Würzburg: entrada ou sobremesa na Rota Romântica Alemã

Gostei de Würzburg, gostei bastante. E olhe que eu tinha lido opiniões negativas a respeito dela, que era muito grande e perdia em charme para as demais cidades da Rota Romântica Alemã. Mas enquanto as pequenas cidades da rota parecem adormecidas em encantamento que as paralisou no tempo, senti Würzburg mais vívida – e verdadeira. Venha descobrir o porquê.

Wurzburg

Würzburg pode ser a entrada na Rota Romântica Alemã ou a sobremesa, afinal, é a cidade da rota mais próxima do aeroporto de Frankfurt, então muita gente a consome primeiro, mas foi nossa sobremesa, depois de saborear aperitivos e pratos principais. O prato que não pode faltar em hipótese alguma no meio deste banquete? Rothenburg-ob-der-Tauber. Se só puder visitar uma cidade da rota, que seja esta. Mas como eu disse, Würzburg te ganha pela atmosfera, e talvez o fato de 1 em cada 4 moradores ser universitário seja um dos motivos para eu ter achado a cidade mais animadinha do que as demais.

Wurzburg
A Faculdade de Direito de Wurzburg

E ao final de uma roadtrip a gente começa a recapitular por onde passou, o que viveu e a comparar as cidades, não necessariamente para eleger a melhor, mas para extrair suas similaridades, diferenças, enfim, tentar tirar a essência de cada uma nas poucas horas em que a vivemos. Chegamos a Würzburg nessa pegada, que nos recebeu com o rio Meno, pontes e centro histórico pela janela direita do carro e uma colina de vinhedos com e a fortaleza pela janela esquerda. E a primeira impressão foi boa, muito boa.

Wurzburg como chegar

Fundada no século 10, Würzburg foi o centro do reino da Francônia até o século 19, quando Napoleão a anexou ao reino da Bavária.

Seguem abaixo dicas de o que fazer, comer e beber em Würzburg. Não deixe de ler os demais posts sobre a Baviera e Rota Romântica Alemã para entender melhor a Rota, que vai de Würzburg o Fussen, no coração dos Alpes. Você pode começar seu planejamento descobrindo que Cidades Visitar na Rota Românticaonde há outras dicas, também. 

Como Chegar a Würzburg

✈Os aeroportos mais próximos são os de Frankfurt e Nuremberg. A viagem de trem ICE a partir do aeroporto de Frankfurt leva 1h10 e há vários trens ao dia.

🚈 Para chegar a partir de alguma cidade ocidental da Alemanha, os trens são diretos. Faça a busca para a estação Würzburg Hauptbahnhof. Considere comprar o passe Bayern, se for usar o trem com frequência.

🚗 De carro, tenho certeza que você usará um GPS ou app, então a dica é ler o post Dirigindo na Alemanha, onde compartilho coisas que não sabia antes de dirigir pelo Sul do país.

Outra dica é reservar seu carro pela Rentcars, a que utilizamos nesta e em outras viagens, um site de busca que trabalha com grandes locadoras, como Hertz, Alamo, Movida, Sixt, Localiza, entre outras. O melhor foi pagar em reais, livre de IOF, e ainda parcelar.

Wurzburg de trem Frankfurt

Onde Ficar em Würzburg

Como nos demais hotéis em que ficamos na Rota Romântica, o de Würzburg também não tinha estacionamento dentro do prédio, apenas algumas poucas vagas no pátio em frente. Aproveito para sugerir que fique atento a este detalhe quando estiver pesquisando – e se estiver dirigindo, claro, porque mesmo que haja informação de que há estacionamento, em geral eles são pagos e fora do prédio.

Ficamos num 3 estrelas, o City Partner Hotel Strauss, que fica perto do centro histórico e a 1 km do Residenz, numa avenida com várias opções de bares e restaurantes. Veja este e outros hotéis pelo link acima, do Booking.com, que uso e recomendo. Se tiver dúvidas de como reservar ou saber se é uma boa localização, respectivamente, leia o post Como Reservar Hotel ou Apartamento e deixe um comentário. Terei prazer em ajudar.

Wurzburg residence
Jardim do Residenz

Melhor época para visitar Würzburg e a Rota Romântica

Sempre imaginei fazer esta Rota durante a Primavera, mas como valeu ter ido nos primeiros dias do Outono, pois os dias ainda eram ensolarados, temperatura agradável, e tudo ainda funcionava no horário da alta temporada. Explico: depois de meio de outubro, castelos e palácios, museus e outras atrações importantes têm seu tempo de visitação reduzido ou simplesmente não abrem, então sugiro que pesquise isso caso esteja querendo visitar no inverno.

Por outro lado, no inverno estas cidades viram verdadeiros presépios, com iluminação e os Mercados de Natal aquecendo o turismo.

Chove mais em Junho, julho e agosto, quando as temperaturas estão mais altas:

quando ir Rota Romantica Frankfurt

A leitora Ana Raspini vive em Wurzburg e desaconselha, como eu, ir para lá no inverno. E deu dicas de festivais que movimentam a cidade:
– em março, o Frühjahrvolksfest, uma festa da cerveja
– em maio o Weindorf, festival do vinho
– em julho uma festa da cerveja maio, a Killiani.

O último item deste post fala mais sobre festivais.

O que ver e Fazer em Würzburg

Fortaleza Marienberg

É das ‘atrações’ principais da cidade. O outono que se aproximava deixou a visita ao complexo ainda mais interessante aos olhos e às lentes das câmeras, e a fortaleza mereceu um post só pra ela. Confira na página-índice Castelos e Palácios da Alemanha.

Wurzburg onde ficar
Wurzburg fortaleza

Alte Mainbrucke

Erguida entre 1473 e 1543, não há quem não se lembre da ponte Charles de Praga ao avistar a Alte Mainbrucke, mas achei o clima aqui mais legal. Enquanto as pessoas se matam fazendo selfies na principal ponte de Praga, a ponte de Würzburg serve como um ponto de encontro, um bar ao ar livre onde o vinho local é saboreado tanto quanto o sol do final de tarde. A similaridade entre a ponte tcheca e a alemã é acentuada pelas 12 estátuas de santos que foram acrescentadas por volta de 1730 e pelas torres pontiagudas.

Wurzburg onde beber vinho
a ponte, animada ao pôr do sol
Wurzburg como chegar
Rota Romantica Wurzburg
A ponte, com a neblina da manhã
Wurzburg roteiro
a ponte vista da Fortaleza

Residenz, o Palácio de Würzburg – Residenzplatz, 2

Ser sede de um reino legou à atual cidade um palácio barroco desenhado pelo maior arquiteto do gênero, Balthasar Neumann. 40 salas do palácio exibem obras de arte e mobiliário e o exterior conserva um jardim público que vale a visita. Saiba como foi nossa visita ao Palácio de Würzburg.

castelo wurzburgo

Catedral de Würzburg  (Dom St Kilian) – Domstraße 43

A Catedral começou a ser construída em 1040 e as torres foram adicionadas em 1237. O interior que se vê hoje mantém o estilo barroco de trabalho em gesso. Durante a Segunda Guerra Mundial, 80% da cidade de Würzburg foi destruída e a catedral não escapou, tendo sida reconstruída em 1967.

Wurzburg o que fazer

Capela Peregrina (wallfahrtskirche kappele) – Spittelbergweg 21

A igreja que se avista à direita dos terraços dos jardins da Fortaleza Marienberg (Festung Marienberg) foi construída pelo mesmo arquiteto que desenhou o Palácio de Würzburg e na mesma época: de 1748 a 1750. Não tivemos tempo de subir os 352 degraus até a igreja, mas dizem que vale pela vista da cidade, do rio e da Fortaleza. Me conte se você for!

Wurzburg

Igreja Marienkapelle

Na ‘praça da Sé’ deles, a Markt, fica a capela Maria, que começou a ser construída em 1377, passou pelo mesmo incêndio em 1945 e teve de ser reconstruída. É onde estão sepultados de cavaleiros medievais ao arquiteto Neumann.

Wurzburg pontos turísticos

Neumunster – Domstraße 10

Mais uma igreja na lista, esta do século 18.

Wurzburg Neumunster

Prefeitura (Rathaus) – Rückermainstraße 2

Wurzburg rota Romântica Alemã

Quanto tempo ficar em Würzburg

Se você tem pouco tempo, fique ao menos 1 dia e 1 noite, suficiente para ver os pontos principais, mas como em todo lugar, quanto mais tempo, melhor. 

Seguro Viagem Obrigatório

Não se esqueça de que é necessário contratar seguro viagem para ir à Europa, exigência dos países signatários do Tratado Schengen. Faça sua cotação com a Seguros Promo, que oferece desconto para os leitores do Mulher Casada Viaja, mediante inclusão do código promocional mulherviaja5.

Wurzburg roteiro
Wurzburg arrasada pela guerra. Maquete exposta na Fortaleza

Onde Comer em Wurburg

Almoçamos no biergarten da Fortaleza. Não havia cartazes com cardápio ou qualquer outra informação no interior, então perguntei como ‘funcionava’ e pedi no balcão os lanches e as cervejas. Paguei e levei a bandeja para nossa mesa, com vista para a cidade.

Wurzburg onde comer

No finalzinho da tarde, paramos num café italiano, o Eiscafé Benito, localizado em frente a uma pracinha simpática com mesas na calçada, e ficamos olhando a vida passar na hora do hush, os trams levando trabalhadores para casa, crianças brincando sobre as estátuas na praça, as flores na banquinha em frente. Acho que foi o comedor de que mais gostei em toda Rota Romântica (ou será que é porque estou pensando nele agora?). Cappuccino a 2,50, waffle a 3, gelato a 2,60. Amei tudo, até o preço! Percebi que o estabelecimento não passava de um balcão e perguntei como eles faziam para servir no inverno. A resposta me surpreendeu: ela disse que eles fecham, mas atendem no balcão quando vendem pães e doces típicos e sazonais.

