O Museu Olímpico de Lausanne é o melhor lugar para conhecer a história dos esportes olímpicos, seus atletas, e tudo o que envolve os jogos. E a edição de 2020 está chegando, agora em 2021 em Tóquio, adiada pela pandemia do Coronavírus-19, então é hora certa de conhecer o museu, mesmo que virtualmente – e eu vou te levar!
Uma das atrações principais de Lausanne, que também sedia o Comitê Olímpico, o Museu Olímpico merece uma visita, mesmo que você, como eu, não seja do tipo esportista. Não pratico nada, mas confesso que os jogos sempre me emocionaram e não tive dúvidas ao incluir o museu na minha lista de o que fazer em Lausanne e me emocionei lá também!
Maior do mundo sobre o tema, o Museu Olímpico de Lausanne foi fundado em 1993 e passou por modernização em 2013. Tem várias atividades interativas, que as crianças adoram! As informações nas legendas das peças e painéis estão em francês e inglês.
Como é a visita ao Museu Olímpico
Entre no clima olímpico e prepare as pernas! A escadaria que leva ao lobby tem várias distrações, como as esculturas espalhadas pelo jardim/morro ou as inscrições nos 97 degraus, então é apenas um aquecimento para os 3.000 m2 de área interna, divididos em 3 andares.
O Parque Olímpico
Esta área externa de 8.000 m2, o Parque Olímpico, possui 43 obras e esculturas de diferentes nacionalidades: Niki de Saint-Phalle, Botero, Tapies e Calder. Mesas de picnic e estruturas como salto de vara, salto em altura e pista de 100 metros rasos são convites para entrar na brincadeira esportiva.
No lobby tem uma lojinha com souvenirs, a bilheteria e a rampa circular que usamos para acessar os diferentes níveis do museu.
O Mundo Olímpico
A visita começa nas origens dos Jogos, com vários objetos relacionados aos jogos antigos (pela aparência das ânforas, certamente são réplicas, mas não encontrei tal informação). Gostei da maquete da cidade de Olímpia, com informações audiovisuais.
Há uma área inteiramente dedicada ao barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos modernos.
Achei muito interessante a abordagem sobre os desafios que as cidades-sede enfrentam no preparo dos Jogos, e no início, os próprios atletas é quem pagavam pelo transporte, acomodação e alimentação.
É nesta área que estão os mascotes, as tochas, pôsteres, e toda identidade visual das edições dos Jogos. Uma tela enorme garante a emoção ao apresentar aberturas dos Jogos.
Os Jogos Olímpicos
Nesta área você poderá assistir a depoimentos dos esforços dos atletas num filme premiado de 2014. Aqui também estão expostos equipamentos e uniformes de atletas.
O Espírito Olímpico
Esta área é a mais animada por causa das muitas atividades interativas. Quanto às exposições, há informações sobre a tecnologia empregada a favor dos atletas, em equipamentos e tecidos dos uniformes, material dos calçados, etc.
A visita termina na exposição de todas as medalhas dos jogos de 1896 até hoje.
O Café do Museu
Não cheguei a ir ao café, porque viajei sozinha e não gosto de comer só, mas não deixe de visitá-lo, porque a vista do terraço é muito bonita. Além do Parque e do lago Genebra, em dias claros se vêm os Alpes.
Sonhando com uma viagem à Suíça? Comece por Suíça: roteiro de 14 dias no verão, onde além do roteiro você encontra dicas práticas de planejamento de viagem
Como Chegar ao Museu Olímpico
Cheguei em Lausanne para passar apenas o dia, vindo de Berna de trem. Saindo da estação de trem, atravessei a rua e tomei um elevador (gratuito. Sim, porque na Itália estas coisas são pagas) que me levou à estação de metrô, linha 2 em direção à estação Ouchy-Olympique. Na saída há placas indicando o museu, e é só caminhar para a esquerda.
Ingressos e Horário
Adultos pagam CHF 20, mas se você comprou o Swiss Travel Pass, tem entrada gratuita. Abro um parênteses aqui: o passe é carinho, mas se paga, pois todos os museus, a maior parte dos teleféricos, passeios de barco nos lagos, e transporte estão inclusos.
O Museu Olímpico abre das 9 às 18h de terça a domingo, exceto em feriados como natal, ano novo e Páscoa.
O Museu Olímpico é mais legal do que consegui expressar aqui, com certeza. Não deixe de visitá-lo quando estiver em Lausanne.
Outros Museus
Estamos na #museumweek2021, evento cultural que acontece nas midias sociais anualmente, e esta edição vai de de 7 a 13 de junho. O grupo Pequenos Grandes Viajantes está participando com esta blogagem coletiva, e os produtores de conteúdo compartilham informações sobre museus que visitaram no Brasil e no mundo. Confira:
- Dani Turismo – Museu Marítimo em Ushuaia
- Oncotô Travel – Museu da Segunda Guerra Mundial de Gdansk: Como é a Visita
- Além da Curva – Palácio do Catete, no Rio de Janeiro
- De Lugar Nenhum – Museu do Amanhã
- 6 Viajantes – Casapueblo no Uruguay: museu e pôr do sol
- Experiência Barbara – Museu de História Natural: evolução ao seu alcance
- Vamos viajar pra onde agora – Galleria Dell Accademia em Florença
- Uma Viagem Diferente – 10 Museus para Conhecer no Rio de Janeiro
- Elizabeth Werneck – Melhores museus do mundo para cada signo
Respostas de 11
Eu visitei a cidade olímpica de Barcelona e lá também tem algumas esculturas nos jardins como no Museu Olímpico de Lausanne na Suíça. Assim como você, eu também amo assistir às olimpíadas!
Ahaha, boa desculpa pra ir ao Museu Olímpico – ser na Suíça! Mas é verdade, que país maravilhoso de lindo!