Este post oferece uma ideia deste lugar tão especial do litoral fluminense e, mais especificamente, traz sugestões de o que fazer na parada do cruzeiro em Búzios. Prometo que não vou falar de Brigitte Bardot.
Eu sempre quis conhecer Búzios e essa região dos lagos, ainda mais depois que Arraial do Cabo, a vizinha da vizinha Cabo Frio, virou a filial caribenha no sudeste brasileiro. Ainda não foi desta vez que conheci como gostaria esta península que tem 250 dias de sol garantido por ano, mas foi suficiente para saber que preciso mesmo voltar e ficar. Não me recordo exatamente quanto tempo ficamos em Búzios, então lembre-se de que as dicas são baseadas nesta visita rápida durante a parada do cruzeiro. Há muitas outras praias lindíssimas além das que comento aqui e pra não te deixar na mão, vai lendo que te informo sobre outras que não conheci, também.
O desembarque do navio de cruzeiro em Búzios
Como Búzios não tem um porto que comporte os navios de cruzeiro, os passageiros são colocados em lanchas e levados até o porto que fica no canto direito da praia da Armação (ou esquerdo, olhando do navio).
Eu olhava aquele mar lindo e as lanchas que partiam e pensava: eu devia ter comprado o pacote de passeios em Búzios com a agência do navio! Explico: os passageiros que o fizeram têm prioridade no desembarque, embora nas duas maneiras, com ou sem compra de excursão, seja distribuídas senhas para embarque nas lanchas. Eu peguei as nossas logo depois do café da manhã, e foi uma das últimas, então minha sugestão é que você pegue a sua assim que estiverem disponíveis – que vai ser mais ou menos por este horário.
Leia outros posts com informações sobre passeios nos demais portos:
– Que Fazer no Rio de Janeiro durante Parada do Navio de Cruzeiro
– Salvador em 1 dia, durante Cruzeiro
– Centro Histórico de Santos na parada de Cruzeiro
– Museu do Café na parada de Cruzeiro em Santos
Cruzeiro: preços a bordo e o que está ou não incluso
– Como é um Cruzeiro no Brasil
Passeios durante cruzeiro em Búzios
Passeio de bugue
Em todos os portos deste cruzeiro, fizemos os passeios por conta própria, usando Uber em Salvador e Rio de Janeiro para nos deslocarmos. Na parada do cruzeiro em Búzios caminhamos do porto até uma agência de turismo para contratar um passeio de bugue pelos mirantes. O preço foi uma facada: cerca de R$200 para os 3, mas ainda mais barato que o oferecido pelo navio. Sugiro que você faça uma pesquisa antes – e talvez até reserva, porque percebi que transportadores e vendedores informais inflacionam os preços nos dias em que os navios aportam.
Como não havia nenhum bugue disponível, tivemos que aguardar uns 20 ou 30 minutos, tempo que usei para fotografar as esculturas simpáticas da Praça Eugenio Honold, ali pertinho da agência. Bares e comércio próximo ainda dormiam.
Retornamos à agência no horário combinado e o bugue nos levou aos mirantes de Búzios, com paradas para fotos. Quando chegamos aos mirantes, meu mau humor por ter sido explorada turisticamente passou (shame on me!), de tão lindo que é aquilo!
Durante este breve passeio entre os mirantes, estranhei o fato de a região estar tão devastada, desprovida da mata atlântica para dar lugar a lotes de condomínios de luxo. Depois descobri que aquela aridez toda também um motivo natural: entre março e setembro os ventos alísios afastam as nuvens, chuvas e tormentas e por isso vi tantos cactos e una vegetação rasteira típica de climas secos – no litoral.
O motorista do bugue vai apontando para as praias e dizendo seus nomes. Eu, na parte de trás do bugue, tento fazer perguntas, mas elas são levadas pelo vento, literalmente. A primeira parada foi no Mirante de João Fernandes, que tem uma construção de muito mal gosto, todo em tijolos, cimento, completamente deslocada no lugar. Mas suba seus degraus para o terraço e verá as praia Brava e seu navio te esperando no horizonte, do outro lado, na Armação.
A próxima parada é no Mirante do Forno, com vista para a praia homônima e a Brava, o de que eu gostei mais.
Passeio de Escuna, catamarã ou lancha
Outra opção de passeio durante o cruzeiro em Búzios é contratar um passeio de escuna, catamarã ou lancha, que partem ali do portinho.
Passeio de jardineira
Se você estiver num grupo grande, talvez queira passear no trolley, uma espécie de jardineira que faz passeios em diversas praias de Búzios.
Praia da Ferradura
O motorista nos deixou na Praia da Ferradura e combinamos um horário para que nos buscasse. A Ferradura é muito bonita, principalmente por seu formato, que dá aos olhos que fitam o horizonte a oportunidade de ver as extremidades da praia sem mover o pescoço. Eita preguiça! A faixa de areia é relativamente estreita e depois de certo tempo o mar começou a avançar e tivemos que cuidar para que nossas havaianas não saíssem mar adentro.
A Ferradura tem estrutura com cadeiras e barraquinhas com bebidas e petiscos, mas preferimos só beber cerveja e depois comemos algo no centrinho. Se quiser se movimentar, tem aluguel standup paddle, passeio de banana e até uma trilha no canto direito da praia.
Ficamos na praia da Ferradura tempo suficiente para curtir o sol, o mar e cervejinha gelada. O motorista voltou no horário combinado para nos buscar e a nosso pedido nos deixou no centrinho, onde compramos souvenires e tomamos um sorvete. Na volta ao porto, caminhamos pela orla da Praia da Armação.
Praia da Armação e Rua das Pedras
Se você não quiser pagar uma fortuna num passeio contratado no navio ou num traslado de bugue até uma praia e preferir ficar olhando o mar ali mesmo, eu não te culpo. A praia da Armação tem um mar lindo e os barquinhos coloridos parecem enfeitá-lo como bolas em árvore de natal. Mas não acho que seja muito legal pra banhos, apenas para contemplação.
Outras praias próximas do porto: dos Ossos e Azeda
Duas praias menores e acessíveis a pé a partir do porto são a Praia dos Ossos, que também tem muitas embarcações no mar, e a Azeda. Mas curioso: não vi na água óleo ou outro produto proveniente dos barcos. Mesmo na Armação, a água parece ser bem limpinha e vi algumas pessoas tomando banho de mar.
As melhores praias de Búzios
Quem fez uma relação bem legal das praias de Búzios foi o pessoal do blog Deixa de Frescura, dá uma pulo lá pra conferir!
Rua das Pedras
Se cansar da vista do mar, dê um pulinho na Rua das Pedras, a principal rua de comércio local, mega badalada e coloque em dia uma atividade cuja expressão em inglês é perfeita: window shopping. Sim, porque os preços nas lojas são bem altos e olhar as vitrines talvez seja a única solução. As ruas que cortam a das Pedras são mais acessíveis, pois oferecem produtos como lembrancinhas e souvenires.
Esculturas de Búzios
E se você me perguntar onde é que está a estátua da Brigitte Bardot, eu te digo que por ali na orla, porque me interessei mais pelas esculturas dos Pescadores e da Criança e Cachorro na Praça dos Ossos, algumas das obras de Christina Motta, artista plástica residente em Búzios.
Ah, quando caminhávamos pelo calçadão de pedras da orla Bardot, em direção ao porto para regressar ao navio, vi uma tartaruga marinha bem ao alcance de minhas mãos, uma surpresa boa na despedida de Búzios.
Ali pertinho: Arraial do Cabo e Cabo Frio
Esta parte do Rio de Janeiro, onde ficam Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio é chamada de Região dos Lagos. Arraial, para os íntimos, virou modinha e fica super cheia nos feriados e finais de semana de verão. O Rozembergue do blog Mochilão Barato é frequentador há anos e fala sobre esta explosão do turismo, além de compartilhar dicas completas para visitar Arraial do Cabo. A Lid do Partiu Viajar Blog traz dicas de moradora em O que Fazer em Arraial do Cabo em 3 Dias + Dicas de quem Morou lá. E o Até Onde eu Pueder Ir dá dicas de O que Fazer em Cabo Frio.
Outras Praias pelo Mundo
Este post faz parte de blogagem coletiva, então confira as praias escolhidas pelos demais blogueiros participantes:
Atravessar Fronteiras: Camps Bay Beach, na Vidade do Cabo, África do Sul
Destinos por onde Andei: Dia de praia em Miami
Fui Ser Viajante: As praias de Zakynthos, na Grécia, um guia completo pela ilha
Let’s Fly Away: As Belas praias de Trindade, par perfeito com Paraty
Ligado em Viagem: As praias de Areia Preta da Islândia
Passaporte com Pimenta: verão na Europa: 7 praias imperdíveis na Catalunha, pertinho de Barcelona
Turistando.in: As Praias da Lugúria, na Itália
Vou pra Roma: Dicas de praias na Itália
Já conhece o Pinterest? É uma plataforma em que você salva as imagens para retornar a um site ou blog depois, quando sua viagem estiver saindo do campo dos planos ou para quando você tiver mais tempo para ler. Crie sua conta e salve os pins do Mulher Casada Viaja. Pins são imagens como esta ao lado que eu subo na plataforma e fica disponível para você salvar em uma ou mais pastas que pode criar. Tem app, pode procurar e baixar gratuitamente!
Respostas de 17
Eita que saudades desse lugar! Adoro búzios, acho um charme de litoral! As praias são tão lindas que eu nem ligo muito pro mar quase sempre gelado. Eu também adoro as esculturas – especialmente a dos pescadores, tão poética 🙂