As Cataratas do Rio Reno

É possível que você duvide que há cataratas na Europa, e acho que depois de ver a foto abaixo vai achar que não existem mesmo. Mas as Cataratas do Rio Reno existem e ficam no norte da Suíça, a poucos quilômetros de Zurique, numa região com cidades históricas renascentistas como Schaffhausen e Stein am Rhein, que complementam o passeio.

Cataratas do Rio Reno

As Cataratas do Rio Reno

Quando fiz o bate-volta de Zurique até Schaffhausen e Stein-am-Rhein (encontre informações completas a respeito dessas cidades lindas na página-índice Suiça), aproveitei para conhecer as Cataratas do Rio Reno. Bem, cataratas é um tanto exagerado na minha opinião, mas saiba que apesar de seus 23 metros de altura e 150 de largura, considerando o volume de água esta é a maior cachoeira da Europa. E realmente é emocionante chegar pertinho e sentir a força da água – e frescor no verão!

As plataformas de observação das cataratas do Reno ficam abertas 24 horas e não há custo para caminhar por elas. À noite elas são iluminadas:

Cataratas do Rio Reno noite
fonte: pixabay

Neste trecho o rio Reno divide as vilas de Neuhausen am Rheinfall (margem norte) e Laufen-Uhwiesen (margem sul). A parte norte pertence ao cantão de Schaffhausen e a sul ao cantão de Zurique. Eu visitei apenas a porção norte.

Margem Sul do Rio Reno

Na margem sul, pode-se comprar o ingresso de CHF5 para visitar as plataformas que ficam no Schloss Laufen, subir no elevador panorâmico e ter acesso a 11 salas do castelo (Historama rooms).

Margem Norte do Rio Reno

Na margem norte ficam o terminal de barcos e o Centro de Informações Turísticas. Ali também é o espaço ideal para famílias com crianças: tem playground e mesas para picnic. Para quem quer um pouco de aventura, 14 percursos de tirolesas com vista para o Reno estão à espera de crianças e adolescentes ansiosos por movimento no Adventure Park. E desde 2018 a região do Reno em Miniatura espera por você em Smilestones. Se quiser ter uma ideia, assista ao teaser no Youtube.

Como você pode ver na foto abaixo, há uma série de degraus, mas pessoas com dificuldade de locomoção podem usar a margem norte, onde há um elevador para o pier e rampas para acessar os barcos. Segundo o site oficial, é preciso reservar com antecedência.

Cataratas do Rio Reno

Eu não fiz o passeio de barco, e fiquei satisfeita apenas em ver as cataratas. O início de julho estava muito quente, e depois de fotografar e caminhar por todas as plataformas me sentei numa mesa da lanchonete e tomei uma cervejinha para descansar.

Cataratas do Rio Reno

Leia Suíça: roteiro de 14 dias no verão, post com dicas importantes para planejar sua viagem à Suíça. E na página-índice Suíça você encontra dicas de outros lugares que visitei no país.


Tour com Guia de Zurique às Cataratas do Reno e Schaffhausen 

Se você se sentir mais seguro viajando em grupo ou quer mais informações com um guia, veja este do Get you Guide, que inclui transporte do seu hotel em Zurique até o centro histórico de Schaffausen, visita às cataratas e ao castelo Laufen e passeio de barco, além de guia em inglês ou alemão.

Passeios de Barco nas Cataratas do Rio Reno

Há dois tipos de passeios de barco: os que ficam apenas nos arredores das cataratas e os que seguem pelo rio Reno, navegando até o lago Untersee, na fronteira com a Alemanha, sobre o qual falarei mais abaixo. 

Os passeios de barco nas cataratas do rio Reno são oferecidos apenas de abril a outubro e há 4 percursos diferentes, organizados por cores e números (veja mapa ilustrativo):

  • a linha 1, amarela, é a que chega mais perto das cataratas, e você desembarca e sobe na escadaria da rocha que fica no meio do rio, bem na cachoeira. Custa CHF 20 (10 para crianças de 6 a 16 anos)
  • a linha 4 azul navega pela bacia do Reno em 15 minutos e custa CHF 7 (4 para crianças de 6 a 16 anos)
  • a linha 5 rosa tem um áudio-guia a bordo com informação sobre as cataratas, em 18 línguas. Custa CHF 11 (7 para crianças de 6 a 16 anos)
  • a linha 2 vermelha é a balsa que cruza o rio e custa CHF 3 (2 para crianças de 6 a 16 anos) só ida, ou CHF 5 ida e volta.

Outros passeios de barco no Reno

Além dos barcos que se aproximam das Cataratas do Reno, há passeios mais longos no rio Reno, que seguem até o Lago Untersee, na fronteira com a Alemanha. Eu queria fazer o trajeto de 2 horas entre Schaffhausen e Stein am Rhein, mas não me programei e confesso que tinha dificuuldade em entender as tabelas de horário dos barcos, qe infelizmente só estão em alemão. Veja horários e valores no site oficial Untersee und Rhein.

passeio barco rio reno

Como Chegar às Cataratas do Rio Reno

A partir de Zurique

Há várias linhas de trem a partir de Zurique, a forma mais confortável, na minha opinião, de viajar pela Suíça. Da estação central de Zurique (Zurich HB), tome o Intercity (IC, trem de velocidade) ou o RE, que chegam em Schaffhausen em apenas 36 minutos. Custam CHF11,60. Os trens S9 e S12 e S24 levam cerca de 1 hora.

