20 pontos turísticos de Verona: itinerário completo!

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Acabo de retornar de Verona, onde fiquei 4 semanas, então os pontos turísticos em Verona e o que aprendi por lá estão bem frescos na minha lembrança e mais ainda nel mio cuore. Mais que uma lista, é um itinerário que você pode seguir, com informações históricas.

Sei que a gente viaja quase sempre com muita pressa, querendo conhecer várias cidades em um roteiro de 10 ou 15 dias pela Itália. Comigo foi assim, também, nas vezes anteriores em que visitei Verona. Dez anos depois, finalmente consegui viver Verona como sonhava, visitando seus pontos turísticos com calma e participando dos eventos da cidade que não curtem aqueles que passam apenas um dia em Verona.

Naquele mês, também visitei cidades próximas a Verona, confira na página-índice Itália todas as dicas de Verona e da Bota, tudo organizado por região.

Então vamos à listinhaona, que não está em ordem de importância, mas sim geográfica, pensando em quem chega pela estação de trem Verona Porta Nuova. E não é só uma lista, não. Quem é apaixonada pela Itália como eu, não conseguiria deixar de falar um pouco mais sobre cada um destes pontos turísticos de Verona – e quem ganha é você!

Para o texto não ficar gigante e eu correr o risco de você desistir (rsrs), alguns lugares receberam posts dedicados, então não se esqueça de clicar nos links para ter informações completas dos lugares para conhecer em Verona.

A Arena romana de Verona e, ao fundo, a sede da prefeitura

Um passeio pelos pontos turísticos de Verona

Muralhas e Portas de Verona

Nenhuma visita a Verona é possível sem passar ou ver as muralhas e algumas de suas portas. Como datam de séculos, envolvendo era romana, medieval e imperial do século 19, dediquei um artigo para elas – não deixe de ler, é muito interessante saber um pouco sobre a história local para compreender Verona. E você ainda economiza no guia local, pois deixei tudo mastigadinho!

Mas para economizar mesmo, compre o Verona Card, que dá acesso gratuito a pontos turísticos de Verona, como a Arena, museus e monumentos da cidade, além de transporte público nos ônibus. Você pode optar pelo cartão com validade de 24h ou 48h. Qualquer dúvida, deixe um comentário.

verona quantos dias
Os Portoni della Piazza Bra

Mas resumindo: depois de passar pela Porta Nuova, você caminhará pela movimentada Corso Porta Nuova até os Portoni della Bra (falo sobre eles no mesmo artigo de muralhas). Resista à tentação de fotografar a arena agora. Vire à esquerda na Via Roma e caminhe até o final, passando por lojas, cafés e confeitarias, e chegará à Via Corso Cartelvecchio/Corso Cavour, onde fica o…

Castelvecchio

O castelo dos Scala é sem dúvida um dos pontos turísticos de Verona mais emblemáticos. Verona é mesmo única! Não me lembro de outra ponte de castelo com acesso livre e gratuito, dia e noite. Se puder, vá ao anoitecer de um dia claro, o pôr do sol é magnífico dali (mas tem outro lugar mais bonito para isso, vai lendo).

Castelvecchio e ponte ao anoitecer

O acesso ao pátio (corte d’Armi) também é gratuito. Quem tem o VeronaCard não paga para entrar no museu do castelo. A placa da entrada menciona Carlo Scarpa, que restaurou nos anos 1960 o castelo e o acervo do museu, como estátuas, pinturas, cerâmica e outros objetos veroneses do século 14 ao 18.

Continuando este roteiro pelos pontos turísticos de Verona, retorne à Corso Castelvecchio. Bem em frente à torre da ponte, note duas marcas brancas em maio às pedras escuras, no meio da rua: era ali que ficava o…

Arco dei Gavi

Quando Napoleão Bonaparte tomou Verona, decidiu retirar do caminho o arco romano (século I d.C.), construído a mando da família aristocrática Gavi. Trata-se de um dos exemplos mais elegantes de arco romano ainda em pé na Itália. Bem, em pé porque as pedras foram guardadas, e o arco reconstruído à direita do Castelvecciho, em 1932. E por falar em pé, abaixo do arco foram dispostas pedras originais da via romana, mais escuras. Museu a céu aberto, ponto para Verona!

Retorne ao arco eu dá acesso à Ponte Vecchio do castelo e olhe para o meio da rua: as pedras brancas em meio às mais escuras e modernas são a base do Arco dei Gavi, seu ponto original antes de Napoleão.

Entre na Verona dos Scalla, família que dominou não apenas a cidade de Verona, mas toda a região, entre os séculos XIII e XIV, sempre comparados aos Medici de Florença. cruzando a…

Ponte di Castelvecchio

Moradores se exercitam, turistas fotografam, músicos de rua se apresentam, a ponte extrapola sua função original e é sem dúvida um dos pontos turísticos de Verona de que mais gosto. Também chamada Ponte Scalígero, por ter sido construída pelos Scalla entre 1354 e 1356. Imagine uma construção dessa envergadura naquela época! O arco central, com mais de 48 metros, era um dos maiores da Europa medieval.

Ela foi aberta ao público em 1870. Depois foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruída entre 1949 e 1951. Mas lá na época dos Scala, a ponte era usada como rota de fuga em caso de ataques ou revoltas populares – taí o motivo de haver um fosso no castelo também no lado voltado ao centro histórico de Verona. O outro lado do rio Ádige era rural nessa época, e por isso ideal para uma retirada rápida livre de cidadãos insatisfeitos.

Meu professor de italiano fez um tour com nosso grupo e, do meio da ponte, apontou para uma grande cruz na colina além do rio Ádige. A cruz servia de ponto de referência para fuga em direção aos países germânicos que os Scalla apoiavam, gibelinos – em oposição aos guelfos, pró-papa.

Você notou que os castelos scalígeros (da família della Scalla), como vemos nas cidades do Lago di Garda, em Treviso, Mântova e Vicenza têm os merlões em forma de V invertido? Esta era uma maneira de sinalizar o apoio ao Gibelinos. Então é bem fácil reconhecer o “time” para o qual o reino torcia, mas é preciso se aprofundar, pois pode ser uma questão estética.

Ah, uma coisa fofa: como as crianças destas regiões cresceram vendo castelos com este V invertido, são as únicas no mundo que desenham castelos assim!

Depois de cruzar a ponte, caminhe pela Lungadige Campangola (lembra que falei que essa área era rural? campagna=campo) até a…

Ponte della Vittoria

Esta ponte não tem atrativos arquitetônicos que justifiquem sua inclusão dentre os pontos turísticos de Verona, mas tem uma história recente bem divertida. Construída entre 1926 e 1929 devido ao desenvolvimento do bairro Trento, celebra a vitória da Itália na Primeira Guerra Mundial. Destruída na segunda Guerra, e reconstruída nos anos 1950 sem os cavalos de bronze originais que adornavam a ponte devido ao realismo anatômico considerado obsceno: “Coglioni troppo grandi”. Não fosse o protesto de estudantes que vestiram cavalos com cuecas, talvez os cavalos não estivessem ali em sua integridade.

Atravesse o Ádige de volta ao centro histórico de Verona e caminhe até a…

Corso Cavour

Lembra do Arco dei Gavi que foi retirado da que hoje é a Corso Cavour? É que durante o império romano esta rua era a via Postumia uma importante estrada que ligava o porto de Genova no mar Tirreno a Aquileia, no Adriático. E a principal entrada de Verona na era imperial era justamente aqui, marcada pela…

Porta Borsari

A porta Borsari, além de ser um dos pontos turísticos de Verona, personifica a relevância estratégica de Verona e grandeza arquitetônica romana. Chamava-se Porta Iovia, o nome atual deriva dos funcionários da alfândefa que recolhiam o ‘pedágio’ e o colocavam em suas borse (bolsas).

Construída com pedra calcária local na metade do século I dC., originalmente era um edifício com pátio central. Hoje sobrou apenas a fachada de dois arcos e três níveis. Mas sua preservação ao longo dos séculos levou a porta Borsari a inspirar a arquitetura e arte dos séculos XV e XVI, quando do retorno ao Classicismo.

Seguindo pela Corso Borsari, você verá bons cafés e confeitarias. Seguindo até o final, chegamos a um dos pontos turísticos mais populares de Verona, a…

Piazza dell’Erbe

A principal praça de Verona tem tantas camadas e elementos que a gente fica meio perdido diante não apenas desses elementos, mas do número de turistas boquiabertos. A piazza já era movimentada na época do império, pois foi local do Fórum Romano.

Para saber mais, leia o artigo completo sobre a Piazza dell’Erbe

Verona pontos turísticos

Osso de Baleia????

No centro da Piazza dell’Erbe, o Arco della Costa da época veneziana, era usado como caminho seguro do Palazzo della Ragione ao Domus Nova (tudo explicadinho no post Piazza dell’Erbe). O que mais chama nossa atenção é o osso pendurado, uma costela de baleia com origens contraditórias. Alguns dizem que a farmácia ao lado usava ossos para fazer remédios. Mais importante é passar pelo arco e chegar à…

Piazza dei signori

Padova, Treviso, Vicenza são cidades com suas piazza dei signori, local dos edifícios governamentais e jurídicos entre as eras medieval e renascentista. Até hoje! A prefeitura e o governo da província de Verona também estão nesta praça.

No centro da piazza, a estátua central de Dante Aleghieri apelida a praça, mais conhecida como piazza Dante pelos locais. A figura de 3 metros de Dante em mármore branco não é apenas para homenagear o poeta considerado o pai da língua italiana, mas para lembrar os anos em que viveu em Verona após o exílio de Florença e antes da morte em Ravena.

No período de verão, mesas tomam a fachada do Palazzo Domus Nova. No canto direito desse prédio, suba os degraus e note o poço com colunas e hastes de metal que eram usadas para levar a água até a casa dos Scala.

O Palazzo della Ragione, facilmente identificável devido à Torre Lamberti na esquina com a piazza dell’Erbe, foi construído com camadas alternadas de tufo calcário e tijolo. O arco conduz ao pátio do Mercato Vecchio, com a escadaria dupla gótica (século XV) feita de mármore rosa já extinto. Sobre a porta, a alegoria de Verona vestida de azul e amarelo. Note o contraste dos aparelhos de ar condicionado abaixo da escada (!). Neste pátio fica o acesso à Galeria de Arte e ao elevador que leva ao nível intermediário da Torre dei Lamberti. Contei como é a visita à Torre e as vistas maravilhosas de Verona no Roteiro de 1 dia em Verona.

Verona pontos turísticos

Voltando à Piazza dei Signori, outras coisas legais para ver são a bocca della Denunce para denunciar o crime de usura, que fica bem em frente a Dante, e vestígios da era romana de Verona, num nível mais baixo do solo, protegidos por vidro e cercado metálico.

Verona pontos turísticos

Na direção oposta do Arco della Costa, passe por outro arco, o da Tortura, e entre na estreita rua Santa Maria Antica, diante da qual se encontram os…

Túmulos dos Scalla

Exemplo da arquitetura e escultura gótica na Itália, o mausoléu de membros da família della Scala, como Cangrande e Cansignorio. Note o brasão dos Scalla, a escada, no último gradil da esquerda.

Verona pontos turísticos Verona

Roteiro Personalizado

Ainda não acabou, mas quero te contar que você pode contratar dois tipos de serviço desta blogueira-viajante-agente de viagens: a consultoria e o roteiro personalizado completo.

roteiro Itália

Outros pontos Turísticos de Verona

A partir dali, você pode seguir para outros pontos turísticos de Verona, de acordo com disponibilidade de tempo:

Romeu e Julieta

Vire à direita na Via Arche Scaligere e no meio do quarteirão verá uma fachada semi destruída com placa que anuncia ser ali a Casa de Romeu. Retorne à Piazza dell’erbe e siga à esquerda em direção à Via Cappello. Um quarteirão depois você estará no pátio onde tem a estátua da Julieta de Shakespeare e seu balcão, que talvez você saiba é apenas uma invenção para atrair turistas. E muitos turistas são atraídos, o lugar está sempre cheio!

Atenção: em dezembro de 2025 foi anunciada a cobrança da taxa (12 euros) para entrada no pátio da Casa de Julieta, a fim de diminuir as multidões do espaço restrito.

