Que cidades conhecer no Lago di Garda e dicas úteis

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Depois de 3 viagens ao Lago di Garda, atualizo dicas do maior lago da Itália, que fica pertinho de Verona, entre outras cidades muito visitadas por brasileiros: Milão e Veneza.

Arrisco dizer que o Lago di Garda é tão grande que quem nunca esteve num lago pré-alpino – como o Lago di Como ou de Lugano – tem a sensação de estar no mar. Além do tamanho, outros fatores trazem essa sensação: os esportes aquáticos impulsionados pelos ventos, os limões (sicilianos ehehe) que geram drinks, sorvetes e sobremesas refrescantes no verão, a ciclovia suspensa, as muitas praias de areia ou pedriscos, poderia mencionar o gelato? Então, sendo tão extenso, que cidades visitar ou onde ficar no Lago di Garda?

lago de garda sirmione

Melhor época para ir ao Lago di Garda

Com essa introdução, parece que a melhor época para viajar para o Lago di Garda é o verão, com dias longos e calor para provar um gelato a cada esquina. Mas nos últimos anos o verão virou uma fornalha na maioria dos países europeus. Além disso, em julho e agosto a hospedagem é mais cara devido às férias escolares e ao Ferragosto, tradicional período em que a Itália ‘fecha’ para curtir as férias – ou sobreviver ao calor. Não é exagero. No Brasil, estamos preparados para o calor e temos ar condicionado nos apartamentos, hotéis e restaurantes. Na Europa isso não é comum, os imóveis são feitos para reter o calor, então quando eu digo que não é agradável viajar para lá no alto verão, é por isso. Sugiro final de maio e início de junho ou setembro, quando as temperaturas são altas e ainda é be agradável curtir as cidades do Lago di Garda.

No inverno as feirinhas de natal (final de novembro a início de janeiro, com a comemoração da Befana) trazem um brilho extra às cidades, mas lembre-se de que os dias são mais curtos, escurecendo cedo. O período posterior (jan, fev, março) é meio morto em muitos lugares turísticos do norte da Itália, e até hoteís e restaurantes fecham, então eu evitaria.

Quantos dias para conhecer o Lago di Garda

Em um dia você conseguirá conhecer uma das cidades do Lago di Garda. Escolha a costa oeste do lago, passeie em Sirmione e siga até Limone à tarde. Ou vá direto para Limone, cruze o lago de balsa e conheça Malcesine. Melhor ainda se estiver indo para as Montanhas Dolomitas, pois não terá que retornar ao sul do lago.

Na última viagem à Itália, ficamos 3 noites em Limone Sul Garda e conseguimos passear em 4 cidades do Lago di Garda: Sirmione, Riva, Malcesine e a própria Limone. Se não tívessémos escolhido ir ao Lago Molveno, teríamos passeado em outra. Era verão, quando o sol se põe às 22h e a gente fica até essa hora ‘pela rua’ antes de voltar ao hotel.

Considere que no verão tem bastante trânsito na gardesana Occidentale. No final da tarde de um domingo de junho, enquanto subíamos sentido norte, a estrada estava completamente parada sentido sul. Em Sirmione, no verão é comum não encontrar vaga para estacionar, especialmente se tiver algum evento.

Para quem quer curtir o lugar, pegar praia, caminhar pelas trilhas e pedalar pelas ciclovias, o ideal seria ficar 5 dias.

Que cidades conhecer no Lago di Garda

Com 370 metros quadrados de superfície de água cristalina, muitas cidades cresceram ao seu redor. São mais de 25 vilas encantadoras para conhecer, cada uma com caractéristicas próprias, o que nos faz querer visitar cada uma das cidades do lago di Garda!

Minha lista contempla as cidades mais turísticas, de todos os lados do Lago di Garda, mas as dicas completas de o que fazer em cada uma delas, como chegar, onde ficar, etc, você encontra em artigos dedicados, clicando nos links.

1. Sirmione

Não é apenas a localização geográfica, ao sul do lago, que faz de Sirmone uma das cidades mais visitadas do Lago di Garda. Situada a 90 km da bela Bérgamo, a 144 km de Milão e a 42 km da romântica Verona, Sirmione agrada também por… por tudo! Eu não consigo ver defeitos na pequena península de 4 km, mesmo já tendo ido 3 vezes.

As atrações de Sirmione vão além de praias e do centro histórico: é a única das cidades do Lago di Garda onde se podem visitar ruínas romanas e se banhar em águas termais. Mas Sirmione ainda tem um castelo medieval.

Aproveite as dicas completas de Sirmione aqui no Mulher Casada Viaja

2. Limone Sul Garda

Diferente de Sirmione, que é praticamente plana, Limone cresceu entre a encosta e o lago, e talvez isso faça parte de seu charme. Mas sua estrutura é notável, do prédio garagem em frente ao lago, à ciclovia suspensa considerada uma das mais bonitas do mundo.

Veja como é se hospedar em Limone sul Garda e outras dicas

3. Malcesine

A única das cidades do lago di Garda oriental que listei aqui, Malcesine é facilmente aessível de balsa ou barco alugado a partir de Limone.É uma cidade muito popular, também, com um centro histórico medieval daqueles de ruelas estreitas e sinuosas, que se abrem de repente para uma piazza ou para um porto. Uma das atrações de Malcesine é o Monte Baldo. Com 2.218m de altitude, aonde se chega a pé ou por teleférico, é o paraíso de pistas de bike e trilhas.

Confira o que fazer em Malcesine

4. Riva del Garda

A maior cidade do lago di Garda fica no extremo norte, e pertence à região de Trentino, a apenas 50 km da capital Trento. Assim como as demais, tem um centro histórico medieval à beira do lago, e uma cidade moderna além dos muros. Tem grande área plana, diferente de Limone. Foi a cidade que achei menos charmosa, mas por outro lado se eu tivesse que viver em uma delas, seria em Riva.

Lago di GArda cidades conhecer

Veja o que fazer em Riva del Garda

Como chegar ao Lago di Garda

Os aeroportos mais próximos ficam em Verona, Veneza e Milão. Desta última, há voos diretos a partir do Brasil.

De trem, a partir da rota Milão-Veneza, desça em “Peschiera del Garda” ou “Desenzano Del Garda-Sirmione”, e depois tome um ônibus para a cidade de sua escolha. O transporte público limita um pouco, mas não é impossível.

A Flixbus é uma empresa low cost de viagem e tem rotas para Peschiera del Garda, partindo de cidades como Verona, Pádua, Veneza, Bolonha, Milão e outras.

Alugar um carro, seja no aeroporto Malpensa, em Milão ou Verona, dependendo do seu roteiro, ajudará o tempo render, e você terá mais liberdade para escolher algumas das várias cidades à beira do Lago de Garda. Costumamos alugar com RentCars..Sempre reserve com antecedência para ter mais opções de escolha de modelos.

Lago di garda cidades

Não se esqueça de levar sua PID, a permissão internacional para dirigir, cuja apresentação junto à CNH física é obrigatória na retirada do veículo. Saiba como emitir a PID e não deixe de ler as dicas em Dirigindo na Itália

Outras Dicas

Estacionamento

Achar vaga para estacionar, principalmente no verão, não é tarefa das mais fáceis, e deixamos de parar em algumas cidades por causa disso em uma das viagens ao Lago di Garda. Nos bolsões de estacionamento, o valor varia um pouco, mas em geral custa €2/hora, acrescido a cada hora complementar. Preste atenção se o estacionamento que você usar é de reloginho azul, daqueles estilo parquímetro com validade de 2 horas, porque aí terá que voltar apra renovar, o que é muito chato.

  • Em Sirmione, não tem como perder, o bolsão na Piazzale Montebaldo é imenso.
  • Em Limone sul Garda, o Parcheggio Lungolago, como diz o nome fica à beira do lago, mas é mais fácil achar vagas no parcheggio multiplano, um edifício garagem construído para ser discreto, com pedras e heras na fachada.
  • Em Riva del Garda, minha intenção era estacionar no Parcheggio Monte Oro, que estava lotado, então paramos no Parkplatz Riva Centro.
como chegar Lago di GArda

Tour pelo Lago di Garda

Para quem fica inseguro de usar transporte público ou quer comodidade, contratar um tour é uma boa opção. Nosso parceiro Tiqets tem excursão a partir de Milão, e a Get your Guide oferece 3 tipos: saindo de Milão, Verona ou Bérgamo.

Gosta de lagos menores? Leia sobre os italianos Lago de Braies, Misurina e Carezza: os melhores das Dolomitas

Há muitas opções de passeio em todo o Lago de Garda. Quando conhecemos Sirmone em 2013, fizemos um em volta do castelo. Nosso parceiro Tiqets vende os ingressos antecipadamente, pelo mesmo preço, confira.

Balsa

Para passear, evitar o trânsito ou mesmo viajar de uma cidade para a outra, assim como no Lago di Como, o Lago di Garda tem balsa que liga as cidades. O custo é de acordo com o número de paradas. De Limone a Malcesine, pagamos €13 em junho de 2025. Tem também um baro mais rápido e passeios pelo lago, além de barcos privativos.

Onde ficar

Caso tenha mais que três dias no Lago de Garda, sugiro que fique em duas cidades, uma ao norte (como Riva ou Limone) e outra ao sul. Principalmente se for verão, quando a Gardesana fica com trânsito pesado. Caso prefira apenas uma cidade, ou se tiver menos de 3 dias, eu gostei bastante de ficar em Limone, no hotel Sogno del Dobbiaco. Ele tem quartos com vista do lago, e uma área de lazer ao ar livre até o lago, além de um terraço com hidromassagem. O café da manhã é maravilhoso!

onde ficar lago Garda

Outras atividades no Lago di Garda

  • Se você está com crianças, que tal presenteá-las com um dia em um parque de diversões ou aquático? O Caneva Aquapark fica na cidade de Lazise, e o Gardaland é um parque para crianças e adultos.
  • Para praticar esportes aquáticos, como waterski, windsurf , kite surfing, Riva del Garda e Malcesine são boas opções, mas você encontrará em todas as cidades do Lago di Garda opções.
  • Para os que curtem vinhos, de norte a sul são cultivadas várias espécies de uvas, como nosiola, cabernet, chardonnay, sauvignon, pinot, moscato.
  • Visite a maior ilha do lago de Garda, Isola del Garda, também conhecida como ilha Borghese, fica a 200 metros da costa oeste, em San Felice del Becano. Pode ser visitada de março a outubro e sua principal atração é a Villa Ferrari de estilo neogótico veneziano. A visita guiada acontece de quarta a domingo, dura entre 2h e 2h30, e precisa ser agendada pelo site oficial do Isola del Garda. Custa entre €31 e €40, dependendo do ponto de partida, pois inclui traslado de barco.
o que fazer lago garda

Estou certa de que com estas dicas sua passagem pelo Lago di Garda será muito proveitosa, mas se tiver alguma dúvida ou comentário, deixe aí no campo próprio. Caso precise de ajuda para montar sua viagem, o Mulher Casada Viaja é também uma agência de viagem. Se quer apenas uma revisão do roteiro ou um tira-dúvidas, presto consultoria de viagem. Ou contrate o roteiro personalizado e não se preocupe com isso!

roteiro Lago Garda

Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Respostas de 25

  1. Quantas atrações legais Sirmione e região, mas o que mais me chamou atenção foram as opções culinárias. Quantas coisas legais para comer neste destino. A italia é um paraiso para os comiloes na verdade rs

  2. Amei,amei,amei e já está na minha lista de mil lugares que quero conhecer na Itália. O Lago di Garda e Sirmione são lindas e com esse post super completo a viagem, com certeza, será maravilhosa. Parabéns pelo post

    1. Oi, Lilian! É tão lindo quanto o lago de Como, mas acho que ter ido de carro fez bastante diferença pra conhecer as vilas e fazer paradas. Mas ficou faltando o passeio de barco, como fiz no lago de Como. Obrigada pela visita!

  3. Nossa, adorei o post sobre o Largo de Garda, Sirmione e região. Eu passei pelo lago e vi da janela do trem, mas queria muito conhecer com mais calma essa região. Já anoitei as dicas aqui pra quando eu voltar. Parabéns pelo post, obrigada por compartilhar.

    1. Elizabeth, quanto já aconteceu disso comigo, de ver algo pela janela do trem e não poder parar! Sempre um motivo para voltar.

  4. Muito lindo mesmo, Márcia! Suas fotos me encheram de saudade desse lugar.

    Espero que você esteja bem e que logo logo, após a pandemia, volte a explorar esse mundão e nos brindar com relatos tão bem detalhados.

    Um beijão!

    1. Oi, Gisele, estou bem, sim, e você? [E tudo o que queremos: ter saúde e algum dinheiro para viajar novamente! Se cuidem, beijos!

  5. Estou impressionado com estes cenários do Lago de Garda!

    Nunca tinha ouvido falar deste destino, mas sem dúvida é um lugar que deve entrar no meu roteiro pela Itália.

    Não terei a uma semana completa, mas em três dias já consigo aproveitar bastante, né?!

    Abraço!

  6. Oi, Murilo. É um destino muito popular, inclusive entra nos roteiros de agências de viagem, pela proximidade com Verona. Sim, com três dias dá pra fazer muita coisa. Aproveite as dicas de atividades mais radicais! Abraços

  7. Que lindo esse lugar, Marcia! Quanto mais leio sobre a Itália, mais comprido fica o roteiro rsrsrs achei linda a combinação do lago com as montanhas e as construções em todos os cenários em volta do Lago de Garda. E fiquei morrendo de vontade de experimentar o limoncello spritz!

  8. Marcai do céu essa era uma das minhas viagens caneladas em 2020. Não vejo a hora de conhecer esses lugares lindo que vc mostrou aqui no post. Só aumentou minha saudade desse país que amo.

    1. Ai, que pena, não quis despertar dor (sim, dói não poder ir!). Mas 2022 chega rapidinho, aí você mata a saudade da bota.

  9. Lembro que a primeira vez que visitei o Lago di Garda (no longínguo 1996), eu fiquei encantada. Depois tive a chance de voltar mais 2 vezes e ficar hospedada em Sirmione. Para mim é um dos lugares mais lindos da Itália.

    1. Luciana, é difícil eleger os lugares mais bonitos da Itália, a lista é grande, né? Mas o Lago de Garda com certeza está nela.

  10. Muito legal o seu post, Márcia, bem completo e informativo.
    Estou planejando uma visita à Itália para setembro, eu e 2 amigas devemos partir no feriado de 7 de setembro, pensei em incluir Sirmione e Limone pelo menos. Na forma como estamos pensando (até o momento), faremos Roma, Florença, onde alugaremos um carro para rodar 2 dias pela Toscana, devolvemos o carro em Florença depois do rolê e partimos de trem para La Spezia, ficaremos 2 noites por ali para fazer Cinque Terre, de lá vamos para Verona, aí a minha dúvida, seria necessário alugar carro novamente para fazer o Lago com mais tranquilidade? Se optarmos por ônibus ou trem sei que é tranquilo chegar em Sirmione, mas como iríamos para Limone Sul Garda? Tem barco que faz esse trajeto para passageiros em trânsito, com malas? Tens alguma dica? Depois do Lago devemos nos encaminhar para Veneza de trem, de lá para Milão e retornamos para o Brasil. Se tiveres sugestões, estou aberta à elas. Minhas maiores dúvidas são quanto ao aluguel do carro, levando em consideração que somos 3 não sei se talvez não compensaria ficar com o carro desde a Toscana, ir a Cinque Terre de Carro, depois ao Lago di Garda e devolver o carro em Verona… Dúvidas, dúvidas…

    1. Oi, Daniela, dá uma olhada aqui no post mesmo, na parte Como Chegar ao Lago de Garda de trem. E lá tem esse link para o site da empresa: https://www.navigazionelaghi.it/
      Como eu fiz só de carro, não sei se pode levar malas. Se vocês ficarão só um dia, pesquise se na estação de trem tem lockers, aí é só deixar as malas.
      Em Veneza sei que é comum usar o traghetto com malas, talvez no Garda possa, também. Sugiro que você envie um email perguntando:infogarda@navigazionelaghi.it.

      Pra saber se compensa ficar sempre com o carro, tem que fazer as contas do gasto de aluguel, combustível e estacioanmento. Parte chatinha, essa, né? Eu gosto de misturar road trip com trem, porque o trem dá um descanso pro motorista, mas isso é muito pessoal. Tenho dicas de La Spezia e Cinque Terre, e Florença e Toscana e Veneza e Verona rsrsrsrs Bom planejamento!

      1. Sim, é uma novela essas decisões,às vezes, quando vale à pena até contratar um traslado, fiz isso pra ir de uma cidade pequena da República Tcheca até uma outra cidade pequena da Áustria e empatou em custos com o trem, mas ganhamos tempo e conforto.
        Obrigada pelos links, com certeza vou maratonar os outros posta também. 🙂

  11. Olá Márcia adorei suas dicas! Vamos em família passar 7 dias de motorhome, você acha muito tempo? Estou pensando em esticar para as Dolomitas, seria possível aproveitar tudo ou seria correria?

    1. Que delícia, Priscila! Nunca é tempo demais, são muitas as cidades no Lago de Garda, e se vocês forem andar de bike, fazer esportes aquáticos, acho um tempo bom. Quanto às DOLOMITAS, acho que no mínimo 3 dias, são muitos pontos, lagos e trilhas lindas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.