atualizado em setembro/22
Este post faz parte da série sobre Nova Iorque e descreve nosso primeiro dia na cidade, quando fizemos o roteiro por Midtown e Times Square. Além de Grande Central Terminal, da Times Square, da NYC Library e do Summit, você vai encontrar sugestões de restaurantes, onde comprar ingressos para os musicias da Broadway e outras atrações.
Entendendo a ilha de Manhattan
A ilha de Manhattan é plana em quase sua totalidade e relativamente fácil de se localizar, por isso esta parte do roteiro foi feita a pé. A Quinta Avenida (grudadinha no Central Park) divide a cidade entre East (leste) e West (Oeste) e as ruas são, em sua maioria, numeradas em ordem crescente em direção ao Norte. Na parte mais antiga da cidade, ao Sul, até mais ou menos os bairros Greenwich e East Village, as ruas têm nomes e não são planejadas (paralelas), mas mesmo assim não é difícil se localizar. Este roteiro fica na parte central, ao sul do Central Park.
Leia também Nova Iorque: guia para Planejar sua Viagem
Roteiro em Nova Iorque por Midtown e região da Times Square
Caso seu voo chegue pela manhã, seu primeiro dia será bem proveitoso, como o nosso, pois nosso voo chegou no JFK de Nova Iorque por volta das 6h. Se você chegar mais tarde, vai precisar cortar algumas atividades ou fazer trocas no roteiro por Midtown.
Chegando ao hotel na rua W59th, deixamos nossa bagagem na recepção e tiramos um pouco do peso das bolsas que levaríamos, colocando o que não seria usado nas malas, pois o check in seria só depois das 15h. Veja com seu hotel se há cobrança de taxa caso precise fazer o mesmo – o que não deveria acontecer, vamos deixar claro!
Quinta Avenida até o Grand Central
Do hotel Caminhamos pela 5th Ave e por ela até encontrar a St. Patrick (esquina com a East 50th), mas a igreja estava sendo restaurada. Nós já a havíamos visitado em nossa primeira viagem a NYC, e nossa adolescente não teve inetresse em entrar. A Catedral é a maior igreja católica dos Estados Unidos e como toda catedral, ostenta bela arquitetura e obras de arte.
Quer trocar a igreja por um museu? Se você gosta de Arte Moderna, com certeza já ouviu falar do MoMA (11 W 53rd St) e não vai pensar duas vezes em incluir este museu no seu roteiro em Nova Iorque. Para economizar tempo, compre seu ingresso para o MoMA na Tiqets sem filas e pelo mesmo preço da bilheteria local.
Durante este roteiro, observe a arquitetura, as vitrines das lojas, os edifícios que você já deve ter visto em algum filme ou série. Difícil é tentar manter o ritmo apressado dos nova iorquinos enquanto a gente tenta observar tudo de uma só vez! Aliás, já houve certa polêmica quando um grupo chamado ImprovEverywhere pintou na calçada da Quinta Avenida duas faixas dividindo-as entre turistas e nova-iorquinos. Não seria uma má ideia, se já não houvesse as faixas de ida e de volta criadas pelo bom-senso e que evitam trombadas.
Ao cruzar a E 47th, entramos nela e caminhamos até a Park Avenue, tendo já a vista do Helmsley Building, em um dos trechos mais fotografados de NYC.
A entrada principal do Grand Central (a estação central de trens) que permite descer as escadarias de mármore, fica na E 42nd St com a Park Ave. Além do grande e bonito saguão (observe o teto abobadado com os signos do zodíaco), o terminal de trem e metrô conta com praça de alimentação, lojas e até um mercado de carnes, frutas, legumes, peixes… aproveite e abasteça-se de berries, como morango, framboesa, mirtilo.
Você pode continuar pela E42st e conhecer um dos edifícios mais bonitos de NY, o Chrysler Building (405 Lexington Ave). Entre levemente no lobby, porque não são permitidas visitas, e aprecie a arquitetura art déco.
Também na E 42th st. (#220) fica o News Building, cujo saguão serviu de locação para os filmes do Super Homem na década de 80.
Um dos prédios mais altos de Nova Iorque, o One Vanderbilt, abriga uma das mais novas atrações de Manhattan, o Summit, que além de mirante tem experiências como a sala dos Espelhos e a Ffinity. Quem esteve lá recentemente e traz as dicas é o Diego do Uma Viagem Diferente em Summit One Vanderbilt – Observatório em Nova York.
Se quiser conhecer a sede da ONU, caminhe até o East River, pela E44 st. O edifício é projeto de nosso Oscar Niemeyer e tem algumas obras de arte, entre elas os painéis Guerra e Paz, de Cândido Portinari, presente do Brasil, que na minha opinião já vale a visita. Eu só entrei no saguão e passei pelo pátio, mas a Mariana do blog Mariana Viaja fez e deu as dicas da visita guiada. Minha foto em frente ao painel de Portinari foi feita no Grand Palais de Paris, momento de grande emoção.
Biblioteca de NW e Bryant Park
Como eu já tinha visitado esses prédios antes e principalmente porque precisava de algum estímulo para minha filha que já morria de tédio pré-adolescente, saindo do Grand Central terminal fomos direto para a Biblioteca de Nova Iorque, de volta à 5th Ave. (5 minutinhos de caminhada). O salão principal de leitura que ocupa o equivalente a dois quarteirões estava fechado, que pena. Como eu gosto de arquitetura -às vezes não sei se olho pro prédio ou pra exposição em museus! Mas há algumas jóias, como uma bíblia impressa por Gutenberg provavelmente em 1450, no Gottesman Exhibition Hall.
OK, se você não se interessa em conhecer a biblioteca, pode aproveitar para usar os banheiros e o wi fi gratuito. A entrada é gratuita.
Atrás da biblioteca fica um oásis chamado Bryant Park, perfeito para quem viaja com crianças. Tem carrossel a $3 que funciona o ano todo. Ali mesmo na praça você pode pegar uma revista com a programação do vai rolar na temporada. No verão teve Festival de filmes exibidos ao ar livre, brincadeiras para adultos como Dança das Cadeiras, espetáculos de dança, música e teatro. Aulas de línguas e de yoga gratuitas também são oferecidas. Durante o outono e inverno um rinque de patinação é montado no gramado. Uma estante oferece livros para empréstimo. Isso, para mim, é primeiro mundo!
E mesmo que não tenha crianças, vale sentar-se e observar os nova-iorquinos, especialmente na hora do almoço, quando a praça fica cheia e as pessoas se encontram para comer, bater papo ou jogar.
Times Square
Depois de uma pausa para almoço, caminhamos para a Times Square (cerca de 10 minutos) para levar a Ju conhecer a Toys R Us (que fechou em junho de 2018) e a loja da Disney de NYC. Tem também loja da M&M para os chocólatras. Como gosto de brinquedos, fiz um post só para essas lojas. Link no final desta publicação.
Eu particularmente não gosto da Times Square. É muita muvuca e luz demais pro meu gosto – e não tem nada a ver com o fato de ser turística demais. A Torre Eiffel é turística e eu adoro! Mas acho que é impensável não colocar a Times Square no roteiro de Nova Iorque! É gostoso ver os turistas – não tem gente mais feliz do que turista! O calçadão é muito legal, com mesas e cadeiras de metal que, embora não sejam confortáveis, ajudam o turista a descansar – não tem gente mais cansada do que turista!
Shows da Broadway
Se você nunca assistiu a um show na Broadway, sugiro que o faça. É como ir à Estátua da Liberdade ou ao Central Park, não pode faltar numa visita a NYC. Compre ingressos para os show da Broadway com nosso parceiro GyG.
Da Times Square, vá ao Rockfeller Center (W50th St entre a 5th e 6th ave) , que além do famoso rinque de patinação e árvore de natal no inverno, tem uma Loja da Lego e a clássica loja de brinquedos FAO Schwarz, reaberta depois de fechar na 5th Avenida num hiato de 3 anos.
Top of the Rock
Vá ao mais famoso pôr do sol, no Top of the Rock, ou para ver a cidade do alto de 70 andares, num terraço envidraçado. Se quiser ver o por do sol, chegue com antecedência, pois as filas costumam ser grandes. Compre seu ingresso para o Top of the Rock no Get your Guide. Você pagará o mesmo preço que pagaria no site oficial, mas contribuirá para a manutenção do blog.
Quer descansar num lugar agradável, vá para o Channel Gardens, um corredor com fontes e flores em frente ao Edifício General Electric, no Rockfeller Center.
O que conhecer num roteiro por Nova Iorque Midtown
Em um dia não é possível fazer tudo o que um roteiro por Midtown em Nova Iorque, além disso, cada um tem seu ritmo e preferências, então segue uma lista de atrações de Midtown:
- Quinta Avenida – loja da Apple, da Tiffany, Hotel The Plaza são alguns ícones que aparecem em vários filmes e você pode incluir neste roteiro. Eu fui em outro dia, porque estava hospedada pertinho, então veja os demais posts quando falo sobre eles.
- St. Patrick Cathedral
- MoMA – Museu de Arte Moderna
- Park Avenue
- Grand Central Terminal
- Chrysler e News Building
- ONU
- Biblioteca de Nova Iorque
- Bryant Park
- Times Square
- Top of the Rock, no Rockfeller Center
Onde Ficar em Nova Iorque
Sabe aquela frase “ao menos uma vz na vida?” Eu a realizei nesta viagem a Nova Iorque ficando no hotel Park Lane: um quartão com janelões para o Central Park.
Restaurantes onde comemos em Midtown
Café da manhã: como o café do avião foi medonho, reforçamos no Green Café (36 W58th Street)
Almoço: xi, não lembro o nome do restaurante que na verdade era uma grande Deli na região da Times Square, sorry.
Jantar: ótima descoberta, restaurante Academia Barilla (1290 Avenue of the Americas). Acolhedor, tranquilo, com comida deliciosa e a bom preço. O atendimento também foi rápido e simpático.
Se você vai ficar na muvuca da Times Square, encontrará restaurantes temáticos, como o Planet Hollywood e o Hard Rock. Jantamos uma noite no Olive Garden, sempre uma boa opção, com comida boa e acessível – e muuuuitos brasileiros, além de muuuuita espera. O Olive Garden da 696 Avenue of the Américas é mais tranquilo e menor que o da Times Square.
Espero ter te ajudado a montar um roteiro por Nova Iorque em Midtown – ou trazido boas recordações!
Mais sobre Nova Iorque
- NY em 5, 6, 7 dias
- Outono em Nova Iorque e o Central Perk de Friends
- Nova Iorque: guia para Planejar sua Viagem
- Roteiro New York – dia 2: Upper West Side
- Roteiro Nova Iorque – dia 3: Downtown
- Roteiro Nova Iorque – dia 4
- Roteiro NY – dia 5: Brooklyn Bridge e High Line Park
- Roteiro Nova Iorque – dia 6: Central Park e seu zoológico
- Outono e o Fall Foliage em NY
- Atração turística em NY: lojas de brinquedos
- Aeroporto La Guardia e Delta NY-SP NY
Gostou do roteiro por Nova Iorque Midtown? Então convide um amigo a conhecer o blog Mulher Casada Viaja e assine nossa newsletter gratuita para receber. Compartilhe o que você fez nesta região de NY deixando seus comentários logo abaixo. Outras pessoas poderão se beneficiar deles.
Respostas de 22
Amei o roteiro! Quero muito conhecer NY, mas é tanta coisa pra ver… você já adiantou metade do caminho!
Obrigada pela visita e comentário, Roberta.
Que demais esse roteiro! Morro de saudades de NY. Adorei conhecer a Saint Patricks e a Grand Central! Impressionantes demais 🙂
Pois é, desta vez não fomos à S. Patrick, mas precisa estar no roteiro ao menos uma vez!