maceió e o São Francisco

Planeje sua viagem aqui

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

30 respostas

  1. Boa noite Márcia

    No inicio de Janeiro de 2022 vamos ficar hospedada no Acqua Suites Maceio em Pajuçara, o que indica pra nós. Vamos ficar 7 dias, locamos um carro, estamos pensando em ir para Maragogi, Caminho de Moises, Porto de Galinhas, mas a distância esta nos preocupando. Qual roteiro nos indica?

    Desde já agradeço.

    1. Oi, Michele, em 7 dias dá pra curtir bastante praias ao redor de Maceió, mas não aconselho bate e volta até Maragogi ou Porto de Galinhas, principalmente em alta temporada, quando a balsa chega a ter fila de 2 horas nos horários de pico. E ainda tem a questão da tábua das marés, se estiver por lá quandoa maré estiver baixa pela manhã, perderá a oportunidade, ao menos que saia de MAceió de madrugada. Caso ainda não tenha feito a reserva ou possa cancelá-la, por que não fica uns 4 dias em Maceió e os outros 3 em Maragogi? VEja minhas sugestões: https://mulhercasadaviaja.com/resorts-e-hoteis-em-maceio-minha-selecao/

      Voce leu os posts https://mulhercasadaviaja.com/alagoas-praias-sul-maceio-sao-francisco/ e https://mulhercasadaviaja.com/maceio-o-que-fazer-alem-de-ser-hipnotizado-pelo-mar/? Monte seu roteiro com base nessas informações. Boa viagem!

  2. O calor me repele
    hahahahaha
    Nunca visitei esses locais, mas as paisagens são incrìveis!
    Agora.. o maridon nao deu bronca em fotografar o saradao na Praia do Antunes???
    hahahahaha

    1. Ahaha, Maridom é sossegadom nestas questões. Afinal, se fosse uma gostososa eu também iria fotografar! Mas como meu público feminino é grande, vamos mostrar tanquinhos! Olha, não se sente o calor lá, muita brisa o tempo todo, pode ir que vai aprovar, Ju.

  3. Ainda não conheco Alagoas e fiquei inspirada a conhecer pelo seu post. O roteiro pelas praias esta bem completo.
    As piscinas naturais de Maragogi parecem ser lindas! E sobre jogarem ração para os peixes para tirar essas fotos durante o snorkel, infelizmente fazem isso na maioria dos destinos.

  4. Márcia, o roteiro está impecável e as fotos cada vez mais lindas. Você acha que bate e volta é ruim por questões de tempo de deslocamento? Eu acho meio cansativo ficar mudando mto de cidades.

    1. É que são tantas praias lindas por lá que não vejo sentido ficar em Maceió e fazer bate-voltas. Além disso, há muitas áreas urbanas à beira da estrada, com lombadas, o que exige maior atenção e tempo. Outra coisa: a balsa pode ter longas filas. Nós demos sorte, esperamos só 10 minutos, mas me disseram que pode chegar a uma espera de 2 horas. Eu falo mais sobre isso neste post: https://mulhercasadaviaja.com/2018/04/04/maceio-maragogi-como-chegar-aluguel-carro-paradas-dicas/

  5. Eu amo o Alagoas. As praias são incríveis e o que é esse azul desse mar? Quando fui fiquei hospedada na Pajuçara e foi demais. Meu bateu uma saudade agora lendo o post. Preciso voltar com essas novas dicas que vi aqui. 🙂

  6. Aí quanta foto maravilhosa e dicaa valiosa! Amei! Me deuavisa vontade de visitar Alagoas novamente e me apaixonar mais ainda pelo nosso Brasil maravilhoso

    1. Adelaide, como eu expliquei em um outro post desta série, esta viagem veio de supetão e não tive tempo de planejamento. Fiz as reservas em 2 hotéis – Maragogi e Maceió e não fiz muitas pesquisas de preço. No post têm links para hospedagem nas praias do litoral norte e neste aqui sugestões em Maceió, mas são hotéis e resorts, não pousadas. https://mulhercasadaviaja.com/2018/03/12/resorts-e-hoteis-em-maceio-minha-selecao/ Desculpe não poder ajudar…

  7. Bacana saber que está próximo à Maceió e Recife. Com certeza um destino que não pode faltar! Adorei o mar, a orla, os peixe, o roteiro, tudo! Dicas anotadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.