O Museu Olímpico de Lausanne, Suíça

museu olímpico

O Museu Olímpico de Lausanne é o melhor lugar para conhecer a história dos esportes olímpicos, seus atletas, e tudo o que envolve os jogos. E a edição de 2020 está chegando, agora em 2021 em Tóquio, adiada pela pandemia do Coronavírus-19, então é hora certa de conhecer o museu, mesmo que virtualmente – e eu vou te levar!

Uma das atrações principais de Lausanne, que também sedia o Comitê Olímpico, o Museu Olímpico merece uma visita, mesmo que você, como eu, não seja do tipo esportista. Não pratico nada, mas confesso que os jogos sempre me emocionaram e não tive dúvidas ao incluir o museu na minha lista de o que fazer em Lausanne e me emocionei lá também!

Maior do mundo sobre o tema, o Museu Olímpico de Lausanne foi fundado em 1993 e passou por modernização em 2013. Tem várias atividades interativas, que as crianças adoram! As informações nas legendas das peças e painéis estão em francês e inglês.

Como é a visita ao Museu Olímpico

Entre no clima olímpico e prepare as pernas! A escadaria que leva ao lobby tem várias distrações, como as esculturas espalhadas pelo jardim/morro ou as inscrições nos 97 degraus, então é apenas um aquecimento para os 3.000 m2 de área interna, divididos em 3 andares.

O Parque Olímpico

Esta área externa de 8.000 m2, o Parque Olímpico, possui 43 obras e esculturas de diferentes nacionalidades: Niki de Saint-Phalle, Botero, Tapies e Calder. Mesas de picnic e estruturas como salto de vara, salto em altura e pista de 100 metros rasos são convites para entrar na brincadeira esportiva.

museu olímpico

No lobby tem uma lojinha com souvenirs, a bilheteria e a rampa circular que usamos para acessar os diferentes níveis do museu.

O Mundo Olímpico

A visita começa nas origens dos Jogos, com vários objetos relacionados aos jogos antigos (pela aparência das ânforas, certamente são réplicas, mas não encontrei tal informação). Gostei da maquete da cidade de Olímpia, com informações audiovisuais.

museu olímpico

Há uma área inteiramente dedicada ao barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos modernos.

Achei muito interessante a abordagem sobre os desafios que as cidades-sede enfrentam no preparo dos Jogos, e no início, os próprios atletas é quem pagavam pelo transporte, acomodação e alimentação.

É nesta área que estão os mascotes, as tochas, pôsteres, e toda identidade visual das edições dos Jogos. Uma tela enorme garante a emoção ao apresentar aberturas dos Jogos.

Os Jogos Olímpicos

Nesta área você poderá assistir a depoimentos dos esforços dos atletas num filme premiado de 2014. Aqui também estão expostos equipamentos e uniformes de atletas.

O Espírito Olímpico

Esta área é a mais animada por causa das muitas atividades interativas. Quanto às exposições, há informações sobre a tecnologia empregada a favor dos atletas, em equipamentos e tecidos dos uniformes, material dos calçados, etc.

A visita termina na exposição de todas as medalhas dos jogos de 1896 até hoje.

museu olímpico

O Café do Museu

Não cheguei a ir ao café, porque viajei sozinha e não gosto de comer só, mas não deixe de visitá-lo, porque a vista do terraço é muito bonita. Além do Parque e do lago Genebra, em dias claros se vêm os Alpes.

Sonhando com uma viagem à Suíça? Comece por Suíça: roteiro de 14 dias no verão, onde além do roteiro você encontra dicas práticas de planejamento de viagem

Como Chegar ao Museu Olímpico

Cheguei em Lausanne para passar apenas o dia, vindo de Berna de trem. Saindo da estação de trem, atravessei a rua e tomei um elevador (gratuito. Sim, porque na Itália estas coisas são pagas) que me levou à estação de metrô, linha 2 em direção à estação Ouchy-Olympique. Na saída há placas indicando o museu, e é só caminhar para a esquerda.

Ingressos e Horário

Adultos pagam CHF 20, mas se você comprou o Swiss Travel Pass,  tem entrada gratuita. Abro um parênteses aqui: o passe é carinho, mas se paga, pois todos os museus, a maior parte dos teleféricos, passeios de barco nos lagos, e transporte estão inclusos.

O Museu Olímpico abre das 9 às 18h de terça a domingo, exceto em feriados como natal, ano novo e Páscoa.

museu olímpico

O Museu Olímpico é mais legal do que consegui expressar aqui, com certeza. Não deixe de visitá-lo quando estiver em Lausanne.

Planeje sua Viagem aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode contribuir com a manutenção do blog e consequentemente para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:
Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B
Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% em seguro viagem para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu chip e receba em casa antes de sua viagem

Outros Museus

Estamos na #museumweek2021, evento cultural que acontece nas midias sociais anualmente, e esta edição vai de de 7 a 13 de junho. O grupo Pequenos Grandes Viajantes está participando com esta blogagem coletiva, e os produtores de conteúdo compartilham informações sobre museus que visitaram no Brasil e no mundo. Confira:

11 COMENTÁRIOS

  1. Adorei o seu texto sobre o Museu Olímpico de Lausanne, eu ainda não visitei a Suiça, tô pertinho, tinha planejado ir ano passado, mas não consegui. Museus Olímpicos são muito legal, aqui em Barcelona até hoje as Olimpíadas é sempre ressaltada pela cidade. Um abraço e valeu por partilhar!

    • Ano passado ficou tudo nos planos, mas agora a Suíça já abriu para nós! O primeiro país europeu a dar sinal verde para brasileiros, espero que consiga ir.

  2. Márcia a Suiça está no topo da minha lista, essa foi uma das minhas viagens canceladas em 2020, e com certeza vou querer visitar o museu olímpico de Lausanne. Muito bacana seu post!

  3. Nossa, adorei conhecer um pouco mais sobre o Museu Olímpico de Lausanne. Quando eu visitei a Suiça não sabia da existência desse museu, agora dá próxima vez que voltar, com certeza vou incluir na lista.
    Adorei ver o mascote da Olimpíada do Rio de Janeiro na sua foto, além disso, o museu parece ser muito maravilhoso. Adorei o post. Estou adorando acompanhar o blog. Beijinhos.

  4. Esse Museu Olímpico de Lausanne parece muito divertido de conhecer, hein? Adorei saber dele. As curiosidades, os mascotes, a história… caramba, muito massa mesmo. A Suíça está nos meus países a serem visitados num futuro breve!

  5. Márcia, me identifico muito com você quando fala não ser praticamente de esportes mas, ainda assim, se emocionar com esportistas hehe. Com certeza uma visita ao Museu Olímpico de Lausanne deve ser recheada de curiosidades e histórias interessantes. Adoro a Suíça, mas nunca visitei Lausanne. Já entrou aqui para a minha wishlist.

  6. Que interessante o Museu Olímpico de Lausanne. Espero visitar a Suíça em
    Breve, e esse museu já entrou pra lista de lugares para conhecer

  7. Eu fui a Lausanne por Montreux e dormi uma noite na cidade. A Suiça é surpreendente, com tantos lugares fantásticos. Não conheci o museu, pois tinha outros lugares em minha programação, mas deve ser tão emocionante quanto os outros espalhados pelo mundo.

    Golpe baixo eles colocarem a abertura das olimpíadas no telão.. kkk… pois sempre é o momento mais esperado do avento, com tantas expectativas do público e torcedores. Eu sempre me emociono também.

  8. Eu amaria conhecer esse Museu Olímpico em Lausanne. Além de ser um tema que adoro, fica na Suiça! kkk. Adorei as informações e as fotos!

  9. Eu visitei a cidade olímpica de Barcelona e lá também tem algumas esculturas nos jardins como no Museu Olímpico de Lausanne na Suíça. Assim como você, eu também amo assistir às olimpíadas!

  10. Ahaha, boa desculpa pra ir ao Museu Olímpico – ser na Suíça! Mas é verdade, que país maravilhoso de lindo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui