Eu estava hospedada na região de Interlaken quando passei por Meiringen para conhecer o cânion do rio AAre (Aare Gorge ou Aareschlucht). Dois anos depois, voltei para me hospedar em Meiringen, porque a primeira impressão tinha sido muito boa, a curiosidade maior ainda, mas também por outras razões que explico na sequência. Ela podem te ajudar a decidir onde ficar na região de Interlaken-Grindelwald.
E caso o nome Meiringen te lembre merengue, saiba que existe uma versão de que o famoso doce tenha sido inventado ali, entre os séculos XVII e XVIII. Mas há controvérsias. Só não há controvérsias de que é um lugar ótimo para se hospedar na sua viagem à Suíça.

Por que Meiringen, em vez de Interlaken?
Durante as consultorias de viagem à Suíça que faço, é bem comum me perguntarem sobre hospedagem bbb, na Suíça. Pois bem, estou dando-a gratutitamente aqui! Economizar é uma opção racional para se hospedar na deliciosa Meiringen, ainda mais se você ficar num apartamento, quando economizará também em refeições.
O segundo motivo é que apesar de estar a apenas 30 minutos de Interlaken, Meiringen permanece fora do radar do turismo de massa. E talvez seja justamente isso que a torna tão especial: um destino autêntico, tranquilo e de experiências únicas.
Mas o que quero dizer com destino autêntico? Bem, há mais moradores locais do que turistas. Não tenho números oficiais, mas essas coisas a gente nota caminhando pelas ruas, sentando em restaurantes, fazendo compras nos mercados. E por falar em mercado, ainda me surpreendo com a tranquilidade da vida na Suíça quando vejo, como vi em Meiringen, produtos do lado de fora do supermercado, após o fechamento da loja. Além de flores, havia sacos de adubo e outros itens de jardinagem.

Interlaken é bastante conveniente, com localização central, muitas lojas e restaurantes, fácil acesso a Lauterbrunnen e Grindelwald e entre Berna e Lucerna. Ótima opção quando a gente faz uma viagem num ritmo mais rápido e quer se deslocar rapidamente, mas considerando sossego e autenticidade, Meiringen ganha disparado.
Onde ficar em Meiringen
Com isso, não pense que Meiringen é um lugar desconhecido, isolado, ele até tem hotel 4 estrelas! rsrs O Parkhotel du Sauvage é um hotel histórico que inclusive recebeu Arthur Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes.
O casal amigo que viajou conosco preferiu ficar em hotel menor, oHotel Dakota……., recém reformado, com o tema de avião em homenagem a um resgate de avião sobre a geleira que se passou em Meiringen.

Eu preferi alugar um apartamento para minha família, na rua simpática da igreja de Meiringen.
Foi uma experiência muito legal e confortável. Com 82m2, o Church st apartment fica no segundo andar de uma casa, tem dois quartos, uma ampla e aconchegante sala de dois ambientes, e cozinha completa onde brinquei de casinha e me imaginei vivendo ali. Também tem uma garagem coberta. Sim, nessa viagem não usamos o Swiss Travel Pass pois dirigimos desde o Lago di Como, na Itália.




Leia também Suíça de carro ou de trem? e tudo sobre o Swiss Travel Pass
Na primeira noite em Meiringen fizemos um queijo e vinho e o dono do apartamento se juntou a nós a meu convite. Contou suas aventuras, enquanto nos mostrava o livro publicado sobre sua viagem de bicicleta até a Rússia, logo após a extinção da União Soviética. Num hotel raramente teríamos esse tipo de interação.

O que fazer em Meiringen
Apesar de pequena, Meiringen oferece atividades prime — da natureza à cultura, do relaxamento à aventura.
1. Aare Gorge (Aareschlucht)
A atração mais icônica de Meiringen é a garganta do rio Aare, uma formação natural impressionante com paredes de até 200 metros de altura e trechos onde a passagem tem apenas 1 metro de largura. Passarelas suspensas permitem caminhar por dentro da garganta, ouvindo o rugido da água e observando a luz filtrada entre as rochas. É um passeio fácil, acessível e absolutamente imperdível.
Leia o artigo Garganta do rio Aare no seu roteiro de viagem à Suíça, com dicas completas


2. Cachoeiras de Meiringen
O Vale de Lauterbrunnen, aonde se chega a partir de Interlaken ou Grindelwald, é o mais conhecido por suas cachoeiras, mas Meiringen também tem sua cota de águas despencantes! A mais famosa é a Cachoeira Reichenbach, por ter figurado no episódio de Sherlock Holmes (veja abaixo), e é uma das quedas d’água mais impressionantes da Suíça. Um funicular histórico leva os visitantes até o topo, de onde se tem uma vista espetacular do vale.
Antes de chegar ao centrinho da cidade de Meiringen, a Oltschibachfall faz pano de fundo para o aeroporto do exército. Muita gente burla as regras e ultrapassa a cancela para fotografar. Minha foto ficou bem sem graça, mas é bom para você saber que o sol faz toda a diferença na sua experiência de viagem à Suíça.

Do lado oposto da Reichenbach fica a Alpbach, uma cascata em níveis que visitei apenas na base. Ao lado há um teleférico para subir ao planalto Hasliberg, local para trilhas no verão e esqui no inverno. Para chegar a ela, siga a rua da igreja até o final (essa da abertura do artigo, com as bandeiras cantonais da Suíça) e vire à direita.


4. Sherlock Holmes Museum
No século XIX, Meiringen ganhou fama internacional graças a um visitante ilustre: Sir Arthur Conan Doyle. Foi ali, na cachoeira Reichenbach, que o autor decidiu “matar” seu personagem mais famoso, Sherlock Holmes, em um duelo dramático com o vilão Moriarty. Desde então, fãs do detetive visitam o vilarejo para conhecer o museu dedicado a Holmes e a própria cachoeira.
Localizado no centro do vilarejo, o museu recria o ambiente vitoriano do detetive e conta a história da visita de Conan Doyle à região. Uma parada divertida tanto para fãs quanto para curiosos.

Mais perto de Meiringen que de Interlaken
Outro motivo para ficar em Meiringen são as atrações perto do vilarejo. E você pode escolher entre lugares que exigem caminhada e um certo grau de aventura ou passeios culturais ou relaxantes.
- Rosenlaui Glacier Gorge: outro cânion formado pela força das águas
- Hasliberg e suas trilhas de verão e pistas de esqui no inverno
- lago Gelmer e o funicular que leva até ele, que as redes sociais exibem como montanha russa, acelerando a velocidade do vídeo
- Trift, uma das pontes suspensas mais incríveis da Suíça.

Não consegui ir à Trift, mas fui a outra ponte suspensa da Suíça, a de Randa, perto de Zermatt:
4. Ballenberg: museu a céu aberto que reproduz uma vila antiga suíça.
6. Brienz, a apenas 10 miuntos de trem de Meiringen, o vilarejo é famoso por esculturas de madeira espalhadas pela orla do lago de azul intenso, a leste de Interlaken, é navegável e tem atrativos como a cachoeira e hotel histórico Giessbach e Iseltwald (foto abaixo).
7. Brienz Rothorn: um passeio de trem a vapor montanha acima, que parte de Brienz, com vistas estonteantes.

Se você busca um destino suíço que une beleza, tranquilidade e aventura, Meiringen merece um lugar especial no seu roteiro, com aquela sensação de “vida na montanha”, chalés, silêncio e natureza ao redor, algo difícil de encontrar em Interlaken, que é mais urbana e turística.
Precisa de ajuda com seus roteiros de viagem? Fale comigo! Além de viajante experiente, editora do Mulher Casada Viaja, especialista em Suíça, sou agente de viagens regulamentada.









