Neste post descrevo o bate-volta a partir de Roma que fizemos para a Ilha de Capri e compartilho as principais atrações da ilha.

O litoral brasileiro é lindo, quase imbatível, assim como nossas ilhas. Apesar de na Itália as praias serem um pouco diferente, é uma viagem incrível partir de uma cidade medieval – ou milenar como Roma, e em pouco tempo estar numa ilha como a de Capri, em pleno verão europeu. A praia mais acessível tem pedras no lugar da areia e muita, muita gente. Se quiser curtir praia, use a que fica do outro lado da ilha, na Marina Piccola. Ou vá para passear de barco e se perder pelas poucas ruas dessa ilha de 10 km quadrados. Pensando assim, sinto-me menos frustrada por ter ido passar apenas o dia…

Dizer que ficamos um dia em Capri é mentir. Saímos de Roma em ônibus de excursão, chegamos a Capri de ferry, tomamos uma lancha para costear a ilha, almoçamos, fizemos umas comprinhas e voltamos para Roma. Valeu a pena? SIM! E no caminho avistamos o Vesúvio e conhecemos um pouco da mais que latina Nápoles, com trânsito ruim, prédios decadentes, e alguns pontos de interesse, como o Castelo Novo e a Galeria Humberto I, a dita prima pobre da Galeria de Milão.







Localização
Capri fica a 226 km de Roma, direção sudoeste, na região chamada Campania.
Língua
Italiano é o oficial. Como todo local mega turístico, o Inglês é compreendido.
Onde ficar em Capri
Capri é exclusiva e por isso cara. Anacapri é mais acessível. Veja sugestões no site do Booking.com
Como chegar a partir de Roma, Sorrento ou Amlafi
De trem, a partir da estação Termini para Nápoles. Compre seu bilhete aqui.

Estando em Nápoles, Sorrento ou Amalfi, as embarcações – ferries ou lanchas rápidas – chegam à Grande Marina de Capri e você caminha pela Cristoforo Colombo para pegar o Funicolare, que por sua vez te levará para o alto da ilha, na Piazzetta. Também é possível se utilizar do ônibus que sobe a sinuosa Via Roma.
A viagem de ferry leva cerca de uma hora é há várias empresas. O custo é de €20 e você pode ver os horários e comprar o bilhete no side Capri.com.
Permanência
Ficar apenas umas horas é sempre melhor do que não ter ido, mas se você puder, inclua ao menos uma noite na ilha.
Como é relativamente perto de Roma, o bate-e-volta é desculpável.
Como circular por lá
De barco ou a pé. A ilha tem apenas 10 km² e as ruas são estreitas e poucas.

Visto e outros documentos
Não é necessário visto para entrar na Itália, apenas o passaporte com validade mínima de 3 meses e um seguro saúde com cobertura acima de 30 mil euros.
O que Fazer em Capri
- Funicular
Partindo a cada 15 minutos, o funicular (um trenzinho sobre trilhos íngreme, como o do Corcovado no RJ) custa €2 e leva direto à Piazzetta.

- Piazzetta
Um pátio com uma vista linda da ilha, um terraço com colunas onde sobem trepadeiras. Provei ali uma raspadinha de limão siciliano divina!
- Passeio de Barco
Na Marina Grande, há várias empresas que percorrem o entorno da ilha ou visitam somente a Gruta Azul e os Faraglioni, formações rochosas fotogênicas bem pertinho da costa, com alturas entre 800 e 1000 metros. Também é possível chegar à Gruta Azul a partir de Anacapri, comuna que divide a ilha com Capri. O melhor horário para entrar na Gruta Azul é à tarde, quando os raios de sol incidem através da pequena entrada.


- Via Krupp
A Via Krupp é uma passarela para pedestres sinuosa, construída por um industrial alemão que passava as férias em Capri. Com 1.300 metros, liga a Marina Piccola (no lado Sul da ilha) aos Jardins de Augusto, mas está fechada há anos devido a risco de deslizamento de pedras, uma pena.

- Jardins de Augusto
A apenas 10 minutos da Piazzetta fica este parque público, também construído por Friedrich August Krupp. Além dos canteiros bem cuidados, o ponto mais procurado é o mirante para os Faraglioni.
- Certosa di San Giacomo
Convento do século 14 e um dos edifícios mais relevantes de Capri, já foi quartel, hospital e penitenciária ao longo dos séculos. Restaurado em 1927 hoje recebe eventos, concertos e espetáculos ao ar livre.
- Monte Solaro
Veja Capri do alto subindo de cadeirinha ao ponto mais alto de Capri, o Monte Solaro.

A ùnica parte bastante turìstica da Italia que nao conheço é “Napoli e i suoi dintorni”… Cheguei pelo aeroporto di Capodichino, mas apesar de ter estado em Napoli, nao conheço a cidade.
Capri e Ischia estão na minha lista, assim como toda costiera…
😉
Ah, nada como matar os outros de inveja com seu “a única parte turística… é Capri”. ahaha. Obrigada pela visita, Juliana.
Capri é, sem dúvida nenhuma, um dos lugares mais lindos que eu conheci! Sensacional!!
O visual é maravilhoso, mesmo. Esteve em Ravello? A cidade fica no alto, tambem, lindíssima.
Eu também passei um dia na Ilha de Capri, fiz o mesmo percurso que você, pela Cvc, Divino, maravilhoso!
Lindo demais, né, Conceição? Em que época você foi?