Ebenalp, Suíça: o famoso restaurante Aescher no penhasco

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Ebenalp restaurante Aescher

Eu tinha visto a imagem do restaurante Aescher em Ebenalp várias vezes, li a respeito durante o planejamento da viagem de 14 dias de trilhas na Suíça, e nada disso me roubou a emoção de estar em Alpstein, a cadeia de montanhas do nordeste do país.

Apesar da popularização mundial recente, o Berggasthaus Ascher é um dos refúgios de montanha mais antigos da Suíça. Não fui até lá apenas pelo restaurante, mas foi um grande chamariz. Estava hospedada em Appenzell, a capital do cantão Appenzell Innerrhoden, o menos populoso do país e mais tradicional – ou atrasado, pra quem acha que tudo tem que ser igual em todo canto do mundo.

Além de mergulhar na tranquilidade e beleza de Appenzell (leia Appenzell a Suíça em retrato rural), Ebenalp, um dos picos (apenas 1.640m) da região, atrai mais de 200 mil visitantes ao ano, que se dividem entre gente que vai apenas registrar uma selfie no restaurante do penhasco Aescher e apreciar a vista ou para fazer trilhas. Seja qual for sua escolha, vale a viagem. Fui pelas duas.

trem da Appenzeller Railway na estação de Wasserauen

Como chegar ao Aescher, o restaurante no penhasco

Apenas 104 km separam a cidade mais populosa da Suíça, Zurique, a Wasserauen, onde fica o teleférico que leva até o restaurante Aescher. A opção mais rápida é sobre rodas. Caso pretenda alugar carro na Suíça, faça pesquisa e reserve com nosso parceiro Rentcars. E não se esqueça de levar sua PID (permissão internacional para dirigir) e de comprar o vignette. Há estacionamento (5 CHF) na estação de teleférico de Ebenalp, mas só aceitam moedas em euro ou francos suíços.

De trem a partir de Zurique você levará 2 horas. Use o app SBB para ver a melhor opção de horários e preços. O trem é moderno e confortável. Se estiver hospedado em Appenzell, são apenas 15 minutos de trem.

Leia também: Passes Regionais na Suíça para economizar, Swiss Travel Pass vale a pena? Preços 2023 e outras dicas e Trem na Suíça

ebenalp teleférico
a simpática estação do teleférico Ebenalp, em Wasserauen

Teleférico Ebenalp

O restaurante do penhasco Aescher é acessado a partir do teleférico que vai da estação de Wasserauen a Ebenalp. O teleférico vermelho tem capacidade para 40 pessoas e a viagem pelo ar leva apenas 6 minutos, com ganho de altitude de 723 metros. E paisagens lindas!!!

Custo e passes

No verão, o custo do teleférico é de CHF 22 ou CHF 34 ida e volta. Não há redução para portadores do Swiss Travel Pass. Mas se você se hospedar por ao menos 3 noites em Appenzell, terá direito ao Appenzell Card All Inclusive, que inclui ingresso ida e volta no teleférico de Ebenalp, entre outras vantagens. Explico nesse link Vá de graça a Appenzell, a Suíça em retrato rural.

Horário de funcionamento do teleférico Ebenalp

Quando publiquei este post, o teleférico estaria fechado na maior parte do mês de abril, final de novembro e dezembro. Verifique no site oficial do Ebenalp esta informação atualizada. Também é importante verificar se a trilha até o Aescher está aberta, pois pode fechar em dias chuvosos.

Começa a funcionar entre 7h30 (verão) e 9h (inverno) e fecha às 18h45 entre julho e agosto, e às 16h45 no inverno.

Ebenalp restaurante Aescher

Como é a trilha até o restaurante Aescher em Ebenalp

A trilha circular é de apenas 1,5 km, mas considerada de dificuldade moderada, e pode ser feita em cerca de 1 hora.

