Cachoeira Giessbach, um dos pontos do Grand Tour of Switzerland

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

A Suíça agrada sem esforços, mas faz questão de facilitar o acesso a lugares incríveis, como à cachoeira Giessbach, que deságua no lago Brienz, um lago navegável  de águas turquesas. Pedestres podem atravessar pontes e ficar próximo, atrás, diante da Giessbach. E tem mais: a partir do lago, você toma o funicular mais antigo da Suíça e chega a um hotel que deve ter inspirado contos de fada.

ponte na cachoeira Giessbach

Veja no YouTube as imagens da Giessbach, no canal do Mulher Casada Viaja

Enquanto subia os degraus que levam ao terraço do Grandhotel, uma cena de contos de fada se descortinava diante de meus olhos – e até trilha sonora tinha: Amanhecer, de Grieg. Foi um momento perfeito: a bela arquitetura do hotel, a luz do sol filtrada pelas folhas das árvores, o azul hipnotizante do lago Brienz, o estrondo poderoso proveniente da Giessbach, o cantar dos pássaros no final do verão. Acima de tudo, o sentimento de satisfação por ter terminado mais uma trilha belíssima, de meu corpo e mente responderem positivamente até mesmo quando errei o caminho e subi uma montanha em vão. 

Mas esse perrengue eu conto em Trilha de Iseltwald a Giessbach 

Caminhei até o balcão do Kerhli Terrace do Grandhotel Giessbach, o café com mesas ao ar livre e pedi uma cerveja – meu troféu depois de uma trilha – e uma salada. A dúvida: que mesa escolher: em frente ao Brienz? em frente à cachoeira? Ah, se todas nossas dúvidas fossem tão simples assim… Diante da cachoeira Giessbach, com botas de caminhada, camiseta de treino, suada e descabelada, me senti linda, cheia de vida e feliz! Encontrar lugares que permitem um encontro com a gente mesmo é um privilégio, e agradeço sempre por ter conhecido a Suíça para viver estes momentos.  Falei um pouco a respeito em Alpes Suíços: Permita este Prazer à sua Alma.

Não sei de que forma você pretende realizar a experiência de conhecer a cachoeira Giessbach, mas fazendo a trilha de Iseltwald a Giessbach você sente a energia da floresta, o poder de seu corpo, a beleza do lago Brienz. Chegar assim à Giessbach se torna uma recompensa e um encontro especial.  

Indo de barco, você chegará ao mesmo tempo que um monte de gente. Nada contra pessoas, mas se você escolhe um destino como a Suíça, em que a natureza é servida em prata, é ela a grande estrela. E a natureza fala mais conosco quando estamos em silêncio.

Depois do almoço leve, registrei várias fotos no Grand Tour of Switzerland, que fica no caminho para a cachoeira. Não deixe de ir ao menos até a segunda ponte, que tem a melhor vista e experiência: passamos por detrás da queda d’água, sentimos o spray na pele e vemos o Grandhotel e o lago num só quadro.

Apesar da paisagem e das sensações nos convidarem a ficar, se você não estiver hospedado ali ou de carro, terá que tomar o barco de volta, então programe-se e ative o alarme no seu celular. Eu tive que fazer a trilha de volta a Iseltwald, quase correndo, com receio de ter que terminá-la no escuro. Mas deu tudo certo e só anoiteceu quando eu já estava no ônibus para Interlaken West.  

Veja também O que Fazer em Interlaken 

Como chegar à Cachoeira Giessbach

Para chegar, há muitas variáveis e combinações, mas alguns meios não funcionam o ano todo – leia ‘melhor época’, abaixo. 

Conheci a Giessbach no dia em que cheguei a Interlaken, vindo de Appenzell, e não tinha comprado passe para aquele dia. Explico: o cantão de Appenzell ofereceu passe de transporte e meios de elevação gratuitos a quem se hospedava lá por mais de 3 noites, além das viagens de chegada e saída do cantão. Ou seja, minha viagem de Appenzell a Interlaken foi coberta por essa oferta. E, no check in do hotel … em Interlaken, recebi o cartão de transporte gratuito ao redor da cidade. Então tomei o ônibus até  Iseltwald e de lá caminhei até Giessbach, pela trilha à beira do lago Brienz.

Saiba sobre o Swiss Travel Pass, os Passes Regionais na Suíça para economizar, e dicas de Trem na Suíça

Giessbach de barco

O jeito clássico e mais tranquilo de conhecer a Giessbach é tomar o barco que navega o lago Brienz, descer em Giessbach, tomar o funicular, visitar a cachoeira Giessbach e descer a pé próximo do horário da parada do próximo barco. 

O barco é como um ônibus hop on hop off, você pode descer, explorar a região e tomar o próximo, assim como no Lago Como, na Itália. O porto inicial é em Interlaken Ost e o mais próximo da cachoeira Giessbach é a de Brienz. 

O custo do passeio de barco é coberto pelo Swiss Travel Pass e pelo Berner Oberland Pass. Confira os horários e custo no site oficial BLS lake Cruises.

Giessbach de trem e ônibus

A cachoeira Giessbach fica no lado sul do lago Brienz, onde não há estações de trem. No lado Norte, a estação mais próxima é a de Brienz. De Brienz, tome o ônibus 155 até Giessbach (cerca de 30 minutos). 

Giessbach de ônibus e trilha

De Interlaken West, tome o ônibus 103 (cerca de 30 minutos) até Iseltwald. Depois uma trilha prazerosa e fácil, de 7 km ao longo do lago Brienz. Foi minha opção e adorei! Confira meu relato em De Iseltwald a Giessbach: linda trilha no lago Brienz.

a trilha é quase toda assim: à beira do lago Brienz

Cachoeira Giessbach de carro

A partir de Interlaken, são 27 km até a rodovia A8. Saiba que a rodovia fecha à noite. Estacione no Naturpark Giessbach (Giessbach 1200) por 10 CHF, e de lá caminhe até o Grand Hotel Giessbach. 

Melhor época

A primavera talvez seja a melhor época, quando o volume de água da cachoeira Giessbach é maior.  

Fui no final do verão, e pelas fotos você vê o volume das cascatas. Achei linda a vista, e emocionante caminhar por detrás da cachoeira. Ainda acho que visitar a Suíça no verão é ter o melhor do país: tudo está em pleno funcionamento, os dias são longos, as pessoas estão em festa. Estive lá em julho de 2019 num roteiro de 14 dias e voltei em setembro de 2023 para fazer trilhas por montanhas e lagos lindos. 

Vi imagens do lugar no outono, quando as folhas das árvores ganham tons alaranjados e o lugar fica ainda mais encantador!

No inverno, tudo fica branquinho, mas a Giessbach se resume a um fio de água, além de não haver passeio de barco ou funicular. 

Mulher Casada Viaja adverte:

  • para chegar à cachoeira Giessbach pela trilha Iseltwald-Giessbach, sua viagem deve acontecer entre junho e outubro. 
  • a navegação no Lago Brienz vai de abril e outubro. 
  • o funicular funciona entre maio e setembro.
  • a estrada A8 fecha à noite.
  • o Kerhli Terrace serve apenas entre maio e outubro

Confira os horários de fechamento da estrada e de funcionamento do funicular no site oficial do Grandhotel Giessbach. 

Onde ficar para conhecer a cachoeira Giessbach

Muita gente fica em Zurique ou Lucerna e faz bate e voltas para outros pontos da Suíça. Para quem prefere ficar na região Berner Oberland, Brienz e Iseltwald são os vilarejos mais próximos, mas têm pouca estrutura turística, se compararmos com Interlaken.

Fiquei num hotel simples em Interlaken, mas com ótima localização, literalmente a passos da estação de trem Interlaken West, o Hotel Bernerhof.

O Grandhotel Giessbach

O final do século 19 e início do 20 viu a construção de muitos hotéis de luxo em destinos até então pouco explorados. A Suíça era um país essencialmente rural, o que nos permite notar o contraste das casas alpinas, celeiros e desses hotéis e pousadas da Belle Époque, como o Grandhotel Giessbach.

A maior parte dos turistas eram da classe alta britânica, que vivia de aluguéis e por isso permanecia meses em hotéis suíços – provavelmente fugindo da poluição da industrialização. Mas de acordo com os arquivos do hotel, príncipes da Rússia, Índia, África e Europa, empresários de Frankfurt, industriais e grandes proprietários de terras da Polônia, Hungria e Balcãs foram hóspedes do Grandhotel Giessbach.

Presente na lista dos Hotéis Históricos da Suíça, sua localização, seu desenho e decoração autêntica são outros bons motivos para reservar um quarto no Grandhotel Giessbach. Mas lembre-se de que não há nada ali, é um lugar para descansar e curtir a natureza.

O funicular

Ao visitar a cachoeira Giessbach e o Grandhotel, você tem a opção de conhecer o funicular mais antigo da Suíça (1879) ainda em funcionamento. E olhe que gracinha ele é, até cortinas tem.

A estação fica perto do porto e o funicular funciona nos horários em que o barco chega/parte. A viagem dura 5 minutos e em 2023 custava 7 CHF quando fiz este artigo. Crianças menores de 12 anos e hóspedes do hotel não pagam.

A Suíça tem muitas cachoeiras lindas, escrevi sobre algumas em Trümmelbach e outras 7 cachoeiras na Suíça.

Tenho certeza que nem cheguei perto de transmitir a emoção de estar diante da cachoeira Giessbach. Nos destaques do Instagram tem stories a respeitoVocê precisa ir! Se precisar de ajuda, deixe um comentário.

Abraços e boa Suíça pra você!

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.