Lugares para conhecer na França, inspirados por Emily em Paris

Os lugares mais lindos, chiques ou fofos de Paris estão sempre presentes nos episódios da série da Netflix Emily em Paris. Muitos conhecidos de qualquer turista que visita uma das mais lindas capitais europeias, mas quais são os lugares para conhecer na França, para onde os personagens nos levam? Seriam mesmo reais? Agora, na Netflix no Mulher Casada Viaja. Tudummmmm

Emily em Paris
Marcia in Paris

Uma observação sobre a série Emily em Paris: afinal, quem é a protagonista da série? A atriz Lily Collins que me desculpe, mas para mim é Paris. Para apaixonados por moda, podem ser os looks extravagantes que Emily e Mindy usam no dia a dia. Ou quem sabe as cenas com o chef gato Gabriel nos estimulem a continuar assistindo.

Seja lá ou Oh là là qual for a razão, certamente são boas desculpas para assistir a esta série de uma jovem americana que não fala francês mas é enviada a Paris para tralhar numa agência de marketing de luxo. Quem se importa com o enredo fraquinho e previsível, quando temos Paris? E quando temos lugares para conhecer na França além da capital?

A terceira temporada está disponível na Netflix desde dezembro de 2022 e acabei de assistir ao último episódio ontem, tendo maratonado as duas temporadas depois de ter desistido da série na primeira. Ando precisando de belezas. E Paris esbanja belezas, assim como estes lugares para conhecer na França.

Riviera Francesa, a bela Côte d’Azur

Que tal uma trilha sonora de fundo? Eu fui de San Tropez de Pink Floyd, mas tem a clássica Douliou Douliou Saint Tropez, que inclusive toca no episódio

Villefranche-sur-Mer, entre Nice e Mônaco

No segundo episódio da segunda temporada, “Do You Know the Way to Saint-Tropez?”, Emily embarca numa fictícia rota de trem do Orient Express para a Riviera Francesa, um dos destinos mais glamorosos da França. Mas a plataforma da estação de Villefranche-sur-Mer existe, e você chega lá depois de uma viagem de mais de 7 horas, a partir da Gare de Lyon (Paris). Fica entre Nice e Mônaco. Très chic!

Saint Jean Cap Ferrat

E que tal brincar de Emily por um dia e se hospedar com classe, conforto e luxo? As cenas no terraço e na piscina em frente ao mar foram feitas no Grand-Hôtel du Cap-Ferrat, localizado em Saint Jean Cap Ferrat, uma península próxima de Villefranche-sur-Mer e onde acontecem a maior parte das cenas do episódio.

Emily em Paris Lugares para conhecer na França
foto divulgação Booking

A Plage Paloma é a praia onde Emily mostra como consumir o champanhe de segunda classe da família de Camille. Fica na mesma península do hotel, mas o restaurante do personagem Laurent é cenográfico. Mas pesquisei e achei o Paloma Beach, restaurante com serviços de praia: aluguel de cadeiras, guardassois, SUP, etc.

Ah, como viajar é fácil nas séries! A festa para onde Emily, Camille e Mindy vão à noite, no fictício Ragazzi House, acontece no Chateau Diter (500 Rte. de Pégomas) – e fica a 56 km do hotel onde estão hospedadas (se beber não dirija também só existe na vida real). A propriedade está numa batalha judicial, não apenas pelas baladas não fictícias, mas por ter sido construída em área de preservação sem as legais licenças. Os famosos que se hospedam lá parecem não se importar com isso.

A igrejinha onde Emily e Camille conversam é a Capela Saint Pierre (4 Quai de l’Amiral Courbet, Villefranche-sur-Mer), uma homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, e desde 1996 é um Monumento Histórico. Seu interior e exterior foram decorados por Jean Cocteau entre 1956/57, com aprovação dos pescadores locais depois que um incêndio.

Lugares para conhecer na França emily em paris

E o episódio termina a bordo de um iate, em St Tropez, depois de uma foto em frente a um café famoso. Bem básico esse rolê de fim de semana, não?

Excursões na Riviera Francesa

Muita gente não tem domínio de francês ou inglês e sente-se mais seguro viajando em grupos, com guias, ou prefere a comodidade de uma excursão. Veja as opções que selecionei abaixo, oferecidas pela nossa parceira Civitatis. O cancelamento é gratuito até 24 horas antes do passeio. Veja também a política de reembolso e a possibilidade de pagamento em parcelas e as opções com guias falantes de português.

Palácio de Versalhes

10 entre 10 primeiras viagens a Paris incluem um bate e volta a Versalhes, não é verdade? Entrei para as estatísticas, mas não escrevi ainda a respeito da minha visita, preferi compartilhar a dica de 15 Bate-voltas e Viagens a partir de Paris.

O episódio 10 da segunda temporadade Emily em Paris mostra uma cena externa no pátio de mármore da entrada do Palácio, aquele com cores contrastantes logo após o portão e gradis dourados.

Não sei se Emily já havia percorrido a espetacular Galeira dos Espelhos do Palácio de Versalhes, que aparece na cena divertida em que dois estilistas se vestem de Maria Antonieta e Luís XV, mas lembro de ter ficado impressionada com a grandiosidade do Palácio de Versalhes, e é engraçado notar que para essa menina de Chicago nada parece ser tão impressionante, a não ser que seja Paris. Notaram isso?

Lugares para conhecer na França emily em paris

Ingressos e excursão ao Palácio de Versalhes

Quando fomos, contratamos um taxista indicado pelo hotel em que estávamos, mas isso foi antes das redes sociais e dos blogs de viagem. Agora a gente consegue informação fácil de como chegar até lá e de empresas confiáveis onde comprar ingressos e tours. A Tiqets oferece uma excursão saindo de Paris em microônibus, entradas sem filas para o Palácio com acompanhamento de guia em inglês, acesso aos jardins.

E a Civitatis vende ingressos e visita guiada:

Provença

Não tem como falar de Provença sem mencionar as plantações de lavandas, mas a região também tem outros e muitos charmes.

Uma campanha publicitária no episódio 6 da temporada 3 leva a turma de EMily em Paris de trem para Provença no período de floração das lavandas. Na vida real, vale a pena incluir na mesma temporada viagem a região da Riviera Francesa e de Provença, distantes 120 km, porque são 800 km de Paris. A viagem em TGV, o trem de velocidade, te deixa em Aix-en-Provence em pouco mais de 3 horas. Adorei a brincadeira com as palavras: o episódio se chama Ex na Provença, ehehe.

Lugares para conhecer na França provença
foto de Hans, by Pixabay

Uma observação legal deste episódio é a referência às bastides, vilas construídas entre os séculos 13 e 14 nesta região da França, que contribuíram para a queda do feudalismo. Os agricultores que optaram por viver e trabalhar nas bastides deixaram de ser vassalos e tornaram-se homens livres. Segundo a wikipedia “Quando as bastides foram fundadas, a maioria não tinha muralhas ou fortificações, porque foi uma época de paz na história, e as muralhas foram proibidas pelo Tratado de Paris (1229). As fortificações foram adicionadas posteriormente.” Quero ver com meus próprios olhos essa Toscana francesa!

Bonnieux

A bastide onde passam o fim de semana fica em Bonnieux, na Rota da Lavanda, a 50 km de Aix-en-Provence, cidade natal de Paul Cézanne. Pelo caminho, além do lilás, você verá o amarelo dos girassóis e da canola (acho tão lindo e delicado!), o verde de pastos e de oliveiras, daquelas viagens que higienizam a mente, aquecem o coração e alegram a alma.

Ainda não tive o prazer de conhecer a região, então fui conferir uma plantação de lavanda mais pertinho, entre Cunha-SP e Parati-RJ. Veja as dicas em Lavandário de Cunha e a Serra Cunha-Paraty.

Um restaurante da região na vida real, com estrela Michelin – e que se chama La Bastide, fica a 2 km de Bonnieux. Já o restaurante estrelado pela Michelin L’Esprit de Luberon que Gabriel quer conhecer, na vida real faz parte do Hotel Airelles Gordes e fica em Clover Gordes, a 16 km da vila de Bonnieux. Imagino que as montanhas que se vêm das mesas do terraço sejam as Luberon.

Os meninos do Viagens Cinematográficas estiveram na região e dão dicas em Provence: Luberon e As Vilas Mais Belas da França.

Lugares para conhecer na França emily em Paris
foto divulgação Booking.com

Uma boa legenda para a foto acima, citando Coco Chanel: “luxo é uma necessidade que começa quando a necessidade termina.” Emily in Paris é cultura, mesmo que do mundo fútil da moda.

Este episódio me fez colocar Bonnieux na lista de lugares para conhecer na França, num roteiro que incluirá entre outros Les Caves du Palais Saint-Firmin, Saint-Rémy-de-Provence, Baux-de-Provence e Arles – e nesta última vou tomar um café no mesmo lugar que Van Gogh tomou!

Excursões na região de Provença

Vale do Loire

Minha segunda viagem à França foi para o Vale do Loire, onde conheci muitos castelos. Nos hospedamos em Amboise, num B&B de frente para o Castelo de Amboise. Mas não são apenas os chateux os atrativos do Vale do Loire. Fiquei encantada com as inúmeras rotas para ciclistas e a região é um dos muitos lugares para conhecer na França para apreciadores de vinho. As caves são realmente cavernas (será que vem daí o nome?), mas não naturais, e sim de escavações feitas para retirada de pedras para construção dos castelos, olha que interessante!

O ideal é se hospedar no Vale do Loire, mas existem excursões bate e volta a partir de Paris, como esta da Tiqets, com duração de 12 horas, guia em inglês, bilhetes para entrada nos castelos de Chambord e Chenonceau e passeio por Blois.

Château de Montpoupon

O castelo que aparece no episódio 9 da temporada 3 quando os balões levantam voo é o
Château de Montpoupon e, como muitos da região, é um museu. Fica a apenas 17 km de um dos castelos mais visitados do Vale do Loire, o Chenonceau. Realmente foi um dos meus preferidos!

Você já voou em balão? Eu fiz minha estreia em outro vale,
de outros reis, no Egito!

Chateau de Sonnay

Além das cenas de voo em balão, o Vale do Loire sempre figura em Emily em Paris. Na verdade quem aparece é o Chateau de Sonnay, onde vive a família de Camille, que na série se localiza em Champagne, a 2 horas de Paris, mas bem rapidinho de helicóptero. Entendedores entenderão.

Lugares para conhecer na França

Paris

Não vou listar aqui as locações de Paris, só quero aproveitar o gancho de uma fala de Emily a seu namorado que mora no arrondissement 10:

“Ah, por isso você não gosta de Paris, você mora aqui!”, ou algo assim.

Eu sempre dei esta dica: vai a Paris? fique em Paris, numa região central, num lugar com ‘porta de Paris’, ‘teto de Paris’, ‘janela de Paris’, ‘elevador de Paris’, ‘gente de Paris’, ‘preço de Paris’. A experiência é totalmente diferente.

Que outros lugares para conhecer na França poderiam aparecer em Emily em Paris?

Estou esperando que Emily nos leve a Estrasburgo ou às pequenas e encantadores vilas da Alsácia para rever os lugares que conheci nas lindas tomadas da série. Ou à casa e jardins de Claude Monet – tem uma grande chance, já que Gabriel é da Normandia. E quem sabe ao lindo Monte St Michel e às falésias de Étretat. Talvez um look invernal nos Alpes, em Chamonix, pertinho de Mont Blanc?

Que lugares da França você gostaria de conhecer – com ou sem Emily?

Colmar Alsácia França
Colmar, Alsácia

Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo 8on8, cujo tema de janeiro foi Destinos Maravilhosos. Não tenho dúvida que você concorda que estes lugares para conhecer na França atendem bem ao propósito. Vamos ver o que as demais blogueiras propuseram:

Planeje sua Viagem aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – e posts como este levam muitas horas e às vezes dias até serem publicados.

Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B
Passagens Promo: pesquise e reserve passagens aéreas nacionais e internacionais
Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% em seguro viagem para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu simcard internacional e receba em casa antes de sua viagem
– para ingressos de atrações, excursões e tours, temos 3 opções para você escolher: a Civitatis, a Get your Guide e a Tiqets.


5 COMENTÁRIOS

  1. Menina, que demais você publicar os lugares de gravação de Emily in PAris!
    Não tinha reconhecido que a cena era em Cap Ferrat e eu amei ter conhecido essa região. não me hospedei por ali, porque é bem caro, mas passei o dia mergulhando.
    Tantos lugares lindos! Amo a França e seus lugares incríveis, como o sul e a região dos vinhos 🙂

    Beijos
    Dani

  2. Considero Emily em Paris entretenimento da melhor espécie, principalmente pela possibilidade de passear por Paris e outros lugares maravilhosos na França – que certamente inspiram viagens reais! Mas como vc bem disse, quem dera viajar na vida real fosse fácil como é na série rsrsrs

  3. Eu preciso concordar com você que a protagonista da série é Paris. Os lugares mostrados na série são lindos! Eu maratonei cada temporada de Emily in Paris assim que elas surgiam na plataforma rs Quero muito conhecer o Vale do Loire. Um dia volto à França para conhecer mais e mais!!

  4. Preciso muito assistir à esta série só para viajar virtualmente por alguns destes lugares para conhecer na França, inspirados por Emily em Paris.
    Aliás, já estou bem adiantada nesta proposta, acredita?
    Já conheço Villefranche-sur-Mer, Nice, Mônaco, Castelo de Versalhes e Paris, óbvio, mas as outras cidades parecem realmente deslumbrantes e muito tentadoras.
    Adoraria incluir todas em um roteiro de uma viagem única, com certeza seria muito difícil voltar para casa. Beijos, amei seu post!

  5. Ah, Márcia! Você sempre me surpreende com seus posts e seu conhecimento de tantos lugares lindos! Emily in Paris é uma série adorável que já vimos todos os episódios em verdadeiras maratonas a cada temporada. Amamos ver as locações porque nos remetem a Paris, cidade que significa muito para nossa família por vários motivos. E este post trouxe muito conhecimento de outras regiões que não conhecemos ainda, mas que vc soube nos retratar tão bem. Amei seu post. Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui