Alsácia: Kaysersberg, eleita a preferida pelos franceses

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Colmar pode ser mais popular dentre as imagens compartilhadas no Instagram, mas Kaysersberg é na minha opinião – e na dos franceses – a mais encantadora das cidades da Alsácia, dentre outras dezenas de cidades encantadoras.

Kaysersberg, na Alsácia

Para que você saiba onde Kaysersberg entra na minha história, o objetivo principal desta viagem era percorrer a Rota Romântica Alemã, mas uma coisa puxa a outra, esticamos até Stuttgart para curtir a Oktoberfest deles, e a fronteira com a França era logo ali, não resisti.

Viajar de carro economizou minutos preciosos que teriam sido desperdiçados à espera de transporte coletivo e deslocamentos (sem contar que destas, muitas não têm estação de trem), então em 14 dias, além dos destinos citados acima, conhecemos também Salzburgo e Hallstatt na Áustria, além de lagos alpinos, castelos incríveis e muitas cidadezinhas nos Alpes.

Para te situar sobre a Alsácia, seria legal você ler, antes deste, o post França: Dicas e Roteiro de 3 dias na Alsácia e sua Rota do Vinho, que explica a localização e traz breve histórico de toda região, dá informações de como chegar lá (inclusive de transporte público), fala sobre alimentos típicos, compras e outras dicas mais. Na página-índice da Alsácia. encontre dicas das demais cidades que visitamos naquele início de outono.

Feitas as apresentações, venha comigo pra Kaysersberg!

A cidade de Kaysersberg tem um conjunto de casas em estilo enxaimel dos mais conservados e está aos pés das montanhas Vosges e das ruínas do castelo, cuja torre redonda pode ser vista de quase toda vila. Em 2017 foi eleita a vila preferida dos franceses, dentre outras 12 finalistas, e recebe cerca de 700 mil turistas ao ano. Parece pouco, mas Kaysersberg é uma vila de apenas 24 km², áreas rurais consideradas.

Subir a colina proporcionará um belo panorama de Kaysersberg e para mim estar entre estas casinhas, à beira do rio Weiss, sob os ‘olhares’ da ruína do castelo me fez ‘ter certeza’ que ali teria surgido a inspiração para a história dA Bela e a Fera. Numa breve Gogglada descobri que a cidade de Conques, em Aveyron, fora a inspiração, pelo menos para o filme de 2017 com Emma Watson.

Kaysersberg Alsacia

Breve relato da história de Kaysersberg

A primeira menção a Kayserberg registrada é de 1227, quando o castelo foi comprado por sua posição estratégica. Em 1293, tornou-se cidade imperial livre graças a Adolfo de Nassau, rei dos romanos e da Germânia, quando ganhou também o direito de erguer seus muros de defesa. Em 1354 entrou para a Aliança Décapole, formada por 10 cidades alsacianas, uma espécie de Mercosul da época, eu acho, que acabou em 1678. Sua localização geográfica rendeu-lhe importância comercial, exportando sua produção vinícola pelo rio Reno. A expansão econômica acabou com a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) e o crescimento se deu vagarosamente nos anos subsequentes. Com a Segunda Guerra Mundial e a Alsácia ocupada pelos alemães mais uma vez, Kaysersberg precisou ser reconstruída e ganhou nova força, passando a ser a cidade preferida da região pelos franceses.

Kaysersberg Segunda Guerra
Tanque na Grand Rue, hoje Rue General de Gaulle
Kaysersberg
Minha foto no mesmo local, em out/2017

Nosso roteiro por Kaysersberg, Alsácia

Não é difícil circular pela cidade, mas o Centro de Turismo, na rua principal da cidade (39, Rue du General de Gaulle), oferece um mapa com circuito a pé, que fotografei pra você:

Kaysersberg mapa turístico

Chegamos a Kaysersberg às 13h30, depois de visitar Ribeuavillé e Riquewihr, 9 km ao Norte. As vilas são pequenas, por isso é possível conhecer 2 ou 3 no mesmo dia, mas com certeza o fato de estarmos de carro foi essencial para ganhar tempo.

Alugamos pela nossa parceira Rentcars. Se você também for alugar, confira os preços e condições e, se gostar, faça a reserva com eles, pois assim o blog recebe uma pequena comissão, que ajuda a mantê-lo no ar – e motiva a blogueira aqui, claro.

Voltando a Kaysersberg, estacionamos no bolsão Porte Basse (à direita, no mapa), arborizado e bem localizado, pois entramos pela rua principal da cidade. Poucos passos depois, lojas de presentes, restaurantes e cafés, e já se avista a torre do campanário de 41 metros da Igreja da Invenção da Santa Cruz (Sainte Croix).

O escritório de Turismo (e o banheiro público) ficam ao lado da Prefeitura (Hotel de Ville), construída entre 1604-05, com uma bela bay-window na fachada para a Rue Charlles de Gaulle, numa praça enfeitada com muitas floreiras – e era outono…

igreja de Kaysersberg
torre da igreja de Kaysersberg e em primeiro plano a Prefeitura

Monumento histórico francês, a igreja Sainte Croix começou a ser construída em 1227 e foi restaurada depois da Segunda Guerra Mundial. Na fachada, há uma estátua moderna da imperatriz Helena, relembrando a lenda de que ela descobriu a verdadeira cruz de Cristo em 327, em Jerusalém.

Em frente à igreja, a fonte (1521) com imagem do filho da imperatriz Helena, o imperador romano Constantino, obra de Jean Bongart, é dos pontos mais fotografados da cidade. Durante a Revolução Francesa foi retirada e substituída por uma pirâmide tricolor.

