Saiba o que fazer na Cidade do México durante conexão longa – ou para um roteiro de poucas horas no centro. Encontre também informações sobre seu aeroporto, como chegar ao centro, como é a imigração e outras.
atualizado em janeiro/2023
Aproveitamos uma conexão longa na Cidade do México para conhecer um pouco de seu centro histórico. A princípio ela aconteceria no voo de retorno do Canadá e seria de 10 horas. Esse tempo seria suficiente para conhecer as Pirâmides de Teotihuacan e talvez dar uma passadinha no centro histórico. Mas a Aeromexico cancelou nosso voo e depois de uma semana de tensão e algum bate-boca conseguimos finalmente que nos incluíssem num voo parecido com o que havíamos comprado. Apesar disso, perdemos a conexão longa – e o passeio às pirâmides.
Se você tiver tempo para ir ao sítio arqueológico de Teotihuacan, não perca esta chance. Caso prefira ir acompanhado de um guia, com traslado a partir do hotel, veja este tour da Get your Guide, com guia em espanhol ou inglês e duração de 9 horas. Confira outras atividades, como voar de balão sobre o sítio arqueológico ou ingressos antecipados online
A Sylvia do Lugares de Memória publicou Teotihuacan: um enigma a ser decifrado, com muitas informações arqueológicas para enriquecer sua visita.
O Aeroporto da Cidade do México
O aeroporto Aeroporto Internacional Benito Juaréz está localizado a 10 km do centro e possui 2 terminais. Um monorail gratuito liga os dois terminais a cada 10 minutos. As estações ficam no portão 6 do Terminal 1 e no portão 4 do terminal 2. Eu tinha feito direitinho minha lição de casa, mas estava tão nervosa por causa da semana estressante e do receio de não conseguir embarcar em cada um dos voos em que fomos realocados que esqueci desse monorail. Pedi informação a um funcionário que me indicou tomar um ônibus para ir ao outro terminal. Tenho a impressão de que fui enganada e não precisava ter pago 1 dólar para isso.
A área de desembarque me causou uma péssima impressão. Tudo sujo! Sério, sabe bolas de poeira rolando pelo chão igual a feno em filme western? As filas de imigração eram enormes, mas isso a gente encara nos Estados Unidos e Europa, também. Placas de proibido isso ou aquilo (não vou entrar em detalhes de neurolinguística) também contribuem para uma recepção nada calorosa. Talvez por isso, quando cheguei horas depois em Calgary, quase dei uma de papa e beijei o chão! Tão lindo, imaculado, perfeito e com gente atenciosa e competente!
Mas há pontos positivos no aeroporto: grande oferta de lojas, serviços e restaurantes. Aliás, me diverti nas lojinhas, com os souvenirs de Frida Kahlo e das lutas livres mexicanas. Comprei um ímã (89 pesos) e uma caneca pra minha coleção de lembrancinhas.
Imigração na Cidade do México
No avião você recebe um formulário de imigração que deve ser carimbado pelo funcionário e guardado, para apresentar na reentrada no país. A fila não andava e calculo que gastamos quase 30 minutos para entregar o formulário e ter a liberação para entrar no país.
Documentos para entrar no México
Seguro
Não viaje sem seguro! Mesmo que seu cartão de crédito ofereça um seguro gratuito no caso de você ter feito a compra do bilhete aéreo com seu cartão, vale a pena contratar um outro seguro, pois em geral esses seguros funcionam no sistema de reembolso.
Veja as opções da Seguros Promo, que oferece desconto para leitores. O cupom já está aplicado no link acima.
Passaporte e Visto mexicano
Além do passaporte com validade superior a 6 meses, desde agosto de 2022 é preciso emitir visto mexicano nos consulados (SP ou RJ) ou na embaixadas de Brasília. Ou seja, tem que ir até um destes locais, o visto é físico, e não há agendamento por telefone ou email.
Outro detalhe é que o atendumento é regional: o consulado de SP atende residentes do AC, MT, MS, PR, RS, RO, SC e SP. O consulado do RJ atende estados de AL, BA, CE, ES, MA, PI, RJ , RN, SE. E a embaixada de Brasília os residentes do AM, AP, DF, GO, PA, RR, TO.
Não precisam do visto mexicano para turismo:
- portadores de passaporte europeu
- passageiros de navios de cruzeiros que desembarcam em porto mexicano e ficam por até 7 dias
- quem tem visto americano, canadense, japonês, britânico, irlandês
- quem comprovar residência permanente nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte, países do Espaço Schengen (Europeus), Chile, Colômbia ou Peru
Bagagem em voos com conexão
Depois da liberação da imigração, retiramos nossas malas, que já estavam etiquetadas para o destino final. Não tivemos que fazer checkin novamente na Cidade do México, mas tivemos que levá-las a outra esteira.
Segundo a atendente da Latam no aerorporto de Guarulhos, não há um procedimento padrão de malas serem redespachadas ou irem ao destino final. Depende de as companhias aéreas terem firmado acordo de bagagem. Eu sempre me programo para quando tenho conexões longas em que vou aproveitar o passeio na cidade pesquisando sobre guarda volumes no aeroporto.
