Castelos da Alemanha: Lichtenstein

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

A porta levadiça, a posição sobre o rochedo tendo um vale a seus pés, as janelinhas na torre redonda e outros elementos arquitetônicos do castelo de Lichtenstein convencem muita gente a visitar este castelo da Alemanha, e estivemos lá num dia lindo de outubro e contamos tudo pra você, agora.

Uma das propostas do Mulher Casada Viaja é inspirar as pessoas a viajar ao apresentar os lugares por onde tive o privilégio de conhecer e ajudá-las a planejar suas viagens, trazendo o maior número de informações possível. Mas às vezes – foram poucas, mas elas existiram – eu tenho que dizer que um lugar não é tudo o que se pode esperar de um destino turístico e posso dizer isso do Castelo Lichtenstein.

Você pode perguntar: ‘mas como? esta foto é de um lugar maravilhoso, típico de uma história de reis, princesas e cavaleiros!’ Verdade, o exterior do castelo é realmente uma jóia, mas, para começar, ele não é um autêntico castelo medieval, e isso me lembra vagamente algo meio Las Vegas ou Disney, sem tirar o crédito deles, claro.

O que quero dizer é que o Lichtenstein foi inspirado num romance do século 19, quando a Idade Média experimentava um revival nas artes germânicas, inclusive arquitetura gótica e, diferente de tantos outros castelos, carece de séculos de História, carece de alma, tira o prazer que temos de imaginar tramas políticas, encontros furtivos, batalhas, conquistas e derrotas.

Não estou aqui para dizer que não vale a pena conhecê-lo se você estiver pelo Sul da Alemanha, apenas minhas expectativas eram bem altas e me frustrei ao visitar seu interior. Tampouco vou dizer para você não comprar o ingresso com o tour, acho que você pode gostar mais do que eu e todo mundo merece formar sua própria opinião.

Leia sobre os lugares que visitamos nesta viagem: Baviera e Rota Romântica, Alpes Alemães e Castelos da Alemanha

Onde Fica e como Chegar ao Castelo de Lichtenstein

Castelo de Lichtenstein não fica no diminuto país Liechtenstein, como pode enganar o nome, mas em Baden-Württemberg, região no sudoeste da Alemanha.

A cidade grande mais próxima do Lichtenstein é Stuttgart, cerca de 60 km ao Norte. De carro é bem simples e prático e pode-se aproveitar a proximidade e conhecer outro castelo no mesmo dia, o Hohenzollern, a apenas 40 km de distância. Dá uma olhada que beleza:

De carro

Nós alugamos um carro no aeroporto de Munique, rodamos pela Rota Romântica de Augsburg a Wurzburg, passamos a Oktoberfest em Stuttgart, conhecemos parte da Alsácia e só então chegamos a estes castelos, para depois voltar à parte sul da Rota Romântica, quando visitamos Fussen, Obermmerau, Garmisch-Partenkirchen e outros dois castelos, o Neuschwanstein e o Linderhof.

O estacionamento é bem próximo à entrada e é gratuito e perto tem um playground para crianças e uma lanchonete.

lanchonete próxima ao estacionamento

Se você também preferir alugar um carro, que trará maior liberdade de escolhas e comodidade, além de fazer render seu tempo, faça uma cotação com a Rentcars, a empresa de busca e reserva de carros que trabalha com as maiores locadoras de veículos, e oferece a vantagem de poder pagar em reais e parceladamente no cartão de crédito, nos livrando do IOF e da oscilação do câmbio.

Castelo de Lichtenstein de transporte público

A partir de Stuttgart, pegue o trem até Reutlingen (30 mim, cerca de €14 na segunda classe do trem regional, ida e volta) e de lá um ônibus 7606 e desça na parada Honau. Ainda terá que caminhar 20 minutos ou tomar um taxi. Estas informações não são em primeira mão, pesquisei para deixar a dica aqui.

Como é o tour interno no Castelo de Lichtenstein

Na bilheteria, você escolhe o horário do tour e pode aguardar pelo jardim, uma ótima hora para fotografar o castelo de um mirante que permite a vista da foto de abertura deste post.

Uma cordinha fecha a entrada à ponte levadiça, mas eu não resisti e passei por debaixo e fiz algumas fotos ali. Good girls go to heaven. Bad girls pulam a cordinha pra fotografar

O tour de 30 minutos é guiado – e todo em alemão!!! No Palácio Linderhof também foi assim, mas pelo menos lá nos entregaram uma pasta com as explicações arquitetônicas e decorativas em português. No Lichtenstein me senti um ET, com todos os turistas compreendendo o guia, interagindo e rindo das piadinhas, enquanto a gente não tinha nem como adivinhar o que estavam falando, já que alemão, bem, você sabe como é a língua alemã pra quem nunca a estudou. Se você estiver em um grupo, pode agendar um tour em Inglês antecipadamente no site oficial do Lichtenstein.

Nem todo o castelo é visitado, apenas algumas salas, e não é permitido nenhum tipo de registro, seja foto ou filmagem. As salas são bem pequenas, e algumas têm pouco mobiliário. A que mais impressiona é a sala de jantar. Porque a mesa sai da cozinha no andar inferior já posta, num mecanismo que a eleva para a sala. Muito cênico isso, não?

Ingressos para o Castelo de Lichtenstein

Não havia filas e compramos os ingressos diretamente na bilheteria (€8). Eles vêm com horário marcado para o tour e você fica nos jardins à espera do seu. Aproveite para fazer várias fotos da parte externa, que é o grande trunfo do castelo.

Horário de abertura do Castelo de Lichtenstein

  • de início de abril a final de outubro, o Castelo de Lichtenstein funciona diariamente das 9h às 17h30
  • em dezembro e janeiro o castelo fica fechado à visitação
  • em fevereiro, março, novembro e dezembro, só abre nos finais de semana, das 10h às 16h

Onde ficar nas proximidades do Lichtenstein

As cidades próximas são bem pequenas e há poucas opções, mas se você quiser se hospedar por ali, é uma região muito bonita. O hotel mais próximo do Lichtenstein fica a apenas 7 km: Akzent Hotel Forellenhof Rössle (ainda bem que é só escrever, sem precisar pronunciar). Outra opção é o Restaurant & Landhotel Winter. Veja outas opções no site de busca e reserva de hotéis Booking.com.

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que terei prazer em ajudar.

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

29 respostas

  1. Realmente alguns hotéis são mais bonitos por fora do que por dentro. Passei por essa experiencia no Castelo de Praga, mesmo assim valeu a pena entrar pra conhecer. A alta expectativa é sempre um grande problema. rs

  2. Confesso que o fato dele ser uma “réplica” arquitetônica de antigos castelos medievais não me deixaria em nada frustrada; minha imaginação afiada se encarregaria de me levar a um passado mais distante. Contudo, tour guiados que roubam meu tempo e meu espaço e ainda em alemão que não entendo patavina definitivamente me frustrariam e muito!!!

    1. O problema é que eu já tinha visitado dias atrás e pela manhã castelos autênticos, então foi inevitável a comparação. Se me jogassem lá agorinha, com certeza seria diferente – mas com tour em inglês, ahaha

  3. Lendo o seu relato e reparando bem nas fotos, realmente tem um ar bem artificial!
    Percebo o que diz com formar expetativas demasiado elevadas sobre os lugares, comigo a desilusão aconteceu com Praga. Desde aí tento não formar grandes expetativas e vou sempre de mente aberta.
    Acho muito importante estes relatos sinceros, e é como você diz cada um deve ir e formar a sua opinião.

  4. Adorei o “Good girls go to Heaven. Bad girls pulam a cordinha pra tirar fotos”! E fiquei surpresa em saber que não tem pelo menos um áudio guide em inglês, eu também ficaria frustrada com um tour só em alemão, principalmente com criança. Bjs

  5. Eu gostaria muito de conhecer, ainda que você não tenha gostado tanto. Tomara que tenha a oportunidade de conhecê-lo. Mas aí já estarei em alerta pra não esperar muito. As vezes a gente espera uma coisa e a realidade é outra né!? Mas convenhamos, pelo menos por fora ele é muito lindo né!? 🙂

  6. Confesso que tenho um pouco de preguiça de tour guiado em castelos, acho que sou fácil de me frustar, ainda mais se o exterior for muito grandioso, mas o post tá super completo, quem quiser conhecer não terá dificuldade.

  7. Boa noite!

    Estou querendo fazer a rota romântica da Baviera. Um grupo de no máximo 30 pessoas. Pensei em desembarcar em Frankfurt e descer porque vou a Áustria depois. E Budapest e Praga. Tenho 16 dias para tudo.

    Na Rota da Baviera pensei de Frankfurt – Wurzbur- Rothenburg – Augsburgo – Fussen.

    Você pode me ajudar? Tem alguma cidade mais nesta rota que seja beeeemmm legal. Meu grupo gosta mooooito de vinho e queijo.

    Se puder me ajudar, agradeço.

    Célia Junqueira.

    Cuiabá, MT, Brasil

    ________________________________

  8. Cada castelo mais lindo do que o outro!
    Mesmo o exterior sendo muito mais bonito do que o interior, sempre acho que vale a pena visitar por dentro também. Afinal, já estamos lá, né?
    Gostei da sua sinceridade e o nome faz confusão mesmo.
    Parabéns pelo post!

  9. hehehe . Claro que eu tinha imaginado que o Castelo era em Lichenstein. Não fazia ideia que era na Alemanaha! Que pensa que não gostou…entendi seu ponto de vista. Mas as fotos ficaram bonitas. E a vista lá de cima é bacana 🙂

    1. O mais engraçado é que tem outro, com grafia parecida, Liechtenstein, na Áustria. Mas no país Liechtenstein também tem um castelo. Confusão armada! Mas eu gostei do castelo, só avisei pra baixarem as expectativas quanto a seu interior.

  10. hahahahahahaha
    Confesso que fiquei perdida. Como assim Lichtenstein na Alemanha. Ainda bem que vc avisou!

    Eu tenho um problema sério com o exterior de muitos palàcios e castelos, pois eles normalmente me decepcionam. Até porque o exterior de muitos castelos não são originais e a recriação de um ambiente me incomoda. Mas eu diria que para mim a decepção é maior porque o exterior costuma ser grandioso e este é maravilhoso!

  11. Eu fico absolutamente frustrada quando um lugar muito desejado não atende às minhas expectativas. Uma pena sobre Lichtenstein porque ele me parece realmente espetacular. Já estive na Alemanha 2x mas ainda não o visitei, mas quando for, não esperarei tanto.

  12. Márcia, parabéns pelo seu empenho em dividir conosco suas fantásticas experiências. Gosto muito da maneira como escreve e de sua sinceridade. Temos uma viagem programada para a Alemanha e estou aproveitando demais seus posts. Sobre o castelo de Lichtenstein , era exatamente esta a impressão que tinha. Acho que vou pular a visita interna. Mais uma vez obrigada!

    1. Oi, Jane, obrigada pelo comentário, é sempre bom recebermos um retorno – melhor ainda se for positivo! Bom planejamento pra você e se precisar de alguma informação, me chama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.