Würzburg: entrada ou sobremesa na Rota Romântica Alemã

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Wurzburg

Confira o que fazer em Würzburg, cidade ao sul da Alemanha. Além de dicas de onde comer e se hospedar.

Gostei de Würzburg, gostei bastante. E olhe que eu tinha lido opiniões negativas a respeito dela, que era muito grande e perdia em charme para as demais cidades da Rota Romântica alemã. Mas enquanto as pequenas cidades da rota parecem adormecidas em encantamento que as paralisou no tempo, senti Würzburg mais vívida – e verdadeira.

Würzburg pode ser a entrada ou a sobremesa desta vaigem pela Alemanha, afinal, é a cidade da rota romântica mais próxima do aeroporto de Frankfurt, então muita gente a consome primeiro, mas foi nossa sobremesa, depois de saborear aperitivos e pratos principais. O prato que não pode faltar em hipótese alguma no meio deste banquete? Rothenburg-ob-der-Tauber. Se só puder visitar uma cidade da rota, que seja esta. Mas como eu disse, Würzburg te ganha pela atmosfera, e talvez o fato de 1 em cada 4 moradores ser universitário seja um dos motivos para eu ter achado a cidade mais animadinha do que as demais.

Wurzburg
A Faculdade de Direito de Wurzburg

E ao final de uma roadtrip a gente começa a recapitular por onde passou, o que viveu e a comparar as cidades, não necessariamente para eleger a melhor, mas para extrair suas similaridades, diferenças, enfim, tentar tirar a essência de cada uma nas poucas horas em que a vivemos. Chegamos a Würzburg nessa pegada, que nos recebeu com o rio Meno, pontes e centro histórico pela janela direita do carro e uma colina de vinhedos com e a fortaleza pela janela esquerda. E a primeira impressão foi boa, muito boa.

Wurzburg como chegar

Fundada no século 10, Würzburg foi o centro do reino da Francônia até o século 19, quando Napoleão a anexou ao reino da Bavária.

Não deixe de ler os demais posts sobre a Baviera e Rota Romântica Alemã para entender melhor a Rota, que vai de Würzburg o Fussen, no coração dos Alpes. Você pode começar seu planejamento descobrindo que Cidades Visitar na Rota Românticaonde há outras dicas, também

Como chegar a Würzburg, Alemanha

de avião

Os aeroportos mais próximos são os de Frankfurt e Nuremberg. A viagem de trem ICE a partir do aeroporto de Frankfurt leva 1h10 e há vários trens ao dia.

de trem

Para chegar a partir de alguma cidade ocidental da Alemanha, os trens são diretos. Faça a busca para a estação Würzburg Hbf. Considere comprar o passe Bayern, se for usar o trem com frequência. Confira preços e horários no site oficial DB

de carro

De carro, tenho certeza que você usará um GPS ou app, então a dica é ler o post Dirigindo na Alemanha, onde compartilho coisas que não sabia antes de dirigir pelo Sul do país.

Outra dica é reservar seu carro pela Rentcars, a que utilizamos nesta e em outras viagens, um site de busca que trabalha com grandes locadoras, como Hertz, Alamo, Movida, Sixt, Localiza, entre outras. O melhor foi pagar em reais, livre de IOF, e ainda parcelar.

Wurzburg de trem Frankfurt

Onde Ficar em Würzburg

Como nos demais hotéis em que ficamos na Rota Romântica, o de Würzburg também não tinha estacionamento dentro do prédio, apenas algumas poucas vagas no pátio em frente. Aproveito para sugerir que fique atento a este detalhe quando estiver pesquisando – e se estiver dirigindo, claro, porque mesmo que haja informação de que há estacionamento, em geral eles são pagos e fora do prédio.

Ficamos num 3 estrelas, o City Partner Hotel Strauss, que fica perto do centro histórico e a 1 km do Residenz, numa avenida com várias opções de bares e restaurantes. Veja este e outros hotéis pelo link acima, do Booking.com, que uso e recomendo.

Wurzburg residence
Jardim do Residenz

Melhor época para visitar Würzburg e a Rota Romântica

Sempre imaginei fazer esta Rota durante a Primavera, mas como valeu ter ido nos primeiros dias do Outono, pois os dias ainda eram ensolarados, temperatura agradável, e tudo ainda funcionava no horário da alta temporada. Explico: depois de meio de outubro, castelos e palácios, museus e outras atrações importantes têm seu tempo de visitação reduzido ou simplesmente não abrem, então sugiro que pesquise isso caso esteja querendo visitar no inverno.

Por outro lado, no inverno estas cidades viram verdadeiros presépios, com iluminação e os Mercados de Natal aquecendo o turismo.

A leitora Ana Raspini vive em Wurzburg e desaconselha, como eu, ir para lá no inverno. E deu dicas de festivais que movimentam a cidade:
– em março, o Frühjahrvolksfest, uma festa da cerveja
– em maio o Weindorf, festival do vinho
– em julho uma festa da cerveja maio, a Killiani.

O último item deste post fala mais sobre festivais.

Chove mais em Junho, julho e agosto, quando as temperaturas estão mais altas:

quando ir Rota Romantica Frankfurt

O que Fazer em Würzburg, Alemanha

Fortaleza Marienberg

É das ‘atrações’ principais da cidade. O outono que se aproximava deixou a visita ao complexo ainda mais interessante aos olhos e às lentes das câmeras, e a fortaleza mereceu um post só pra ela. Confira na página-índice Castelos e Palácios da Alemanha.

Wurzburg onde ficar
Wurzburg fortaleza

Alte Mainbrucke

Erguida entre 1473 e 1543, não há quem não se lembre da ponte Charles de Praga ao avistar a Alte Mainbrucke, mas achei o clima aqui mais legal. Enquanto as pessoas se matam fazendo selfies na principal ponte de Praga, a ponte de Würzburg serve como um ponto de encontro, um bar ao ar livre onde o vinho local é saboreado tanto quanto o sol do final de tarde. A similaridade entre a ponte tcheca e a alemã é acentuada pelas 12 estátuas de santos que foram acrescentadas por volta de 1730 e pelas torres pontiagudas.

Wurzburg onde beber vinho
a ponte, animada ao pôr do sol
Rota Romantica Wurzburg
A ponte, com a neblina da manhã
würzburg alemanha
a ponte vista da Fortaleza

Residenz, o Palácio de Würzburg – Residenzplatz, 2

Ser sede de um reino da Alemanha legou à atual Würzburg um palácio barroco desenhado pelo maior arquiteto do gênero, Balthasar Neumann. 40 salas do palácio exibem obras de arte e mobiliário e o exterior conserva um jardim público que vale a visita. Saiba como foi nossa visita ao Palácio de Würzburg.

würzburg o que fazer

Catedral de Würzburg  (Dom St Kilian) – Domstraße 43

A Catedral começou a ser construída em 1040 e as torres foram adicionadas em 1237. O interior que se vê hoje mantém o estilo barroco de trabalho em gesso. Durante a Segunda Guerra Mundial, 80% da cidade de Würzburg foi destruída e a catedral não escapou, tendo sida reconstruída em 1967.

würzburg

Capela Peregrina (wallfahrtskirche kappele) – Spittelbergweg 21

A igreja que se avista à direita dos terraços dos jardins da Fortaleza Marienberg (Festung Marienberg) foi construída pelo mesmo arquiteto que desenhou o Palácio de Würzburg e na mesma época: de 1748 a 1750. Não tivemos tempo de subir os 352 degraus até a igreja, mas dizem que vale pela vista da cidade, do rio e da Fortaleza. Me conte se você for!

würzburg alemanha

Igreja Marienkapelle

Na ‘praça da Sé’ deles, a Markt, fica a capela Maria, que começou a ser construída em 1377, passou pelo mesmo incêndio em 1945 e teve de ser reconstruída. É onde estão sepultados de cavaleiros medievais ao arquiteto Neumann.

Wurzburg pontos turísticos

Neumunster – Domstraße 10

Mais uma igreja na lista, esta do século 18.

würzburg alemanha

Prefeitura (Rathaus) – Rückermainstraße 2

würzburg alemanha

Quanto tempo ficar em Würzburg

Se você tem pouco tempo, fique ao menos 1 dia e 1 noite, suficiente para ver os pontos principais, mas como em todo lugar, quanto mais tempo, melhor. 

Wurzburg roteiro
Wurzburg arrasada pela guerra. Maquete exposta na Fortaleza

Onde Comer em Würzburg

Como em várias cidades da Alemanha, Würzburg tem seus biergartens e almoçamos no da Fortaleza. Não havia cartazes com cardápio ou qualquer outra informação no interior, então perguntei como ‘funcionava’ e pedi no balcão os lanches e as cervejas. Paguei e levei a bandeja para nossa mesa, com vista para a cidade.

Wurzburg onde comer

No finalzinho da tarde, paramos num café italiano, o Eiscafé Benito, localizado em frente a uma pracinha simpática com mesas na calçada, e ficamos olhando a vida passar na hora do hush, os trams levando trabalhadores para casa, crianças brincando sobre as estátuas na praça, as flores na banquinha em frente. Acho que foi o comedor de que mais gostei em toda Rota Romântica. Cappuccino a 2,50, waffle a 3, gelato a 2,60. Amei tudo, até o preço! Percebi que o estabelecimento não passava de um balcão e perguntei como eles faziam para servir no inverno. A resposta me surpreendeu: ela disse que eles fecham, mas atendem no balcão quando vendem pães e doces típicos e sazonais.