Alternativamente você pode sair de Zurique e descer bem nas cataratas, nas estações Neuhausen am Rheinfall ou Schloss Laufen, com os mesmos trens S9, S12 e S24.

Baixe o app da SBB para planejar sua viagem de trem e, se você for usar o trem várias vezes, sugiro que compre o Swiss Travel Pass, disponível para uma seleção de dias e inclui passeios de barco, teleféricos (que você usará muito na Suíça) e museus.

como chegar Cataratas do Rio Reno

A partir de Schaffhausen

De Schaffhausen, você pode caminhar pelas margens do rio Reno, são pouco mais de 3 km ou tomar o trem S12 para Neuhausen, Schloss Laufen ou o S9 para Neuhausen Rheinfall.

Eu preferi tomar o ônibus 1. O ponto fica ao lado da estação de trem de Schaffhausen, bem no centro histórico.


Existe uma espécie de jardineira com cara de trem que faz o mesmo percurso, legal para quem está com crianças, a Rhyfall Express Custa 6 euros (10 ida e volta). Crianças de 6 a 12 anos pagam CHF 3,50 o trecho.  

Documentos para Viajar para a Suíça

Não é necessário emitir visto para a Suíça, mas como ela faz parte do Tratado Schengen, é obrigatório ter um seguro de viagem. Confira os planos e opções de seguradoras da Seguros Promo, que oferece desconto aos leitores do blog Mulher Casada Viaja.

Planeje sua viagem aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – e posts como este levam muitas horas e às vezes dias até serem publicados.

Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B
Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% em seguro viagem para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu simcard internacional e receba em casa antes de sua viagem
– para ingressos de atrações, excursões e tours, temos 2 opções para você escolher: a Get your Guide e a Tiqets.


Há muitas coisas para fazer em Zurique e região, mas acho este bate-volta às Cataratas do Rio Reno algo para não ficar de fora de seu roteiro. Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário. Ou deixe só um oi, vou ficar feliz em saber que passou por aqui.

14 COMENTÁRIOS

  1. Nunca tinha ouvido falar das Cataratas do Rio Reno, achei a coisa mais linda, se não pelo tamanho, pela beleza do entorno e possibilidades de aproveitar deste passeio.
    As passarelas funcionarem 24 horas já seriam um grande atrativo para mim, pois na Europa tudo fecha por volta de 17:00h e a gente precisa correr para dar conta dos roteiros.
    Adoraria incluir estas cataratas à minha pequena lista que se compõem das Cataratas do Iguaçu, Cataratas Argentinas e Cataratas do Niagara, no Canadá, rsrs.

    • O que eu menos queria era muvuca, Adriana. Tinha passado 2 semanas na Itália, com turistas saindo pelo ladrão. A Suíça deopis foi perfeita para desintoxicar.

  2. Concordo com você: chamar de Cataratas é um exagero rsrs Ainda mais se lembramos da nossa. Porém, achei um passeio lindo! Me senti ali com você, me refrescando do calor do verão europeu, vendo de pertinho essa linda cachoeira. Amei o post!

  3. Que lindas as cataratas do rio reno! Amei as dicas de passeio, mas acho que eu iria querer fazer todos! Hahah não sabia que esse lugar existia. Amo suas dicas da Suíça

    • Esse é o perigo! A ente quer faer tudo e não dá tempo, né? Mas em um dia fiz tanta coisa que nem acredito, a grande vantagem de viajar no verão, dias longos, ficamos 12, 13 horas pelas ruas.

  4. Percebo que, face à grandiosidade das cataratas do Brasil e de África, as cataratas do Reno pareçam muito tímidas, haha. Mas é um passeio bem bonito. Ai como preciso voltar à Suíça…

    • Diferente das ourtas cataratas, ninguém vai à Suíça por elas, mas elas diversificam as atrações do país, que tem muita variedade cultural e geográfica. Em poucos dias estamos em vários países. Esse pedaço da Suíça é muito a cara da Alemanha.

  5. Achei fofas as Cataratas do Rio Reno, e com certeza compõem uma belíssima paisagem. Preciso muito conhecer a Suíça, e pelo que tenho visto vou devorar seu blog antes 🙂

  6. Esse ano pretendo conhecer as Cataratas do Niágara, mas já vou colocar as Cataratas do Rio Reno na minha lista! Aliás, vou colocar a Suíça inteira rs

    Adorei conhecer as Cataratas do Iguaçu (lado brasileiro e argentino) e também as Cataratas Victoria (lado da Zâmbia e do Zimbábue). Fica a sugestão =)

    • Você foi às Cataratas de Victoria, que demais!!! Em Niágara fui há mitos anos e achei linda. Iguaçú ainda não conheço, acredita? Mas logo risco da lista, se Deus quiser!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui