Quando se fala em passe da Suíça, o Swiss Travel Pass é a primeira opção, mas será que é o melhor para todo tipo de viagem? Deixo aqui uma compilação de passes regionais da Suíça, com preços, condições e detalhes de onde comprar.
Leia até o final para ver a planilha comparativa com custos e para descobrir um passe gratuito – e não porque faltam atrativos na região, dá uma olhada:

Ao viajar para um país pela primeira vez, é compreensível que se queira ter um aperitivo e visitar cada parte dele. É como um gringo que vem ao Brasil e inclui Rio de Janeiro, Florianópolis, Amazonas, e certamente um grande número de cidades litorâneas do nordeste. Foi assim que montei meu Roteiro de 14 dias no verão, quando usei o Swiss Travel Pass em alguns dias e noutros usei o Tell Pass.
Os passes regionais da Suíça aqui listados podem ser uma alternativa ao STP ou, como eu fiz, combinados com o Swiss Travel Pass ou com outro.
Se você ainda não sabe muito a respeito do Swiss Travel Pass, Flex e Swiss Half Fare Card, leia Swiss Travel Pass vale a pena? Preços 2023 e outras dicas.
Para saber como são os trens na Suíça, bagagem, e outros serviços, veja Trem na Suíça: tudo sobre a melhor forma de viajar
COMO ESCOLHER UM PASSE DA SUÍÇA
- tenha o roteiro pronto, ou seja, quantos dias ficará em cada cidade, que atrações pagas deseja fazer, seu custo integral e qual passe oferece gratuidade ou desconto.
- marque estas localidades num mapa e observe se estão localizados em uma região específica da Suíça ou espalhados pelo país
- ler este post já é um bom começo, pois assim saberá que existem vários tipos de passes. Além do Swiss Travel Pass, Flex e Swiss Half Fare Card, insira colunas da planilha para o custo dos passes regionais (falo deles mais abaixo)
- use o app da SBB para definir o custo de todos os deslocamentos que fará de trem, ônibus e barco
- alimente a planilha de custos com todas estas informações, some cada coluna e veja qual passe é o ideal para sua viagem à Suíça.

INFORMAÇÕES QUE AJUDAM A DECIDIR POR UM DOS PASSES REGIONAIS DA SUÍÇA
- Na maior parte das cidades da Suíça, quando você se hospeda em um hotel, recebe durante o check in um cartão gratuito que dá direito a usar o transporte urbano da cidade: ônibus, bondes, trens. Isso deve ser considerado no cálculo dos passes da Suíça, regionais ou nacionais.
- Crianças menores de 16 anos acompanhadas por ao menos um dos pais pagantes viajam gratuitamente com o Swiss Family Card gratuito, disponível em todas as estações de trem da Suíça. Crianças de 6 a 15 anos que não estejam no Family Card (ou não acompanhadas pelos pais) pagam metade do preço total do passe de adulto; menores de 6 anos andam de graça.
- Jovens até 25 anos têm desconto de 30% no Swiss Travel Pass.
- Os Passes Regionais da Suíça são pessoais e intransferíveis.
- Alugar um carro na Suíça é muito caro, mas pode entrar no cálculo de passes regionais da Suíça, sim. Fiz um orçamento retirando e devolvendo no aeroporto de Malpensa (Milão) por 14 dias: o mesmo carro ficaria mais caro por apenas 5 dias se alugado em Interlaken, Suíça.
- De posse de um passe – ou mesmo um bilhete de trem regular – se você perder seu trem pode embarcar no seguinte, sem problema.
- Os passes não são válidos a partir da hora do primeiro uso, mas sim a partir da data. Ou seja, não vale a pena começar a usá-lo no final do dia, por exemplo.
- Se passe pode ser usado várias vezes ao dia, seja para uma viagem de trem pela manhã, subir uma montanha de teleférico, passeio de barco à tarde ou visita a um museu.
Leia também Trem na Suíça: tudo sobre a melhor forma de viajar

Passes Regionais na Suíça
1. Tell Pass

Área de Cobertura: Suíça Central, área de Lucerna
Inclui: viagens ilimitadas em trens, ônibus e barcos e diversos trens de montanha por 2, 3, 4, 5 ou 10 dias consecutivos; diversos teleféricos, dentre eles o Monte Pilatus, Rigi, Stanserhorn, e Monte Titlis; descontos em parceiros, como guias para city tour em Lucerna, paragliding, rafting e outras atividades
Observações: O Tell Pass tem uma versão para crianças de 6 a 16 anos (CHF30), acompanhadas de um adulto portador de um Tell Pass; existem 2 versões, o Tell Pass de inverno (nov-mar) e o Tell Pass de verão (abr-out)
Custo (2023):


