A porta levadiça, a posição sobre o rochedo tendo um vale a seus pés, as janelinhas na torre redonda e outros elementos arquitetônicos do castelo de Lichtenstein convencem muita gente a visitar este castelo da Alemanha, e estivemos lá num dia lindo de outubro e contamos tudo pra você, agora.
Uma das propostas do Mulher Casada Viaja é inspirar as pessoas a viajar ao apresentar os lugares por onde tive o privilégio de conhecer e ajudá-las a planejar suas viagens, trazendo o maior número de informações possível. Mas às vezes – foram poucas, mas elas existiram – eu tenho que dizer que um lugar não é tudo o que se pode esperar de um destino turístico e posso dizer isso do Castelo Lichtenstein.
Você pode perguntar: ‘mas como? esta foto é de um lugar maravilhoso, típico de uma história de reis, princesas e cavaleiros!’ Verdade, o exterior do castelo é realmente uma jóia, mas, para começar, ele não é um autêntico castelo medieval, e isso me lembra vagamente algo meio Las Vegas ou Disney, sem tirar o crédito deles, claro.
O que quero dizer é que o Lichtenstein foi inspirado num romance do século 19, quando a Idade Média experimentava um revival nas artes germânicas, inclusive arquitetura gótica e, diferente de tantos outros castelos, carece de séculos de História, carece de alma, tira o prazer que temos de imaginar tramas políticas, encontros furtivos, batalhas, conquistas e derrotas.
Não estou aqui para dizer que não vale a pena conhecê-lo se você estiver pelo Sul da Alemanha, apenas minhas expectativas eram bem altas e me frustrei ao visitar seu interior. Tampouco vou dizer para você não comprar o ingresso com o tour, acho que você pode gostar mais do que eu e todo mundo merece formar sua própria opinião.
Leia sobre os lugares que visitamos nesta viagem: Baviera e Rota Romântica, Alpes Alemães e Castelos da Alemanha
Onde Fica e como Chegar ao Castelo de Lichtenstein
O Castelo de Lichtenstein não fica no diminuto país Liechtenstein, como pode enganar o nome, mas em Baden-Württemberg, região no sudoeste da Alemanha.
A cidade grande mais próxima do Lichtenstein é Stuttgart, cerca de 60 km ao Norte. De carro é bem simples e prático e pode-se aproveitar a proximidade e conhecer outro castelo no mesmo dia, o Hohenzollern, a apenas 40 km de distância. Dá uma olhada que beleza:
De carro
Nós alugamos um carro no aeroporto de Munique, rodamos pela Rota Romântica de Augsburg a Wurzburg, passamos a Oktoberfest em Stuttgart, conhecemos parte da Alsácia e só então chegamos a estes castelos, para depois voltar à parte sul da Rota Romântica, quando visitamos Fussen, Obermmerau, Garmisch-Partenkirchen e outros dois castelos, o Neuschwanstein e o Linderhof.
O estacionamento é bem próximo à entrada e é gratuito e perto tem um playground para crianças e uma lanchonete.
Se você também preferir alugar um carro, que trará maior liberdade de escolhas e comodidade, além de fazer render seu tempo, faça uma cotação com a Rentcars, a empresa de busca e reserva de carros que trabalha com as maiores locadoras de veículos, e oferece a vantagem de poder pagar em reais e parceladamente no cartão de crédito, nos livrando do IOF e da oscilação do câmbio.
Castelo de Lichtenstein de transporte público
A partir de Stuttgart, pegue o trem até Reutlingen (30 mim, cerca de €14 na segunda classe do trem regional, ida e volta) e de lá um ônibus 7606 e desça na parada Honau. Ainda terá que caminhar 20 minutos ou tomar um taxi. Estas informações não são em primeira mão, pesquisei para deixar a dica aqui.
Como é o tour interno no Castelo de Lichtenstein
Na bilheteria, você escolhe o horário do tour e pode aguardar pelo jardim, uma ótima hora para fotografar o castelo de um mirante que permite a vista da foto de abertura deste post.
Uma cordinha fecha a entrada à ponte levadiça, mas eu não resisti e passei por debaixo e fiz algumas fotos ali. Good girls go to heaven. Bad girls pulam a cordinha pra fotografar
O tour de 30 minutos é guiado – e todo em alemão!!! No Palácio Linderhof também foi assim, mas pelo menos lá nos entregaram uma pasta com as explicações arquitetônicas e decorativas em português. No Lichtenstein me senti um ET, com todos os turistas compreendendo o guia, interagindo e rindo das piadinhas, enquanto a gente não tinha nem como adivinhar o que estavam falando, já que alemão, bem, você sabe como é a língua alemã pra quem nunca a estudou. Se você estiver em um grupo, pode agendar um tour em Inglês antecipadamente no site oficial do Lichtenstein.
Nem todo o castelo é visitado, apenas algumas salas, e não é permitido nenhum tipo de registro, seja foto ou filmagem. As salas são bem pequenas, e algumas têm pouco mobiliário. A que mais impressiona é a sala de jantar. Porque a mesa sai da cozinha no andar inferior já posta, num mecanismo que a eleva para a sala. Muito cênico isso, não?
Ingressos para o Castelo de Lichtenstein
Não havia filas e compramos os ingressos diretamente na bilheteria (€8). Eles vêm com horário marcado para o tour e você fica nos jardins à espera do seu. Aproveite para fazer várias fotos da parte externa, que é o grande trunfo do castelo.
Horário de abertura do Castelo de Lichtenstein
- de início de abril a final de outubro, o Castelo de Lichtenstein funciona diariamente das 9h às 17h30
- em dezembro e janeiro o castelo fica fechado à visitação
- em fevereiro, março, novembro e dezembro, só abre nos finais de semana, das 10h às 16h
Onde ficar nas proximidades do Lichtenstein
As cidades próximas são bem pequenas e há poucas opções, mas se você quiser se hospedar por ali, é uma região muito bonita. O hotel mais próximo do Lichtenstein fica a apenas 7 km: Akzent Hotel Forellenhof Rössle (ainda bem que é só escrever, sem precisar pronunciar). Outra opção é o Restaurant & Landhotel Winter. Veja outas opções no site de busca e reserva de hotéis Booking.com.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que terei prazer em ajudar.
Respostas de 29
Sou apaixonada demais por esse castelo! Sonho em conhecer, lindo demais 🙂
Então continue sonhando e comece a planejar sua viagem!