Wurzburg
A Sternplatz e ao fundo o café
rota Romantica Wurzburg
eu fazendo propaganda do café, só porque o atendimento, a comida e a localização – e o preço – valem a menção. Só por isso

À noite comemos uma pizza à luz de velas e da lua cheia no terraço (morrendo de frio, mas com mantinhas vermelhas à disposição dos clientes) no Locanda Pizza & Pasta, uma casa italiana às margens do rio, quase tocando os guindastes do século 18 que são um dos monumentos da cidade, tendo ao fundo a vista da Fortaleza iluminada do outro lado do rio.

Wurzburg restaurantes

Veja os preços abaixo – a luz era pouca, a foto sofreu:

Wurzburg-restaurante romantico

A Ana, leitora do blog que vive lá, indica um restaurante alemão com preço justo chamado Zum Lämmle. Fica na Marienplatz, 5, no centro.

Eventos e Datas Festivas em Würzburg

Mercado de Natal

A tradição dos mercados de natal remonta ao século 19 e a Alemanha tem vários. Em Würzburg há mais de 100 barracas montadas no centro antigo oferecendo produtos locais e sazonais.

Weinfest

Se a cerveja trouxe ao mundo a Oktoberfest (leia sobre nossa experiência na Oktoberfest de Stuttgart), o vinho tem seu festival garantido na região Francônia, onde está Würzburg. São vários lugares e datas, de abril a novembro. Confira no site oficial de Würzburg .

Mozart Festival

Acontece durante o mês de junho, no Palácio de Wurzburg, o Residenz.

Se estiver planejando uma viagem a Würzburg ou Alemanha e tiver alguma pergunta cuja resposta não esteja neste post, por favor deixe seu comentário. Terei prazer em ajudar a fazer sua viagem tão prazerosa quanto a nossa. Abraços!

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

22 respostas

  1. Obrigada pelo post, estarei essa semana fazendo a rota romântica, apesar de ser no inverno, mas espero que seja proveitoso!! Como moramos na Suécia, vamos aproveitar as férias!! super ansiosa!!

  2. Ainda não conheço a Rota Romântica mas minha irmã fez numa viagem de carro com a família e todos adoraram. Gostaram muito de Würzburg, tiraram fotos maravilhosas. Quando formos vou conhecer com certeza.

  3. Apesar dos comentários negativos sobre o lugar, como falaste, eu fiquei muito curiosa, com vontade de ir, depois de ler este post. Adorei os pontos turísticos, o fato de a cidade ser vibrante. Vou anotar, porque sou louca para fazer esta rota.

    1. Vai anotando, Michela, estou quase terminando os posts sobre a Rota Romântica, falta sobre a Fortaleza de Wurzburg e sobre as cidades alpinas do Sul: Fussen e suas vizinhas, GaPa, Oberammergau, Bertchesgaden, ai que saudade…

  4. Acho que gostaria muito desta cidade. Como você mesma mencionou, o que ficou bem evidente nas imagens, uma cidade cheia de vivacidade! Além de linda! Gostei especialmente do clima outonal. Em alguns momentos lembrou-me vagamente Nuremberg. Fiquei aqui desejando a wurst com cerveja enquanto a vida desfila diante de nós! 🙂 bjs

    1. Não conheci Nuremberg, mas quero um dia voltar à Alemanha para mais experiências assim. Os das foram maravilhosos, por isso receio viajar no inverno…

      Linguiça deliciosa, mas o desfile rolou com um gelato, bela! rsrsrs

  5. Sou louca pra fazer essa Rota. Sou completamente apaixonada pela Alemanha e quando vejo algum comentário negativo sobre cidadezinhas assim eu já nem dou bola, pq é impossível. Essa cidade parece uma gracinha como todas as outras. E essa já ganhou um lugar na minha lista pq tem o Weinfest… Quero mto conhecer! 😀 😀 😀

    1. Vai precisar de um blog só para suas experiências em vinícolas, Niki. Também me encantei com a Alemanha e pretendo um dia explorar outras regiões, se bem que vai ser duro bater a Baviera…

  6. Adorei! lembra que te perguntei sobre fazer a rota romântica caminhando?! Pois então: sim, esta na lista das rotas a pé na Alemanha e conheço alguém que fez um relato. Coloquei na minha lista de desejos. Uhuuuuuu!

    1. Lembro, sim! Então, descobri que a origem desta rota é de peregrinação, talvez seja o mesmo traçado que você está planejando fazer, que vai ser demais. Mantenha-me informada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.