Escolher em que bairro ficar em Veneza é uma etapa importante do planejamento e a escolha impactará não apenas no seu bolso, mas em toda a experiência em Veneza. Além disso, desde abril de 2024, entrou em prática a cobrança da Taxa de Entrada em Veneza, obrigatória para aqueles que visitam a cidade em bate e volta. Compartilhei o passo a passo para fazer o pagamento ou solicitar a isenção (link acima).
Comecemos entendendo Veneza pelo mapinha abaixo. À esquerda superior, vemos a estação de trem, em Cannaregio, e do outro lado do Grande Canal temos Santa Croce, onde ficam terminais de ônibus, de embarcações e estacionamentos. É o limite onde circulam carros.
Você pode caminhar até San Marco, onde estão os maiores pontos turísticos de Veneza, tomar o vaporetto ou um taxi aquático. Ao final deste artigo tem uma lista de posts com outras dicas de Veneza, inclusive de como chegar a partir do aeroporto ou da estação de trem.
Em que bairro ficar em Veneza: perto de transporte público
Santa Croce e Cannaregio são respectivamente os bairros mais próximos da estação de trem e de ônibus, e oferecem tarifas mais acessíveis por estarem mais longe da área mais turística de Veneza. Do Hotel Villa Rosa, por exemplo, até a Ponte Rialto, são quase 2 km a pé, mas pode-se tomar a balsa/vaporetto. Esse hotel tem quartos simples e pequenos, nota 8,5, e quando publiquei este post a diária com café da manhã ficava em torno de €200.
Veja hotéis em Veneza no Booking.com e ao reservar por este link, contribua com a manutenção do blog Mulher Casada Viaja, pois receberei comissão. Afinal, você deve concordar que é trabalhoso criar, editar e atualizar posts – e todo trabalho deve ser remunerado. Grazie!
Em que bairro ficar em Veneza: San Marco
San Marco é o centro de Veneza, onde estão os principais pontos turísticos. É o que indico principalmente para quem está com crianças pequenas ou idosos. E nem sempre os preços são tão mais altos que nas demais áreas. Fiquei no Hotel Montecarlo quando viajei com meus pais idosos, assim não tiveram que caminhar tanto, pois fica a passos da Basílica de San Marco, por exemplo. Tem nota 8,7, quartos espaçosos e localização excelente.
Minha experiência de ficar em San Marco, Veneza
Fiquei duas vezes em San Marco e não tem comparação! Comi em restaurantes onde locais comem, atravessei pontes e ruas desertas, fiz fotos sem multidões, o tempo rendeu e consegui explorar lugares que não tinha explorado antes.
Em que bairro ficar em Veneza: Dorsoduro
Que tal ficar no bairro em que você avista o melhor de Veneza, do outro lado do Canal Grande, mas ainda com acesso pela Ponte dell’Accademia? Além disso, Dorsoduro é bem mais tranquila do que San Marco e sempre digo que será o bairro para ficar na próxima viagem a Veneza.
Onde ficar em Veneza: Mestre
Quem viaja em pacotes com circuitos de ônibus, em geral fica em Mestre pela facilidade de estacionar. Foi assim em nossa primeira viagem a Veneza, e não gostei nem um pouco da experiência. É como ir a NY e ficar no Queens. Apresento os prós e contras de ficar em Mestre em comparação a Veneza:
Minha experiência em Mestre
Minha primeira vez em Veneza foi de pacote, e o hotel ficava em Mestre, a 10 km da
de San Marco. Chegamos no final da tarde, e o programa era ficar no hotel e jantar, mas não resistimos e tomamos um ônibus para ver Veneza. A ida foi até tranquila, mas o retorno foi cruel: ônibus lotado por volta das 21h! No dia seguinte, a excursão deixava Veneza às 17h, então ficamos sozinhos de novo para poder aproveitar a cidade nas horas em que fica mais tranquila, mas mais uma vez dependendo de ônibus lotado. Achei bem cansativo, depois de um dia inteiro turistando, ter que esperar ônibus, ir em pé e tentar enxergar o ponto de descida.
Bate e volta a Veneza
Hospedar-se em alguma cidade próxima, tomar trem e fazer bate e volta a Veneza pode parecer uma opção econômica, mas considere o custo do trem, o tempo gasto das viagens de ida e volta e principalmente o tempo perdido que poderia ser usado para bater perna em Veneza, na minha opinião o que há de melhor para fazer lá, admirando a arquitetura, cruzando pontes, descobrindo vitrines incríveis.
Só aconselho esta opção se economia for prioridade. Bate e voltas parecem práticos e econômicos, mas no final das contas, a gente perde o melhor da cidade, que é antes das 10h e depois das 17h-18h. Veneza é mais gostosa com menos turistas, e a experiência é totalmente diferente quando já acordamos na cidade ou andamos por suas ruas desertas à noite.
Se mesmo assim preferir conhecer Veneza em bate e volta, Pádua é a cidade que sugiro para isso, distante 50 minutos.
Outras dicas para decidir onde ficar em Veneza
- Veneza e malas não combinam porque as pontes têm degraus – e dependendo da localização do hotel escolhido, são muitas!
- então outra dica é simular o percurso no modo street view do Google maps para saber se dá para encarar o arrastar de malas.
- caso não queira arrastar malas, pode pagar os porters, homens com carrinhos que ficam nos portos (pelo menos na região de San Marco) oferecendo-se para levar sua bagagem.
- ainda sobre malas, você pode deixá-la no depósito de bagagem da estação Santa Lucia, e levar 1 ou 2 mudas de roupas numa mochila apenas para os dias em que ficará em Veneza.
Mais dicas de viagem a Veneza e à Itália
- Veneza: Guia para planejar sua viagem
- Veneza: Como Chegar
- Veneza: roteiro de uma primeira vez
- Veneza bairro a bairro – San Marco: o que fazer
- Palácio Ducal em Veneza: como é a visita
- O que NÃO Fazer em Veneza
- O que há por baixo de Veneza?
- Reencontro em Veneza ?
- Veja tudo que publiquei sobre a Itália
Espero que este artigo tenha te ajudado a decidir onde ficar em Veneza. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Se tiver muitas, contrate o serviço de roteiro planejado enviando email para mulhercasadaviaja@hotmail.com.