Passes Regionais na Suíça para economizar

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Quando se fala em passe da Suíça, o Swiss Travel Pass é a primeira opção, mas será que é o melhor para todo tipo de viagem? Deixo aqui uma compilação de passes regionais da Suíça, com preços atualizados, condições e detalhes de onde comprar.

Leia até o final para ver a planilha comparativa com custos e para descobrir um passe gratuito – e não porque faltam atrativos na região. Falo de Appenzell, onde fica o abrigo da foto de abertura deste post.

Ao viajar para um país pela primeira vez, é compreensível que se queira ter um aperitivo e visitar cada parte dele. É como um gringo que vem ao Brasil e inclui Rio de Janeiro, Florianópolis, Amazonas, e certamente um grande número de cidades litorâneas do nordeste. Foi assim que montei meu Roteiro de 14 dias no verão, quando usei o Swiss Travel Pass em alguns dias e noutros usei o Tell Pass.

Os passes regionais da Suíça aqui listados podem ser uma alternativa ao STP ou, como eu fiz, combinados com o Swiss Travel Pass ou com outro.

Se você ainda não sabe muito a respeito do Swiss Travel Pass, Flex e Swiss Half Fare Card, leia Swiss Travel Pass vale a pena? Preços e outras dicas.
Para saber como são os trens na Suíça, bagagem, e outros serviços, veja Trem na Suíça: tudo sobre a melhor forma de viajar

COMO ESCOLHER UM PASSE DA SUÍÇA

  • tenha o roteiro pronto, ou seja, quantos dias ficará em cada cidade, que atrações pagas deseja fazer, seu custo integral e qual passe oferece gratuidade ou desconto.
  • marque estas localidades num mapa e observe se estão localizados em uma região específica da Suíça ou espalhados pelo país
  • ler este post já é um bom começo, pois assim saberá que existem vários tipos de passes. Além do Swiss Travel Pass, Flex e Swiss Half Fare Card, insira colunas da planilha para o custo dos passes regionais (falo deles mais abaixo)
  • use o app da SBB para definir o custo de todos os deslocamentos que fará de trem, ônibus e barco
  • alimente a planilha de custos com todas estas informações, some cada coluna e veja qual passe é o ideal para sua viagem à Suíça.

INFORMAÇÕES QUE AJUDAM A DECIDIR POR UM DOS PASSES REGIONAIS DA SUÍÇA

  • Na maior parte das cidades da Suíça, quando você se hospeda em um hotel, recebe durante o check in um cartão gratuito que dá direito a usar o transporte urbano da cidade: ônibus, bondes, trens. Isso deve ser considerado no cálculo dos passes da Suíça, regionais ou nacionais.
  • Crianças menores de 16 anos acompanhadas por ao menos um dos pais pagantes viajam gratuitamente com o Swiss Family Card gratuito, disponível em todas as estações de trem da Suíça. Crianças de 6 a 15 anos que não estejam no Family Card (ou não acompanhadas pelos pais) pagam metade do preço total do passe de adulto; menores de 6 anos andam de graça.
  • Jovens até 25 anos têm desconto de 30% no Swiss Travel Pass.
  • Os Passes Regionais da Suíça são pessoais e intransferíveis.
  • Alugar um carro na Suíça é muito caro, mas pode entrar no cálculo de passes regionais da Suíça, sim. Fiz um orçamento retirando e devolvendo no aeroporto de Malpensa (Milão) por 14 dias: o mesmo carro ficaria mais caro por apenas 5 dias se alugado em Interlaken, Suíça.
  • De posse de um passe – ou mesmo um bilhete de trem regular – se você perder seu trem pode embarcar no seguinte, sem problema.
  • Os passes não são válidos a partir da hora do primeiro uso, mas sim a partir da data. Ou seja, não vale a pena começar a usá-lo no final do dia, por exemplo.
  • Se passe pode ser usado várias vezes ao dia, seja para uma viagem de trem pela manhã, subir uma montanha de teleférico, passeio de barco à tarde ou visita a um museu. Ou subir a mesma montanha várias vezes.

Leia também Trem na Suíça: tudo sobre a melhor forma de viajar

passes regionais da Suíça
vista do Lago de Lucerna a partir do Monte Pilatus

Passes Regionais na Suíça

1. Tell Pass

tell pass

Área de Cobertura: Suíça Central, como mostra o mapa acima, que está invertido no eixo Norte-Sul
Inclui: viagens ilimitadas em trens, ônibus e barcos e diversos trens de montanha por 2, 3, 4, 5 ou 10 dias consecutivos; diversos teleféricos, dentre eles o Monte Pilatus, Rigi, Brienz Rothorn, Stanserhorn, Furenalp, e Monte Titlis; descontos em parceiros, como guias para city tour em Lucerna, paragliding, rafting e outras atividades
Observações: O Tell Pass tem uma versão para crianças de 6 a 16 anos (CHF30), acompanhadas de um adulto portador de um Tell Pass; existem 2 versões, o Tell Pass de inverno (nov-mar) e o Tell Pass de verão (abr-out)
Custo em francos suíços (2024):

DiasVerãoInverno
2190120
32301250
4250170
5270180
10340240
passes regionais da Suíça

2. Bernese Oberland Pass

Como fiquei 6 dias na região e usei teleféricos e trens, foi minha opção na viagem à Suíça em 2023.

Área de Cobertura: como mostra o mapa acima, bastante abrangente
Inclui: viagens entre Berna-Interlaken-Lucerna, mas não o transporte urbano nessas cidades (faça uso do cartão gratuito entregue no hotel ou caminhe); passeios de barco nos lagos Thun e Brienz, quase todos os teleféricos e gôndolas da região;
Observações: Opção de passes para 3, 4, 6, 8 ou 10 dias consecutivos. O Berner Oberland Pass está disponível para uso apenas de abril até o final de outubro.
Custo em francos suíços (2024): para 2a classe :

Schynige Platte, trem histórico incluso no Berner Oberland

3. Jungfrau Travel Pass

passes regionais da Suíça

Área de Cobertura: região de Jungfrau, como mostra o mapa acima
Inclui: teleféricos Gindelwald First, mirante Harder Kulm, trem cremalheira a Schynige Platte
Observações: passe de 3, 5 ou 7 dias, com ou sem suplemento para o Jungfraujoch (Top of Europe – ida e volta – por CHF 75. O valor integral começa em CHF 107, a partir de Grindelwald)
Custo em francos suíços (2024):

DiasAdultosredução para adultos com passes válidos
(Swiss Travel Pass, Half Fare Card, etc)
Crianças
321016530
423518030
527021030
629022530
731024030
833025530

Se você gosta das dicas do Mulher Casada Viaja, pode retribuir ao comprar seu  Swiss Travel Pass  por este link, de nosso parceiro Get your Guide

4. Léman Pass

passes regionais da Suíça

Área de Cobertura: suíça francesa, com cidades como Genebra, Montreux
Inclui: trem panorâmico ou Belle-Époque entre Montreux-Zweisimmen, funicular de Vevey e trem Rochers-de-Naye, Trem do Chocolate
Observações: Opção de passes para 5 (sendo 2 com tudo incluso e 3 com redução de 50%) ou 7 dias consecutivos (3 com tudo incluso e 4 com desconto de 50%0
Custo em francos suíços (2024):

Dias2a classe
adultos – crianças de 6 a 16 anos
1a classe
adultos – crianças de 6 a 16 anos
5105 – 50155 – 75
7130 – 65190 – 95

Outros Passes Regionais

1. Zermatt: Peak Pass

passe Zermatt

Área de Cobertura: Zermatt e vilas vizinhas Randa e Täsch
Inclui: trem Zermatt–Gornergrat, entrada para o Glacier Palace, teleféricos Matterhorn e Sunnegga-Rothorn, trechos entre Zermatt–Matterhorn Glacier Paradise, Zermatt–Gornergrat, Randa-Täsch-Zermatt
Observações: Skilifts e cadeiras não estão incluídos. Crianças até 8 anos não pagam.
Custo em francos suíços (2024). Portadores do Swiss Travel Pass, Half Fare válidos têm redução no custo:

