As medievais muralhas de Lucerna

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Na minha opinião, Lucerna é a cidade grande mais charmosa da Suíça. Embora montanhas e lagos não sejam exclusividade da capital cantonal, são muitos os atrativos arquitetônicos e culturais, além do comércio variado, dos cafés e bares nos rooftops. E as muralhas medievais de Lucerna, que testemunharam o desenvolvimento da cidade desde o século 13, somam a tantas atrações.

Como toda importante cidade medieval, Lucerna era protegida de inimigos por muros de aproximadamente 9 metros de altura e 1,5 metro de largura. Hoje, 870 metros da muralha defensiva de Lucerna podem ser caminhados pelos turistas gratuitamente, ali pertinho da famosa Ponte da Capela.

Talvez você queira ler Lucerna: dicas e roteiro na Suíça Central

As Torres das muralhas de Lucerna que podemos visitar

Originalmente, 30 torres faziam parte do complexo das muralhas de Lucerna, das quais restam 9 torres. Dessas, só podemos subir 4: a Männliturm, que é a segunda mais próxima ao rio Reuss, a Wachtturm e suas vizinhas Zytturm e Schirmerturm. Um mapa no local indica quais são, não se preocupe em memorizar:

muralhas de Lucerna

As torres têm alturas diferentes, acabamentos decorativos diferentes e tinham usos específicos diferentes, também. A Zytturn, por exemplo, era uma torre-relógio, que inclusive guarda o relógio mais antigo da Suíça Central, de 1535. Na Idade Moderna em diante as torres exerceram novos usos, como sala de transmissão de telégrafo, depósito e até local para ensaio do carnaval de Lucerna.

torres de Lucerna

Atenção:
1. O topo da Wachtturn só pode ser visitado com guia.
2. Durante o período de inverno (novembro a março), o acesso às muralhas de Lucerna é interditado. Por isso eu repito: se você não vai esquiar ou praticar esportes de neve, é melhor dedicar sua viagem à Suíça para o verão, de preferência entre junho e setembro. Ao contrário de outros países da Europa, a Suíça ainda é tranquila mesmo na alta temporada (julho-agosto) e o clima é de festa, com mergulhos nos lagos e rios, caminhadas nas trilhas de montanhas, dias longos e proveitosos.

Leia Roteiro de 14 dias no verão e outras dicas na página índice Suíça

Vistas a partir das muralhas de Lucerna

A área atrás dos muros e torres é até interessante, há um campo aberto com algumas árvores, mas o melhor das muralhas de Lucerna é a vista da cidade que elas proporcionam. A ponte coberta Spreuer é facilmente reconhecida, e se você abusar do zoom, conseguirá imagem dos veleiros no lago. Saudades de fotografar com câmera DSLR…

vista das torres de Lucerna
vista das torres de Lucerna

Mais informações sobre as muralhas de Lucerna

  • entrada grátis
  • abrem diariamente das 8h às 19h, de abril a outubro, exceto quando há neve, por questões de segurança
  • o espaço nas muralhas é bem estreito
  • as escadas de madeira têm degraus altos e são bem íngremes, é preciso cautela
  • como as torres não são altas como campanários, apenas condicionamento físico normal basta

Perto de Lucerna

Quando tentei conhecer o teleférico CabriO Stanserhorn, tomei o barco que navega o lago Lucerna e desci em Stanstad, quando conheci uma histórica torre de defesa, a torre Schnitz. Construída entre 1310 e 1315, foi parte das fortificações à beira do lago Lucerna.

Perdeu sua importância defensiva quando Lucerna se uniu à Antiga Confederação Suíça, em 1332 e sua localização ficou bem na divisa dos cantões Obwalden e Nidwalden. Essa posse dupla e a então inutilidade da torre resultou em seu abandono e apenas no século 16 ela foi restaurada, voltando ao abandono nos séculos seguintes e incêndio por soldados franceses no século 18. Em 1880 as autoridades cantonais restauraram a torre, construindo uma plataforma de observação e escadaria. Abre de maio a final de setembro.

muralhas de Lucerna

Não deixe de conhecer as muralhas de Lucerna durante sua visita à cidade!

Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.