Se você está planejando sua viagem À Itália, e quer ficar no Lago de Como, provavelmente já se perguntou: em que cidade devo me hospedar? Foi exatamente essa dúvida que eu tive, afinal o lago é enorme: são mais de 30 vilas/cidadezinhas, cada uma com seu charme.
Eu já tinha visitado o Lago di Como em bate e volta, quando passei por Bellagio e Cernobbio, e também visitei a cidade de Como antes de tomar o trem de volta a Lugano, onde estava hospedada. E esses passeios me deram a certeza de que eu deveria me hospedar no Lago di Como, para ter uma experiência completamente diferente, e sentir o lugar.

Este artigo é específico sobre onde ficar no Lago Como. Para outras dicas do lago di Como, leia também:
As cidades/vilas do Lago de Como
Antes de escolher sua base, é importante entender a logística. O Lago de Como está a cerca de 1h30 de Milão, e o acesso principal, de trem, é pelas cidades de Como (ao sul) ou Varenna (no leste do lago).
De carro, você tem maior liberdade para escolher onde ficar no Lago di Como, mas leia as características de cada lugar abaixo. Este mapa vai te ajudar a entender a grandiosidade do lago, e ele também mostra as linhas dos barcos/balsas que circulam pelo lago:

Comparativo: onde ficar no Lago de Como?
Todas as vilas têm características parecidas, umas com relevo mais acidentado, exigindo esforço em ladeiras, outras com área plana maior. Mas todas têm uma alameda à beira do lago, com árvores e flores, ou ao menos um acesso de deck ao lago. Quando têm uma pracinha com fonte, igrejinha e prédios charmosos, isso deve ser levado em consideração, pois é onde você passará suas noites.
A seguir, compartilho minhas impressões das vilas mais procuradas para hospedagem. E já adianto: não existe resposta única, tudo depende do estilo da sua viagem.
Bellagio: a queridinha sofisticada
Pontos fortes:
- Vista privilegiada para os dois braços do lago
- Boa oferta de restaurantes, lojinhas e hotéis
- Bem conectada por barco com Varenna e Menaggio
- Visual fotogênico em todos os cantos
Desvantagens:
- Pode ficar muito cheia no verão
- Preços mais altos, principalmente na alta temporada
- Escadarias e ladeiras — não é ideal para quem tem mobilidade reduzida
Minha experiência: Estive em Bellagio duas vezes, em junho e em julho. Não me hospedei ali, mas senti que é miuto cheia e não atenderia à paz e tranquilidade que gosto de sentir estando à beira de um lago.

Onde se hospedar em Bellagio
O único 5 estrelas de Bellagio é o Grand Hotel Villa Serbelloni, fundado no século XIX, com 95 quartos elegantes e opulentos, tem serviços de lazer e jardins em frente ao lago.

Localizado num ponto alto de Bellagio, o Hotel Belvedere tem uma estrutura incrível e quartos com decoração atual, o que fazem dele um lugar excelente para ficar no Lago di Como, em Bellagio, mas com tranquilidade. Para uma hospedagem mais simples, veja o Hotel Bellagio.

Varenna: romântica e charmosa
Pontos fortes:
- Fácil acesso de trem, o que é ótimo para quem não aluga carro!
- Menos turística que Bellagio, com atmosfera tranquila
- Restaurantes acolhedores à beira do lago
- Vista linda, especialmente do calçadão Passeggiata degli Innamorati
Desvantagens:
- Menos opções de hospedagem e restaurantes
- Ruas com subidas e escadas
Minha sugestão: ideal para casais em clima de romance ou viajantes que buscam sossego com visual. Eu com certeza resolveria ficar no Lago de Como num lugar assim, na próxima vez!
Onde se hospedar em Varenna
Se eu pudesse, ficaria no Hotel Royal Victoria! Além da estrutura, da vista, o hotel tem ótimas avalições em relação aos funcionários e alimentação. Uma outra opção muito boa em Varenna é o Casa du Lac. Para quem gosta de apartamentos, o Divina Vita é excelente!

Menaggio: a base estratégica e tranquila
Pontos fortes:
- Ótima para quem está de carro, com acesso pela estrada ocidental do Lago di Como e para o lago Lugano e Suíça
- Opções variadas de hospedagem, de hotéis à beira do lago a apartamentos
- Ambiente mais local, com clima de cidade pequena
- Conexões de balsa para Bellagio e Varenna
- Tem uma boa área plana, do lago ao centro histórico
Desvantagens:
- Não tem estação de trem (você chega de carro, ônibus ou balsa)
- Menos “fotogênica” que Bellagio e Varenna
Minha experiência: gostei muito de ficar em Menaggio como base no Lago di Como. O tamanho diminuto trouxe proximidade com os moradores locais e comerciantes. Ficar num apartamento, fazer compras no mercado local, tudo isso foi uma experiência prazerosa e enriquecedora. Pudemos deixar o carro na garagem e passear de barco, e em outros dias pegar o carro para circular pelas vilas do lago.

Onde se hospedar em Menaggio
Para ficar numa praça charmosa, em frente ao lago, aposte no Hotel Garni Corona. Caso esteja numa ocasião especial, invista no 5 estrelas Grand Hotel Victoria. Além da piscina de borda infinita com vista para o lago, praia particular e piscina aquecida interna, tem um spa de 1.200m2!

Ficamos 3 noites no Piazza del Lago, um apartamento em prédio histórico com 3 andares. Não tem elevador, mas os degraus de granito bruto, as paredes grossas e o sino da igreja vizinha me transportaram para outros lugres que elevador algum faria.
Como: ideal para bate-volta ou logística mais prática
Pontos fortes:
- Cidade maior, com mais estrutura e serviços
- Conexão direta de trem com Milão e outros destinos
- Atrações urbanas como a Catedral, funicular e comércio variado
Desvantagens:
- Bem mais urbana e menos charmosa que as vilas do centro do lago
- Fica longe da área mais cenográfica do lago, que é ao norte
Quando escolher: se sua viagem é curta ou se você prefere estar perto de uma estação ferroviária e não se importar em fazer passeios de dia inteiro ao lago.

Onde se hospedar em Como
Com vista para o lago di Como, selecionei o Vista Lago di Como (claro), que fica na Piazza Cavour e tem nota 9,2 dada por hóspedes que fizeram a reserva pela Booking.com. Com mesma nota, mas no centro histórico, veja o DBH – Boutique Hotel Lake Como.

Outras opções de onde ficar no Lago Como
Tremezzo
Coladinha a Menaggio, famosa pela Villa Carlota, uma mansão com obras de arte e jardins em frente ao lago. Paramos lá para nosso primeiro almoço no lago di Como e foi uma experiência deliciosa sorver o ambiente tranquilo.
Além das vilas, o Lago di Como é também famoso por hotéis 5 estrelas, e em Tremezzo se destaca o clássico Grand Hotel Tremezzo. Inaugurado em 1910, em estilo At Nouveau, bem em frente ao lago. Veja também o La Perla, igualmente bem avaliado.

Lenno
Pequena e calma, Lenno é muito visitada pois é local da Villa del Balbianello (foto de abertura deste artigo), em cuja sacada foram gravadas cenas de Star Wars.
Mas achei Lenno pequena demais, com poucas opções de restaurantes. Em todo caso, dê uma olhada no Hotel Lenno.

Espero ter te ajudado a decidir onde ficar no Lago di Como, mas se ainda precisar de ajuda, saiba que faço roteiros personalizados pela Itália, desenvolvendo junto a você o seu dia a dia na Bota.