Também a partir da Piazza dell’Erbe você pode caminhar pela movimentadíssima rua comercial Giuseppe Mazzini. A foto acima à direita foi feita antes das 9h, por isso está assim tranquila. Ela termina na Piazza Bra, bem em frente à…

Arena di Verona

Sou apaixonada pela Arena de Verona de uma maneira que não sou pelo Coliseu de Roma. Ela pode ser visitada gratuitamente com o Verona Card, mas pesquise sobre espetáculos, uma maneira diferente de conhecê-la. Entre setembro e outubro, consegui ver um show de Zucchero e um concerto em homenagem a Pavarotti com grandes nomes como Andrea Bocelli, Laura Pausini, Il Volo, e os dois tenores remanescentes.

Igrejas

Nesse mês que passei em Verona, visitei com muita calma 4 igrejas maravilhosas, que não perdem para outras mais famosas de Roma e fazem parte do circuito histórico: a Basilica di Sant’Anastasia, a Igreja de San Fermo, a Basílica de San Zeno e a catedral de Verona. Veja o artigo específico dedicado a elas. Se não tiver tempo para visitar todas, eu não consigo escolher uma para você, sinto muito, são todas maravilhosas e com características únicas e marcantes. A foto abaixo é da Basílica S. Anastácia.

Verona igrejas

Pontos turísticos de Verona fora do centro histórico

Ponte Pietra

Uma das paisagens mais lindas de Verona fica a partir da ponte Pietra, a única ponte remanescente do período romano. Originalmente construída em pedra, colapsou em terremoto, em guerras, em enchentes do rio Ádige, mas sempre reconstruída. Podemos notar isso facilmente pelo uso de material diverso na parte que ruiu.

Mas foram as tropas alemãs de abril de 1945 que causaram o maior estrago na ponte, quando dinamitaram a Pietra pouco antes de sua fuga.

Castel San Pietro

O pôr do sol no Castel San Pietro é um dos pontos turísticos de Verona. O castelo-museu estava em restauração em 2025, mas a vista de Verona a partir do terraço é imperdível (foto que abre este post). Sugiro que suba a colina de funicular e desça pelas escadas para curtir as vistas aos poucos.

pontos turísticos Verona
cantinho fofo na descida da colina San Pietro

Giardino Giusti

Uma visita a uma Verona que lembra os palácios de Florença, com jardins renascentistas adornados com estátuas, labirintos, fontes, gruta, e vista de Verona no alto da colina. O palácio está mobiliado e também pode ser visitado. Eu fui num dia cinzento, mas o lugar é ótimo para fotografar e descansar depois de dias intensos nas ruelas medievais de Verona.

Verona pontos turísticos

Torre della Catena

Assista ao reel do Instagram para entender o motivo desta torre no meio do rio Ádige:

Feira de Antiguidades e Basílica de San Zeno

San Zeno é um bairro do outro lado do rio Ádige, com uma basílica que merece sua visita (Leia 4 Igrejas de Verona que você não pode perder). E em todo primeiro domingo do mês, a Piazza di San Zeno, Piazza Corrubio e ruas próximas recebem um grande mercado de antiguidades.

Muralhas Austríacas de Verona

De todos os pontos turísticos de Verona citados aqui, as muralhas são o único que não visitei, apenas as avistei do Castel San Pietro. Li avaliações de que não há nada para ver, não tem vista, é apenas uma caminhada.


Reuni estas informações objetivamente, mas o que ficou, ao menos para mim, não está apenas nos pontos turísticos de Verona. As lembranças são de tardes ao longo do rio Ádige; de domingos solitários por ruas desertas; na poesia de janelas tipicamente venezianas; nos lugares não acessíveis aos olhos de turistas, como o pátio da escola; no vinho local servido à mesa; no estranho açougue de carne de cavalo; no prazeroso som das crianças de diversas etnias brincando no pátio da escola; nas massas cruas de pizza descansando nas vitrines; no café apressado da manhã e no drink lento da tarde. O vento na pele, o tom do por do sol sobre o rio e o castelo. Nas folhas amareladas do início do outono espalhadas pelo chão. No meu caminho diário até a escola de italiano e dos muitos bate e voltas a cidades do entorno que fiz. Um mês foi pouco. Se puder, eu volto, Verona.

Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.