Farol Santander no Edifício Altino Arantes: Um Ícone de São Paulo

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

farol santander

São Paulo pode não ter mar, mas tem há 5 anos o Farol Santander! Se você é de São Paulo e não tão jovem, lembra que o icônico edifício Altino Arantes era mais conhecido como Banespão ou prédio do Banespa, sede do banco estatal adquirido pelo Santander.

E que bom o banco espanhol ter transformado o edifício inspirado no novaiorquino Empire State em um centro cultural, guardando a memória do banco em exposições permanentes, transformando espaços, promovendo arte e contanto histórias bem brasileiras em exposições temporárias. Enfim, convidando-nos para conhecê-lo melhor.

Além disso, tem café no andar do mirante, um inusitado bar dentro do cofre do banco, espaços para eventos, e painéis que são verdadeiros fundos para fotografias instagramáveis. Ah, que tal uma pista de skate? Tem!

pista de skate do farol santander

O que ver no Farol Santander

Você pode começar a visita pelos andares baixos e depois tomar o elevador para os mais altos ou vice-versa. Acho mais fácil fazer a visita começando do mirante (26o) e depois ir descendo pelas escadas. Entre os andares superiores, os pequenos halls entre um andar e outro têm murais incríveis para registrar fotos, como este de efeito 3D:

farol santander

Veja abaixo o que está aberto a visitação, e visita inclusa no valor do ingresso:

  • andar 28: boteco
  • andar 26: mirante
  • andares 19, 20, 22, 23 e 24: reservados às exposições temporárias
  • andares 3 e 5: exposição de objetos e mobiliário de escritórios e salas de reuniões decorados como nos anos 1950. Um verdadeiro museu temático.
  • andar 4: Vista 360o e porta retrato, obras de Vik Muniz

E caso você tenha se perguntado o que tem nos demais andares, os não inclusos no ingresso são:

  • andar 31: cozinha para eventos gastronômicos e aulas, com 15 estações de trabalho equipadas
  • andar 25: espaço equipado e decorado para eventos e festas
  • andar 21: pista de skate
  • andar 8: salão para palestras e reuniões para até 120 convidados, onde aconteceu o seminário da ABBV de que participei
  • subsolo: o incrível bar do cofre. Faça reservas, o espaço é pequeno.
bar do cofre farol santander

Hall de entrada

Logo no hall de entrada, o lustre de 13 metros impressiona tanto quanto o da animação dA Bela e a Fera ahaha. Olhe para cima e veja também o belo trabalho de ferro do guarda corpo. No piso, a lembrança o passado do Banespa. Ali ficam também a loja de souvenires e a bilheteria. E quando fui em abril, podíamos cantar num palco para videokê.

E você sabia que Porto Alegre também tem seu Farol Santander? Ainda não o conheço, deixe nos comentários se você já o visitou.

Mirante

Confesso que acho o mirante do 26o andar um pouco decepcionante: dois terraços estreitos e com vista parcial da cidade. Os vidros instalados sobre o guarda corpo de alvenaria garantem a segurança e têm adesivos apontando para alguns pontos turísticos da cidade. Mas se você vive em uma cidade pequena, acho que ficará impressionado/a com a vista do mar de edifícios. E se você vive em São Paulo, aposto que vai brincar de reconhecer edifícios, praças, viadutos e igrejas!

vista do farol santander
O belo Viaduto Santa Ifigênia visto do Mirante do Farol Santander

Não sei se eles pretendem um dia abrir o terraço com vista 360 graus, seria bem legal. Ainda assim, acho a vista do Farol Santander mais legal que a de outro marco de São Paulo, o Copam. E quando o terraço do Edifício Martinelli estava aberto ao público, tínhamos uma vista bem próxima do Altino Arantes:

mirantes SP

Exposições Temporárias do Farol Santander

Verifique no site oficial do Farol Santander quais exposições estão sendo oferecidas.

De março a 25 de junho de 2023 você pode conhecer um pouco sobre As Cantoras e a História do Rádio no Brasil. Além da exposição de fotos, legendas informativas, rádios antigos, alguns registros de áudio de programas também estão disponíveis. Se você se interessa pelo tema, reserve ao menos 1 hora para esta exposição.

E até 21 de maio participar de uma experiência sensorial das flores do TeamLab. São imagens projetadas por todas as paredes, chão e teto. Algumas são relaxantes, como as das ondas, que adorei. E numa delas você pode colorir flores que serão projetadas nas paredes. E o mais legal: ao tocar um espaço limpo da parede, a flor “nasce” no ponto tocado. Eu disse para minha colega: para quem é da geração da datilografia, isso é incrível! ahaha

Exposições Permanentes do Farol Santander

Vista 360, de Vik Muniz, 4o andar

farol santander

Se você não conhece o trabalho de Vik Muniz, talvez pense que os painéis fotográficos instalados no 4o andar sejam apenas uma fotografia de uma ilustração. Mas te convido a se aproximar delas e perceber os objetos usados em sua composição: são materiais reciclados coletados na reforma do Farol Santander.

Talvez você se recorde da abertura da novela Global Passione, obra de Vik Muniz. Gosto muito de suas obras em grande escala, feitas no chão de galpões e depois registradas em fotografias, mas ele também produziu uma série com chocolate derretido. Tem fotografias expostas no Tate Modern em Londres, no MAM em São Paulo e diversas galerias em São Francisco, Los Angeles, Madri, Paris, Moscou e Tóquio.

Não é dica de viagem, esta vem de minha formação de professora: assista ao seu documentário Lixo Extraordinário, de 2010. Espero que mude a forma como você trata o lixo que produz. E com certeza se tornará fã de Vik Muniz.

Túnel de Espelhos

Um espaço muito bonito para registrar fotos e vídeos, o Memória do 2 também conta um pouco da história do edifício Altino Arantes através de imagens e painéis escritos.

Mobiliário de escritório e bancário da década de 1950

Não apenas as salas mobiliadas e equipadas, mas há uma coleção de cédulas antigas, fotografias e objetos do mundo bancário.

farol santander

Como Chegar ao Farol Santander

O Farol Santander fica no coração do centro de São Paulo, na Rua João Brícola, 24. O metrô mais próximo é o São Bento, que tem várias saídas. A mais próxima é a da Rua São Bento.
Abre de terça a domingo, das 9h às 20h.

Os ingressos podem ser comprados na bilheteria local com hora marcada. Custam $35 (inteira) ou 17,50 (meia) e dão acesso a todas as exposições.

O hall, a Loja da Cidade (loja de souvenirs), o Boteco do 28 e o Café do Hall têm entrada gratuita.

Onde comer no centro e em São Paulo

A capital gastronômica brasileira requer um livro para sugerir onde comer, então no post Pontos Turísticos no centro de São Paulo deixei algumas do centro. Já o blog Vamos por Aí sugere Restaurantes Temáticos em São Paulo.

O que mais ver no centro de São paulo

No post Pontos Turísticos no centro de São Paulo você encontra itinerário por atrações do centro, separados pelo Vale do Anhangabaú/Viaduto do Chá. Leia cantando Caetano Veloso, “alguma coisa acontece no meu coração…”

Segurança no Centro de São Paulo

Alguma coisa acontece no meu coração… Sim, ele pulsa com medo, desacostumei a andar por ali, mas meu coração também chora ao ver a multidão de desabrigados ou drogados ou mendigos, ou como se diz agora, “em situação de rua”. Bonito nome. Situação pressupõe algo momentâneo, o que não classifica essa turma, infelizmente. Minha primeira visita ao centro de São Paulo foi por volta dos meus 7 anos, e os então ‘trombadinhas’ já ocupavam a Praça da Sé.

Bem, não acho perigoso caminhar pelo centro de São Paulo, basta ter alguns cuidados, como nunca usar o celular pela rua, entrando numa loja para conferir mensagens ou fazer ligações. Eu tiro tudo da carteira, deixo apenas uma cópia do RG e levo só um cartão de crédito e algum dinheiro, que deixo no bolso da calça, não na bolsa. Tiro qualquer bijuteria que seja chamativa. E tem que ficar alerta, olhar pra trás se sentir alguém na sua cola (já aconteceu comigo) e entrar num comércio ou edifício para despistá-los. E esta situação não é nova, só parece ter piorado. Lá nos anos 1990, quando eu trabalhava na Rua 15 de Novembro, tive relógio de pulso arrancado, e até um dos meus seios apalpados enquanto caminhava pelas ruas no nosso belo centro velho! Mas foram uns 6 anos caminhando ali diariamente, e apenas estas duas ocorrências.

Mas nesta última visita ao Farol Santander, em que participei do seminário para criadores de conteúdo da Associação Brasileira dos Blogs de Viagem, do qual faço parte, saí depois das 20h e vi a cidade bem deserta no sábado e no domingo. O ideal é andar em turma. A única entrada do metrô São Bento que ainda estava aberta à noite era a do Largo de São Bento.


Leia sobre outros pontos turísticos da cidade de São Paulo:

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.