Lockers – Guarda volumes no aeroporto da Cidade do México
Eu havia pesquisado que os 2 terminais possuem serviço de guarda volumes que funciona 24 horas, no térreo, mas foi bom não precisar.
Livres da bagagem, trocamos algum dinheiro para comer algo e almoçar. Fazer câmbio no aeroporto nunca é aconselhável, mas como era apenas um troquinho não vimos problema.
Wifi no Aeroporto da Cidade do México
O aeroporto oferece 15 minutos gratuitos mediante cadastro de nome, telefone e email com a Telmex. O Starbucks como sempre oferece wifi gratuito para quem consome em uma de suas lojas nos terminais 1 e 2. A senha para acesso está impressa no recibo.
Caso você prefira sair do Brasil já com um chip (simcard), confira as opções da Viaje Conectado
Como Chegar do Aeroporto ao Centro da Cidade do México
Metrô do aeroporto ao centro da Cidade do México
Levando em consideração o trânsito pesado da cidade, o metrô é a melhor opção, especialmente fora do horário de pico e em finais de semana. Siga as placas do térreo do terminal 1 e pegue a linha amarela. Desça em uma das estações Zócalo ou Belas Artes e estará perto de bons lugares turísticos do centro.
Ônibus do aeroporto ao centro da Cidade do México
Nos terminais 1 e 2 você pode tomar ônibus de linha regular Metrobús que liga o aeroporto a regiões específicas da cidade: metrôs Buenavita, San Lazaro, rodoviária TAPO, centro histórico. O tempo do percurso vai depender do trânsito pesado da Cidade do México, mas programe ao menos 40 minutos para este trecho. Custa 30 pesos e é preciso comprar o cartão Metrobús nas máquinas dos terminais 1 e 2.
Taxi do aeroporto ao centro da Cidade do México
Ambos terminais de desembarque possuem guichês de companhias autorizadas e com preços tabelados, cerca de 230 pesos, e funcionam 24h. Levamos 40 minutos até o centro. Era um sábado, mas como era dia de fiesta, a cidade estava lotada! A dica é sempre perguntar quanto custa em média o trecho (ou usar um app ou site que faça o cálculo aproximado) num balcão de serviços, pra ter certeza de que não seremos lesados. Em qualquer parte do mundo.
Uber na Cidade do México
O aplicativo pode ser uma boa opção se o metrô estiver muito cheio e se você quiser mais conforto. Fiz uma simulação do trajeto aeroporto-Zocalo e o custo fica em torno de 150 pesos.
Dormindo no aeroporto da Cidade do México
A onda começou no Japão e eu pessoalmente acho que deveria existir em todos aeroportos: sleeping pods, cabines que são camas com conforto e serviços que variam de acordo com a empresa, mas em geral alugadas por hora. Já escrevi sobre isso no post Dormindo no Aeroporto.
No aeroporto do México, no terminal 1, o Izzzleep oferece cabines de 3m². Excelentes para quem tem conexão longa e não quer sair do aeroporto e precisa esticar o corpo ou dormir entre voos. Oferece banheiros, chuveiro (130 pesos) e toalhas. Oferece TV, guarda volumes, wifi e tomadas para recarga elétrica e serviço de despertar, além de ar condicionado, claro. Você pode reservar por hora ou pelo período de 1 noite (check in às 12h e check out às 10h), ao custo de 130 e 6505 pesos, respectivamente, sem os impostos.
O que fazer na Cidade do México durante conexão longa
Não tinha a menor pretensão de conhecer a Cidade do México durante uma conexão longa. A gente não sente a cidade, tem apenas uma impressão extremamente ligeira. Por isso meus planos iniciais eram apenas visitar as pirâmides.
Dei alguma sorte porque chegamos num dia de festa, a Fiesta de Las Culturas Indígenas. Todo o centro estava tomado por pessoas de diferentes etnias e o Zólaco tinha tendas com comidas, artigos diversos e apresentações artísticas. Foi uma introdução legal, mas claro que se quiser dizer que conheço a Cidade do México, terei que voltar um dia.
Saltamos do taxi na Av. Juarez, uma alameda cheia de esculturas de um lado e com um parque do outro, o Alameda Central.
Parque Alameda Central
Percorremos uma parte deste belo parque com fontes, jardins e esculturas, que existe desde 1592, o mais antigo das Américas. O monumento em homenagem a Benito Juarez Hemucycle é de 1910, fica no meio do parque, na av. Juarez, e é ponto de encontro para marchas e protestos.
Palacio de Bellas Artes e Avenida 5 de mayo
O principal teatro da cidade foi construído para comemorar o centenário da independência do México. O acesso ao lobby é gratuito. Paga-se para ver as exposições (60 pesos), que incluem obras de Diego Rivera, mas aos domingos é gratuito. Se preferir, compre ingressos antecipados online.
Passando o Bellas Artes, pegue a av. 5 de Mayo e no primeiro quarteirão à direita verá a Casa de los Azulejos. Edifício histórico que foi residência de condes nos séculos 17, 18 e 19, onde hoje funciona um elegante resturante.
Ao longo desta avenida, note a arquitetura dos edifícios, às vezes escondida em ruas estreitas, noutras escancarada, notadamente cobertas de fuligem.
Zocalo
Alguns quarteirões depois você chega à Plaza de la Constitucion, a popular Zócalo. A a grande praça onde ficam a catedral metropolitana, o Palácio Nacional, que é sede do governo federal.
Catedral Metropolitana
Na lista do Patrimônico Mundial da Humanidade da Unesco desde 1987, sua fachada é tão grande que não se enquadra nas lentes, são 100 metros de largura! É fácil notar a diferença dos estilos arquitetônicos, resultado dos anos que levou para atingir a forma atual.
Seu interior impressiona pelo tamanho, pela riqueza da arquitetura e pela fé das pessoas que por ali passam. O altar é todo em ouro, assim como a primeira capela logo na entrada. Um contraste de riqueza material enorme com o povo que tomava a praça naquele dia.
O órgão é um dos mais impressionantes que já vi, e considere quantas catedrais eu já visitei na Europa!
Que cada um possa expressar sua fé! Em frente à cadetral católica, dançarinos astecas e benzedeiros (usei este termo na falta de conhecimento de um apropriado) faziam suas mandingas aos passantes interessados.
Como eu disse, era dia de festa e aproveitamos para zanzar entre as barracas e espiar os produtos em exposição, que iam de tranqueiras da China, artesanato local e alimentos.
E por falar em alimentos, dá uma olhada nos melhores pratos da comida mexicana, pelo blog Moisés pelo Mundo.
Vencidos pelo calor e pelo movimento intenso, tomamos novo taxi para voltar ao aeroporto. Desta vez o motorista era tão animado que se sentiu o digital influencer quando comecei a gravar o percurso. Mandou abraços a todos os brasileiros! ahaha, México…
Lembre-se que tivemos pouco tempo, então confira outras atividades na Cidade do México. Visitar o Museu de Antropologia, conhecer a cidade a bordo de um ônibus turístico ou assistir a uma clássica luta livre. Veja no final deste post mais atividades.
Procedimentos de Segurança no retorno ao aeroporto
Não foi preciso retirar os calçados, mas deposite nas bandejas eletrônicos de qualquer espécie (celulares, tablets, laptops, câmeras) e jaquetas, casacos, cachecol, cintos com fivelas metálicas. Como em todos os aeroportos, não é permitido embarcar com nenhum objeto que contenha líquido ou gel em quantidade superior a 100ml.
Quando chegamos no balcão da Westjet, para o checkin do voo para Calgary, uma fila enorme e que não andava estava formada num saguão quente e mal cuidado. Um pobre funcionário tinha que pegar as malas e arrastá-las porque as esteiras do checkin não funcionavam! Não havia nenhum funcionário de apoio e quando vi que iríamos perder nosso voo me dirigi ao balcão e expliquei o caso do cancelamento do voo e que por isso não tivemos como fazer check-in antecipado. A abençoada nos tirou da fila e nos atendeu na hora. Só contei isso para expor a situação precária de instalação do aeroporto. Em Calgary, o atendimento da Westjet foi de causar inveja às melhores companhias. Mas era no Canadá…
Para aproveitar uma conexão igual ou superior a 6 horas, considere o tempo que vai levar no desembarque e imigração (em geral, de 1 a 2 horas) e bagagem, traslado aeroporto-cidade-aeroporto e procedimentos de segurança no retorno. Veja se o que sobra é razoável para sair do aeroporto e passear na cidade. Londres, Nova Iorque, Paris, as grandes cidades são exemplos onde, na minha opinião, não vale a pena aproveitar conexão, especialmente se você ainda não as conhece. Vai bater uma frustração não ter sentido a cidade como ela merece. Eu não senti a Cidade do México, mas entre ficar no aeroporto por horas infindáveis e zanzar pelo centro, fico com a segunda opção.
Outras cidades para visitar no México
Se você vai ao México por vários dias e não sabe exatamente o que incluir no seu roteiro além da Cidade do México e de Cancun, confira a lista de 10 cidades mais bonitas do México do Fora da Zona de Conforto.
Enfim, vale a pena voo com conexão longa?
Depende. Se você não tem muito interesse em conhecer mais profundamente a cidade de conexão, ou porque já a conhece, vale a pena, pois o custo é irrisório. Caso contrário, prefira uma combinação de voos com conexão menor, 2 horas, pelo menos. Eu queria muito a conexão longa na Cidade do México por causa do sítio arqueológico, mas ficou para uma próxima. Obrigada, Aeromexico, nunca mais voo com você.
Confira Conexao longa em Lisboa e Roteiro em Munique e Dicas para Conexão Longa
E você, já aproveitou conexões longas para conhecer alguma cidade? Conta pra gente!
Respostas de 20
Oi Márcia.
Obrigada pelo post. Já me deu uma boa idea sobre o que fazer durante uma conexão longa na Cidade do México.
Um abraço.
Que bom! Boa viagem!