Cancun em Março: equinócio e Spring Break

Como é viajar a Cancun em março – e participar do equinócio da primavera na Pirâmide de Chichen Itzá – e ver a galera do Spring Break – e dicas de onde ficar em Cancun, o que pode te poupar um afogamento.

Cancun em Março

Que me desculpe a turma torce-nariz, dizendo que Cancun não nasceu, mas foi planejada, e que é muito americanóide, com seus jardins perfeitos e longas distâncias nunca vencidas apenas a pé. E esses resorts todos, todos, todos frente ao mar, que coisa mais chata! É verdade, tem muito norte-americano por lá. É verdade, mexicanos, só os atendentes. É verdade, não parece que você está no México se ficar apenas num resort.

Mas talvez seja isso mesmo que você quer, férias com alguns dias de passeios e outros dias sem nenhum compromisso a não ser comer, beber e descansar diante desse marzão maravilhoso!

Uma pitada de México em Cancun

Então vá a Cancun para ir a Cancun, em março ou não. Para o México, é outra viagem. O máximo que você vai se aproximar do México é se resolver se aventurar fora da zona hoteleira = turística.

Nos taxis que tomamos para circular pela cidade e pela zona hoteleleira foi um dos contatos com a cultura mexicana: os muchachos ouviam o sertanejo universitário local, num programa tipo Zé Betio (se você tem mais de 50, deve se lembrar!). O carro era tão decorado que dava a impressão de estarmos sendo guiados por um vendedor de tapetes. O pobre espelho retrovisor padecia para sustentar tantos santinhos e a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe reprimia nossa vontade de rir de tudo aquilo. Não estou fazendo pouco, não. Ao contrário, adoro ter esses estereótipos concretizados nas viagens.  

Outra coisa que notei foi a altura de algumas pessoas locais, de estatura bem baixa. Na recepção do hotel tinha até uma escadinha para quem precisasse subir e ver e ser visto acima do balcão.

O Spring Break em Cancun

Conhece o ditado “O que acontece em Vegas, fica em Vegas”? Desde o advento dos smartphones, isso já não rola, e eu tinha visto imagens do Spring Break pela telinhas e telonas, mas nunca ao vivo, na areia. Sabe aquela cena do cara jogar bebida nos seios da moça e lamber? Pensei que era coisa de filme, mas a Arte imita a vida.

Para quem não sabe, o Spring Break tem origem nas festas pagãs, quando se festejava o início da primavera, uma festa que remonta ao Império Romano. Atualmente é a ‘semana do saco cheio’ de americanos e canadenses, e as aulas são suspensas por uma ou duas semanas, dependendo da cidade ou província, entre março e abril. E os universitários migram para o sul: Miami, Praia do Panamá (ambas na Flórida) e Cancun são os destinos preferidos.  Em Cancun o mês de março inteiro terá estas turmas.

Mas se você for a Cancun em março para passear e descansar, mal tomará ciência da presente destas turmas, que ficam concentradas nos hotéis e baladas noturnas.

Claro que eu não sabia nada disso e reservei um hotel maravilhoso, o Fiesta Americana Condessa, localizado ao lado do Oasis, o hotel #1 da lista dos mais baladeiros que recebem jovens em busca de drogas, sexo e tequila. Não sou moralista, mas acho um perigo tanta bebida e tanta gente travada de bêbada em frente ao mar.

Cancun em Março é bom

Onde Ficar em Cancun e como é a Zona Hoteleira

Hospedagens mais econômicas ficam fora da região conhecida como Zona Hoteleira, que é esta faixa em formato de 7 onde ficam os resorts. Como é estreia, os hotéis ficam lado a lado e tem bastante oferta de quartos com vista para o mar, o que eu indico, especialmente se for sua primeira vez no Caribe. Vale super a pena! Eu não me cansava de olhar para o mar… 

Do lado oposto ao mar, do outro lado da Kukulcan Blvd, há a lagoa, que também é uma bela vista. Ou seja, não tem o que perder, a não ser que te ofereçam um andar baixo.

Melhores regiões da Zona Holeleira de Cancun

A barra superior do “7″ é a que abriga as praias de águas mais calmas, ideais para famílias. Agora divida a outra barra do 7 em três partes. Na parte superior, o mar ainda é mais calmo, na do meio, agitado, com bandeira vermelha em muitos períodos. Na extremidade inferior há novamente calmaria.

Eu não sabia disso quando fomos a Cancun naquele março. Escolhi o hotel pelo hotel e não pela região. Achei que mar agitado era tipo Maresias, em São Sebastião. Que nada! Não conseguíamos ficar em pé no mar, tamanha a força das ondas!

A praia da areia que não esquenta e o afogamento

Areia fofa e branquinha já traz um conforto bem-vindo para nossos dias praianos, imagine se a areia não esquentar com o sol, como a de Cancun! Composta por fragmentos de corais e conchas, não importa se exposta a sol escaldante, a areia é sempre fresquinha.

O mar tem aquele azul hipnotizante, mas não o suficiente para me enfeitiçar e me levar para a água, sempre de temperatura agradável. Explico: o mar estava agitado e havia sinalização de bandeiras vermelhas alertando sobre o perigo quando fomos para Cancun em março. Respeitem a advertência, pois infelizmente testemunhamos um afogamento que chegou a óbito em nosso segundo dia de férias.

Eu estava lendo um livro e foi meu marido quem avistou o cara no mar. Foi muito rápido, meu marido saiu gritando por ajuda, mas o salva-vidas não estava em seu posto. Demorou muito tempo até encontrarem seu corpo. Depois disso, olhar para o marzão lindo ganhou um novo sentimento, e nem na praia eu tinha vontade de pisar. Fiquei pensando na menina que estava com o rapaz: seriam amigos, irmãos, namorados? Meu Deus, que coisa mais triste para os pais… Gente, não brinquem com o mar, não entrem no mar se estiverem bêbados ou drogados. A vida é linda e frágil, cuide-se.

O hotel em que ficamos

Como eu disse, o hotel escolhido, o Fiesta Americana Condessa, fica ao lado do Oasis, mas nem som, nem gente vinha para a faixa de areia do Condessa. Então, fora o primeiro contato que tivemos com a galera do Spring Break porque fomos caminhar pela praia na frente do Oasis, tudo foi bem tranquilo.

O Fiesta Americana fica no km 16,5 da Kukulcan Blvd, uma região não muito movimentada, ou seja, longe dos shoppings e das casas noturnas, perfeito para a família. De taxi, em 10 minutos estamos na região mais movimentada, onde ficam o Isla e o Kukulcan.

Além da beleza, os serviços me conquistaram: são 4 restaurantes:  italiano, mexicano, oriental e internacional e são quatro bares: do hotel, que faz drinks super legais; um próximo à areia que serve frutos do mar, um balcão que serve comida americana to go to the pool (hamburger, fries, onion rings, chicken fingers, etc) e outro que atende a uma das piscinas do hotel. Tudooooo incluso.

Tem também várias piscinas: com cascatas, spas, fontes, espelho d’água, jacuzzi. Por conta do mar agitado, acabamos tomando sol na areia, mas entrando na água doce, mesmo. Havia monitoramento para crianças e entretenimento estilo cruzeiro: todas as noites um show diferente.

Cancun em Março springbreak

Como chegar a Cancun

Pesquise se na época de sua viagem haverá voos diretos a Cancun. Assim como outros destinos, as companhias aéreas costumam oferecer voos sazonais direto do Brasil.

Como fomos a Cancun em março, tivemos que fazer conexão na Cidade do México, onde você passa pelo serviço de Imigração, que no nosso caso demorou horrores! Numa segunda viagem anos depois, nada tinha mudado, uma fila imensa, poucos funcionários.

Se você tem conexão na Cidade do México superior a 5 horas, O que Fazer na Cidade do México durante conexão longa

Sabe essa história de ter muito americano por lá? É porque Cancun fica a 1h30 de avião de Miami e de outros destinos do sul. Conversei com uma hóspede texana que disse ir a Cancun todos os anos. Isso significa que se você tiver o visto americano, pode ser uma boa fazer um vôo com uma paradinha em Miami.

Como chegar do aeroporto à zona hoteleira de Cancun

Alugar carro vale a pena caso seu roteiro em Cancun incluir vários passeios por conta própria. Caso você esteja em Cancun apenas para descansar ou vai contratar passeios em excursão, o ideal é contratar um transfer ou chamar um taxi ou Uber do aeroporto ao sue hotel.

Outra opção é alugar um carro apenas para os dias de passeios, concentrando-os em dias sequenciais. Faça seu orçamento na Rentcars, site de buscas e reservas que uso nas minhas viagens.

Nós optamos pelo traslado. Na mesma van, um grupo de estudantes de medicina diziam com olhos brilhando e água na boca ao avistar um bonitão sarado: “Isso não vai prestar”. Não não vai. Em vez de irem ao congresso, estavam lá para curtir.

Como circular por Cancun

Há taxis e ônibus em abundância pela zona hoteleira e região central. Taxis são tabelados e tem sempre um ponto em cada hotel. Os ônibus que circulam pelos 20 quilômetros da Kukulcan Boulevard (avenida ao longo da Zona Hoteleira) são muito diferentes em preço e conforto. Alguns têm até TV, ar-condicionado e assentos confortáveis, enquanto outros assentos rígidos e sujos.

É possível usar também o app Uber, mas como não usei não sei informar se o serviço é eficiente por lá ou não.

Quando NÃO ir a Cancun

De agosto a novembro é a temporada de tempestades e furacões – justamente quando pipocam promoções, fique atento!

O que fazer em Cancun, em março ou não

Cancun e as atrações sugeridas aqui ficam na Península de Yucatan, no sudeste do México, banhada pelo mar do Caribe e pelo Golfo do México.

mapa da península de Yucatan

Além de descansar na praia ou nas piscinas dos resorts, Cancun garante atrações recreativas, históricas e culturais, além de boas opções de compras. Veja abaixo um resumo dos passeios, e nos links tem os posts completos com dicas. Note que há bastante opções de passeios, por isso é interessante se programar antes de reservar um resort all inclusive, que será um desperdício se você passear todos os dias.

Chichén-Itzá

Cancun em Março equinocio

Na minha opinião, o melhor passeio perto de Cancun, ainda mais em março, principalmente entre os dias 19 e we, quando o equinócio em Chichen Itza é uma grande festa. Mas esta história completa eu conto no post sobre Chichen Itza, na página do México.

É uma viagem de um dia inteiro, o sítio arqueológico maia fica a 225 km de Cancun, então sugiro que você a faça depois de ter relaxado no resort. Além de visitar o sítio, a excursão que contratamos fez parada para mergulho no cenote Saamal, que fica bem no caminho. Veja mais abaixo sugestões de excursões da Civitatis.

Cenotes

Esta palavra é exclusividade mexicana, pois é derivada do maia dzonot, que significa caverna com reservatório de água. Os Cenotes podem ser pequenos círculos no solo ou em formato de lago e a origem da água pode ser interna ou externa. Os maias os consideravam sagrados. Os turistas os consideram maravilhosos e lotam estas piscinas profundas. As excursões oferecem bóias por segurança.

Veja mais abaixo a excursão da Civitatis, que inclui parada para mergulho no cenote Saamal antes de chegar a Chichen Itza.

X Caret

Este parque eco-arqueológico na região da Playa del Carmen é um dos lugares mais legais para ir com crianças numa viagem a Cancun. Veja as dicas em Cancun: um dia no parque X Caret

Cancun em Março

Cozumel

Cozumel é uma ilha a 120 km da Zona Hoteleira de Cancun, em frente a um destino popular da Riviera Maia, a Playa del Carmen. Não estivemos lá, mas veja as dicas para visitar Cozumel do Destinos por Onde Andei.

Tulum

Tulum é a única cidade maia construída à beira-mar, a 131 quilômetros de Cancun. Bobos esses maias! rsrsrs Lá tem um parque nos moldes do X Caret, o Xel Há.

Xel-Há

Eu bem que gostaria de ter ido, e isso me faz lembrar do nome do blog Inda Vou Lá, que deixou dicas de Xel-Há depois de uma viagem a Cancun.

Onde comprar excursões

A melhor forma de conhecer os parques e lugares que sugeri é ir de excursão. Os ingressos já estão inclusos e você evita filas e não perde tempo procurando agências locais para contratar. Veja estas e outras opções da Civitatis:

Planeje sua viagem aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – e posts como este levam muitas horas e às vezes dias até serem publicados.

Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B
Passagens Promo: pesquise e reserve passagens aéreas nacionais e internacionais
Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% em seguro viagem para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu simcard internacional e receba em casa antes de sua viagem
– para ingressos de atrações, excursões e tours, temos 3 opções para você escolher: a Civitatis, a Get your Guide e a Tiqets.


Outras dicas de Cancun

Temperatura média de Cancun em Março

Cancun em Março costuma ter uma média histórica de 20 a 29 graus, perfeito para dormir bem à noite e aproveitar as opções de passeios que sempre incluem água.

Compras em Cancun

Como todo lugar turístico, há algumas opções para quem não resiste a compras, e fiz um post ost inteirinho sobre os shoppings de Cancun e reembolso de taxas pagar, em Vamos a las compras en Cancún.

Documentos para viajar a Cancun, em março ou não

Seguro

Não viaje sem seguro! Mesmo que seu cartão de crédito ofereça um seguro gratuito no caso de você ter feito a compra do bilhete aéreo com seu cartão, vale a pena contratar um outro seguro, pois em geral esses seguros funcionam no sistema de reembolso.

Veja as opções da Seguros Promo, que oferece desconto para leitores. O cupom já está aplicado no link acima.

Passaporte e Visto mexicano

Além do passaporte com validade superior a 6 meses, desde agosto de 2022 é preciso emitir visto mexicano nos consulados (SP ou RJ) ou na embaixadas de Brasília. Ou seja, tem que ir até um destes locais, o visto é físico, e não há agendamento por telefone ou email.

Outro detalhe é que o atendumento é regional: o consulado de SP atende residentes do AC, MT, MS, PR, RS, RO, SC e SP. O consulado do RJ atende estados de AL, BA, CE, ES, MA, PI, RJ , RN, SE. E a embaixada de Brasília os residentes do AM, AP, DF, GO, PA, RR, TO.

Não precisam do visto mexicano para turismo:

  • portadores de passaporte europeu
  • passageiros de navios de cruzeiros que desembarcam em porto mexicano e ficam por até 7 dias
  • quem tem visto americano, canadense, japonês, britânico, irlandês
  • quem comprovar residência permanente nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte, países do Espaço Schengen (Europeus), Chile, Colômbia ou Peru

Como tirar o visto mexicano

Como são muitos detalhes, e que mudaram com certa frequência no último ano, sugiro que você visite o site do consulado mexicano.

Cancun em Março

Como você viu, Cancun, em março ou não, é um ótimo destino de férias para todas as idades e perfis de viajantes. Se tiver alguma dúvida ou comentário, terei prazer em responder. Abraços e bom planejamento!

3 COMENTÁRIOS

  1. Márcia, fiquei aqui imaginando o encontro com os grupos de baladeiros, haha. Tudo tem uma altura certa na vida, e eu já passei a fase da farra há muito tempo. Mas ainda bem que conseguiu aproveitar um pouco de Cancun, ainda que seja um México americanizado e ter presenciado um afogamento. Ansiosa pelo seu artigo sobre o equinócio em Chichén-Itzá

    P.S. não sabia isso da areia

  2. Marcia, confesso que sempre tive preconceito contra Cancun pelos exatos motivos que vc listou no começo do post rsrs Mas achei ótimas as suas dicas. Realmente tudo depende do que se está procurando – se a ideia é mesmo relaxar num resort, que seja então em Cancun (de preferência na região das praias de água calma, ninguém merece ficar em frente ao mar e não poder entrar!)

  3. Nunca ficamos num resort, somos turistas de bater perna e hotel é só pra dormir. Porém, começamos a pensar numa viagem em família para Cancun justamente pelos resorts. A vida dá voltas e andamos sempre pra frente não é verdade? Filhos crescidos, netos bebês, filhos com namoradas e assim vamos pensando numa maneira de nos reunirmos de levando em conta as necessidades de cada um. E assim, esse post chegou num ótimo momento, pois acho que Cancun será o destino de uma viagem em família (numerosa) por aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui