Não é maravilhoso quando você vai a um lugar sem grandes expectativas e acaba se surpreendendo de tal maneira que não quer mais sair de lá? Então não saia daqui, role a tela e acompanhe as muitas atrações do Golden Gate Park, um must-see de São Francisco, Califórnia.
Era nosso último dia em San Fran e o fog resolveu dar as caras depois de 2 dias ensolarados. Deixamos o hotel pela manhã, botamos as malas no carro e chegamos por volta das 10h com a ideia de “dar uma passadinha”. Impossível! Além de extenso, o parque tem muito pra ver e vou repetir: é surpreendente. Ou você acha normal encontrar bisões em plena São Francisco?! Ou moinhos de vento?! E se a tal área verde de 4 quilômetros quadrados acabar no oceano Pacífico?!
Então tá: o Campo de Búfalos não tem búfalos, assim como a Golden Gate não é dourada. Só uma questão de nomenclatura…
Quanto aos moinhos (há dois: um ao Sul, perto da Martin Luther King Jr. Dr e outro ao Norte, perto da John F. Kennedy Dr.), ambos ficam no lado Oeste do Golden Gate Park. Não sabe os pontos cardeais? Olhando pro mapa, Oeste fica à esquerda, Norte acima e Sul abaixo. Got it? Os moinhos hoje são apenas um rostinho bonito, mas já bombeavam água no início do século 20. Só visitamos o do norte, em cuja base não havia tulipas, mas begônias. Se você for entre Fevereiro e Março, quando as tulipas estão em flor, vai se sentir na Holanda! Abaixo listo as demais atrações do parque:
Atrações do Golden Gate Park
- California Academy of Sciences – não precisa ser nerd para ir, mas pode ir se for nerd. Planetário, Aquário, Borboletário e outras atividades. Se você não for, visite ao menos na lojinha ao lado da entrada e divirta-se com a variedade de nerdices!
- Japanese Tea Garden – Pensa num jardim japonês maravilhoso! Tive a sorte de pegar um tour gratuito, desses que você só dá uma gorjeta, e isso fez toda a diferença para direcionar meu olhar e até entender fatos da segunda guerra. Mas sobre o Jardim eu conto em post específico, em breve. Visite a página da Califórnia que é onde listo os links atualizados.
- De Young Museum – o acervo reúne arte de nativos americanos e contemporânea, além de coleções africanas e da Oceania. Em dias claros, sem fog, a vista da torre é tão requisitada quanto as obras.
- Conservatory of Flowers – É a estufa mais antiga dos Estados Unidos e guarda espécies tropicais da América do Sul e do Caribe, plantas aquáticas, e outras.
- Jardim das Dálias – à direita do Conservatory, fica um canteiro de várias espécies de dálias. Todas possuem uma etiqueta identificadora, algumas com nomes, ourtas com números. Uma senhora que trabalhava no canteiro disse que os números são de novas espécies, que ainda estão no processo, e por isso ainda não foram nomeadas. Se você gosta de flores, eu diria que é imperdível!
Onde Comer no Golden Gate Park
Você não está na Europa, mas picnics são bem-vindos everywhere!
O único restaurante do parque é o Beach and Park Chalet, que fica em frente ao mar, perto do moinho do Norte.
Em frente ao Tea Garden, algumas barraquinhas vendem lanches, refrigerantes, etc. Tirei umas fotinhos pra compartilhar preços e opções com vocês:
- Playgrounds, carrossel, lagos, floresta de redwoods, jardim de rosas são outras atrações do parque.

- Jardim Botânico – entrada a $8, grátis na segunda terça-feira de cada mês.
Estacionamento
Como o parque é grande, estacione próximo de onde houver as atrações mais concentradas, como o de Young, que fica perto do Tea Garden, da Academy of Science e do Jardim Botânico. Lá tem um estacionamento subterrâneo a $2,50 por hora ($3 nos fins de semana). Para chegar nele, entre na 10th Ave. esquina com a Fulton.
Nós deixamos o carro na rua mesmo, perto do de Young Museum, na John Kennedy Dr., pois o usamos para percursos longos, como ir dessa área até o Conservatory of Flowers e depois até a área dos moinhos.
Mapa do Golden Gate Park
Abaixo, o mapa que você pode usar para se deslocar dentro do parque, com as marcações dos lugares que visitamos em algumas horas. Para saber mais, visite o website oficial do Golden Gate Park
[googlemaps https://www.google.com/maps/d/embed?mid=18OlXnupBKQwPBbc5GzZhk8OzWzI&w=640&h=480]
Tá aí um must-see que eu perdi em SFO. Infelizmente quando estive lá (faz tempo), não tive tempo de conhecer. Mas depois de ler esse post já coloquei o GG Park no topo da lista de coisas a fazer na cidade!! Que venha a próxima oportunidade!!
Então está como eu! 20 anos depois voltei a SF e fui ao parque, ehehe
Que maravilha de passeio. Cheio de belas paisagens e muito verde! E que graça estes moinhos! Adorei o post!
Adoro verde, Itamar, mas não tive tempo para os museus que dizem ser maravilhosos, também!
Oi! Adorei essas fotos e passeios. Que boas dicas! Fiquei muito admirada com a existência dos moinhos!!! Não imaginava nada encontrar isso aqui nesta região! Ehehehe! Boas viagens!
Obrigada pela visita, Susana.
Qdo estive em São Francisco passei pelo parque mas nao o explorei. Mto bacana saber para a proxima visita.
São tantas coisas, né, Andrea? Uma ou outra sempre fica de fora…
Que lugar lindo! Foi uma das poucas atrações que eu não tive tempo de vsitar em São Francisco, mas amei tanto a cidade que sou louca pra voltar, e o Golden Gate Park vai ser visita certa. Esse jardim japonês me mata, é lindo demais. Agora os moinhos eu nunca tinha ouvido falar… Lindos! E essas árvores de tronco torcido <3 Fotogênicas demais! Adoro seus relatos, Márcia, sempre bem detalhados. Beijos!
Oi, Gabi, pois é, as pessoas deixam o GGP de lado talvez por ser mais distante das atrações principais e São Francisco não é exatamente barata para carros – o estacionamento é salgadíssimo! Obrigada pelo feedback positivo! abraços
Bom saber que São Francisco é muito mais do que a gente vê na tv! Belo post!
Obrigada, Bruno. Sim, São Francisco é muito mais do que as ladeiras íngremes e casas vitorianas.
Oi… Gosto de parques urbanos e esse me pareceu muito bonito. Gostei especialmente do moinho com as begônias aos seus pés e o Jardim das Dálias. bj
É lindo, sim, Analuiza. A gente costuma comparar um parque com outro, mas não consigo nunca escolher um preferido…
Que lugar indo!!!
Não sabia que S. Francisco tinha um parque tao imenso!
Imagine se você o tivesse visitado nos dias de sol!!!! Teria feito fotos magnificas!
😉
Nem me fale, Juliana, sempre fico frustrada com dias cinzentos e mais ainda com chuva! E a lente da câmera ainda estava com o foco quebrado, pra ajudar…
que lugar fofo Márcia, estou anotando todas as suas dicas de São Francisco, pois quero ir pra lá em breve, gostei muito de todos os seus relatos e também adoro como você escolhe os roteiros. Beijos
Que bom que estão sendo úteis, Flavia, e obrigada pelo feedback positivo. Estou mega atrasada nas postagens e tenho viajado mais do que consigo dar conta de escrever, olha que coisa boa!
“Não é maravilhoso quando você vai a um lugar sem grandes expectativas e acaba se surpreendendo de tal maneira que não quer mais sair de lá?” – MELHOR sensação. Mas bem rara para mim, pq sempre crio muita expectativa! kkkk Lindo passeio! Obrigada por todos os detalhes práticos da viagem.
Verdade, Ju, a gente sempre tem grandes expectativas… rsrsrs
Que saudades! andei por aí de bicicleta há dois anos… mas não encontrei o moinho!! É um lugar muito fixe! 🙂
Quanta coisa linda! Não sabia da existência disso tudo, com certeza iria na California Academy of Sciences <33
Quando for, inclua o Exploratorium, que também é museu de Ciências, mas lá você toca em tudo, experimenta, uma delícia para mãozinhas inquietas! obrigada pela visita
Não conhecia esse parque mas já me apaixonei pelo Japanese Tea Garden! Passaria horas ali naquelas casinhas orientais lindas! Visitaria também a California Academy os Sciences, que é bem minha área de trabalho e super me interessa! dica muito bacana!
O Tea Garden é tão lindo que vou escrever um post só para ele! Quanto à Academy of Sciences, não fomos porque no dia anterior passamos a tarde toda no Exploratorium, que também é um museu de Ciências – e muito legal! Não dá pra fazer tudo, infelizmente. ehehe Obrigada pela visita!
Melhor coisa é quando somos surpreendidos positivamente! Lindo lindo esse parque <3 não fazia ideia da existência dele (apesar de que nunca pesquisei muito sobre SanFran..), ótima dica 😀
A gente só pesquisa quando está sonhando com o destino ou de viagem marcada. É muito mundo para aprender sobre. abraços
que fofinho esse Tea Garden gentee <3 que pena q n deu pra passar na Academy of Sciences, precisa visitar a cidade de novo!
Que fotos maravilhosas, Márcia! Realmente ser surpreendido é a melhor sensação sempre!!
Amei o post!
[…] California Academy of Sciences – super museu de São Francisco, no Golden Gate Park. Leia sobre minha visita ao parque aqui. […]
[…] como o Central Park de Nova Iorque, o Vondelpark de Amsterdã, o Stanley Park, de Vancouver, o Golden Gate Park de São Francisco, o Palermo em Buenos Aires, e o VolksGarten em […]