DiasJunho a Agosto
adultos – crianças
Maio a Setembro
adultos – crianças
Novembro Abril
adultos – crianças
1224 – 112202 – 101172 – 86
2248 – 124224 – 112192 – 96
3282 – 141254 – 127216 – 108
4312 – 156282 – 141240 – 120
5344 – 172310 – 155264 – 132
10482 – 241434 – 217370 – 185

Veja o peak pass para outra quantidade de e passes flexíveis em materhornparadise.ch

2. Appenzell Card

Appenzell oferece o Appenzell Holiday Card, com transporte gratuito, em trechos dentro da Suíça, na ida e na volta, para quem se hospedar no mínimo 3 noites em um dos hotéis parceiros do lindo centro histórico da cidade. Basta preencher um formulário com as datas e o comprovante de reserva do hotel. E nem precisa reservar pelo site oficial de Appenzell, pode ser pelo Booking.com, desde que o hotel esteja na lista do site.

Recebi por email um link para imprimir os bilhetes dos trechos que selecionei, e o Appenzell Card, que dá gratuidade em museus e outras atrações da cidade, além de teleféricos do cantão de Appenzell.

Já que era de graça (rsrs), pedi dois trechos longos: Lugano a Appenzell (porque meu voo era a partir de Milão, e Lugano era o mais próximo e de simples conexão) e Appenzell-Wengen, onde continuei minha viagem à Suíça. Pelas minhas contas, se eu fosse pagar pelos bilhetes gastaria cerca de CHF 200.

Área de Cobertura: 15 zonas no entorno de Appenzell
Inclui: Ostwind, cartão de transporte na região estendida de Appenzell (mapa abaixo); 1 viagem de ida e volta nos teleféricos Ebenalp, Kronberg e Hoher Kasten; entrada em todos os museus de Appenzell, Stein e Urnäsch; 1 acesso à piscina local; 1 aluguel de bike.
Observações: Não sei se é uma oferta regular ou por tempo limitado, mas funcionava em 2023, quando fui e em 2024 quando atualizei este post.
Custo: gratuito

Seealpsee, em Ebenalp, Zppenzell

Engelberg: Hiking Pass

Se você curte trilhas, considere Engelberg para fazer trilhas de vários níveis, você pode explorar o Monte Titlis, Furenalp e Brunni, montanhas da região. O hiking pass é um passe válido de maio a outubro, de 2 a 6 dias, com custo entre CHF 68 a CHF 124. Jovens de 6 a 15 anos pagam meia.

No Titlis o passe dá acesso aos seguintes meios de elevação: de Engelberg ao Trubsee, de Trubsee a Jochpass e Engstlenalp, Bruni e Furenalp.

caminhada leve em Furenalp

Em Swiss Travel Pass vale a pena? listo outros cartões de transporte gratuitos


Viu só como é possível economizar com passes regionais da Suíça? É trabalhoso, sim, decidir qual ou quais deles usar, mas vale a pena. Já descobriu qual vai chamar de seu?

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

5 respostas

  1. Olha, a Suíça é um país tão pequenino e a quantidade de passes regionais possíveis, credo! Acho que a maioria dos turistas não faz essa planilha tão cuidadosa para todas as opções. Possivelmente, a maioria nem sabe da existência de todos esses cartões. Este seu post vai permitir muito gente economizar um pouco (e isso é de grande ajuda num destino como a Suíça)

  2. Um manual imperdível, quase um post de utilidade pública, eu diria. Traz muita informação importante para quem estiver indo viajar pela Suíça. Eu quebrei cabeça quando fiz um passeio no Bernina Express de Tirano até St.Moritz. Obrigada

  3. Oi Marcia,
    eu fui na Suíça há muitos anos, mas não me lembro de ter direito a um cartão de transporte público no checkin do hotel.
    Um dia quero ver o festival de Montreux e adorei saber desses passes regionais para economizar, porque com certeza aproveitarei para explorar mais desse país.

  4. Muita boa dica para economizar na Suíça. Tava quase desistindo de ir pra lá quando comecei a ver os preços das coisas, mas esse tipo de dica me salva rsrs

  5. Post perfeito para quem está planejando uma viagem pela Suíça! Ainda mais por ser um país reconhecidamente caro, economizar nos passes regionais é uma ótima dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.