Neste post descrevo o bate-volta a partir de Roma que fizemos para a Ilha de Capri e compartilho as principais atrações da ilha.
Dizer que ficamos um dia em Capri é mentir. Saímos de Roma em ônibus de excursão, chegamos a Capri de ferry, tomamos uma lancha para costear a ilha, almoçamos, fizemos umas comprinhas e voltamos para Roma. Valeu a pena? SIM! E no caminho avistamos o Vesúvio e conhecemos um pouco da mais que latina Nápoles, com trânsito ruim, prédios decadentes, e alguns pontos de interesse, como o Castelo Novo e a Galeria Humberto I, a dita prima pobre da Galeria de Milão.
Onde Fica a Ilha de Capri
Capri fica a 226 km de Roma, direção sudoeste, na região chamada Campania. As cidades mais próximas são as da Costa Amalfitana
Onde Ficar em Capri ou Anacapri?
Capri é exclusiva e por isso cara. Anacapri é mais acessível. Veja sugestões no site do Booking.com
Como Chegar a Capri
Estando em Nápoles, Sorrento ou Amalfi, as embarcações – ferries ou lanchas rápidas – chegam à Grande Marina de Capri e você caminha pela Cristoforo Colombo para pegar o Funicolare, que por sua vez te levará para o alto da ilha, na Piazzetta. Também é possível se utilizar do ônibus que sobe a sinuosa Via Roma.
A viagem de ferry leva cerca de uma hora é há várias empresas. O custo é de €20 e você pode ver os horários e comprar o bilhete no site Capri.com.
Depois desta excursão de Roma a Capri, voltamos à Itália e nos hospedamos em Sorrento e conhecemos a Costa Amalfitana bem melhor. Leia Como ir de Roma a Sorrento, onde explico também sobre os trens de Nápoles à Costa Amalfitana.
O que fazer na Ilha de Capri
Chegando em Capri, você pode contratar um barco para fazer o passeio em volta da ilha ou tomar o funicular até a piazzetta. A ilha de Capri tem apenas 10 km² e as ruas são estreitas e poucas. O grande programa é fazer um almoço de frutos do mar, de preferência em um restaurante com vista.
Praia
A praia mais acessível tem pedras no lugar da areia e muita, muita gente. Se quiser curtir praia, use a que fica do outro lado da ilha, na Marina Piccola.
Depois de visitar a Costa Amalfitana em junho, escrevi sobre as Praias da Costa Amalfitana e 8 Motivos para não visitar a Costa Amalfitana no Verão
Funicular
Partindo a cada 15 minutos, o funicular (um trenzinho sobre trilhos íngreme, como o do Corcovado no RJ) custa €2 e leva direto à Piazzetta.
Piazzetta de Capri
Um pátio com uma vista linda da ilha de Capri, um terraço com colunas onde sobem trepadeiras. Provei ali uma raspadinha de limão siciliano divina!
Passeio de Barco
Na Marina Grande, há várias empresas que percorrem o entorno da ilha ou visitam somente a Gruta Azul e os Faraglioni, formações rochosas fotogênicas bem pertinho da costa, com alturas entre 800 e 1000 metros. Também é possível chegar à Gruta Azul a partir de Anacapri, comuna que divide a ilha com Capri. O melhor horário para entrar na Gruta Azul é à tarde, quando os raios de sol incidem através da pequena entrada, mas é preciso observar a maré, pois a entrada da gruta tem apenas 1 metro de altura na maré mais baixa.
Via Krupp
A Via Krupp é uma passarela para pedestres sinuosa, construída por um industrial alemão que passava as férias em Capri. Com 1.300 metros, liga a Marina Piccola (no lado Sul da ilha) aos Jardins de Augusto, mas está fechada há anos devido a risco de deslizamento de pedras, uma pena.
Jardins de Augusto
A apenas 10 minutos da Piazzetta fica este parque público, também construído por Friedrich August Krupp. Além dos canteiros bem cuidados, o ponto mais procurado é o mirante para os Faraglioni.
Certosa di San Giacomo
Convento do século 14 e um dos edifícios mais relevantes de Capri, já foi quartel, hospital e penitenciária ao longo dos séculos. Restaurado em 1927 hoje recebe eventos, concertos e espetáculos ao ar livre.
Monte Solaro
Veja Capri do alto subindo de cadeirinha ao ponto mais alto de Capri, o Monte Solaro.
Respostas de 6
A ùnica parte bastante turìstica da Italia que nao conheço é “Napoli e i suoi dintorni”… Cheguei pelo aeroporto di Capodichino, mas apesar de ter estado em Napoli, nao conheço a cidade.
Capri e Ischia estão na minha lista, assim como toda costiera…
😉
Ah, nada como matar os outros de inveja com seu “a única parte turística… é Capri”. ahaha. Obrigada pela visita, Juliana.
Capri é, sem dúvida nenhuma, um dos lugares mais lindos que eu conheci! Sensacional!!
O visual é maravilhoso, mesmo. Esteve em Ravello? A cidade fica no alto, tambem, lindíssima.
Eu também passei um dia na Ilha de Capri, fiz o mesmo percurso que você, pela Cvc, Divino, maravilhoso!
Lindo demais, né, Conceição? Em que época você foi?