Como e Onde Reservar Hotel ou apartamento para sua Viagem

Organizar sua própria viagem traz vantagens financeiras e culturais, mas o planejamento exoge dedicação de tempo e atenção. Conhecer os atalhos para encurtar o percurso é essencial para que você não desista e se entregue a um pacote impessoal e quadradinho, então leia as dicas de como e onde reservar o hotel para sua viagem autônoma, na minha opinião a melhor forma de viajar.

Há muitos sites de reserva de hotéis, mas isso a Trivago já te contou, e contou e contou e infelizmente vai continuar contanto naquele comercial na TV a cabo que ninguém mais aguenta! Eu testei a plataforma algumas vezes, e nesta época as pesquisas mostram que o melhor custo-benefício acaba sendo mesmo no Booking.com, site que sempre usei para minhas reservas e com quem posteriormente nos afiliamos.

Além disso, é a plataforma com maior número de propriedades listadas, de resorts a apartamentos de temporada, passando por B&B e até hostels. Dê uma olhada no print de telas do Booking e do Trivago e note como há mais oportunidades no Booking.

onde reservar hotel
Booking à esquerda, Trivago à direita. O mesmo lugar apresenta diferença de oferta de hospedagem

Também já escrevi aqui no blog sobre outras formas de hospedagem, como troca de casa (sim, eu já fiz e aprovei), alugar apartamento pelo Airbnb e preferir um B&B a um hotel. Confira na página sobre Hospdagem. Quando quiser dicas de hospedagem em uma cidade determinada, você encontrará no menu principal, pelo nome da cidade.

Quando começar a pesquisa e reservar hotel

A antecedência para reservar seu hotel com boas tarifas e principalmente com um grande número de quartos a escolher varia de acordo com o destino, então cito alguns casos e o que fazer em cada um deles:

  • Cidades muito turísticas, por exemplo, têm mais hotéis, mas os preços costumam ser mais altos, então começar meses antes e acompanhar os preços por algumas semanas sempre ajuda a economizar.
  • Viajar na alta temporada local é sempre mais caro, então comece 5 meses antes para ter mais chance de encontrar quartos baratos. Alta temporada significa, além da melhor época para conhecer um destino, saber também sobre eventos culturais, esportivos ou de negócios sediados na cidade destino, coisas que inflacionam o custo de hospedagem.
  • Se você vai a um parque nacional ou a um destino exclusivo, como Yosemite, Torres del Paine, Denali ou a Machu Picchu, como exemplos, a oferta de hospedagem é bem reduzida, e eu já tive dificuldade para achar quartos que cabiam no meu bolso e no meu gosto mesmo com mais de 6 meses de antecedência. Se optar por campings, então, as chances podem diminuir. 
denali alasca hotel
A recepção do hotel próximo ao Denali Park um vagão de trem!

Como usar o site para reservar o hotel

O Booking.com pode ser acessado na plataforma para PC ou no app. Eu particularmente faço a busca em PC ou laptop e uso o app para consultas de minhas reservas principalmente durante a viagem, evitando a papelada de vouchers.

  • Defina em que moeda você quer visualizar os preços. Eu geralmente uso a moeda local ou dólares, mas você pode mudar isso a qualquer tempo da navegação. Cadastre-se ou faça o log in. Estes itens estão na barra superior, azul superior.
  • Uma vez logado, a barra superior do Booking, sob seu nome e foto, também mostrará:
    – as reservas já efetuadas das próximas e das viagens passadas
    – seu nível do programa de fidelidade Genius
    – as avaliações que você escreveu sobre suas hospedagens
    -guias de viagem das cidades que você tenha solicitado ao fazer uma reserva
    – favoritos: acomodações que você selecionou e salvou.
  • A página inicial mostrará uma barra de pesquisa onde você pode digitar o nome da cidade para onde viajará, a data de entrada e saída, e o número de hóspedes. Clique em Pesquisar.

Os filtros

Uma relação de hotéis surgirá na próxima tela, e você pode, então, filtrar os resultados, na barra lateral, por preço, categoria do hotel, nota de avaliação, tipos de propriedade, etc. podendo alterar as escolhas a qualquer momento, conforme os resultados.

Enquanto na barra lateral os filtros são de busca, na barra superior os resultados são organizados por categorias como: preço mais baixo primeiro e outros, mas o principal é a tecla Genius, que filtrará hotéis oferecendo descontos para o dia.

Ícone Genius

Além de exibir os estabelecimentos com desconto, quem é cliente Genius também tem algumas vantagens, como solicitar checkout tardio e transfers gratuitos.

Ferramenta mapa

Esta é uma ferramenta de que gosto muito por agilizar a escolha. Em um só clique sobre cada ícone azul, você terá várias informações:
– o nome do hotel
– se é oferta Genius ou não (mãozinha amarela)
– avaliação/nota de hóspedes
– preço
– número de quartos disponíveis se há muita procura

Sugiro que você marque no Google Maps atrações, lugares, restaurantes, etc com o filtro ‘quero visitar’ em ‘salvar’. Na hora da busca do hotel, você usa o smartphone no Google Maps com estas marcações, e o laptop/pc no Booking, assim consegue ter uma ideia de transporte, proximidade, e outros itens que facilitam sua via durante a viagem.

Favoritos

Antes de reservar, você pode criar uma relação dos ‘finalistas’, que te ajudará a tomar a decisão da escolha. Basta clicar no coração transparente na página da acomodação, e escolher o nome para uma pasta. Nas próximas acomodações, é só adicionar a esta lista as novas escolhas favoritadas.

O que observar antes de reservar o hotel ou apartamento

Em relação às comodidades e localização

  • Veja se o café da manhã está incluso na diária e, caso seja cobrado, pesquise se vale a pena pagar pelo café no hotel ou comer em algum café simpático
  • confira se há estacionamento e se é gratuito ou pago. Na Europa, por exemplo, é comum os estabelecimentos registrarem que há estacionamento, mas muitas vezes se trata de um público, em outro prédio, e muitas vezes a pagar
  • o horário de check-in/out pode atrapalhar planos. Sempre pergunte se há a opção de guarda de bagagem antes ou depois destes horários. Em geral há.
  • Se você viaja com crianças, talvez um hotel com piscina seja importante, ou uma copa para preparar mamadeira, ou ao menos um frigobar no quarto
  • Use o google maps no modo satélite e ‘visite’ a localização do hotel ou apartamento. Algumas vezes fica perto da estação de trem, por exemplo, mas é preciso subir uma ladeira enorme, e neste caso é preciso fôlego ou incluir no custo um táxi.

Em relação a valores e forma de pagamento

Recentemente percebi que o Booking cobre ofertas caso achemos valor mais baixo para o mesmo quarto, mas sinceramente nunca encontrei. Mas além do preço, é preciso notar se:

  • o prazo de cancelamento, caso haja esta opção. Para descobrir isto, clique no ponto de interrogação azul, na coluna ‘suas escolhas’
  • se é preciso realizar o pagamento de um percentual do valor total com antecedência, informação contida na interrogação azul, também. Pagando antes, você consegue melhores tarifas, mas em geral não haverá reembolso em caso de cancelamento
  • os impostos estão ou não inclusos. Esta informação fica abaixo do nome do quarto:

Como fazer a reserva do hotel

  1. Escolha o número de quartos e confirme sua reserva
  2. Uma nova tela será aberta. Leia atentamente as condições, datas, valores
  3. Preencha seus dados de pagamento e últimos detalhes sobre a hospedagem, que podem variar de estabelecimento para estabelecimento (tipo de cama, transfer) ou apenas solicitar check in antecipado. Você pode ainda fazer algum pedido. Eu já usei e abusei de hotéis nos Estados Unidos que guardavam compras feitas online sem cobrar tarifas. Também já aconteceu de eu negociar com o proprietário um cancelamento por conta de incêndio em floresta local.
  4. Após finalizar a reserva, você receberá uma notificação por e-mail. Se tiver baixado o app do Booking.com no seu smartphone, também aparecerá por lá.

Avaliações de hóspedes

No Booking.com, há notas que vão até 10, dadas por quem se hospedou no hotel. Raramente escolho hotéis com notas inferiores a 8, mas já aconteceu de eu ficar em hotel na casa dos 7 e ter gostado muito da experiência, sem ter do que reclamar, então esta não é uma regra, mas apenas um norteador.

As avaliações são escritas por quem ficou no hotel e por isso mesmo são valiosas, mas aprecie com moderação. Opiniões são subjetivas, baseadas no histórico e nas experiências de cada indivíduo e um hotel perfeito para mim pode ser meia boca para você, por isso é bom ler várias avaliações. Antes de bater o martelo, abro uma nova janela do meu navegador e leio algumas avaliações no TripAdvisor, selecionando algumas com notas ‘bom’ e outras com notas ‘razoável’ ou ‘ruim’.

Quarto temático do Caribbean Beach Resort, em Orlando

Problemas com reserva ou com pagamento

Usando o Booking há tantos anos, é esperado que alguma vez ou outra algo tenha saído errado. Aconteceu num hotel no interior do sul da Alemanha, quando minha reserva não estava registrada, apesar de eu ter todos os dados no sistema do Booking. Mas ainda bem que havia vaga no hotel. Fiquei pensando se o erro não havia sido do estabelecimento, uma vez que na plataforma tudo estava correto. Acabei não indo atrás para descobrir.

Por outro lado, uma vez paguei o hotel antecipadamente, mas com política que permitia cancelamento sem taxas. Um mês depois sem que eu tivesse que fazer qualquer pedido a não ser clicar em “cancelar reserva” na plataforma, o valor total estava reembolsado em meu cartão e o IOF relativo a esta compra também.

Reclamações do Booking

Já li em redes sociais gente reclamando disso ou daquilo depois de usar o Booking, mas percebi que as reclamações são por prolemas causados por falta de atenção às condições da reserva. Ou seja, é preciso ler atentamente as condições de cada tarifa.

Espero ter ajudado você que está começando a fazer suas viagens sem ajuda de pacotes ou agentes, o que já comprovei ser mais vantajoso na maior parte das situações, tanto financeiramente como culturalmente.  Se precisar de algum apoio sobre como reservar hotel ou apartamento para sua viagem, deixe um comentário que terei prazer em responder.

Planeje sua viagem aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode contribuir com a manutenção do blog e consequentemente para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:
Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B
Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% em seguro viagem para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu chip e receba em casa antes de sua viagem

1 COMENTÁRIO

  1. Uau! Vc é muito mais detalhada do que eu!
    hahahahahahaha
    Quando faço, nem faço login! E isso me salvou de uma arriscada em Bremen, sabia?
    Entrei no Booking e eles nao me deram Bremen, mas Bremenhaven…. achei que fosse bairro. Em ambas passavam um rio (hahahahahaha)
    Quando me dei conta, cancelei (pois havia a possibilidade), mas o dono me escreveu dizendo que eu deveria fazer um déposito de 60€ na conta corrente dele!

    Acho que se eu estivesse conectada, iria me dar mais dor de cabeça para pedir o reembolso, caso o booking tivesse me cobrado!

    • Nada meu é fácil, tudo complexo ahaha. Não tive dificuldade em ter reembolso, não, Ju, talvez por isso confio tanto no Booking – e olhe que em muitas viagens eu fico em 10 hoteis diferentes, ou seja, as chances de algo dar errado são maiores.

  2. Pra nós que costumamos viajar muito, parece que fazemos isso no modo automático né? Mas dicas muito boas para o viajante comum, sem muita experiência. Parabéns pelo post

  3. Escolher um hotel não é tarefa fácil, pra mim a parte mais complicada é ler as avaliações porque cada um vê as coisas de um jeito e tem uma expectativa. Eu também reservo quase 100% das vezes pelo Booking, levo em conta a nota médias das avaliações mas não leio, sei que vou encontrar tantas opiniões divergentes que prefiro nem ver, mas é de longe o site mais prático e de fácil acesso quando há um problema.

    • Verdade, tem comentário que é totalmente desnecessário. Eu gosto de ler no TripAdvisor também, onde seleciono comentários em Inglês. Mas toma um tempo danado mesmo fazer boas escolhas na reserva.

  4. eu sempre coloco o preço em euros quando viajo pra europa, fica mais fácil de saber se tá caro ou muuuito caro haueahe na hora que converte sempre dá vontade de chorar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui