Muita gente me fala que não viaja “desempacotado” porque não fala Inglês. Que pena! Os pacotes te limitam, normalmente você não pesquisa nada sobre o destino pois terá o guia te contando todos os fatos culturais e históricos, não é? Aí ele vem com tanta informação de uma só vez que quando você volta pra casa já se esqueceu ou está confuso. A não ser que seja aquele guia apaixonante que ama o que faz a ponto de sempre parecer ser sua primeira semana de trabalho. É igual à escola: se o professor nos encanta, a gente não esquece. Você vai correr esse risco na viagem dos seus sonhos???
Além disso, não falar a língua local ou a internacional (Inglês) rende tantas histórias engraçadas! E se você for bom de mímica, está garantido! E no fim, essas situações acabam fazendo parte de nossas memórias de viagem, não é mesmo? Uma tia precisou de absorventes e não tinha a mínima ideia de como perguntar sobre farmácias. Gesticulou até que usou apenas uma palavra mágica: Tampax. Pronto. Resolvido. Uma amiga conseguiu pedir o Tenderloin no Rainforest Cafe, mas quando o atendente quis saber o ponto da carne, surgiu a falha na comunicação. A palavrinha mágica aí também resolveria, não acham? Em um ônibus urbano próximo a Veneza, um rapaz oriental apontou para seu celular onde pude ver a foto de um hotel. Como eu não conhecia o hotel, pedi ajuda a outro passageiro que sinalizou o ponto em que deveria descer. O que poderia ter dado de errado? No máximo ele desceria em um outro ponto até que finalmente encontrasse o hotel.
Então vá com o coração tanquilo, mas antes aprenda algumas palavrinhas básicas e mágicas em Inglês que te ajudarão a “desempacotar”(se a conversa não sair do roteiro, claro). Em nossa primeira viagem aos Estados Unidos, orientei meu marido a falar para um raro frentista de posto de gasolina na Califórnia: “Fill it up, please.”. Achei divertida a surpresa dele ao perceber que “funcionava”. Quer dizer, você não sabe falar a língua, mas pode usar algumas frases para ser compreendido e atendido em suas necessidades – desde que seu interlocutor saiba Inglês, claro! Caso seu destino seja mais Oriental e você queira realmente mergulhar em pequenos vilarejos chineses ou cambojanos, you`re on your own! Boa sorte e na volta me conte tudo! kkk
Que tal baixar em seu celular um aplicativo que pode te ajudar em diversas situações? A play store e a i tunes têm várias sugestões. Listei duas:
- Na Ponta da Língua, para Ipad/phone. https://itunes.apple.com/br/app/na-ponta-da-lingua/id398558659?mt=8
- Conversação para viagens, Android, grátis, pela Google Play. Se quiser o áudio (indispensável se quiser falar tcheco ou alemão – rsrsrs), pagará R$ 11,29 por língua ou o pacote completo por R$ 64,75. Tem 22 línguas e temas como hotel, carne, viagens de trem, avião , banco, emergência, etc.
Existem muitos outros aplicativos disponíveis no mercado, mas nada melhor do que saber Inglês, hein? Que tal aproveitar o início do ano e se matricular em um bom curso? Eu já fiz minha inscrição para aulas de italiano!
Guardati! (aprendi no aplicativo-rsrsrs)
Respostas de 2
Auguri!!!!
E eu orientei um casal de japoneses em Lisboa… o meu inglés é ruinzinho, mas o do motorista do ônibus era pior… então, não tive dúvidas, peguei o mapa e falei para os japoneses: We are here. The castlho is here. The bus bus stop there… e acho que deu certo. Depois encontre novamente o casal e eles até me pediram para take a picture deles… deu tudo certo…:
Palvarinhas mágicas! sempre funcionam…