Wurzburg Alemanha
A Sternplatz e ao fundo o café
rota Romantica Wurzburg
eu fazendo propaganda do café, só porque o atendimento, a comida e a localização – e o preço – valem a menção. Só por isso

À noite comemos uma pizza à luz de velas e da lua cheia no terraço (morrendo de frio, mas com mantinhas vermelhas à disposição dos clientes) no Locanda Pizza & Pasta, uma casa italiana às margens do rio, quase tocando os guindastes do século 18 que são um dos monumentos da cidade, tendo ao fundo a vista da Fortaleza iluminada do outro lado do rio.

Wurzburg restaurantes

Veja os preços abaixo – a luz era pouca, a foto sofreu:

Wurzburg-restaurante romantico

A Ana, leitora do blog que vive lá, indica um restaurante alemão com preço justo chamado Zum Lämmle. Fica na Marienplatz, 5, no centro.

Eventos e Datas Festivas em Würzburg

Mercado de Natal

A tradição dos mercados de natal remonta ao século 19 e se você for a Würzburg em dezembro encontrará mais de 100 barracas montadas no centro antigo oferecendo produtos locais e sazonais.

Weinfest

Se a cerveja trouxe ao mundo a Oktoberfest (leia sobre nossa experiência na Oktoberfest de Stuttgart), o vinho tem seu festival garantido na região Francônia, onde está Würzburg. São vários lugares e datas, de abril a novembro. Confira no site oficial de Würzburg .

Mozart Festival

Acontece durante o mês de junho, no Palácio de Wurzburg, o Residenz.

PLANEJE SUA VIAGEM AQUI
Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode contribuir com a manutenção do blog e consequentemente para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. E o melhor: sem gastar nada a mais por isso, pode conferir. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros:
Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B – Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu chip e receba em casa antes de sua viagem

Se estiver planejando uma viagem à Rota Romântica Alemã ou indo a Würzburg e tiver alguma pergunta cuja resposta não esteja neste post, por favor deixe seu comentário. Terei prazer em ajudar a fazer sua viagem tão prazerosa quanto a nossa. Abraços!

22 COMENTÁRIOS

  1. Adorei! lembra que te perguntei sobre fazer a rota romântica caminhando?! Pois então: sim, esta na lista das rotas a pé na Alemanha e conheço alguém que fez um relato. Coloquei na minha lista de desejos. Uhuuuuuu!

    • Lembro, sim! Então, descobri que a origem desta rota é de peregrinação, talvez seja o mesmo traçado que você está planejando fazer, que vai ser demais. Mantenha-me informada!

  2. Sou louca pra fazer essa Rota. Sou completamente apaixonada pela Alemanha e quando vejo algum comentário negativo sobre cidadezinhas assim eu já nem dou bola, pq é impossível. Essa cidade parece uma gracinha como todas as outras. E essa já ganhou um lugar na minha lista pq tem o Weinfest… Quero mto conhecer! 😀 😀 😀

    • Vai precisar de um blog só para suas experiências em vinícolas, Niki. Também me encantei com a Alemanha e pretendo um dia explorar outras regiões, se bem que vai ser duro bater a Baviera…

  3. Que matéria maravilhosa !!!! Super completa !!! Parabéns !!!! Muito obrigado por compartilhar conosco !!! Abço

  4. Acho que gostaria muito desta cidade. Como você mesma mencionou, o que ficou bem evidente nas imagens, uma cidade cheia de vivacidade! Além de linda! Gostei especialmente do clima outonal. Em alguns momentos lembrou-me vagamente Nuremberg. Fiquei aqui desejando a wurst com cerveja enquanto a vida desfila diante de nós! 🙂 bjs

    • Não conheci Nuremberg, mas quero um dia voltar à Alemanha para mais experiências assim. Os das foram maravilhosos, por isso receio viajar no inverno…

      Linguiça deliciosa, mas o desfile rolou com um gelato, bela! rsrsrs

  5. Apesar dos comentários negativos sobre o lugar, como falaste, eu fiquei muito curiosa, com vontade de ir, depois de ler este post. Adorei os pontos turísticos, o fato de a cidade ser vibrante. Vou anotar, porque sou louca para fazer esta rota.

    • Vai anotando, Michela, estou quase terminando os posts sobre a Rota Romântica, falta sobre a Fortaleza de Wurzburg e sobre as cidades alpinas do Sul: Fussen e suas vizinhas, GaPa, Oberammergau, Bertchesgaden, ai que saudade…

  6. Que lugar lindo. Despertou ainda mais minha curiosidade em conhecer esse destino lindo. Parabéns pelo relato.

  7. Ainda não conheço a Rota Romântica mas minha irmã fez numa viagem de carro com a família e todos adoraram. Gostaram muito de Würzburg, tiraram fotos maravilhosas. Quando formos vou conhecer com certeza.

  8. Cada vez que leio a respeito da Rota Romântica fico com mais vontade de conhecer, muita coisa lida aqui e gostei bastante da energia de Wurzburg, uma cidade bem charmosa e cheia de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui