Caverna de Postojna, na Eslovênia: deslumbramento subterrâneo

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

A Caverna de Postojna na verdade é plural: é um sistema de cavernas espetacular localizado no sudoeste da Eslovênia. Conhecidas por suas impressionantes formações rochosas, são uma das atrações turísticas mais populares do país.

Com extensão de mais de 24 quilômetros, elas formam um labirinto subterrâneo de tirar o fôlego até dos poucos fissurados em estalactites e estalagmites – como eu. No entanto, os espeleólogos acreditam que ainda há muito mais para explorar, e a extensão total pode ser ainda maior, pois continuam a ser mapeadas e estudadas em busca de novos tesouros subterrâneos.

Veja o que você encontra neste post, e ao longo dele, links para os principais pontos turísticos da Eslovênia.

COMO CHEGAR

Localizadas a 50 km da capital da Eslovênia, Liubliana, pode também ser visitada a partir da cidade italiana de Trieste, também a 50 km, ou mesmo a partir de cidades do noroeste da Croácia.

Nós chegamos de carro alugado pela Rentcars. Leia Dicas para dirigir na Croácia e países vizinhos – com preços! caso você decida alugar um carro, o que eu acho acertado, visto que os países dos Balcãs não têm a mesma estrutura ferroviária de países como Alemanha ou Suíça.

Tour a partir de Liubliana

Quem prefere, pode contratar um tour em grupo pequeno (8 pessoas), como este da Tiqets, que inclui também a visita ao Castelo de Predjama (leia abaixo). A Get your Guide também oferece tours:

INGRESSO PARA A CAVERNA DE POSTOJNA

Como alugamos carro, comprei apenas o ingresso mencionado acima. No momento da compra, é preciso agendar o horário da visita à caverna, por isso escolhi 11h, pois teríamos que fazer check out e pegar estrada. Para a visita ao castelo, não houve necessidade de marcar horário.

Recebi o ingresso por email, onde constava um código QR, que foi escaneado já na fila para o trem, na entrada da caverna. Guarde-o bem para apresentá-lo no castelo.

espaguettes

QUANTO TEMPO RESERVAR PARA A VISITA

Fizemos check out no apartamento maravilhoso que alugamos pelo Booking.com em Liubliana, e às 10h10 já estávamos em frente à entrada da caverna de Postojna. Pouco depois começaram a chegar os grupos de excursão. Fizemos o tour das 11h e às 13h chegamos ao castelo de Predjama. Ou, seja, seguindo o grupo, a visita leva cerca de 1h30.

CAVERNA DE POSTOJNA E CASTELO DE PREDJMA NO MESMO DIA

Como as duas atrações da Eslovênia estão a poucos minutos de distância, é possível visitar as duas no mesmo dia, caso você não tenha lido acima.

Para quem está sem carro, há um serviço de shuttle ligando as duas atrações para portadores do ingresso combinado. São apenas 20 minutos.

Em geral eu gasto bastante tempo em cada atração, mas na caverna de Postojna você tem o tempo controlado pela saída do trem. Pode até ficar explorando mais a caverna, mas é tão escuro em algumas partes que ninguém fica pra trás, caminham todos no mesmo grupo que desceu do trem.

Outro ponto é que tendo um ritmo mais lento que o do grupo, depois você terá que esperar um lugar no trenzinho de outro grupo, para voltar à entrada. Já no Castelo de Predjama, você pode fazer a visita no seu ritmo.

Como é visitar a Caverna de Postojna

O parque onde estão as cavernas é bem arborizado, inclusive nos estacionamentos. Depois do estacionamento, cruzamos a ponte sobre o rio Pivka e chegamos ao complexo de hotel, lojas e restaurante.

No pátio, ao fundo, você já avista a boca da caverna de Postojna (foto acima), onde os turistas formam fila. Como o ingresso é vendido por horários, não vimos necessidade de ficar na fila para garantir lugar, e também porque vai todo mundo daquele grupo no mesmo trem. E como o trem é estreitinho, com 2 lugares por fileira, todo mundo senta ‘na janela’.

Caverna de Postojna trem

No balcão na entrada da caverna, recebemos os guias de áudio, disponíveis em 17 línguas, inclusive em português \o/

O passeio de trem tem 3,5 km de extensão e segue por um túnel numa velocidade que dificulta fotografar, e lembra una atração da Disney, só que ali é tudo real, foi a natureza que moldou as formas ao longo de séculos pela lenta deposição de minerais dissolvidos na água das chuvas.

Caverna de Postojna

Um momento marcante enquanto no trem é quando passamos por uma galeria decorada com inúmeros lustres nas paredes e um enorme lustre central.

Então o trem para, acho que uns 5 minutos depois do embarque, e começa nossa exploração a pé por 1,5 km, o ponto alto do passeio.

O grupo segue junto, acompanhado de um guia. É tanta coisa pra olhar e a gente não sabe se ouve o áudio, se fotografa ou se caminha, mas temos que fazer tudo isso ao mesmo tempo!

plaquinhas numeradas orientam que áudio escutar

A Caverna de Postojna abriga uma rica variedade de formações de estalactites e estalagmites, algumas tão impressionantes que ganharam nomes curiosos, como “O Órgão”, “Cortinas” e “Espaguete”.

As cortinas, por exemplo, eu tinha visto antes da explicação do áudio e fiquei olhando pensando que se tratavam de tecidos!

Caverna de Postojna

A iluminação direcionável garante boas fotos, mas eu acho que nada se compara a estar ali e ver ao vivo.

Desconfio que o criador de Alien achou inspiração para seu monstro por ali.

Caverna de Postojna

Antes de tomar o trem de volta, paramos na loja de presentes onde fica o único posto de correios do mundo dentro de uma caverna. Você pode comprar um cartão postal e enviar para alguém querido.

A Salamandra-dragão

Nesta galeria, também fica uma vitrine escura onde vive o Proteus anguinus, uma rara salamandra cega que vive nas águas de cavernas. Achá-la é um desafio, por causa da escuridão necessária e por causa da multidão em sua busca.

Do lado de fora das cavernas, há um aquário (Vivarium) onde estão expostos os bebês nascidos em 2016, um milagre da natureza e talvez do esforço de cientistas, pois havia apenas 0,5% de chance de sobreviverem. Dos 64 ovos depositados, 21 permaneciam vivos em 2020.

Caso você queira visitá-lo, compre o ingresso combinado de 3 ou 4 atrações.

Saiba como é uma visita ao Castelo de Predjama, veja dicas de Liubliana, do Lago Bled e dos Alpes Julianos na página-índice Eslovênia

OUTRAS DICAS

Além de sua beleza natural, as Cavernas de Postojna têm um importante valor histórico e cultural. Durante a Segunda Guerra Mundial, foram usadas como abrigo para os habitantes locais e, mais tarde, como hospital subterrâneo.

O que vestir

Estima-se que as Cavernas de Postojna tenham uma temperatura média de 10°C ao longo do ano, tornando-as um refúgio fresco durante os verões quentes. Por isso leve um casaquinho mesmo se estiver 30 graus do lado de fora. Eu e minha filha usamos também gorrinhos na cabeça. Não é necessário calçado especial, mas prefira solados de borracha pois há muitas partes escorregadias e úmidas.

Caverna de Postojna

Onde comer

Nos arredores, não encontrei nenhum lugar para comer, apenas no prédio entre o hotel Jama e a entrada da caverna. Além de lanches, doces típicos, sorvetes, há pratos prontos a partir de €10,90 (espaguete à bolonhesa). Mas como era cedo, deixamos para comer em frente ao castelo de Predjama.

O complexo oferece outros restaurantes, visite o site oficial do Postojna.

Onde Ficar

Caso você queira explorar a região por mais tempo, pois há ingressos especiais para visitas não turísticas, o ideal é se hospedar no Postojna Cave Hotel Jama ou no Hotel Kras.

Horário na Caverna de Postojna

Como você pode ver no quadro abaixo, os meses de julho e agosto são os que oferecem mais horários, mas você pode se programar para visitar a caverna de Postojna o ano todo.

VALE A PENA CONHECER A CAVERNA DE POSTOJNA?

Minhas fotos não fazem jus à beleza das Caverna de Postojna, um verdadeiro espetáculo da natureza e joia geológica na Eslovênia. Para meu marido, foi o ponto alto de nossa viagem ao país, e até eu que não curto cavernas adorei o passeio. No mínimo, inusitado tomar um trem e adentrar quilômetros pelo maior sistema de cavernas deste país cheio de belezas.

Passamos algumas horas mais no Castelo de Predjama e depois seguimos para Trieste, porque a Itália é logo ali!

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

4 respostas

    1. Olha o que diz o site da Caverna de Postojna: “As atrações dentro do Parque Caverna de Postojna são acessíveis a cadeirantes e visitantes com deficiência motora.
      Existem lugares de estacionamento especiais destinados a visitantes com dificuldades de locomoção no Parque Caverna de Postojna, bem como pontos de acesso adaptados e sanitários acessíveis.Todos os visitantes com dificuldades de locomoção e seus acompanhantes têm direito a 50% de desconto nos bilhetes dos passeios, desde que apresentem certificado de deficiência de locomoção adequado (apenas na bilheteira). Aviso prévio com pelo menos 2 dias de antecedência é obrigatório para cadeirantes.”

  1. Marcia , acompanho seu blog há muito tempo . Segui muitas orientações suas em minha viagem as Dolomitas 2022. Nesta sua viagem a Croácia e Eslovênia qual a logistica de voos / transporte que vc utilizou nesta viagem? No caso de aluguel de carro, onde pegou e onde devolveu,?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.