Eu não fiz a trilha circular, apenas um trecho dela, porque depois de conhecer o restaurante Aescher, peguei a trilha para o Seealpsee, esse lindão da foto abaixo. Encontre o relato sobre essa aventura na página-índice Suíça.

seealpsee

Ao descer do teleférico, oriente-se pelas placas de trilhas em direção a Wildkirchli (capela), Ascher e Seealpsee, pois há muitas outras opções. Eu fui na direção do abrigo Ebenalp (esse que aparece à esquerda da foto abaixo), para dar uma olhada na vista antes de pegar a trilha ao restaurante Aescher.

trilha Ebenalp restaurante Aescher

As vistas são muitos bonitas daquele lado, para os Alpes, enquanto do lado oposto são as colinas. E é por ali que começa a trilha Schäfler, um pouco mais desafiadora. Ficou para a próxima.

Ebenalp restaurante Aescher

Como você pode ver no mapa abaixo, não é obrigatório fazer a trilha circular, você pode voltar pelo mesmo caminho (em laranja) e passar novamente pela capela e cavernas em direção à estação de teleférico.

Este trecho em laranja é bem curto, em declive, e leva só uns 20 minutos. O início tem bastante pedras grandes e na caverna pedriscos, e pode ser bem escorregadia se você não tiver calçados adequados. A passarela com guarda corpo construída no penhasco é estreita e pode ser um pouco intimidadora para quem tem medo de altura. Se estiver com crianças, redobre a atenção.

A caverna

Logo depois da catraca que evita a entrada de gado na trilha, já vemos a caverna, e a trilha passa obrigatoriamente por dentro dela. Informações em alemão iluminadas artificialmente, apenas, uma pena. Pelo pouco que li a respeito, serviram de abrigo a neandertais e foram encontradas também ossadas de ursos.

cavernas Ebenalp restaurante Aescher

A capela

Logo em seguida, uma cabana vazia, também no meio da trilha, e já avistamos a capelinha vermelha, na parte mais estreita e pouco antes do restaurante Aescher. Este era um lugar de peregrinação, e onde viveu, no século 17, o padre Ulmann, o primeio hermitão local.

Veja os filmes que fiz deste dia e de outros lugares que visitei na Suíça nos destaques do Instagram

Eu queria ter armado o tripé que levei para fazer os registros desta viagem, já que estava sozinha, mas tinha sempre alguém passando e não quis atrapalhar.

Ebenalp restaurante Aescher

Lembre-se de olhar para trás neste trecho, eu consegui pegar o teleférico e a capelinha na mesma foto:

O restaurante Aescher

E chegamos ao abrigo e restaurante Aescher, um dos abrigos da montanha Ebenalp. Ele existe desde 1860, mas entre 2019 e 2020, o restaurante recebeu melhorias como os banheiros, e um calendário de eventos que vão de concertos a refeições especiais no 1o de agosto, dia nacional da Suíça. Também é possível passar a noite no abrigo, em quartos rústicos e coletivos.

Ebenalp restaurante Aescher

Com a popularização das redes sociais, o restaurante hoje em dia está sempre lotado e, como não aceita reservas para menos de 10 pessoas (e mesmo assim, apenas para serviço antes das 9h e depois das 16h), é preciso paciência para esperar sua vez. Principalmente porque as pessoas querem fazer mil fotos…

Eu cheguei por volta das 10h, então ainda estava tranquilo. Consegui uma mesa boa e tomei minha primeira cerveja local (7 CHF) – com vista do Seealpsee e Alpstein no rótulo! É produzida na cidade de Appenzell, onde você pode visitar a fábrica.

cerveja appenzell
Ebenalp restaurante Aescher

Há poucas mesas no interior e outras no terraço. O restaurante abre de maio a outubro, das 7h30 às 20h30. Em novembro, das 8h às 20h.

Apesar das dificuldades de transporte, o cardápio é bem variado, com café da manhã, saladas (+12 CHF) pratos quentes (+25 CHF), sobremesas (+7 CHF), vinhos e outras bebidas.

Aproveitei para usar o banheiro (olha a vista, na foto abaixo) e comecei a trilha para Seealpsee, mas esta história eu conto em outro post!

Veja outros Restaurantes de Montanha da Suíça

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.