Eles voltaram: Cruzeiros pelo Brasil

Nestes últimos dias mais de uma vez o tema cruzeiro apareceu em conversas com amigos de diferentes ramificações. Não resta dúvida de que depois de meses sem viajar, a possibilidade de fitar o horizonte ao longe, a bordo de um navio, seja a concretização de sentimentos como liberdade, gratidão pela natureza, pela saúde, pela vida.

Lá se vão quase 4 anos desde nossa estreia num cruzeiro pelo Brasil. As lembranças ainda são bem vívidas, e gosto de fechar os olhos e trazer de volta as sensações do pôr-do-sol algodão doce em alto mar. Da primeira manhã a bordo, quando o navio se aproximou da baía de Guanabara, e os relevos do Rio de Janeiro trouxeram sorrisos para esta apaixonada por montanhas. Até a brisa noturna e o mar iluminados pelo luar ainda sinto. Viajar nunca termina, basta a gente alimentar a alma com lembranças saudáveis.

Então me vi flertando com roteiros de cruzeiros pelo Brasil e deixo pra você o resultado desta pesquisa, com algumas dicas mais, como sempre.

Aqui no Mulher Casada Viaja já temos posts falando sobre Como é um Cruzeiro no Brasil, um guia bem legal para quem nunca ‘cruzeirou’, e Cruzeiro: preços a bordo e o que está ou não incluso. Além disso, na página Cruzeiros há dicas de o que fazer nas cidades onde o navio aporta e outras mais.

Cruzeiros são para todos?

Crianças, idosos, jovens, o público adepto de cruzeiros é bem variado, porque há atividades que agradam a todos. Até pessoas como eu, que preferem explorar os destinos com mais tempo, podem curtir cruzeiros, pois os portos de parada são cidades populares, possivelmente já visitadas antes do cruzeiro. Assim, o tempo disponível nos portos pode ser usado para conhecer uma nova atração na cidade, ou a rever um cantinho querido – ou amigos. Mas acho que o público principal dos cruzeiros é aquele que gosta de agitar durante as noites nas festas programadas, e durante o dia tem sempre jogos, brincadeiras, música rolando. Conhecer os destinos acaba sendo um complemento bem-vindo para essa turma.

Navios que estarão por nossa costa na temporada 2021-2022

A Costa Cruzeiros trouxe dois navios para esta temporada brasileira, o Costa Fascinosa e o maior navio da Costa que já esteve por nossas águas, o Smeralda.

Costa Fascinosa

Com temática inspirada nos grandes filmes clássicos, o Fascinosa assume os roteiros do Favolosa e passou por reforma nas áreas externas em 2019. Das 1.508 cabines, 524 são avarandadas. E para entreter as noites, há 12 bares, cassino, cinema 4D, shows de música ao vivo, piano bar, disco. A área externa conta com 4 piscinas e 5 hidromassagens e há um teto de vidro deslizante no deck principal.

cruzeiros pelo Brasil
Foto divulgação

Costa Smeralda

Inspirado no país mais lindo do mundo (rsrs), a Itália, o Costa Smeralda foi lançado em dezembro de 2019, ou seja, é novinho! Tem espaços comuns nomeados como Piazza di Spagna (escadaria à esquerda na foto abaixo), decks em homenagem a cidades famosas como Venezia, Milano e Bellagio. São 1.550 cabines avarandadas de um total de 2,6 mil cabines. São 18 restaurantes, 13 bares, 13 piscinas e hidromassagens. O Volare Skywalk, uma passarela de vidro a 65 metros de altura (abaixo, à direita), vai desafiar aqueles que têm medo de altura. O Colosseo do Smeralda não tem gladiadores, mas apresentações artísticas todas as noites, e o Acqua Park vai deixar seus filhos sempre entretidos.

cruzeiros pelo Brasil
A Piazza di Spagna e o Volare Skywalk

Portos de Embarque desta temporada

Estas são as cidades onde há embarque e desembarque de passageiros iniciando ou finalizando os cruzeiros pelo Brasil desta temporada. Além destas, há paradas em outras cidades, leia mais abaixo nos roteiros.

  • Santos (SP)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Salvador (BA)
  • Itajaí (SC)

Cruzeiros de 8 a 11 dias

Viagem de férias com menos de uma semana é apenas um passeio, então sugiro primeiramente estes cruzeiros acima de 8 dias, mas adiante há sugestões de roteiros mais enxutos.

Partindo de Santos

Partindo de Santos, com paradas em Salvador e Ilhéus em 8 dias, há saídas entre dezembro/21 e abril/22. Por favor confira as datas exatas do cruzeiro no site da Costa Cruzeiros.

cruzeiros pelo Brasil
amanhecer no porto de Santos visto do navio

Partindo do Rio

Um roteiro especial de 8 dias para curtir a virada do ano a bordo do Costa Fascinosa. O roteiro começa no Rio de Janeiro e você vai desembarcar em dois destinos lindos do litoral paulista: Ilhabela e Ubatuba, e outros dois maravilhosos do litoral fluminense: Ilha Grande e Búzios.

Rio de Janeiro em cruzeiro
O Museu do Amanhã visto do navio

O Fascinosa te leva neste cruzeiro de 9 dias: RJ-Itajaí- alto mar – Ilhabela-Santos-Angra dos Reis-Búzios-Ubatuba-RJ. Um outro de 9 dias é o que percorre o litoral do RJ-Ilhabela-Itajaí- alto mar – Santos- Ilha Grande- alto mar -Búzios-RJ

E com 10 dias, você curtirá RJ-Ilhabela-Itajaí-Santos – alto mar – Ilha Grande-Búzios- alto mar – Itajaí-RJ

Partindo de Salvador

Roteiro para quem gosta de navegar, pois metade da viagem, 4 dias, será em alto mar. Isso significa mais tempo para curtir o Costa Smeralda. Você leu acima um pouco de tudo que eles oferecem em entretenimento e gastronomia, né?

cruzeiros pelo Brasil
O Costa Fascinosa no porto de Salvador

Cruzeiros de 4 a 7 dias

Partindo de Santos

Há dois cruzeiros com duração de 4 dias partindo de Santos, no Costa Fascinosa:

  • Santos-Camboriú-Ilhabela-Santos
  • Santos-Ilhabela-Angra dos Reis-Santos
ilhabela-como-é-carnaval
Ilhabella

Outra opção é o roteiro de 5 dias parando em Santos-Caboriú- alto mar -Ilhabela-Santos, também no Costa Fascinosa.

Com 6 dias, você partirá de Santos, amanhecerá no Rio de Janeiro, navegará até Itajaí e terá o quarto dia inteiro em alto mar. No quinto dia se besuntará de repelente em Ilhabela (vale cada reaplicação!) e no sexto estará de volta a Santos.

Partindo de Itajaí

Há dois roteiros de 7 dias partindo de Itajaí-SC, ambos no Fascinosa:

  • Itajaí-Santos-alto mar-Ilha Grande-Búzios-alto mar-Itajaí
  • Itajaí-alto mar-Santos-Ilha Grande-alto mar-Port Belo-Itajaí

Para saber mais

Há outros roteiros nesta temporada, confira no site oficial da Costa Cruzeiros. Tenho certeza que um vai se encaixar no seu tempo, gosto e no seu bolso.

Eu ainda estou estudando um roteiro para chamar de meu – e sonhando com uma travessia do Atlântico! E você, já fez um dos cruzeiros pelo Brasil? Conta pra mim do que mais gostou.

10 COMENTÁRIOS

  1. Eu já fiz alguns cruzeiros, mas nunca pelo Brasil. Quando a gente lê sobre viagens, já quer ir logo programando. Também sonho com uma travessia. Quem sabe em abril??

    • Zudi, pra quem curte a vida a bordo, uma travessia é um prato cheio! Obrigada pela visita e comentário. Beijo

  2. Eu fiz um minicruzeiro em 1995 no Costa Marina. Foi a estreia dos minicruzeiros e a experiência foi muito interessante. Nunca mais andei de navio. Preciso fazer outro. Adorei saber as possibilidades desta nova temporada. Obrigada por compartilhar. Bjs

    • Minha mãe tem medo de estar em alto mar, então acho que um mini cruzeiro seria perfeito pra ela. Este ano não tem na programação da Costa…

  3. Que maravilha deve ser mesmo fazer um cruzeiro, Márcia. Ainda não tive oportunidade, mas quero muito cruzar o Atlântico e fazer um cruzeiro de travessia parando nos principais portos da Europa. Um sonho que ainda hei de realizar, enquanto isto vou apreciando as experiências de blogueiras que admiro, como você. Beijos!

    • Gisele, sempre gentil! Na Europa, vou deixar pra quando eu for mais velha. Mas pelo Caribe eu gostaria muito, já que não curto ficar moscando em praias. Beijo

  4. Eu me senti com você no convés do navio vendo o pôr de sol cor de algodão doce. Que linda metáfora! Fazer cruzeiros pelo Brasil é uma boa opção de passeio e gostei muito das dicas! Quem sabe ano que vem eu embarco nessa aventura?

    • Infelizmente a metáfora não é minha, roubei de um personagem da série Maid, porque adorei a relação. Beijos

  5. Eu fiz um cruzeiro há alguns anos e adorei! Foi uma experiência única que recomendo a todos que me questionam. É bom demais saber que os cruzeiros voltaram a acontecer pelo Brasil!

  6. Bom, né, Denise, traz a sensação de que as coisas vão voltando ao normal. Que seja mais que uma sensação 🙏

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui