Quem não gosta de um pouco de ilusão ou endureceu demais ou nunca soube sonhar. Talvez não tenha ciência do quanto somos enganados com monumentos e outros elementos para-turista-ver durante as viagens. Eu os abraço, entro na ilusão, no sonho ou enganação, como você quiser chamar. Aquelas cidades lindas da Alemanha, chamadas medievias, todas reconstruídas no pós guerra, adoro! Entrar no mundo de Star Wars no parque de Orlando, amo! Vestir trajes berberes para se fotografar junto a um camelo… que mal tem um pouco de fantasia, literalmente? Quem é que não precisa de algum tipo de droga para fugir da realidade de vez em quando?
A droga da vez durante nossa passagem por Casablanca, na viagem ao Marrocos, foi o Rick’s Cafe. Inspirado no filme homônimo cujo protagonista é um norte-americano que vive na cidade entre franceses, marroquinos e nazistas, e reecontra no bar um antigo amor, agora casada com um herói da resistência tcheca. Você deve conhecer ao menos a música, ao menos a cena de despedida na pista do aeroporto.

Todo mundo sabe que ao atravessar a porta dupla daquela casa branca enfeitada com duas palmeiras vai ser enganado. O filme Casablanca é de 1942, o Rick’s Cafe da Casablanca real foi inaugurado em 2004; o cafe que aparece na trama é fictício, tudo feito num cenário de Hollywood. Ponto, nem precisa falar mais nada, né? Eu sabia de tudo isso, nem sou grande fã do filme, mas não hesitei em fazer uma reserva no Ricks Cafe para um jantar memorável no Marrocos, dentre outros que tivemos, de acampamento no deserto a riads espetaculares.
Encontre mais sobre esta viagem na página-índice Marrocos e talvez queira saber O que Fazer em Casablanca
Espie como é o Rick’s Cafe de Casablanca
O ambiente do Rick’s Cafe é elegante e nostálgico, remetendo aos anos 1940. Nos colocaram em uma mesa no fundo, perto do bar decorado com umas palmeiras (ou seriam tamareiras?), bem ao lado do piano. Os arcos típicos da arquitetura árabe que aparecem no filme estão presentes, e o vão livre no centro permite que as mesas nas varandas dos andares superiores também vejam os artistas se apresentando. Cortinas de veludo trazem refinamento e aconchego, e luminárias de latão ou ocidentais projetam sombras suaves nas paredes brancas.

No geral, é um ambiente acolhedor. E a música suave ao vivo contribui para isso, também. Mas a acústica não é tão boa e o som de talheres tocando pratos é bem presente enquanto os artistas fazem pausa e produzem um eco desagradável. Mas quando o pianista retorna…
…me arrepio de emoção quando os acordes de As Time Goes by saíram do piano, ali do meu lado. Toque outra vez, Sam!

Meus olhos estavam mais interessados em buscar elementos do Ricks Cafe que remetessem ao filme Casablanca do que ao cardápio, mas me comportei e só saí da mesa enquanto esperava pela sobremesa. Uma escadaria revestida de ladrilhos leva ao segundo andar, onde encontramos uma sala em que os fãs do filme se deliciam: um outro piano e outro bar, uma mesa de jogatina, TV exibindo cenas do filmes Casablanca. Nas paredes desta sala do Rick’s cafe vi pôsteres do filme Casablanca e talvez elementos que eu não reconheci. Fosse de Friends ou da franquia De Volta par ao Futuro, acho que eu teria mais sucesso.
E por falar em Friends, nos sentamos no sofá de outro café fictício, o Central Perk, durante o tour da Warner Studios de Los Angeles, dá uma olhada!

O serviço foi impecável, da simpatia dos porteiros fazendo pose e nos fotografando ao atendimento dos garçons. A comida estava boa, mas agora, um ano depois, não me lembro exatamente o que pedimos rsrs, mas lembro da sobremesa: Lava Cake, bolo de chocolate com sorvete de laranja! OK, só lembrei por causa da foto. Viu como é importante fotografar o prato?! #naojulgue – é meu trabalho ehehe.

Não é um restaurante barato, os pratos têm uma média de 40€, mas foi uma noite especial, numa viagem especial pelo Marrocos, que estava apenas começando.

Como surgiu o Rick’s Cafe em Casablanca
O Rick’s Cafe foi inaugurado em 2004 por iniciativa de Kathy Kriger, diplomata norte-americana que serviu como adida comercial no consulado dos EUA em Casablanca a partir de 1998. Após os eventos de 11 de setembro de 2001, ela deixou o serviço diplomático e dedicou-se a esse projeto, até seu falecimento em 2018 aos 72 anos.
Como Chegar e Reservas
O Rick’s Cafe fica no 248, Boulevard Sour Jdid, e funciona das 12h00 às 15h00 e das 18h30 à 1h00. Nós fomos caminhando pelo exterior da medina, e foi bem tranquilo, além de ser um passeio para conhecer um pouco mais de Casablanca. Os taxis de Casablanca são um terror, alguns caindo aos pedaços e li avaliações negativas do serviço em geral. Uma sandália confortável e disposição para caminhar são sempre a melhor escolha!

Como o Rick’s Cafe é um restaurante popular e concorrido, fiz a reserva uns 10 dias antes, por email (booking.rickscafe@gmail.com). Escolhi o horário deles de eles responderem informando o que estava disponível para o jantar, o das 18h30 ou das 21h. No dia do jantar, nosso nome estava na lista, deu tudo certinho.
Quanto a o que vestir, não é um restaurante super formal, mas convém evitar tênis de academia, bermudas e similares.

O Rick’s Cafe pode ser considerado autêntico se pensado como uma homenagem a um filme clássico. Ou pode ser apenas mais um restaurante dentre tantas opções de Casablanca. Você é quem vai decidir.