Fique em Meiringen, em vez de Interlaken

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Eu estava hospedada na região de Interlaken quando passei por Meiringen para conhecer o cânion do rio AAre (Aare Gorge ou Aareschlucht). Dois anos depois, voltei para me hospedar em Meiringen, porque a primeira impressão tinha sido muito boa, a curiosidade maior ainda, mas também por outras razões que explico na sequência. Ela podem te ajudar a decidir onde ficar na região de Interlaken-Grindelwald.

E caso o nome Meiringen te lembre merengue, saiba que existe uma versão de que o famoso doce tenha sido inventado ali, entre os séculos XVII e XVIII. Mas há controvérsias. Só não há controvérsias de que é um lugar ótimo para se hospedar na sua viagem à Suíça.

Meiringen ou interlaken Suíça

Por que Meiringen, em vez de Interlaken?

Durante as consultorias de viagem à Suíça que faço, é bem comum me perguntarem sobre hospedagem bbb, na Suíça. Pois bem, estou dando-a gratutitamente aqui! Economizar é uma opção racional para se hospedar na deliciosa Meiringen, ainda mais se você ficar num apartamento, quando economizará também em refeições.

O segundo motivo é que apesar de estar a apenas 30 minutos de Interlaken, Meiringen permanece fora do radar do turismo de massa. E talvez seja justamente isso que a torna tão especial: um destino autêntico, tranquilo e de experiências únicas.

Mas o que quero dizer com destino autêntico? Bem, há mais moradores locais do que turistas. Não tenho números oficiais, mas essas coisas a gente nota caminhando pelas ruas, sentando em restaurantes, fazendo compras nos mercados. E por falar em mercado, ainda me surpreendo com a tranquilidade da vida na Suíça quando vejo, como vi em Meiringen, produtos do lado de fora do supermercado, após o fechamento da loja. Além de flores, havia sacos de adubo e outros itens de jardinagem.

Interlaken é bastante conveniente, com localização central, muitas lojas e restaurantes, fácil acesso a Lauterbrunnen e Grindelwald e entre Berna e Lucerna. Ótima opção quando a gente faz uma viagem num ritmo mais rápido e quer se deslocar rapidamente, mas considerando sossego e autenticidade, Meiringen ganha disparado.

Onde ficar em Meiringen

Com isso, não pense que Meiringen é um lugar desconhecido, isolado, ele até tem hotel 4 estrelas! rsrs O Parkhotel du Sauvage é um hotel histórico que inclusive recebeu Arthur Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes.

O casal amigo que viajou conosco preferiu ficar em hotel menor, oHotel Dakota……., recém reformado, com o tema de avião em homenagem a um resgate de avião sobre a geleira que se passou em Meiringen.

hotel suíça meiringen

Eu preferi alugar um apartamento para minha família, na rua simpática da igreja de Meiringen.

Foi uma experiência muito legal e confortável. Com 82m2, o Church st apartment fica no segundo andar de uma casa, tem dois quartos, uma ampla e aconchegante sala de dois ambientes, e cozinha completa onde brinquei de casinha e me imaginei vivendo ali. Também tem uma garagem coberta. Sim, nessa viagem não usamos o Swiss Travel Pass pois dirigimos desde o Lago di Como, na Itália.

meiringen ou interlaken

Leia também Suíça de carro ou de trem? e tudo sobre o Swiss Travel Pass

Na primeira noite em Meiringen fizemos um queijo e vinho e o dono do apartamento se juntou a nós a meu convite. Contou suas aventuras, enquanto nos mostrava o livro publicado sobre sua viagem de bicicleta até a Rússia, logo após a extinção da União Soviética. Num hotel raramente teríamos esse tipo de interação.

meiringen ou interlaken

O que fazer em Meiringen

Apesar de pequena, Meiringen oferece atividades prime — da natureza à cultura, do relaxamento à aventura.

1. Aare Gorge (Aareschlucht)

A atração mais icônica de Meiringen é a garganta do rio Aare, uma formação natural impressionante com paredes de até 200 metros de altura e trechos onde a passagem tem apenas 1 metro de largura. Passarelas suspensas permitem caminhar por dentro da garganta, ouvindo o rugido da água e observando a luz filtrada entre as rochas. É um passeio fácil, acessível e absolutamente imperdível.

Leia o artigo Garganta do rio Aare no seu roteiro de viagem à Suíça, com dicas completas

2. Cachoeiras de Meiringen

O Vale de Lauterbrunnen, aonde se chega a partir de Interlaken ou Grindelwald, é o mais conhecido por suas cachoeiras, mas Meiringen também tem sua cota de águas despencantes! A mais famosa é a Cachoeira Reichenbach, por ter figurado no episódio de Sherlock Holmes (veja abaixo), e é uma das quedas d’água mais impressionantes da Suíça. Um funicular histórico leva os visitantes até o topo, de onde se tem uma vista espetacular do vale.

Antes de chegar ao centrinho da cidade de Meiringen, a Oltschibachfall faz pano de fundo para o aeroporto do exército. Muita gente burla as regras e ultrapassa a cancela para fotografar. Minha foto ficou bem sem graça, mas é bom para você saber que o sol faz toda a diferença na sua experiência de viagem à Suíça.

meiringen ou interlaken

Do lado oposto da Reichenbach fica a Alpbach, uma cascata em níveis que visitei apenas na base. Ao lado há um teleférico para subir ao planalto Hasliberg, local para trilhas no verão e esqui no inverno. Para chegar a ela, siga a rua da igreja até o final (essa da abertura do artigo, com as bandeiras cantonais da Suíça) e vire à direita.

4. Sherlock Holmes Museum

No século XIX, Meiringen ganhou fama internacional graças a um visitante ilustre: Sir Arthur Conan Doyle. Foi ali, na cachoeira Reichenbach, que o autor decidiu “matar” seu personagem mais famoso, Sherlock Holmes, em um duelo dramático com o vilão Moriarty. Desde então, fãs do detetive visitam o vilarejo para conhecer o museu dedicado a Holmes e a própria cachoeira.

Localizado no centro do vilarejo, o museu recria o ambiente vitoriano do detetive e conta a história da visita de Conan Doyle à região. Uma parada divertida tanto para fãs quanto para curiosos.

meiringen ou interlaken

Mais perto de Meiringen que de Interlaken

Outro motivo para ficar em Meiringen são as atrações perto do vilarejo. E você pode escolher entre lugares que exigem caminhada e um certo grau de aventura ou passeios culturais ou relaxantes.

  1. Rosenlaui Glacier Gorge: outro cânion formado pela força das águas
  2. Hasliberg e suas trilhas de verão e pistas de esqui no inverno
  3. lago Gelmer e o funicular que leva até ele, que as redes sociais exibem como montanha russa, acelerando a velocidade do vídeo
  4. Trift, uma das pontes suspensas mais incríveis da Suíça.

Não consegui ir à Trift, mas fui a outra ponte suspensa da Suíça, a de Randa, perto de Zermatt:

4. Ballenberg: museu a céu aberto que reproduz uma vila antiga suíça.

6. Brienz, a apenas 10 miuntos de trem de Meiringen, o vilarejo é famoso por esculturas de madeira espalhadas pela orla do lago de azul intenso, a leste de Interlaken, é navegável e tem atrativos como a cachoeira e hotel histórico Giessbach e Iseltwald (foto abaixo).

7. Brienz Rothorn: um passeio de trem a vapor montanha acima, que parte de Brienz, com vistas estonteantes.

Iseltwald, vilarejo à beira do Lago Brienz

Se você busca um destino suíço que une beleza, tranquilidade e aventura, Meiringen merece um lugar especial no seu roteiro, com aquela sensação de “vida na montanha”, chalés, silêncio e natureza ao redor, algo difícil de encontrar em Interlaken, que é mais urbana e turística.


Precisa de ajuda com seus roteiros de viagem? Fale comigo! Além de viajante experiente, editora do Mulher Casada Viaja, especialista em Suíça, sou agente de viagens regulamentada.

Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.