2. Bernese Oberland Pass
Área de Cobertura: Berna-Interlaken-Lucerna
Inclui: viagens entre Berna-Interlaken-Lucerna, mas não o transporte urbano nessas cidades (faça uso do cartão gratuito entregue no hotel, para isso); passeios de barco nos lagos Thun e Brienz;
Observações: Opção de passes para 3, 4, 6, 8 ou 10 dias consecutivos. O Berner Oberland Pass está disponível apenas de abril até o final de outubro.
Custo (2023):



3. Jungfrau Travel Pass

Área de Cobertura: região de Jungfrau: Grindelwald, Mürren, Lauterbrunnen, Interlaken, Unterseen e Wengen.
Inclui: teleféricos Gindelwald First, mirante Harder Kulm, trem cremalheira a Schynige Platte
Observações: passe de 3, 5 ou 7 dias, com ou sem suplemento para o Jungfraujoch (Top of Europe – ida e volta – por CHF 75. O valor integral começa em CHF 107, a partir de Grindelwald)
Custo:

Se você gosta das dicas do Mulher Casada Viaja, pode retribuir ao comprar seu Swiss Travel Pass ou Jungfrau Travel Pass com nossos parceiros, clicando nos links deste parágrafo.
4. Lago de Genebra-Alpes

Área de Cobertura: suíça francesa, com cidades como Genebra, Montreux
Inclui: trem panorâmico ou Belle-Époque entre Montreux-Zweisimmen, funicular de Vevey e teleféricos;
Observações: Opção de passes para 5 (sendo 2 com tudo incluso e 3 com redução de 50%) ou 7 dias consecutivos (3 com tudo incluso e 4 com desconto de 50%0
Custo:


5. Peak Pass

Área de Cobertura: Zermatt e vilas vizinhas
Inclui: entrada para o Glacier Palace, trechos entre Zermatt–Matterhorn Glacier Paradise, Zermatt–Gornergrat, Randa-Täsch-Zermatt
Observações: Skilifts e cadeiras não estão incluídos. Crianças até 8 anos não pagam.
Custo:


6. Appenzell Card
Não sei se é uma oferta regular ou por tempo limitado – Appenzell oferece transporte gratuito, em trechos dentro da Suíça, na ida e na volta, para quem se hospedar no mínimo 3 noites em um dos hotéis parceiros. E nem precisa reservar pelo site oficial de Appenzell, pode ser pelo Booking.com, desde que esteja na lista do site. Basta preencher um formulário com as datas e o comprovante de reserva do hotel. Para economizar, pedi dois trechos longos: Lugano a Appenzell (porque meu voo era a partir de Milão, e Lugano era o mais próximo e de simples conexão) e Appenzell-Wengen. Pelas minhas contas, se eu fosse pagar pelos bilhetes gastaria cerca de CHF 200.
Além disso, turistas que se hospedem no mesmo estabelecimento por 3 noites consecutivas na grande área de Appenzell têm direito ao Appenzell Card.
Área de Cobertura: 15 zonas no entorno de Appenzell
Inclui: Ostwind, cartão de transporte na região estendida de Appenzell (mapa abaixo); 1 viagem de ida e volta nos teleféricos EBenalp, Kronberg e Hoher Kasten; entrada em todos os museus de Appenzell, Stein e Urnäsch; 1 acesso à piscina local; 1 aluguel de bike.
Observações: –
Custo: gratuito
Em Swiss Travel Pass vale a pena? listo outros cartões de transporte gratuitos
Viu só como é possível economizar com passes regionais da Suíça? É trabalhoso, sim, decidir qual ou quais deles usar, mas vale a pena. Já descobriu qual vai chamar de seu?
Olha, a Suíça é um país tão pequenino e a quantidade de passes regionais possíveis, credo! Acho que a maioria dos turistas não faz essa planilha tão cuidadosa para todas as opções. Possivelmente, a maioria nem sabe da existência de todos esses cartões. Este seu post vai permitir muito gente economizar um pouco (e isso é de grande ajuda num destino como a Suíça)
Um manual imperdível, quase um post de utilidade pública, eu diria. Traz muita informação importante para quem estiver indo viajar pela Suíça. Eu quebrei cabeça quando fiz um passeio no Bernina Express de Tirano até St.Moritz. Obrigada
Oi Marcia,
eu fui na Suíça há muitos anos, mas não me lembro de ter direito a um cartão de transporte público no checkin do hotel.
Um dia quero ver o festival de Montreux e adorei saber desses passes regionais para economizar, porque com certeza aproveitarei para explorar mais desse país.
Muita boa dica para economizar na Suíça. Tava quase desistindo de ir pra lá quando comecei a ver os preços das coisas, mas esse tipo de dica me salva rsrs
Post perfeito para quem está planejando uma viagem pela Suíça! Ainda mais por ser um país reconhecidamente caro, economizar nos passes regionais é uma ótima dica.