Quando conheci Limone sul Garda, de passagem entre Sirmione e Ortisei, nas Montanhas Dolomitas, sonhei um dia voltar para me hospedar por lá. Uma pandemia, um câncer e outros destinos de viagem depois separaram por 6 anos o sonho da realidade, mas quando cheguei nada havia mudado, Limone me esperou do mesmo jeitinho!

Limone sul Garda fica na margem noroeste do lago di Garda, o maior da Itália. É uma cidadezinha compacta, com cerca de 1.200 habitantes, e seu centro histórico cresceu espremido entre o lago e a montanha. Embora não haja estação de trem, na temporada de verão tem sempre muitos turistas. Nós, os turistas, nos ocupamos caminhando pela lungolago, entrando em lojas de cerâmicas e souvenirs e, claro, tomando gelato. Também fazemos passeio pelo lago de balsa, indo a cidades como Riva de Garda e Malcesine. Parece pouco, mas estamos na Itália, onde não fazer nada já é um grande prazer!
Como chegar a Limone sul Garda
Limone fica a 100 km de Verona. Não é difícil de chegar de carro ou transporte público, apenas demorado, seja pelo trânsito, principalmente nos finais de semana e no verão, seja porque não há trens nesta parte do Lago di Garda e excursões ou ônibus são opções para quem não quer ou não pode alugar um carro. Aproviete e veja as dicas nos artigos Dirigindo na Itália e Dirigir na Itália.
Saímos de Sirmione e seguimos pela rodovia SS45, chamada Gardesana Occidentale. É uma viagem muito bonita, e além da vista dos lagos, a pasagem por vilarejos de casas antigas, torres de igrejinhas, e outras marcas italianas tornam a viagem ainda mais prazerosa, mesmo com trânsito. Estacionar em Limone Sul Garda é fácil, tem um edifício-garagem no início da área reservada a pedestres, bem em frente ao lago.

Usar o transporte público exige um tempo maior. Uma boa rota é ir de trem até Desenzano del Garda ou Peschiera, depois seguir de ônibus ou balsa até Limone. Pesquise sites oficiais como Trenitalia (trem) e Navigazione Laghi (balsas), pois horários e tarifas podem mudar com o tempo.
Onde Ficar em Limone?
Passamos 3 noites em Limone, hospedados num hotel com vista para o lago, o Hotel Sogno del Benaco. Foi uma escolha pensando em tranquilidade e localização, pois não é no centro, mas não fica longe o suficiente para ter que usar o carro para jantar com vista do lago.
Os quartos de fundo têm a mesma vista do lago, mas também vemos a Passeggiata San Giovanni, uma trilha calçada que segue ao lado do riacho e leva a pequenas cachoeiras e início de trilhas de montanha. No rooftop, espreguiçadeiras para descansar ao sol e à noite uma vista maravilhosa!


Melhor época para visitar
Como em outros destinos europeus, o período de maio a setembro tem clima ameno. Junho ou setembro têm menos turistas do que julho/agosto, o que significa mais tranquilidade e preços mais baixos. Ah, tivemos a sorte de presenciar a queima de fogos, que acontece apenas uma vez ao mês!

Lugares para visitar em Limone Sul Garda
Se você estacionou no edifício-garagem, passará pela Lungolago, ou Limone sul Garda Promenade,em direção ao centrinho. É uma ampla área pedonal com lojas e restaurantes e piers de onde partem os barcos e a balsa para passeios pelo lago.

Uma caminhada pela lungolago sentido norte leva à Piazza Garibaldi, onde você pode fazer um registro junto ao canteiro florido e escolher um restaurante para curtir o clima segurando um Aperol Spritz. O Porto Vecchio é pequeno, mas rende belas fotos, com barcos coloridos e a montanha ao fundo.



Construída no século 16 em comemoração ao final da Praga, a Chiesa San Rocco sofreu danos durante a I Guerra Mundial, mas seu restauro de 1957 revelou pinturas da época da construção. Pequena e simples, tem uma bela vista do lago, e sua base tem este cantinho fofo!


Limone tem uma curiosidade que remonta ao século 15: as limonais, plantações de limoeiros em terraços construídos na rocha. “Grande coisa”, talvez pense você, mas leve em consideração que o Lago di Garda é um lago préalpino e Limone está a apenas 100 km das Montanhas Dolomitas, nos Alpes. Para protegê-los dos ventos e do frio do inverno, as vigas que você vê na foto abaixo recebem um telhado, transformando o pomar vertical em verdadeiras estufas. A cada primavera, a cobertura é retirada e, assim como Limone, estão novamente prontos para receber turistas!

Os limões estão presentes não só nos doces, gelatos, licores e drinks, mas são tema de roupas, cerâmicas, souvenirs, não só em Limone sul Garda, como em outras cidades do lago. A sobremesa abaixo, por exemplo, no cardápio era nomeada como delizia al limone. Eu tinha provado essa delícia em Positano, na Costa Amalfitana, e fiquei decepcionada quando recebi sorvete na casca de limão.


Perto do Centro de Limone
Se você tiver tempo, faça um passeio de barco ou tome a balsa para Malcesine, a cidadezinha do lado leste do lago. Custa €13 (ida e volta). Tem um passeio noturno que deve ser lindo, pois o castelo de Malcesine fica todo iluminado!

Fica em Limone a Ciclopista del Garda, um caminho suspenso 50 metros acima do lago. A ciclovia pode ser usada também por pedestres, é uma estrutura maravilhosa, suspensa sobre o penhasco, como aquelas cliffwalks das montanhas suíças. Tem bancos para descanso e WC. E a vista incrível do lago de Garda e montanhas que embelezam.ainda mais esta região. Tem apenas 2,5 km, e acaba do nada 5 km antes da cidade vizinha, Riva del Garda. Não que seja um problema, é só voltar, mas seria mais legal poder chegar a algum lugar, não?
Levar a bike até o início também não é tão prático, já que a estrada é estreita, cheia de túneis e por isso perigosa para ciclistas. Mas eles vão, porque não tem outro jeito. A partir do edifício-estacionamento, que é o limite onde carros podem circular em Limone, até o início da ciclovia, são 2,5km. Não tentei ir a pé, mas acho que não tem caminho que não o da estrada. Fomos de carro até o início da ciclovia, onde tem um estacionamento de apenas 10 vagas limitado por 2h de uso, grátis, mas use o relógio azul de papel. Ali fica a plaquinha I Love Limone More than Ever!


Onde Comer em Limone
A regra de que restaurantes que não têm uma boa localização são menos turísticos e portanto melhores valeu em Limone Sul Garda. Não costumo dar dicas de restaurantes, mas esse merece. Localizado na estrada Gardesana, o BestOne tem pratos deliciosos, e adorei o vinho calabrês sugerido e o serviço.
Já esteve em Limone sul Garda? Deixe um comentário, quem sabe seu relato não inspira outra pessoa? E se tiver uma pergunta, pode comentar, também que te ajudo.
Artigos Relacionados
- Sirmione em 1 dia: 10 coisas para fazer e outras dicas
- Que cidades conhecer no Lago di Garda e dicas úteis
- Lago Molveno, aos pés das Dolomitas
Quando publiquei este, ainda estavam no forno os artigos de Peschiera, Malcesine e de Riva del Garda. Por favor, encontre-os na página-índice Itália – Mulher Casada Viaja, tudo organizado por regiões, para facilitar sua pesquisa.