Na minha opinião, Lucerna é a cidade grande mais charmosa da Suíça. Embora montanhas e lagos não sejam exclusividade da capital cantonal, são muitos os atrativos arquitetônicos e culturais, além do comércio variado, dos cafés e bares nos rooftops. E as muralhas medievais de Lucerna, que testemunharam o desenvolvimento da cidade desde o século 13, somam a tantas atrações.
Como toda importante cidade medieval, Lucerna era protegida de inimigos por muros de aproximadamente 9 metros de altura e 1,5 metro de largura. Hoje, 870 metros da muralha defensiva de Lucerna podem ser caminhados pelos turistas gratuitamente, ali pertinho da famosa Ponte da Capela.
Talvez você queira ler Lucerna: dicas e roteiro na Suíça Central
As Torres das muralhas de Lucerna que podemos visitar
Originalmente, 30 torres faziam parte do complexo das muralhas de Lucerna, das quais restam 9 torres. Dessas, só podemos subir 4: a Männliturm, que é a segunda mais próxima ao rio Reuss, a Wachtturm e suas vizinhas Zytturm e Schirmerturm. Um mapa no local indica quais são, não se preocupe em memorizar:
As torres têm alturas diferentes, acabamentos decorativos diferentes e tinham usos específicos diferentes, também. A Zytturn, por exemplo, era uma torre-relógio, que inclusive guarda o relógio mais antigo da Suíça Central, de 1535. Na Idade Moderna em diante as torres exerceram novos usos, como sala de transmissão de telégrafo, depósito e até local para ensaio do carnaval de Lucerna.
Atenção:
1. O topo da Wachtturn só pode ser visitado com guia.
2. Durante o período de inverno (novembro a março), o acesso às muralhas de Lucerna é interditado. Por isso eu repito: se você não vai esquiar ou praticar esportes de neve, é melhor dedicar sua viagem à Suíça para o verão, de preferência entre junho e setembro. Ao contrário de outros países da Europa, a Suíça ainda é tranquila mesmo na alta temporada (julho-agosto) e o clima é de festa, com mergulhos nos lagos e rios, caminhadas nas trilhas de montanhas, dias longos e proveitosos.
Leia Roteiro de 14 dias no verão e outras dicas na página índice Suíça
Vistas a partir das muralhas de Lucerna
A área atrás dos muros e torres é até interessante, há um campo aberto com algumas árvores, mas o melhor das muralhas de Lucerna é a vista da cidade que elas proporcionam. A ponte coberta Spreuer é facilmente reconhecida, e se você abusar do zoom, conseguirá imagem dos veleiros no lago. Saudades de fotografar com câmera DSLR…
Mais informações sobre as muralhas de Lucerna
- entrada grátis
- abrem diariamente das 8h às 19h, de abril a outubro, exceto quando há neve, por questões de segurança
- o espaço nas muralhas é bem estreito
- as escadas de madeira têm degraus altos e são bem íngremes, é preciso cautela
- como as torres não são altas como campanários, apenas condicionamento físico normal basta
Perto de Lucerna
Quando tentei conhecer o teleférico CabriO Stanserhorn, tomei o barco que navega o lago Lucerna e desci em Stanstad, quando conheci uma histórica torre de defesa, a torre Schnitz. Construída entre 1310 e 1315, foi parte das fortificações à beira do lago Lucerna.
Perdeu sua importância defensiva quando Lucerna se uniu à Antiga Confederação Suíça, em 1332 e sua localização ficou bem na divisa dos cantões Obwalden e Nidwalden. Essa posse dupla e a então inutilidade da torre resultou em seu abandono e apenas no século 16 ela foi restaurada, voltando ao abandono nos séculos seguintes e incêndio por soldados franceses no século 18. Em 1880 as autoridades cantonais restauraram a torre, construindo uma plataforma de observação e escadaria. Abre de maio a final de setembro.
Não deixe de conhecer as muralhas de Lucerna durante sua visita à cidade!
Respostas de 5
Adotei! Foi para lista de desejos. Grata
Em breve farei grupos de viagens, Mercedes. Vamos pra Suíça?
Adorei conhecer as muralhas medievais de Lucerna no seu post! A vista da cidade a partir das muralhas parece mesmo ser belíssima! Ótima dica sobre o melhor período para visitar a Suíça… No meu caso, só iria durante o verão mesmo!
Ah, Marcia, adoro viajar pela Suíça com vc hahaha Já visitei algumas muralhas medievais na Alemanha e acho sempre interessantíssimo – imaginar que aqueles muros estão ali há séculos! Acho que nós brasileiros, por nosso país ser tão novo, sempre nos surpreendemos com tamanha antiguidade, não é mesmo?
Muito lindo o passeio pelas muralhas, já está na lista de visitas. 🙂