Katara Cultural Village: 8 lugares instagramáveis em Doha

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Não faltam assuntos para fotografar em Doha: dos modernos edifícios espelhados de West Bay aos produtos árabes, comidas, escrita, tudo é tão diferente do nosso universo… São tantas opções que tive que fechar o leque e focar em um só lugar de Doha para compartilhar aqui, e escolhi o Katara Cultural Village.

Visitar um país com costumes tão diversos do nosso, como é Doha no Catar, além do enriquecimento cultural e questionamentos diversos suscitados, é uma incontestável oportunidade de registrar em imagens a deslumbrante arquitetura e outros elementos típicos.

Complexo de restaurantes, lojas, centros culturais, esculturas ao ar livre, arena para shows e a maior praia de Doha, o Katara Cultural Village fica próximo a uma rara área verde da cidade, entre os bairros The Pearl e West Bay. Veja a foto de satélite no final deste post.

As MESQUITAs DO Katara Cultural Village

O Katara Cultural Village tem duas mesquitas: a projetada por uma arquiteta turca que se especializou em mesquitas, com azulejos azuis persas e turcos, inspirada no Palácio Dolmabahçe em Istambul. Seu interior é também muito bonito, mas não pude entrar pois era momento de oração. A segunda mesquita é a dourada, e fica em frente ao anfiteatro.

Onde ficar em Doha, Catar: seleção de hotéis bairro a bairro com preço$ e
O que Fazer em Doha e outras dicas podem ser muito úteis para seu planejamento de viagem ao Catar

Torres de pombos do Katara cultural village

As Torres de Pombos do Katara entraram nesta lista não apenas pela beleza, mas pelo que representam. Essas torres de adobe são históricas em países em que o deserto cobre grande parte do território, como o Catar, o Egito e o Irã. Quando estivemos em Doha, as torres tinham caído – ou assim nos disseram, e seriam reconstruídas, mas notei que não estão no mesmo local original, segundo o Google Maps (veja mais abaixo).

Lar de milhares de pombos, elas foram projetadas para coletar seus excrementos para uso como fertilizante pelos agricultores locais. No Egito, aprendemos que são usadas para criação de pombos e consumo, e que é comum as famílias terem uma em seus terrenos.

Katara Cultural Village
foto de Enre, Unsplash

Leia também: Viagem ao Catar: dicas essenciais

Anfiteatro

O anfiteatro é outro elemento arquitetônico incrível! São mais de 3 mil metros quadrados que acomodam 5 mil espectadores. O que mais me impressionou foi o fator omo, pois a pedra utilizada reluz ao sol sempre a pino de Doha.

PRAIA KATARA

Uma rara praia pública de Doha – muitas pertencem a hotéis e resorts – fica no Katara Cultural Village. Quando a visitei, fui barrada pelo segurança e não pude nem colocar o pezinho na água do lindo Golfo Pérsico.

Há uma área reservada para famílias (onde não entram homens solteiros) e outra para homens (onde não entram crianças e mulheres). Biquinis e sungas não são permitidos. A praia número 3 abre das 9h às 22h e as de número 4 e 5 das 14h às 22h (praia dos homens).

Assim como no parque, não é permitido comer na praia, mais um costume bem diferente do nosso.

E mesmo a área comercial do Katara rende boas fotos – e é onde tem ar condicionado ao ar livre, algo que ainda não superei rsrsrs. Lei as legendas das fotos para saber quais lugares não perder:

museu infantil

Que ideia legal: um museu infantil interativo com desenho de caixa de presente! Ainda não estava funcionando quando visitamos Doha, por isso não sei como é o interior. Se você for, volte aqui e me conte.

Não perca as dicas do Souq Waqif: o melhor de Doha. E nos destaques do Instagram do Mulher Casada Viaja tem videozinhos sem edição de nossos passos por Doha e Katara Cultural Village

praça de alimentação (Snan Food Hall)

Quando visitamos Doha, antes da Copa do Mundo do Catar, o complexo comercial do Katara Cultural Village ainda não estava completamente inaugurado. Mesmo assim o Snan Food Hall causou impacto. Os vitrais coloridos promovem um efeito de luz e sombra lindo, a escada e as colunas de ferro adornadas em estilo belle epoque aguçaram minha curiosidade, porque até então eu não sabia que ali seria uma espécie de deli com alimentos do mundo inteiro. Como será que está este espaço agora que a Copa já passou?

Esculturas e Street art do Katara

A foto de abertura deste post é uma das esculturas mais famosas do Katara Cultural Village e se chama A Força da Natureza, de Lorenzo Quinn. É também a mais ocidental: as demais estátuas e esculturas do Katara me deram pistas do quanto somos diferentes também nos padrões estéticos. De uma releitura dos Três Macacos de Gandhi (dois deles aparecem na foto abaixo) do artista indiano Subodh Gupta, à grande chave com inscrições árabes, estranhei um pouco o caráter das esculturas. Praise to the Alphabet, Brotherhood, Maccano e Friendship são alguns exemplos. Por outro lado, o argentino Martin Ron fez um belo mural de 11 metros de um orix com uma mancha no formato do mapa do Catar que achei bem legal.

Mais dicas do Katara Cultural village

  • Não perca a chance única de registrar o ar condicionado ao ar livre (não consigo superar isso!) Fica na área comercial do Katara
  • O Katara é tão grande que carrinhos elétricos estão à disposição dos visitantes para que se desloquem com conforto.
  • Para chegar ao Katara Cultural Village, você pode usar o metrô (até ele é instagramável!) ou tomar um Uber, como fizemos.
  • Há muitos cafés e restaurantes no Katara. Lembro de ter visto muitos carros parados esperando por comida para viagem.
  • O Katara também tem um planetário e um teatro.
  • Apesar dos vários elementos instagramáveis, não é permitido fazer filmes ou fotografias profissionais/comerciais no Katara Cultural Village sem permissão

MAPA DO KATARA CULTURAL VILLAGE

Você não terá dificuldade em encontrar estes lugares instagramáveis do Katara cultural Village, inclusive o Google Maps os tem destacados, veja:

OUTROS LUGRES INSTAGRAMÁVEIS PELO BRASIL E MUNDO

O projeto 8on8 sugeriu neste mês o tema 8 lugares instagramáveis, confira:

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

5 respostas

  1. Nossa, Márcia! Que lugar incrível o Katara Cultural Village! Já tinha visto algumas fotos destes lugares no Instagram mas lendo seu post vi que é muito melhor do que imaginava. Esse ar condicionado ao ar livre é impressionante! Ele refresca?

  2. Que interessante esse Katara Cultural Village. Tudo o que eles fazem no Catar é grandioso, né? As fotos ficaram ótimas, em particular a do exterior da mesquita, as torres dos pombos e o museu infantil. E como assim eles colocam ar condicionado na rua (difícil de superar, mesmo, rs)? Sente-se alguma coisa? Não sei se algum dia visitarei Doha, mas se visitar, lembrar-me-ei deste seu artigo

  3. Adorei sua seleção de 8 lugares instagramáveis no Katara Cultural Village. De fato as mesquitas rendem sempre belíssimas fotos por conta dos detalhes arquitetônicos. Fiquei muito impressionada quando visitei Casablanca. Curti também a arquitetura lúdica do Museu Infantil, isso convida as crianças à visita. Não acha?

    Bjs
    Mari

  4. O Katara Cultural Village parece mesmo feito para o Instagram hahaha Mas para além das fotos, todos os lugares parecem muito interessantes para se conhecer de verdade. Adorei a fachada do Museu Infantil e os vitrais da praça de alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.