Terceiro e último post sobre hospedagem, da série Vou viajar, e agora?, desta vez falo sobre dois tipos de hospedagem que vêem conquistando muitos brasileiros: o aluguel de um quarto ou de casa/apartamento inteiro e a estadia em B&B.
AIRBNB
Este tipo de hospedagem tem gerado uma briga com proprietários de hotéis, porque isentos de impostos e uma equipe grande de funcionários conseguem atrair turistas pelo preço mais em conta. O mais famoso é o site airbnb. Você se cadastra gratuitamente no site, preenchendo seu perfil com capricho, pois os proprietários sentirão mais confiança para abrir suas portas para você, concorda? Depois faz a busca do local de suas férias, seleciona data (ou deixa em aberto) e número de hóspedes e o tipo de acomodação que busca (quarto inteiro, compartilhado, espaço inteiro, se permite que se fume, crianças ou pets, etc.). Toda comunicação é feita pelo site. As avaliações de quem se hospedou são fundamentais para te ajudar na escolha. Não deixe de fazer essa importante parte da pesquisa.
Atualização: depois de escrever, tive minha primeira experiência alugando um apartamento em Viena e escrevi a avaliação e dei dicas de como escolher um apartamento pelo AirBnB neste post.
B&B
B&B é abreviatura para Bed and Breakfast, ou seja, Cama e café da manhã, os serviços oferecidos por este tipo de hospedagem. Em geral é administrada diretamente pelos proprietários e o quarto fica na casa deles, mas pode haver um responsável à frente, o que pode tornar menos pessoal a experiência. Confira alguns sites, mas não deixe de ler avaliações de quem já se hospedou:
? B&B internacional
? B&B nacional
? B&B nos Estados Unidos
? outro site de B&B& internacional
Tem sido relativamente comum o aluguel de casas em Orlando, por exemplo. Os sites abaixo vão além da terra do Mickey e listam imóveis em quase todo mundo:
? Homeaway
? Aluguel de temporada
? Vacation Rentals
Vantagens de cada opção de hospedagem
Aluguel de quarto ou casa toda
Boa opção para imóveis grandes, cujo aluguel pode ser rachado entre os amigos ou famílias que o ocuparem. Também é boa escolha para quem viaja desacompanhado, cujos custos de quartos em hotéis costumam ser altos. Você pode usar a cozinha para preparar sua própria refeição, economizando também aqui. Boa oportunidade para fazer amigos e aprender sobre a cultura, história e hábitos locais e chance de praticar uma língua estrangeira com um “nativo” se ficar com o morador. Assista a este vídeo (em Inglês) promocional do airbnb que explica como funciona.
Cuidados: Verifique se o proprietário que aluga o quarto estará no imóvel e se ele dispõe de outros quartos para alugar. Alguns apartamentos viram hospedarias ou albergues. Atenção se é isso que você procura. Confira a credibilidade do proprietário lendo as avaliações de quem se hospedou no imóvel. O site mais famoso do mundo para aluguel de quartos é o airbnb. Dei uma olhadinha no Reclame Aqui e encontrei algumas queixas. Faça sua pesquisa!
B&B
É uma boa oportunidade para saber mais sobre a cultura e hábitos locais e fazer novos amigos – e praticar uma língua estrangeira, se for o caso.
Dependendo do B&B, o custo pode ser o mesmo de um hotel de rede, mas a ambientação será sempre mais caprichada ou ao menos mais pessoal. O Café da manhã muitas vezes é feito pelos anfitriões, trazendo um ar de receptividade que hotel nenhum garante.
E você, tem alguma dica sobre um dos tipos de hospedagem tratados neste post? Deixe seu comentário!