Fonte de Constantino

A igreja sofreu várias transformações no século 15. O portal e seu tímpano são originais, feitos por volta de 1235.  O tímpano (ornamento acima na porta) apresenta a coroação da Virgem, sentada à esquerda de Cristo, cercados pelos arcanjos Gabriel e Miguel.

Kaysersberg-Alsácia-o que fazer

O imponente altar também é criação do escultor Jean Bongart, concluído em 1518, e os painéis contam as etapas da Paixão de Cristo, de sua chegada a Jerusalém até a crucificação.

Kaysersberg-Alsacia
Kaysersberg Alsácia
Kaysersberg Alsácia
Kaysersberg Alsacia

A foto acima é da casa Loecken (século 16), que abriga hoje uma famosa boulangerie com produtos gastronômicos típicos da Alsácia, como foie gras, cognac e geléias caseiras. 

Kaysersberg Alsácia

No fim da rua, a General de Gaulle faz uma curva e encontra o rio Weiss e vemos a ponte fortificada (1514), construída para evitar a entrada de barcos inimigos na cidade, que é um dos pontos mais fotogênicos da cidade – como se fosse possível não fotografar cada centímetro – e onde eu tive a tal certeza da inspiração para a Bela e a Fera.

Kaysersberg Alsacia
Kaysersberg Alsácia
Hoje a seteira na ponte só é usada para fotografar. Que bom!
Kaysersberg Alsácia
a ponte fortificada de Kaysersberg

Na foto acima, várias informações:
1. uma tradição da Alsácia, o ninho de cegonha no telhado da casa, construído por humanos para recebê-los em sua rota migratória. Daí o símbolo da Alsácia ser a Cegonha, encontrado no artesanato e fachadas de casas.
2. No meio da ponte, um abrigo com emblemas do Império Romano (águia) e de Kaysersberg, que somando à imagem do imperador Constantino com a Cruz Sagrada de Cristo prometiam proteção ao povo – ou demonstravam seu poder sobre ele, claro.
3. o muro medieval da cidade e a montanha apelidada de Sangrenta pelas tropas alemãs da segunda guerra. Ali há um memorial em homenagem às tropas americanas que ajudaram a libertar a Alsácia do domínio nazista.
4. a torre do Castelo de Kaysersberg.

No final da Segunda Guerra Mundial, os nazistas planejavam explodir a ponte antes de sua retirada, mas moradores convenceram o comandante a construir uma vala antitanque pouco depois da ponte, e o símbolo da cidade foi mantido intacto.

Kaysersberg Alsácia
do outro lado da ponte, mais cidade

Onde Comer em Kaysersberg – e tomar vinho

Em vez de procurar um restaurante pra almoçar, as floreiras e fachadas em estilo enxaimel nos enfeitiçaram. Resultado: todos os restaurantes já não serviam almoço depois das 14h e só conseguimos comer em uma Brasserie, as mesinhas à esquerda na foto abaixo em frente à prefeitura (20, Rue du General de Gaulle) – e só tinha flammé. 

Nada de errado com o flammè, mas já tínhamos comido tanto… Trata-se de uma espécie de pizza, às vezes em formato retangular, sempre servida numa tábua fina de madeira.

O Castelo de Kaysersberg

Castelos foram construídos como fortificações, diferente de palácios que eram erguidos para moradia, e o chateau de Kaysersberg foi erguido no século 13 como barreira para uma das rotas que iam das Montanhas Vosges até Lorraine. A torre é a construção mais antiga do castelo e tem 11 metros de diâmetro e suas paredes 4 metros de largura (ooohh!), mas o bom é que você pode curtir a vista do alto de seus 100 degraus e apreciar Kaysersberg também do alto. Que pena que não fui…

Onde ficar em Kaysersberg ou região

Nós passamos duas noites em Estrasburgo e 1 em Colmar. Leia o post Onde Ficar em Estrasburgo e veja sugestões de hospedagem em Kaysersberg e região no Booking.com, site que sempre uso para reservar meus hotéis. Gosto que há opção de tarifas mais baratas e tarifas totalmetne reembolsáveis, então pesquise com calma.

Kaysersberg Alsacia

Como chegar a Kaysersberg

O ideal é fazer esta região de carro, mas se você estiver usando transporte público, saiba que Kaysersberg não tem estação de trem, mas você pode usar um ônibus de linha (#145) em direção a Bohomme, que para no mesmo ponto onde estacionamos.

Leia Pela França de Carro: aluguel, pedágio, combustível e não passe perrengue!

Sempre compartilho dicas completas, mas cada viagem tem um jeitinho, então se precisar de ajuda, entre em contato, pois faço roteiros personalizados, além de ter a agência de viagemMulher Casada Viaja Te Leva.


Planejar uma viagem exige, além de experiência, tempo e paciência para pesquisar e organizar tudo. Por isso o Mulher Casada Viaja oferece vários serviços: consultoria tira-dúvidas, roteiro personalizado (um e-book lindo, prático e informativo!) com chamadas para explicar tudo o que você precisa para viajar com segurança, e o serviço de agência de viagens Mulher Casada Viaja Te Leva, em que você começar o planejamento do zero segurando na minha mão! O QR code abaixo te leva ao whatsApp da agência.

Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Respostas de 19

  1. bahh essa região me chama muuuito! ainda bem que não fui, pois se não iria só pra colmar e ia cometer o erro de não pasar em kayserberg! vou ter q ler tudinho sobre a sua viagem pra montar bem o roteiro sem deixar essas belezuras!

    1. Angela, tenho acompanhado suas andanças pela Europa e você tem ido a lugares incríveis. Acho que vale mesmo esperar e fazer um roteiro mais completinho na Alsácia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.